domingo, 2 de abril de 2017

Babá com Calda de Maracujá


Lá nos primórdios de 2013, praticamente mil anos atrás, vi no British Bake Off o pessoal - e o Paul Hollywood depois, em uma masterclass - preparando babas ao rum. Não curto muito uma bebida alcoólica, acho que tudo fica com gosto de ressaca do dia seguinte, por isso prefiro evitar usá-las nas minhas receitas. Fiquei um pouco curiosa com a textura, embebida naquela calda, mas beleza. Passou o tempo e preparamos os bolinhos na aula. Fiz a massa levedada, que cresceu lindamente, assamos e mergulhamos na calda aromatizada com o rum, baunilha e limão siciliano. E vocês não têm noção do que aquele bolinho simples virou: um paraíso de sabores deliciosos e que, apesar da bebida, conquistou meu coração. Voltei pra casa e resolvi preparar a minha própria versão, que incluiu um creme de confeiteiro que sobrou de uns bolos da lojinha e maracujá. Fiz meia receita, que rendeu 8 bolinhos, que foram vorazmente devorados em alguns minutos pela turminha! Fofinho, super molhadinho e cheio de sabor! 

Babá com Calda de Maracujá
calda daqui

Ingredientes:

Massa

250g de farinha de trigo
4g de fermento biológico seco instantâneo
1 pitada de sal
15g de açúcar refinado
4 ovos
75g de manteiga
20ml de água

Calda

750ml de água
300g de açúcar refinado
200g de polpa de maracujá, sem a semente

Creme de confeiteiro e sementes de maracujá, para servir

Modo de Preparo:

Babá - No bowl da batedeira, coloque os secos, acrescente a água e 2 ovos. Misture tudo com o gancho da batedeira. Acrescente mais um ovo e bata até soltar das bordas. Finalize com o último ovo. Incorpore a manteiga amolecida cortada em cubinhos. Bata até desgrudar da batedeira. Cubra a massa com plástico filme e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 1 hora. Após o descanso, coloque a massa em um saco de confeitar e coloque porções em formas de cupcake untadas com manteiga. Cubra com um pano de prato e deixe crescer por mais uma hora. Pré-aqueça o forno a 170oC e leve os bolinhos para assar por cerca de 20 minutos, ou até que passem no teste do palito. Retire do forno e reserve.

Calda - Coloque todos os ingredientes em uma panela e mexa bem. Cozinhe até que o xarope tenha reduzido cerca de 2/3. Retire do fogo e deixe amornar. Coloque os pãezinhos mornos dentro do xarope, aperte-os com uma colher para que fiquem bem encharcados e deixe-os esfriar sobre uma grade. 



Um comentário:

Mary - Strawberrycandy disse...

Que maravilha,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...