terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Ovos Nevados (Floating Islands ou Oeufs à la Neige)


Como boa telespectadora do British Bakeoff - tá bom, vocês adivinharam, esse é o único programa que eu assisto na face da terra! - toda vez que passa um programa eu anoto uma penca de receitas pra fazer. E essa sobremesa, na verdade, eu fiz só porque eu queria testar a técnica, com a absoluta certeza de que eu iria detestar. Afinal de contas gente, claras batidas, em uma sopa de creme inglês.. Faz o favor né?! Mas aí fiz, com todo o afinco. Provei o creme. Uma delícia. Um pedaço da clara que caiu enquanto escorria. Deliciosa. E assim eu deixei de preconceito e comi as duas belezinhas da foto. O creme inglês é realmente delicioso, e a textura das claras, junto com o açúcar crocante, a cereja do bolo! Além de super elegante e com cara de difícil, é uma sobremesa digna de gente chique!

Ovos Nevados

Ingredientes:

Para o creme inglês:

300ml de leite integral
300ml de creme de leite fresco
1 colher (chá) de extrato de baunilha ou sementes de 1 fava de baunilha
6 gemas
100g de açúcar refinado

Para o merengue:

6 claras
150g de açúcar refinado

Para o caramelo:

100g de açúcar refinado

Modo de Preparo:

Em uma frigideira grande, aqueça o leite e o creme de leite, sem deixar ferver. Acrescente a baunilha e deixe cozinhar em fogo baixo. Enquanto isso, prepare os merengues: Bata as claras e vá acrescentando o açúcar, cerca de 1 colher de sopa por vez. Bata por aproximadamente 5 minutos, ou até que o merengue tome uma consistência firme e brilhante. Retire a tigela da batedeira e, com o auxílio de duas colheres grandes, forme quenelles e vá colocando para cozinhar na mistura de leite. Repita o procedimento até acabar o merengue e cozinhe cada lado por cerca de cinco minutos, nunca deixando o creme ferver. Retire os merengues do fogo e coloque-os para escorrer em uma grelha. Coe o creme, se livrando de qualquer pedaço de clara, e volte para a panela. Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar, até obter uma mistura esbranquiçada. Misture o leite quente às gemas e leve novamente ao fogo, até que o creme fique com uma textura encorpada, mas não muito grosso. Faça então o caramelo: derreta, em uma panela pequena, o açúcar até o ponto de fio - cerca de 10 minutos. Unte um rolo de abrir massa, retire o caramelo do fogo e, com o auxílio de um garfo, faça movimentos rápidos, criando linhas finas de caramelo. Em um prato, coloque um pouco do creme, um merengue por cima e enfeite com o caramelo. Sirva morno.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Pão de Cachorro-Quente


A preguiça realmente é uma praga. O pior é que a minha preguiça, às vezes, tem a reação inversa ao descanso. Semana passada, domingo, ia fazer um cachorro-quente pra turma comer de lanche. Mas estava com preguiça de ir ao mercado. O que fiz eu? Peguei uma receita de pão e, mãos à obra! Consegui fazer sair um pãozinho macio e fofo, e nem precisei sair de casa!

Pão de Cachorro-Quente

+/-  3 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
10g de fermento biológico seco instantâneo
4 colheres (sopa) de açúcar
1 ovo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xíc. (chá) de leite morno
1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:


Em uma tigela grande, coloque 2 xícaras de farinha de trigo, fermento, açúcar, ovo, margarina, leite e por último o sal. Misture tudo muito bem e vá acrescentando o restante da farinha de trigo aos poucos. Coloque a massa na mesa e sove muito bem, se precisar coloque mais farinha de trigo até o ponto em que a massa não esteja mais grudando nas mãos, esteja muito bem sovada e macia. Coloque a massa de volta na bacia e tampe com filme plástico ou abafe com uma toalha e deixe por uns 20 ou 25 minutos. Após o descanso modele os pãezinhos e coloque em uma assadeira untada. Abafe com uma toalha e deixe crescer até dobrar de tamanho. Quando os pães já tiverem crescido, leve ao forno pré-aquecido a 210oC até que fiquem levemente dourados.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Coroa de Chelsea Buns


