terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Pizza de Baguete


Usei metade da baguete para fazer as rabanadas. A outra metade deixei jogada em cima da bancada. Até domingo. Eu e o Bernardo estávamos em um raro momento relaxante, assistindo a uma maratona de séries na TV, quando demos uma pausa e fomos à cozinha procurar o que tinha para comer. Enquanto ele devorava um sanduíche gelado que as crianças trocaram pela rabanada no café da manhã, eu peguei a baguete esquecida e decidi preparar uma pizza, que eu tinha visto, se não me engano, naqueles vídeos do Tastemade que passam no Facebook de vez em quando. Uma pizza 100% de reaproveitamento! Cortei a baguete ao meio e recheei os dois lados com molho de tomate (pode ser esse ou esse outro), queijo muçarela ralado e, em uma delas, tomate e cebola em fatias, e na outra, requeijão e um resto de peito de peru que tinha sobrado do almoço de Natal que eu fiz aqui em casa - e orégano nas duas, claro. Forno 190oC até o queijo derreter e pronto! Pra mim, só sobrou uma fatia da pizza de tomate. As crianças devoraram tudo, enquanto eu deixei esfriando em cima da pia!

E claro que eu não poderia deixar de desejar a todos vocês, meus queridos leitores, um Feliz Ano Novo, cheio de alegrias, comidinhas deliciosas e bons momentos! :)

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Sobremesa de Abacaxi


Eu amo essa sobremesa! Algum tempo atrás, em um almoço na casa da minha avó, ela fez esse doce de abacaxi. Comemos, repetimos e acabei me esquecendo da delícia que era. Fui à feira no sábado e achei abacaxis lindos, com um precinho bem camarada. Trouxe dois pra casa e já sabia qual seria o destino deles. Um viraria um suco delicioso e o outro se transformaria nessa sobremesa. Fiz de noite e tive que esperar para comer. Em compensação, comi sem dó uma tacinha dessas inteirinha do café da manhã! Uma belezinha!

Sobremesa de Abacaxi

Ingredientes:

1 abacaxi grande picado, sem a casca e sem o miolo
1 litro de água
2 pacotes de gelatina de abacaxi
400g de creme de leite de caixinha
Açúcar a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque o abacaxi e a água. Adoce a gosto, se necessário - como meu abacaxi estava muito doce, não adicionei açúcar. Deixe cozinhar em fogo alto por cerca de 10 minutos, até que a água tenha reduzido pela metade. Retire do fogo, junte as gelatinas e misture bem. Adicione o creme de leite, mexa, transfira para uma tigela e deixe repousar em temperatura ambiente*. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas.

*É normal que o creme separe da gelatina enquanto esfria. Se preferir, misture bem novamente antes de levar à geladeira, para que a camada de gelatina separada fique mais fina. 

domingo, 27 de dezembro de 2015

Rabanadas Assadas


Como sempre, cheguei depois do Natal para dar uma receitinha para a comemoração. Atrasos à parte, espero que vocês, meus queridos leitores, tenham tido um Natal lindo e delicioso. Agora a receita que eu vou dar aqui pra vocês pode servir para o ano novo também. Com certeza essas rabanadas deixaram no chinelo umas que eu andei comendo pela rua afora. Molhadíssimas no centro, elas ficaram perfeitas com a casquinha de açúcar e canela por fora. Aliás, acho que rabanada cai bem em qualquer época do ano, e agora, com a facilidade de ser sem a fritura, com certeza vai aparecer mais nos lanchinhos da turma!

Rabanada Assada

Ingredientes:

1 pão tipo baguete, cortado em fatias de cerca de 3cm de espessura
1 litro de leite
2/3 xíc. (chá) de açúcar
Sementes de 1 fava de baunilha - opcional
3 ovos levemente batidos
Açúcar e canela a gosto para polvilhar

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 190oC. em uma tigela, misture o leite, o açúcar e as sementes de baunilha. Misture bem até que o açúcar tenha dissolvido completamente. Separe os ovos batidos em um pratinho e reserve. Passe as fatias de pão pela mistura do leite e, em seguida, pelo ovos. Acomode as fatias de pão em uma assadeira forrada com um tapete de silicone. Leve as rabanadas ao forno por cerca de 20 minutos, virando-as quando já estiverem douradas de um dos lados. Retire as rabanadas do forno e transfira-as para um prato. Deixe esfriar e passe-as pela mistura de açúcar com canela*.

