terça-feira, 31 de maio de 2016

Bolinhos de Café com Chocolate


Fiz esse bolo ontem para o lanche e já posso me considerar uma pessoa apaixonada! Fofinho, com um super gosto de café equilibrado com o chocolate, ficou uma delícia! Os meninos devoraram - apesar do paladar adulto do café. Já estou pensando em outra ocasião para prepará-los de novo!

Bolinhos de Café com Chocolate

Ingredientes:

1 xíc. (chá) de manteiga derretida
3 xíc. (chá) de açúcar
1 xíc. (chá) de chocolate em pó
2 xíc. (chá) de café pronto
4 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 ovos (separados gemas e claras)

Modo de Preparo:

Bata as gemas, a margarina e o açúcar até obter um creme claro. Adicione o chocolate em pó e o café, acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó, bata bem. Por último, acrescente as claras em neve e misture delicadamente. Leve ao forno para assar em forma untada por 30 minutos.

*Fiz 1/4 da receita e consegui 12 bolinhos como os da foto.
**Para cobrir, preparei uma ganache simples (100g de chocolate meio amargo derretido + 50g de creme de leite, misturados)

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Anéis de Cebola Recheados com Muçarela


Eu sei que segunda-feira é o dia internacional do início da dieta. Mas eu sei também que a gente precisa ser feliz, então colocando na balança, eu decidi comer hoje esses anéis de cebola com muçarela que eu vi rolando pelo Facebook na semana passada. E como tem vídeo que nem precisa de explicação, eu deixo aqui o link do vídeo com a receita, que, obviamente como vocês pode ver pela foto, é tudo aquilo que promete. Cebola macia, queijo derretido e casquinha crocante. Quer jeito melhor de começar a semana?

terça-feira, 24 de maio de 2016

Brigadeiro de Leite Ninho


Eu nunca fui muito fã de leite Ninho. Quando eu era pequena, meu irmão comia sempre uma banana amassada cheia do leite por cima. Tipo uma banana e 2 dedos de leite em pó. Hoje em dia, é o Caio aqui em casa que adora essa iguaria, claro que com um pouco menos de leite, para não intoxicar a criança. Por isso, leite Ninho agora não falta aqui em casa. Aí, de repente, me deu um siricutico de preparar esse docinho, que eu passei a gostar pouco tempo atrás, mas que agora pode colocar um cento na minha frente que eu como todos. E a receitinha, básica: 1 lata de leite condensado, 4 colheres (sopa) de leite Ninho e 1 colher (sopa) de manteiga. Fogo baixo até desgrudar do fundo da panela - cerca de 10-15 minutos - e pronto. Coloque em um prato, deixa esfriar à temperatura ambiente e depois, com as mãos untadas com manteiga, enrole as bolinhas e passe por mais leite em pó. Depois me fala se não é divino! 

domingo, 22 de maio de 2016

Strata de Tomate e Alecrim


Eu sou dessas pessoas que compra um pão e deixa ele envelhecer no armário só para preparar algumas receitas. Rabanadas, por exemplo, são clássicas. Pudim de pão também. Mas a strata pra mim veio como uma novidade. Vi uma foto linda no Instagram da Pat e decidi comprar uns pães para deixar endurecendo para preparar a receita. No entanto, como tenho uma casa cheia de meninos famintos, me sobraram apenas três pãezinhos para executar a minha strata. No final deu tudo certo, e pude constatar que a preparação é deliciosa! Textura de pudim de pão, salgadinho do queijo e do tomate e o toque maravilhoso do alecrim! 

Strata de Tomate e Alecrim

Ingredientes:

250g de pão amanhecido, em fatias de aproximadamente 6mm
1 dente de alho cortado ao meio
60g de gruyère ralado – usei mozarela
30g de parmesão ralado
4 tomates, maduros porém firmes, em rodelas
Sal e pimenta do reino moída na hora
2 colheres (chá) de alecrim fresco – pique, depois meça
4 ovos grandes
2 xícaras (chá) de leite integral

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com azeite ou manteiga um refratário largo com capacidade para 2 litros. Esfregue as fatias de pão de ambos os lados com o dente de alho (se o pão estiver macio, toste-o levemente e então esfregue com o alho). Em uma tigelinha, misture os dois queijos. Faça uma camada com metade do pão no fundo do refratário. Cubra com metade das rodelas de tomate. Salpique o tomate com sal, pimenta do reino e metade do alecrim. Espalhe metade do queijo sobre o tomate. Repita as camadas. Em uma tigelinha, bata os ovos e o leite juntos com um garfo. Tempere com sal e pimenta do reino e derrame sobre as camadas no refratário. Leve ao forno por 40-50 minutos ou até que estufe e doure levemente. Sirva quente ou morno.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Barrinhas de Banana com Aveia e Canela - e só!


