quinta-feira, 30 de julho de 2015

Palha Italiana


Enquanto assisto a esse programa lindo da Rachel Khoo em Londres, vou postar uma receitinha delícia para quebrar o galho em uma sobremesa ou lanchinho da tarde. Temos almoçado frequentemente na casa dos meus pais, e em um desses almoços minha mãe perguntou se eu sabia fazer palha italiana. E eu disse que nunca tinha feito, mas que podia aprender. Então, no almoço seguinte, levei os docinhos para a família experimentar. A maciez do brigadeiro e o crocante do biscoito combinam perfeitamente, e fica uma delícia acompanhando o cafezinho depois do almoço!

Palha Italiana

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
100g de chocolate meio amargo
150g de bolacha maisena
Açúcar refinado para cobrir

Modo de Preparo:

Em uma panela de fundo grosso, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate. Em fogo baixo, misture bem até que o brigadeiro desgrude do fundo da panela de forma que, quando você levantá-lo com a colher, ele caia na panela e não se incorpore ao restante da massa. Triture as bolachas grosseiramente e junte-as ao brigadeiro, misturando bem. Coloque o brigadeiro em uma assadeira quadrada de cerca de 15x15cm, forrada com papel manteiga. Deixe esfriar, corte em quadrados e passe pelo açúcar.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Cappelletti - Caseiro! - in Brodo


Estou muito empolgada com massas caseiras. Não tem uma semana que eu não tire minha máquina do armário para preparar uma massinha rápida e deliciosa. Não sei se vocês lembram disso, mas há muito tempo postei aqui no blog uma receita de cappelletti in brodo. Usei, naquela ocasião, um cappelletti comprado pronto, daqueles de pacote que a gente acha na parte de refrigerados no supermercado. Anos depois, decidi preparar a minha própria versão da massa. Com o recheio que eu escolhi e um caldo caseiro de dar inveja na galinha Knorr, essa massa ficou perfeita! Ainda mais para esquentar o coração no frio que faz por aqui!

Cappelletti - Caseiro! - in Brodo
o caldo é esse

Massa

80g de farinha de trigo
20g de semolina*
1 ovo grande
1 colher (chá) de azeite
1/2 colher (chá) de sal
Semolina para polvilhar

Recheio

1/2 xíc. (chá) de ricota de ovelha
2 colheres (sopa) de creme de ricota
Cebolinha picada
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Massa - Na tigela do processador, misture todos os ingredientes. Bata bem até que a massa fique elástica e homogênea. Retire do processador e deixe-a descansar, coberta com um plástico filme, por 30 minutos.

Recheio - Misture todos os ingredientes e tempere a gosto. Coloque a mistura em um saco de confeitar.

Montagem - Abra a massa até que fique lisa e bem fina. Aqui na minha máquina uso a abertura 2, sendo a 1 a menor. Corte a massa aberta em quadrados de cerca de 6x6cm. Coloque recheio - não exagere - no meio da massa e dobre-a ao meio. O formato é o que esse moço ensina nesse vídeo. Faça o processo com toda a massa e o recheio. Cozinhe a massa no caldo fervente, bem temperado com sal e pimenta. A massa estará pronta quando começar a subir. Sirva com cebolinha picada e queijo parmesão.

*A massa pode ser feita totalmente com farinha de trigo, mas acho que adicionar a semolina deixa ela um pouco mais leve! =)

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Almoço no Pote - Penne com Molho Pesto, Tomatinhos e Queijo Branco


Para o picnic de ontem, fiz a torta de maçã do post anterior, uma torta de frango, um salpicão, uma salada de frutas e esse potinho. Sem segredos: molho pesto, massa curta cozida al dente, tomatinho sweet grape e queijo branco picado! Depois é só sacudir e pronto! Um almoço delicioso pra levar pra qualquer lugar!