*Gosto das rabanadas geladas, por isso coloquei as minhas na geladeira. Quando elas resfriam, fica mais fácil de passá-las pelo açúcar com a canela, porque soltam um pouco da calda e ficam mais aderentes. Se preferir, resfrie-as e então passe pelo açúcar com a canela.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Panettone Recheado com Sorvete


Apesar de me considerar paciente, sei que sou uma pessoa nervosa. Não gosto de esperar, fico aflita quando faço uma coisa e preciso, por exemplo, deixar esfriar. Ainda tinha bastante frutas cristalizadas que sobraram desse bolo, então decidi, finalmente, preparar o panettone que eu estava com vontade de comer. Fiz o pão, que cresceu lindamente, ficou ótimo e lindo. Mas, como tinha visto em um video na internet, queria rechear com sorvete. E nessa hora que bateu a impaciência. Comentei com o Bernardo que faria o panettone e deixaria para rechear no outro dia, com ele já totalmente frio e tal. Mas não. Abri o pobre quente mesmo, esperei esfriar um pouquinho e enchi de sorvete, crente que ele não derreteria. Voltei o panettone recheado para o freezer, deixei lá uma boa meia hora e cortamos para tirar a foto. Obviamente, como vocês devem imaginar, o recheio estava beeem derretido, além de ter baixado um bocado, deixando meu panettone apenas "meio" recheado. Mas o que importa é que ficou delicioso, e por isso eu preciso compartilhar com vocês.

Derreteu :(

















A receita é simples. Fiz meia receita desse panettone, que assei em uma fôrma de 10cm de diâmetro forrada com uma "parede" de papel manteiga de cerca de 15cm. Retirei do forno e deveria ter deixado descansar até esfriar. Cortei uma tampa na parte de cima e abri o panettone, retirei o centro e enchi com camadas de sorvete de chocolate, creme e morango. Devolvi a tampa e cobri com uma ganache de chocolate (100g de chocolate + 50g de creme de leite + micro-ondas até derreter). Levei à geladeira até a hora de servir*.

*O ideal é recheá-lo somente na hora de servir, e conservar em geladeira para que o pão não congele e o sorvete não derreta.

domingo, 20 de dezembro de 2015

Sorvete de Mascarpone com Baunilha


Outro dia fui ao mercado e encontrei um mascarpone de promoção. Imaginem a alegria da pobre que encontra um pote de 300g do queijo por 9 pratas. Trouxe um pra casa e pensei logo em preparar um tiramisú. Mas esqueci. Deixei ele na geladeira até praticamente passar da validade. Quando vi aquele pote de queijo perdido, e o calor que fazia lá fora, tive outra ideia. Por que não um sorvete de mascarpone? E gente, foi a melhor ideia do universo! O sorvete é deliciosamente cremoso, como nenhum que já comi. O sabor suave do mascarpone contrasta com o marcante das sementinhas de baunilha. O creme inglês por si só já é uma delícia, e com a adição do queijo - e congelado - é pura perfeição!