Vocês não vão acreditar como essas barrinhas são incríveis. Nunca pensei que esses dois ingredientes por si só ficariam tão gostosos! Minha banana estava bem madurinha, então minha barrinha, além de super perfumada, ficou bem docinha! E olha a receita, que peguei daqui: 1 banana nanica, duas colheres (sopa) de aveia e canela a gosto. Amassei a banana, misturei com a aveia e com a canela e coloquei em uma forma untada com óleo de coco (a massa deve ficar com cerca de 1 dedo de altura). Forno a 180oC por uns 20 minutos, até passar no teste do palito e pronto! Barrinhas macias e perfeitas para um lanchinho da tarde!

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Frango com Leite de Coco e Gengibre e Julienne de Abobrinhas


Minha sogra sempre prepara esse frango, que é uma delícia! O molho de leite de coco com gengibre é perfeito, e fica maravilhoso para acompanhar um arrozinho branco feito na hora! Aprendi a receita e aqui em casa quase toda semana faço ele pro jantar. Rápido, prático e a turminha adora!

Frango com Leite de Coco e Gengibre e Julienne de Abobrinhas
do Livro A Grande Cozinha

Ingredientes:

2 filés de frango
4 abobrinhas médias
1 cebola pequena
2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
4 copos de leite de coco
4 ramos de salsa
2 limões sicilianos
1 ou 2 limões verdes, para servir
4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
Sal

Modo de preparo:

Corte os filés de frango em fatias. Descasque a cebola e pique fininho. Descasque o gengibre e rale-o. Esprema um dos limões-sicilianos. Numa frigideira, aqueça o azeite de oliva e coloque os filés de frango para dourar uniformemente. Acrescente a cebola picada e o gengibre ralado. Adicione o suco de limão e o leite de coco. Tempere com sal e misture. Tampe a frigideira e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, cuidando para não secar demais a carne. Enquanto isso, lave e retire as pontas das abobrinhas, corte-as em julienne e afervente-as por alguns instantes em água com sal. Escorra e mantenha-as em local aquecido. Sirva o frango com a abobrinha, regue com o molho do cozimento e guarneça com uma porção de abobrinhas em julienne. Sirva com gomos de limão-siciliano ou esprema o limão verde sobre o frango com abobrinha. 

domingo, 15 de maio de 2016

Macarons de Amendoim com Chocolate


Como uma pessoa muquirana e não disposta a gastar mais de 100 pratas no quilo da farinha de amêndoas, decidi testar a minha receita - que felizmente vem dando certo nos últimos tempos - com um punhado de amendoim que tinha sobrado de umas encomendas de algumas semanas atrás. Meio descrente do resultado, confesso, bati no liquidificador os amendoins, as claras em neve e fiz o processo normal. Felizmente, assim como aconteceu com os macarons de castanha-do-Pará, meus docinhos saíram perfeitos! Fizeram os pezinhos e ficaram lindos e crocantes por fora e super macios por dentro. Usei essa receita de macarons de chocolate, mas troquei as amêndoas pelo amendoim, e recheei com a mesma ganache! 

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Tilápia no Papelote


Estava sem ideias para preparar um peixe para o almoço corrido da segunda-feira. Tinha uma tilápia congelada e legumes frescos, aí pensei que podia preparar um peixe no papelote. Nunca tinha preparado essa receita, e confesso que adorei! O peixe fica super úmido e saboroso, e os legumes ficam deliciosos! O que eu fiz foi pegar um filé de tilápia, temperar com sal, pimenta e suco de limão. Abri uma folha quadrada de papel manteiga, coloquei no centro do papel algumas fatias bem finas de abobrinha - cortei dom o descascador de legumes -, temperei com sal e pimenta e coloquei o peixe por cima. Joguei alguns tomatinhos uva - o sweet grape - por cima do peixe, temperei com azeite e alecrim e fechei o pacotinho. Coloquei no forno preaquecido a 200oC por cerca de 20 minutos, ou até que o papel manteiga ficasse dourado. Servi com legumes no vapor.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Bolinhos Yorkshire de Maçã com Caramelo