domingo, 26 de julho de 2015

Tarte Tatin


Todo mundo que lê o meu blog sabe que eu sou gamada do British Bake Off da Inglaterra. Amo tudo: a decoração, os utensílios, a vibe inglesa maravilhosa, as apresentadoras, os jurados.. Quando soube que teria a versão brasileira, achei legal, mas pensei que não teria o mesmo formato. O pessoal do facebook divulgou as inscrições, mas eu nem liguei muito. Quando eu vi que a emissora fez o programa exatamente como é o britânico, me arrependi amargamente de não ter pelo menos dado uma chance para a atração. Depois de chorar litros de lágrimas açucaradas, fui assistir ao programa. Um pouco amador, obviamente, mas bem legal. Uma das sobremesas que eles tiveram que apresentar foi a tarte tatin, que inclusive já tem uma receita aqui no blog. Mas eu devo confessar que preferi mil vezes essa de agora. A maçã ficou com uma textura incrível e o caramelo, ah gente, o caramelo é um caso de amor eterno. Isso sem contar a massa, crocante e maravilhosa mesmo depois de levar uma enxurrada de calda. Foi a sobremesa perfeita para o nosso domingo de picnic no parque!

Tarte Tatin
massa do Baking Step by Step e calda da diva Mary Berry

Ingredientes:

Massa

175g de farinha de trigo
2 gemas
1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
Uma pitada de sal
75g de manteiga em cubos, em temperatura ambiente
Água gelada

Calda

4 maçãs grandes, cortadas em 4, depois cortadas ao meio no sentido do comprimento
Suco de 1 limão
175g de açúcar cristal
6 colheres (sopa) de água

Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela, coloque todos os ingredientes, exceto a água. Misture bem com as pontas dos dedos, até que a massa fique com consistência de areia molhada. Vá acrescentando água gelada, cerca de 1 colher (sopa) de cada vez, até que a massa dê o ponto e solte completamente das mãos. Leve a massa à geladeira por cerca de 30 minutos.

Calda e Montagem - Regue as maçãs com o suco de limão e misture bem, para evitar que escureçam. Em uma fôrma de alumínio de cerca de 20cm de diâmetro, leve o açúcar e a água ao fogo médio. Misture até que comece a levantar fervura. Então aumente o fogo e deixe caramelizar, virando a fôrma no fogo, até que fique com um tom âmbar. Cuidado para não queimar nessa etapa. Assim que o caramelo estiver no ponto, retire do fogo e deixe esperar por cerca de 10 minutos. Arrume as maçãs delicadamente por cima do caramelo. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e coloque por cima das maçãs, empurrando as beiradas da massa para dentro da assadeira. Leve ao forno pré-aquecido a 190oC até que a massa fique dourada e crocante, cerca de 30 minutos. Retire do forno e sirva morna com creme batido ou com sorvete de creme.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Omelete de Forno


É ou não é uma ideia super fofa para o café da manhã? Aqui em casa serviu para um almoço para a criançada, já que o peixe que eu comprei estava infestado de espinhas, e não tive coragem de dar para eles comerem. A receita é de omelete comum, acrescentei um pouquinho de farinha de trigo, coloquei em forminhas de muffins untadas com manteiga e polvilhadas com farinha e pronto! Cresceram fofinhos e ficaram uma delícia! No meu tinha tomate, cebola e cebolinha bem picadinhos; cenoura ralada; bastante parmesão ralado, sal, pimenta e, para 6 ovos, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo! Forno 200oC até dourarem e pronto! 

terça-feira, 21 de julho de 2015

Bolinho Crocante de Risoto


Eu não sei vocês, mas eu amo risoto. Sou completamente alucinada. Capaz de comer meia panela em uma sentada só. Ainda mais aquele risoto simples, feito com um caldo caseiro de legumes e com bastante parmesão ralado. Só que às vezes nem o meu apetite de leão é capaz de devorar uma panelada tamanho família de risoto. E acaba sobrando pro dia seguinte. Pro próximo. E pra depois. E fica esquecido num canto qualquer da geladeira. Mas, depois que descobri esses bolinhos, isso é passado. No dia seguinte já estou sedenta para comer o resto do risoto, em forma desses bolinhos crocantes e deliciosos. Ainda mais quando acompanhados de um ovo pochê beeeeeeem molinho! Bom demais!