Sorvete de Mascarpone com Baunilha
adaptado do The Perfect Scoop, do David Lebovitz

Ingredientes:

1 xíc. (chá) de leite integral
1 fava de baunilha
3/4 xíc. (chá) de açúcar
Uma pitada de sal
5 gemas
2 xíc. (chá) de queijo mascarpone

Modo de Preparo:

Em uma panela, aqueça o leite, a baunilha - abra a fava e raspe as sementes e coloque tudo na panela -, o açúcar e o sal. Em uma tigela, bata bem as gemas, até que fiquem claras e dobrem de volume. Lentamente despeje a mistura do leite sobre as gemas, mexendo sem parar. Devolva a mistura à panela e mexa em fogo baixo, até que o creme engrosse um pouco mais e cubra as costas de uma espátula, sem escorrer*. Peneire o creme sobre uma tigela e coloque-a sobre um banho de gelo. Mexa bem até esfriar. Coloque em um pote com tampa e leve à geladeira até que a mistura fique completamente gelada. Junte o mascarpone e coloque o creme na sorveteira, seguindo as instruções do fabricante. 

*Caso seu creme inglês talhe, espere esfriar a bata no liquidificador. Isso pode acontecer caso as gemas atinjam uma temperatura muito alta rapidamente durante o cozimento. 

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Bolo de Frutas Cristalizadas


A ideia inicial era preparar um panettone. Mas fiquei com preguiça de deixar a massa fermentando e decidi preparar um bolinho simples para usar umas frutas cristalizadas deliciosas que eu comprei. A receita desse bolo é maravilhosa, fica perfeita e fofinha com ou sem frutas, aromatizada do jeito que você quiser. Gosto dela também porque é super fácil, já sei decorados os ingredientes e o modo de preparo!


Bolo de Frutas Cristalizadas (Bolo 1, 2, 3, 4)

Ingredientes:

1 xíc. (chá) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 xíc. (chá) de açúcar
3 xíc. (chá) de farinha de trigo
4 ovos
1 xíc. (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 e 1/2 xíc. (chá) de frutas cristalizadas
Raspas de 1 laranja bahia

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte e enfarinhe duas fôrmas de bolo inglês. Na tigela da batedeira, coloque o açúcar e a manteiga. Bata até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, e bata bem. Acrescente, então, as raspas de laranja. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo e o fermento. Vá alternando a adição do leite e da farinha, em três etapas. Por último, junte as frutas cristalizada, e misture bem com uma colher de pau. Divida a massa nas fôrmas e leve ao forno por cerca de 35 minutos, ou até que passem no teste do palito. Retire do forno e deixe amornar para desenformar. Deixe esfriar e reserve.

*Para a cobertura, misturei açúcar de confeiteiro com um pouquinho de água. Decorei com mais frutas cristalizadas.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Sopa de Tomates Assados com Pesto


Depois de encher a cara de vocês com bolo, batatas, chocolate e biscoitos, chego hoje com um pé no freio e uma receita deliciosa de uma sopa de tomates assados. A sopa é preparada com tomates frescos e fica perfeita para um diazinho de verão, assim, mais fresquinho do que o habitual. Não satisfeita em comer uma tigela inteira, no dia seguinte cozinhei uma massa e usei a sopa e o pesto como molho. Maravilhoso!

Sopa de Tomates Assados com Pesto
da Pat

Ingredientes:

700g de tomates italianos maduros (cerca de 6 tomates grandes)
2-3 colheres (chá) de azeite de oliva extra-virgem
sal e pimenta do reino moída na hora
5-6 galhinhos de tomilho fresco
1 colher (sopa) de azeite de oliva
½ cebola grande, bem picadinha
1 dente de alho graúdo, bem picadinho
1-2 colheres (sopa) de pesto

Modo de Preparo:


Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira com papel alumínio (uma assadeira em que caibam todos os tomates). Corte os tomates ao meio no sentido do comprimento e coloque-os na assadeira com o lado cortado para cima. Regue com o azeite extra-virgem e salpique com o sal, a pimenta e o tomilho. Asse por 45-50 minutos ou até que os tomates estejam macios. Deixe esfriar até que consiga manipulá-los. Em uma panela média, aqueça o azeite em fogo médio-alto. Junte a cebola e refogue até que fique transparente. Acrescente o alho e refogue até perfumar. Enquanto isso, usando uma colher, remova as sementes dos tomates. Pique-os grosseiramente e acrescente-os à panela, junto com o açúcar. Cozinhe, misturando ocasionalmente, até que os tomates aqueçam e fiquem ainda mais macios. Tempere com sal e pimenta. Transfira a mistura para um liquidificador e bata até obter um creme homogêneo (sem tampar totalmente ou o copo pode estourar), acrescentando um pouquinho de água se necessário. Divida a sopa em tigelas e cubra com um pouquinho de pesto. Sirva.