Não tem nada que me dê mais vontade de voltar pra Inglaterra do que ver os programas de lá. As paisagens, as comidas, o sotaque, enfim, aquilo me leva de volta na mesma hora praquela terrinha de onde eu nunca deveria ter saído. Por isso eu sempre vejo os mesmos programas repetidos. E um dos meus favoritos, além do Bakeoff, é o dos Baker Brothers Tom e Henry. Sempre assisto, e já conheço de cor as receitas e os programas. Em um deles, eles estavam criando uma receita para um café, e criaram esses bolinhos Yorkshire - que lá eles chamam de Yorkshire puddings - que tem uma consistência de lembra um pouco um clafoutis - bem molhadinho e macio, e que, na receita deles, é servido com maçãs carameladas por baixo e uma camada de caramelo por cima. Eu, que adoro os bolinhos, me rendi a essa receita deliciosa. As maçãs embaixo ficam perfeitas, bem macias e docinhas. O bolinho é macio, e o caramelo é amanteigado e delicioso. Aqui em casa servi com creme batido, mas imagino que deva ficar delicioso com uma bola de sorvete de creme, por cima do bolinho quentinho!


Bolinhos Yorkshire de Maçã com Caramelo

Ingredientes:

Bolinhos

2 ovos
200ml de leite
115g de farinha de trigo
Sementes da fava de 1 baunilha
Raspas de 1 laranja
4 maçãs, cortadas em oito gomos
25g de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
Manteiga e açúcar para untar


Caramelo

50g de manteiga
50g de açúcar
50g de açúcar mascavo
100ml de creme de leite
Sorvete ou creme batido, para servir

Modo de Preparo:

Bolinhos - Preaqueça o forno a 230oC. Em uma tigela, misture os ovos, o leite, a farinha, a baunilha e as raspas de laranja. Misture bem com um fouet até que a massa esteja lisa. Deixe descansar por 15 minutos. Em uma frigideira, derreta a manteiga. Junte as maçãs, o açúcar e 2 colheres (sopa) de água. Deixe cozinhar até que as maçãs fiquem macias e douradas. Reserve. Unte 12 forminhas grandes de cupcake com a manteiga e polvilhe com açúcar. Divida as fatias de maçã nas formas. Leve somente as forminhas com a maçã - sem a massa - ao forno preaquecido por 3 minutos. Retire do forno, despeje a massa até encher cerca de metade da forminha e volte ao forno por 10 minutos, ou até que os bolinhos fiquem dourados e cozidos. Retire do forno e reserve.

Caramelo - Leve ao fogo a manteiga, o açúcar e o açúcar mascavo. Misture bem até que os açúcares se dissolvam e a calda comece a borbulhar. Baixe o fogo, junte o creme de leite e mexa bem. Reserve.

Montagem - Cuidadosamente desenforme os bolinhos. Sirva-os mornos com creme batido e a calda de caramelo.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Bolinhos de Brócolis com Cenoura


Apesar de deliciosos, esses bolinhos não são nada fotogênicos. Já é a segunda vez que eu preparo, na esperança de que saiam boas fotos, mas o melhor que conseguimos foi essa aí de cima. Sobre o bolinho, nem preciso dizer muito. Poucos ingredientes, um modo de preparo rapidíssimo e um snack saudável para comer com as crianças - que, por incrível que pareça, adoraram! Além disso, ainda aproveita os legumes perdidos da geladeira!
Bolinhos de Brócolis com Cenoura

Ingredientes:

1 brócolis pré-cozido e bem picadinho 
1 cenoura ralada
1 ovo
1/4 xícara de farelo de aveia
1/4 xícara de cebola bem picadinha
1/4 xicara de salsinha picadinha
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes numa tigela e molde em formato de bolinhos, comprimindo-os com as mãos. Asse a 200 graus por aproximadamente 30 minutos, virando o lado na metade do tempo.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Waffle Liège


Eu vou falar aqui, mas não sei se vocês vão acreditar. Essa é a MELHOR receita que saiu da minha cozinha nos últimos tempos. Preparei uma receita esperando que o pessoal fosse comer moderadamente. Somos 5 pessoas em casa, saíram 16 waffles da máquina. Pensei que comeríamos uns 8, no máximo 10, e eu teria alguns para congelar e guardar para comer no próximo final de semana. Mas me enganei. Comemos todos os waffles, e, se tivesse feito 40, teríamos comido todos eles. Esses bocadinhos de delícia são basicamente brioches feitos na máquina de waffle, com a adição linda e perfeita de pequenas pepitas de açúcar, sendo que uma parte carameliza e deixa crocante por fora e a outra parte se mantém inteirinha por dentro do pãozinho. Embora suje um pouquinho a máquina de waffle - tive que limpar a minha duas vezes para retirar o açúcar queimado - faria toda semana. O Bernardo já disse que, da próxima vez, posso triplicar a receita - com a esperança de que sobre um pouco para congelar!