Bolinho Crocante de Risoto
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

800g de risoto frio
50g de queijo parmesão ralado
Um punhado de salsinha e cebolinha finamente picadas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite para pincelar os bolinhos

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 230oC. Em uma tigela, misture o risoto, o parmesão, as ervas e tempere. Usando um cortador redondo - ou moldando com as mãos -, faça um bolinho com cerca de 1/4 da mistura do risoto. Pincele os bolinhos com o azeite e coloque-os em uma assadeira anti-aderente. Leve ao forno por cerca de 25 minutos, virando após os primeiros 15, até que fiquem douradinhos por fora. Sirva com um ovo pochê.

domingo, 19 de julho de 2015

Bolo de Chocolate com Beterraba


Tinha umas beterrabas há tempo na minha geladeira. Tempo esse suficiente para saber que não cozinharia mais elas para as crianças comerem, e que poderia usá-las para fazer uma coisa diferente. Tipo um bolo. De chocolate. Bem chocolatudo e suculento. Achei a receita por acaso no blog do David Lebovitz, reproduzindo uma receita do Nigel Slater. Programei para fazer a receita na sexta de noite, mas estava testando outras receitas enquanto cozinhava a beterraba e, no final, só o que consegui foi guardá-las cozidas na geladeira para preparar o bolo na manhã do dia seguinte. Pulei da cama e fui direto para a cozinha. Afastei o Caio do arranca-rabo com o Marcelo na sala e o pimpolho me ajudou a preparar todo o bolo. De fazer o purê de beterraba até untar a forma, ele esteve o tempo inteiro no banquinho me ajudando. E o resultado foi um bolo estonteante! Meio amargo do chocolate e completamente cremoso por dentro, sem sabor nenhum da beterraba! Maravilhoso!

Bolo de Chocolate com Beterraba

Ingredientes:

240 g de beterraba lavada e descascada
200 g de chocolate amargo (70% de cacau), picado
60 ml de café espresso (ou água) quente
200 g de manteiga sem sal em cubos e em temperatura ambiente
135 g de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de cacau em pó
1 1/4 de colher (chá) de fermento em pó
5 ovos grandes (claras e gemas separadas) em temperatura ambiente
1 pitada de sal
200 g de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo:

Unte com manteiga uma forma de fundo falso com 20 cm de diâmetro. Forre o fundo dela com papel manteiga e unte-o também. Reserve. Cozinhe a beterraba em água salgada por 45 minutos ou até que ela fique bem macia. Escorra-a, enxague-a, despele-a (se necessário), corte-a em pedaços e processe-a até obter um purê grosso e coeso. Reserve. Ligue o forno a 180ºC. Coloque o chocolate em uma tigela e leve-a ao fogo em banho-maria. Quando o chocolate estiver quase todo derretido, desligue o fogo, adicione o espresso (ou a água) bem quente e misture com uma espátula de silicone até homogeneizar. Adicione então a manteiga, afundando-a no chocolate. Deixe ela quietinha até derreter. Enquanto isso, em uma tigela separada, peneire a farinha, o cacau e o fermento. Misture delicadamente com um fouet para que fique tudo bem misturadinho. Reserve. Volte à tigela de chocolate e misture bem até que a manteiga derretida seja completamente incorporada. Se ainda estiver quente, deixe esfriar um pouco. Some então as gemas, mexendo delicadamente. Em seguida, envolva o purê de beterrabas. Em uma terceira tigela, grande, bata as claras em neve. quando estiverem firmes, acrescente o açúcar, envolvendo delicadamente com uma espátula. Adicione a mistura de chocolate e beterraba e continue mexendo. Por fim, some os ingredientes secos e misture até que a massa fique uniforme. Em toda essa etapa, tome cuidado para não se empolgar e bater demais - queremos manter o ar nas claras em neve. Deite a massa na assadeira reservada. Baixe a temperatura do forno para 160ºC e asse o bolo por 40 minutos ou até que ele fique firme dos lados e com o centro um pouco mole. Deixe esfriar completamente e remova da assadeira. Sirva com sour cream e salpique sementes de papoula.