domingo, 13 de dezembro de 2015

Speculoos


Esses biscoitinhos são a cara do Natal! Deliciosos, super crocantes e com o sabor das especiarias, eu não consegui parar de comê-los. Além disso, duram bastante em um pote fechado. Acabei esquecendo alguns aqui, aí o Bernardo abriu outro biscoito e colocou por cima. Quando eu vi que ainda tinha um biscoitinho lá embaixo do pote, mais de uma semana depois, fiquei emocionada. Ainda estava crocante e delicioso, igualzinho no dia que eu havia feito! 

Speculoos

Ingredientes:

1 e 2/3 xíc. (chá) de farinha de trigo
1/4 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 e 1/2 colheres (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de gengibre em pó
1/8 colher (chá) de cravo em pó
7 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xíc. (chá) de açúcar
1/2 xíc. (chá) de açúcar mascavo
1 ovo

Modo de Preparo:

Em uma tigela, peneire os ingredientes secos e reserve. Na tigela da batedeira, bata a manteiga até que ela fique clara e cremosa, cerca de 5 minutos. Junte os açúcares e bata bem para incorporar. Adicione o ovo e bata mais um minuto. Junte os ingredientes secos e bata até que os ingredientes fiquem bem incorporados. Retire a massa da batedeira e sove rapidamente, para que a massa fique homogênea. Embale-a em um plástico filme e deixe descansar na geladeira por 3 horas. Pré-aqueça o forno a 180oC. Forre uma assadeira com papel manteiga ou silpat. Abra a 1/3 da massa sobre uma superfície enfarinhada, na espessura de cerca de 0,5cm,  e corte no formato desejado. Aqui em casa cortei em retângulos e marquei com um garfo para ficar com esses furinhos. Coloque os biscoitos na assadeira e asse-os por cerca de 5-8 minutos, ou até que comecem a dourar. Retire do forno e deixe-os descansar na assadeira por 5 minutos. Remova-os para uma grade até que esfriem completamente. Guarde em um recipiente hermético por até 7 dias. 

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Moedas de Chocolate com Frutas Secas


Imagina que lindas essas moedinhas na mesa do Natal? Além de super simples, são deliciosas! E a receita é super simples: tempere* cerca de 100g de chocolate meio amargo e vá colocando colheradas sobre uma folha de papel manteiga. Faça o formatinho redondo - com uma colher mesmo - e coloque frutas secas por cima. Aqui em casa eu usei damasco, passas claras e nozes. Deixe secar em temperatura ambiente ou na geladeira e sirva. 

*Se o chocolate não for temperado, ele não irá endurecer depois de pronto, e precisará estar constantemente gelado para manter o formato.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Batatas Hasselback


Estamos planejando ir ao clube que acabamos de ficar sócios com as crianças. Mas todo dia que temos um tempinho, o clima não ajuda. Fomos na sexta-feira prontos para o clube: malas prontas com sunga, protetor solar e sandálias. Chuva. Raios de arrepiar. Voltamos para casa. No sábado fez um dia lindo, super ensolarado. Mas eu não podia, tive aula o dia inteiro. Esperamos ansiosos o domingo, que prometia um belo dia. Estávamos enganados. Um vento frio e mais chuva. O jeito foi aproveitar o cobertor e ficar em casa curtindo uma preguiça. E a preguiça foi tanta que, ao invés do purê de sempre, decidi largar essas batatas no forno até a hora do almoço. E o resultado ficou incrível! A casca ficou super crocante e o centro bem macio, perfeita para servir junto com o bifinho de domingo!