Waffle Liège

Ingredientes:

1/2 xíc. (chá) de leite integral
1/4 xíc. (chá) de água
2 colheres (sopa) de açúcar
2 e 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
2 ovos
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
3 e 2/3 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
200g de manteiga, em temperatura ambiente
1 e 1/3 xíc. (chá) de pérolas de açúcar*

Modo de Preparo:

Em uma tigela, aqueça o leite e a água somente até que fique morno. Despeje a mistura na tigela da batedeira e junte o açúcar e o fermento. Misture bem e deixe agir por cerca de 5 minutos, até que a mistura pareça espumosa. Coloque o batedor de gancho na batedeira, acrescente os ovos, a baunilha e 1 xícara de farinha de trigo. Bata bem. Adicione o sal e vá adicionando a manteiga, de colherada em colherada, até que a massa fique homogênea. Acrescente, então, o restante da farinha e bata a massa por mais 5 minutos, até que ela fique brilhante e flexível. Faça uma bola com a massa e coloque em uma tigela untada com óleo. Cubra com plástico filme e deixe descansar em temperatura ambiente até dobrar de volume, cerca de 2 horas. Após o descanso, retire o ar da massa e forme novamente uma bola. Devolva para a tigela, cubra com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 6 horas. Retire a massa da geladeira, volte à tigela da batedeira e incorpore as pérolas de açúcar. Divida a massa em 16 partes e coloque os pedaços para assar na máquina de waffle, previamente aquecida, sem untar. Sirva morno com frutas frescas.

*Não encontrei para vender as pérolas de açúcar; peguei a mesma medida em torrões de açúcar e cortei-os em 8 partes, de forma que ficassem com aparência de pequenas pepitas. Usei como pedido na receita.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Almôndegas de Carne com Molho de Iogurte


Embora eu não faça o almoço todos os dias, o jantar é uma refeição sagrada para a turminha. Geralmente faço uma comidinha fresca e rápida e essas almôndegas não foram exceção. Tinha um pratinho de carne moída congelada e, vendo que já era quase 7 horas, descongelei a carne e abri meu livro novo da Mary Berry para procurar alguma inspiração. Achei a receita de uns hambúrgueres que pareciam deliciosos, e decidi que faria eles em formato de almôndegas. E como todas as receitas da minha diva, ficaram fantásticas! Super suculentas e bem temperadas, apesar dos poucos ingredientes! A turminha gostou tanto que o Bruno veio me dizer, depois do jantar, que as almôndegas tinham ficado deliciosas!

Almôndegas de Carne com Molho de Iogurte
do Cozinhando e Recebendo Amigos, da Mary Berry

Ingredientes:

50g de farinha de rosca
500g de carne moída - usei coxão mole
1/2 cebola média, finamente picada
2 colheres (chá) de mostarda Dijon
2 colheres (sopa) de molho inglês
1 gema
Sal e pimenta do reino a gosto
Óleo para fritar

Molho de Iogurte

1 copo (170g) de iogurte natural
1 dente de alho ralado
1 colher (chá) de orégano
Pimenta calabresa a gosto
Sal

Modo de Preparo:

Almôndegas - Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes, com exceção do óleo, e tempere a gosto. Faça bolinhas com a massa - sem pressionar demais para que não fiquem duras - e coloque-as em uma assadeira untada com óleo. Leve à geladeira por 30 minutos. Aqueça cerca de 1 colher (sopa) de óleo em uma frigideira. Coloque as almôndegas para fritar por cerca de 5 minutos, virando-as na metade do tempo. Coloque as bolinhas em espetinhos e sirva com o molho.

Molho - Misture todos os ingredientes e tempere a gosto.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Torcidinhos de Nutella


Massa folhada é o maior coringa que a gente pode ter no freezer. E eu adoro poder criar qualquer coisa com ela! De folhados salgados, tortas e empadinhas a biscoitinhos como palmiers e esses torcidinhos deliciosos. E são tão fáceis que não tem nem necessidade de receita: abra um pacote de massa folhada (200g) e corte-a ao meio. Passe uma camada generosa de Nutella - ou outro creme de avelã com chocolate - e cubra com o restante da massa. Corte em palitinhos de cerca de 1,5cm de espessura e enrole-os cuidadosamente. Coloque-os sobre uma forma forrada com papel manteiga e asse em forno preaquecido a 180oC até que os palitinhos comecem a dourar. Retire do forno e coloque sobre uma grade para esfriar.