sábado, 18 de julho de 2015

Salmão Assado com Mostarda e Açúcar Mascavo


Que tal uma sugestão delícia e super rápida pra preparar amanhã mesmo para o almoço? Fiz aqui em casa e servi com um risoto, e foi sucesso total! O peixe fica molhadinho e suculento por causa da mistura da mostarda e do açúcar mascavo, que combinam perfeitamente! E o melhor: fica pronto em menos de 20 minutos, só o tempo de arrumar a mesa! Nao tem segredo: pegue porções de filé de salmão temperados com sal e pimenta, misture açúcar mascavo com mostarda e passe por cima do peixe. Unte uma assadeira com azeite, coloque o salmão e dê mais uma regada com azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 200oC até que fiquem douradinhos, cerca de 20 minutos!

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Lassi de Manga


Aqui em casa sempre tem manga. As crianças adoram a fruta e, sempre que sobra um pouco, eu congelo para colocar nas minhas vitaminas matinais. Mas uma combinação que eu amo é o lassi. Adoro o de banana, mas o meu preferido mesmo é o de manga. O sabor da fruta junto com o iogurte e o picante do cardamomo combinam perfeitamente! Melhor ainda quando a manga está congelada e o iogurte bem gelado, que o lassi fica tipo um sorvete, de comer de colher! Perfeito e muito mais saudável do que os iogurtes saborizados do mercado!

Lassi de Manga

Ingredientes:

1 manga palmer, cortada em cubos
200ml de iogurte natural - o meu é caseiro
1 colher (sopa) de mel
1/2 colher (chá) de cardamomo em pó
2 cubos de gelo

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Creme de Brócolis


Uma delicinha para curtir no inverno, essa sopa é perfeita para aplacar a fome na hora do jantar. Além de saudável e saborosa, é super simples e rápida de preparar!

Creme de Brócolis
do Livro Comidinhas Vegetarianas

Ingredientes:

1 alho-poró
3 dentes de alho
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola
1 talo de salsão
1/2 brócolis
1 inhame grande
1 batata
1 folha de louro
Noz-moscada a gosto
Sal
Piment-do-reino

Modo de Preparo:

Pique o alho-poró em rodelas e retire a casca do alho, deixando os dentes inteiros. Aqueça uma panela e adicione a manteiga. Doure o alho-poró, o alho a cebola, o salsão e acrescente o brócolis em pedaços e os tubérculos, sem casca, cortados em cubos grandes. Adicione o louro e cubra todos os ingredientes com água. Espere levantar fervura, coloque o sal e abaixe o fogo. Cozinhe por 15 minutos. Processe a sopa e acrescente os demais temperos. Volte para a panela e adicione mais água se necessário. Ferva e sirva.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Creminho de Morango


O Caio adora iogurte. E aqui em casa sempre tem do industrializado. O Bernardo toma todos os dias e o pimpolho também, e adora o de morango. Estamos tentando aqui em casa um 'detox' industrial, e testando receitas caseiras de tudo o que a gente compra fora. Esse creminho de iogurte parece muito com aquele petit suisse que as crianças - e os adultos também, vai - amam. E fica perfeito! Como é preparado com uma calda de açúcar com morangos e misturado à coalhada seca caseira, fica docinho e bem consistente. A turminha provou e aprovou, e aproveitamos também para usar a nossa iogurteira nova, que não sai da tomada desde que chegou!

Creminho de Morango
do Livro Comidinhas Vegetarianas

Ingredientes:

1 receita de iogurte natural*, feita com 3 litros de leite tipo A
400g de morangos
5 colheres (sopa) de açúcar demerara
Suco de 1/2 limão 
Tecido de algodão limpo ou voal

Modo de Preparo:

Faça o iogurte natural* com o leite. Assim que o iogurte estiver pronto, pegue o tecido e forre um recipiente, deixando as pontas para fora. Verta o iogurte para dentro e una as pontas para formar uma trouxinha. Amarre e deixe escorrer o soro de um a dois dias, com um recipiente embaixo. Nesse ponto você obterá uma coalhada seca. Leve os morangos com o açúcar e o suco de limão ao fogo alto, até que cozinhem levemente. No liquidificador, coloque a coalhada e os morangos já frios, e bata até formar um creme homogêneo. Ponha a mistura em copinhos e leve para gelar por, no mínimo, 4 horas. Sirva puro ou como acompanhamento de granola.