Batatas Hasselback

Ingredientes:

5 batatas médias - usei inglesa
3 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta a gosto
Folhas de tomilho

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200oC. Lave bem as batatas, coloque-as dentro de uma colher de servir - aquelas colheres grandes de arroz -, e corte-as em fatias finas até que a faca toque a colher. Dessa forma ainda sobrará um tanto das batatas sem cortar, o que irá evitar que elas abram e quebrem. Tempere com sal e pimenta e reserve. Na boca do fogão, na assadeira que irá ao forno com as batatas, derreta a manteiga e o azeite. Doure levemente todos os lados das batatas, cerca de 2 minutos cada lado. Vire-as para cima, espalhe as folhinhas de tomilho e leve ao forno, regando sempre as batatas com o óleo da assadeira, por cerca de 1 hora, ou até que elas fiquem douradinhas e totalmente assadas por dentro. 

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Bolo de Fubá com Pedaços de Goiabada


Eu adoro quando tem um bolinho em casa para comer durante o dia. Como de manhã, no café, depois do almoço com um cafézinho, durante a tarde e de noite antes de dormir. E basicamente é por isso que eu não tenho feito tantos bolos. As ancas já estão imensas, e os braços estão ficando da grossura de uma perna roliça. Mesmo evitando, decidi preparar um bolinho de fubá com goiabada, só porque estava com muita vontade de comer uma fatiazinha de bolo caseiro. O bolo é ultra fofinho, molhadinho e delicioso, ainda mais perfeito com os pedacinhos de goiabada que se derretiam quando cortávamos as fatias!


Bolo de Fubá com Pedaços de Goiabada

Ingredientes:

4 ovos
1 xícara (chá) de leite
3/4 xícara (chá) de óleo
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de fubá mimoso
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (de sopa) de fermento de bolo
1/2 xícara (chá) de cubos de goiabada, polvilhados com farinha de trigo

Modo de Preparo:

Coloque no liquidificador os ovos, o leite, o óleo e o açúcar, bata para misturar tudo. Em uma tigela coloque o fubá e a farinha de trigo e misture esses ingredientes secos. Despeje o líquido do liquidificador sobre os ingredientes secos e misture bem. Fica bem líquido mesmo. Acrescente o fermento e mexa delicadamente. Coloque a massa em uma forma untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo. Jogue os pedacinhos de goiabada sobre a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 35 minutos. Espete um palito no bolo e se ele sair limpo, o bolo já está bom. Deixe ficar morno, quase frio para desenformar. Desenformar frio é mais garantido para não quebrar.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Salmão Assado na Massa Folhada - Salmon en Croûte


Comprei um salmão para preparar um gravlax, acreditando que iria encontrar o endro - ou dill - em uma mercearia aqui perto de casa. Fui à procura da erva e voltei com as mãos abanando, não tinha e nem sabiam me dizer quando chegaria. Aproveitei o peixe fresco e decidi usar uma massa folhada que tinha comprado na promoção para preparar essa receita que ganhou o coração da turma, mas especialmente do Bruno, que AMA massa folhada. Fiquei com medo do salmão não assar completamente, já que o tempo de forno é só mesmo para dourar a massa. Mas foi bobeira minha. O peixe fica super suculento dentro da massa crocante, perfeitamente cozido e macio. Mal posso esperar para achar outra promoção de massa!

Salmão Assado na Massa Folhada - Salmon en Croûte

Ingredientes:

700g de filé de salmão, sem pele e sem espinhas
4 colheres (sopa) de mostarda dijon
Sal e pimenta-do-reino a gosto
400g de massa folhada
1 ovo para pincelar

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200oC. Unte uma assadeira com óleo e reserve. Retire o peixe da embalagem e seque-o bem com um papel toalha, para retirar a umidade. Tempere com a mostarda, o sal e a pimenta e reserve. Abra, cuidadosamente, a massa folhada. Coloque o peixe no meio da massa e feche-a com cuidado, apertando bem as bordas para que fique bem selada. Pincele com o ovo batido e leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que a massa fique dourada. Sirva imediatamente.