*Para o iogurte natural: Ferva os 3 litros de leite. Desligue o fogo e deixe amornar, de forma que você consiga ficar com seu mindinho por 10 segundos dentro do leite. Junte 1 copo de iogurte natural integral. Feche a panela, embrulhe-a em um pano e deixe-a em temperatura ambiente por cerca de 8 horas. Utilize como pedido na receita.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Salada Niçoise


Um prato coringa e delicioso para servir como acompanhamento ou como prato principal, essa salada fica linda e super saborosa! Fiz para jantarmos hoje, no melhor estilo 'aproveitando tudo o que tem na geladeira'. Uma maravilha para um jantar mais levinho! E como é muito simples, não tem nem receita: um punhado de folhas de alface, uma lata de atum, ovos cozidos, vagem cozida e branqueada, batata cozida e passada no azeite na frigideira, tomate cortado e azeitonas pretas. Temperamos com azeite e sal e pronto! Jantar delícia em pouquíssimo tempo!

terça-feira, 7 de julho de 2015

Chuleta Grelhada com Tempero Tex-Mex


Tenho preparado vários temperos para deixar de reserva aqui em casa para quando estou sem ideia para fazer receitas diferentes. Especialmente esse fiz para uma aula de culinária americana, e como rende bastante, fiquei com uma boa porção dele aqui em casa. Aproveitei um pedaço de carne diferente que tinha comprado e preparei essa receita deliciosa. O tempero amacia um pouco a carne, que fica apimentada e perfeita, muito parecida com aquela que a gente costuma comer nos restaurantes tipo steakhouse! Uma delícia!


Chuleta Grelhada com Tempero Tex-Mex
tempero daqui

Ingredientes:

Tempero Tex-Mex

1/4 xíc. (chá) de chilli em pó
4 colheres (sopa) de páprica
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de pimenta-do-reino preta em pó1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de cebola em pó
1 colher (chá) de alho em pó
1/4 colher (chá) de tomilho seco
Uma pitada de pimenta caiena

2 bifes de chuleta
Sal a gosto
Manteiga para grelhar

Modo de Preparo:

Tempero - Misture bem todos os ingredientes e guarde em um recipiente hermético.

Chuleta - Tempere cada bife com cerca de 1 colher (sopa) do preparado acima. Tempere com sal a gosto e frite os bifes em uma grelha quente, untada com a manteiga, por cerca de 5 minutos cada lado. Deixe descansar por alguns minutos antes de servir.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Salada Prensada de Pepino e Rabanete


Que tal começar o mês das férias com uma receitinha leve e deliciosa? Outro quitute que veio direto do programa da Bela Gil, essa salada me deu água na boca quando assisti no programa. Na feira da semana já fui logo comprando o rabanete e o pepino, e bastou chegar em casa com as compras para preparar essa salada refrescante e deliciosa! Perfeita para compensar os exageros dos outros dias da semana!

Salada Prensada de Pepino e Rabanete

Ingredientes:

1 pepino japonês fatiado em rodelas finas
2 rabanetes fatiados em rodelas finas
1 cenoura ralada na parte mais grossa do ralador
¼ xícara de salsinha picada
½ cebola cortada em meia-lua, em fatias finas
Poucas gotas de shoyu
1 pitada de sal marinho
2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
1 colher (sopa) de sementes de gergelim preto
2 colheres (chá) de óleo de gergelim tostado

Modo de Preparo:

Coloque os legumes numa tigela e misture o sal. Mexa bem com as mãos até os vegetais soltarem bem o líquido. Coloque um prato e um peso em cima da salada e deixe descansar por 30 minutos. Escorra a água e tempere com gotas de shoyu e óleo de gergelim, o vinagre, salsinha e semente de gergelim preta.