Apesar de tudo nessa vida, eu me considero uma pessoa de sorte. Essa sorte, no entanto, tem as suas falhas. Por exemplo: se você me vir no mercado, na fila, faça o favor a si mesmo e nunca - jamais - entre atrás de mim. Meu carma é fila de supermercado. Todas as filas que eu entro têm algum problema. Ou acabou a bobina, ou o cliente quer cigarro lá na gôndola super longe, ou esqueceram alguma coisa, ou está sem preço, enfim, sempre tem alguma coisa que faz com que a minha fila - e só ela - não ande. Claro que isso também pode acontecer com vagas de estacionamento, mas com elas confesso que tenho um pouco mais de sorte. Outra coisa que eu não dou sorte é com mudanças em receitas. Vi no meu livro, belos chelsea buns, no seu formato original. Tomada pela influência da quarta temporada maravilhosa do British Bakeoff, pensei: Ah, mas vou fazer uma trança de com o pão, nossa, que ideia genial! NÃO! O pão demorou milhões de horas para assar, e, além de tudo ficou ressecado por fora. Um exemplo claro do que não fazer. E não é a primeira vez que modifico uma receita e quebro a cara. Mas o que importa é que os pães ficaram deliciosos, hiper macios e super aromáticos. Da próxima vez prometo que não invento moda!

Coroa de Chelsea Buns
do Step-by-Step Baking

Ingredientes:

1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
100 ml de leite morno
280g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar 
45g de manteiga
1 ovo, levemente batido
115g de frutas secas (usei abacaxi, figo, laranja, cranberry e passas)
60g de açúcar mascavo
1 colher (chá) de mixed spice - eu usei mas acho que é opcional, deve ficar ótimo sem também
Mel, para pincelar

Modo de Preparo:

Em uma tigela pequena, dissolva o fermento no leite e deixe descansar até que comece a borbulhar. Em uma tigela grande, junte então a farinha, o sal e o açúcar e misture. Coloque 15g de manteiga na mistura da farinha, adicione o ovo e o fermento com o leite. Amasse até que forme uma massa macia. Sove por aproximadamente cinco minutos. Coloque a massa em uma tigela untada com óleo, cubra com plástico filme e deixe descansando até que dobre de tamanho - cerca de 1 hora. Enquanto isso, em uma tigela, misture as frutas secas, o açúcar e o mixed spice. Reserve. Após o descanso, abra a massa em um retângulo de aproximadamente 30x23cm. Derreta o restante da manteiga e passe, com um pincel, por toda a massa. Espalhe a mistura de frutas e açúcar e enrole como um rocambole, apertando bem as extremidades para o recheio não sair. Corte a massa em 9 fatias, de aproximadamente 2 cm de altura. Unte uma fôrma redonda de 23cm com manteiga e acomode os rolinhos. Deixe-os descansar novamente, por aproximadamente 1 hora, ou até que dobrem de tamanho novamente. Leve-os para assar em forno pré-aquecido a 190oC por aproximadamente 30 minutos. Retire os pães do forno e pincele-os com o mel reservado. 

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Quibe Assado de Frango


Quibe aqui em casa é a maior sensação. Além de ser facílimo de fazer, a turminha aqui adora, de qualquer sabor. Faço de carne, de frango, de abóbora, de soja, de nada, de peixe e ninguém nunca reclamou. É o tipo de receita que toda semana tem que ter. E fica mais delicioso ainda quando esprememos um limãozinho por cima, ou com um belo fio de azeite. Essa versão é a minha preferida - apesar de gostar também da de carne - amo um bom quibe de frango, ainda mais quentinho com uma coalhada seca por cima. Campeão!

Quibe Assado de Frango

Ingredientes:

250g de trigo para quibe
250ml de água quente
500g de filé de peito de frango
1 cebola média
3 dentes de alho
Folhas de hortelã de um maço médio
Sal e pimenta a gosto
Bastante azeite para regar

Modo de Preparo:

Em uma tigela, coloque o trigo para quibe e a água quente. Deixe descansar até que a água seque totalmente - cerca de 20 minutos. Enquanto isso coloque, no copo do processador. o frango, a cebola, o alho e as folhas de hortelã. Bata bem até que fique uma mistura bem homogênea. Junte o frango ao trigo e misture bem, com as mãos. Tempere com o sal e a pimenta e coloque também uma porção generosa de azeite. Unte uma assadeira com azeite e coloque o quibe, ajustando bem as pontas - sem apertar demais para não ficar ressecado. Faça cortes com uma faca molhada, desenhando losangos para cortá-los quando o quibe estiver pronto. Regue com mais azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200oC por 30 minutos, ou até que fique levemente dourado por cima. Sirva com azeite, limão ou uma boa porção de coalhada seca.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Bundt Cake de Chocolate


Fiz um bolo para cantarmos parabéns no aniversário do Marcelo. Aí fiz aquele bolão, de camadas, recheado com brigadeiro e morango. Ficou uma delícia, ok. Mas o que os meninos realmente aproveitaram foram as sobras do bolo. Sobrou quase meio bolo inteirinho, porque só usei a parte de baixo de um deles. Aí eles comeram o bolo a semana inteira, levaram para a escola, enfim, rasparam o tacho. Mas aí o bolo acabou. E eu, na vontade de usar minha fôrma de bundt cake, fui atrás de outra receita de bolo de chocolate, afinal, a fôrma bonita merece uma receita nova. E encontrei essa. O bolo ficou maravilhoso, super úmido e, graças a Deus, saiu decentemente da fôrma. O curioso é que, apesar da umidade, o bolo não levou chocolate em barra, mas sim uma combinação de manteiga, óleo e chocolate em pó - todos de ótima qualidade - o que, fuçando na internet, encontrei em algum lugar uma dica da super confeiteira Alice Medrich que dizia que, misturando esses três ingredientes, o resultado poderia ser até melhor do que usar o chocolate em barra em si, cheio de química e gorduras "diferenciadas". E, pra mim, fez a diferença!


Bundt Cake de Chocolate

Ingredientes:

1/2 xíc. (chá) de manteiga
1 xíc. (chá) de água
1/2 xíc. (chá) de óleo
5 colheres (sopa) de cacau em pó
2 xíc. (chá) de farinha de trigo
2 xíc. (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xíc. (chá) de buttermilk*
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 ovos batidos
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de Preparo:

Em uma panela pequena, derreta a manteiga, a água, o óleo e o chocolate e reserve. Na tigela da batedeira, coloque a farinha, o açúcar e o sal e misture. Junte a mistura de chocolate aos secos e bata até incorporar. Acrescente então o buttermilk, o bicarbonato, os ovos e a baunilha. Bata somente para homogeneizar a massa. Despeje a mistura em uma fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 190oC por aproximadamente 40 minutos, ou até que o bolo passe no teste do palito. Retire do forno, espere esfriar, desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

*Buttermilk caseiro: 1/2 xíc. de leite integral + 1/2 colher (sopa) de vinagre branco. Deixe descansar por 15 minutos em temperatura ambiente antes de usar.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Espaguete Caseiro com Funghi Porcini e Azeite Trufado


Fazia tempo que eu não preparava uma massinha caseira, e confesso que estava morrendo de saudades. A correria do último mês - com a viagem e as crianças de volta às aulas e às atividades rotineiras - me tiraram um tanto do ânimo de preparar coisas mais trabalhosas. Mas isso foi só até a semana passada. Empolguei, peguei a farinha e os ovos e mão na massa! Aliás, mentira. Desde que eu vi o vídeo do Gennaro - aquele amigo do Jamie Oliver - fazendo massa, nunca mais amassei aquela coisa duríssima na mão. Agora sempre uso o processador, e a massa sempre sai perfeita! Bom, preparei a massa, abri em espaguete, fiz um molho de tomate e decidi inventar com um Funghi Porcini que ganhei de presente da minha madrinha e com um azeite trufado que minha mãe trouxe da Itália. O resultado ficou tão gostoso que, desde então, o Bernardo pede pra eu repetir. E olha que fiz semana passada!

Espaguete Caseiro com Funghi Porcini e Azeite Trufado

Ingredientes 

500g de espaguete - para o meu, usei 300g de farinha de trigo e 3 ovos
1 xícara de funghi porcini seco, hidratado em 1 xíc. de água quente
2 colheres (sopa) de manteiga com sal
2 colheres (sopa) de azeite trufado
Folhas de tomilho a gosto
Sal e pimenta a gosto
Parmesão ralado para servir


Modo de Preparo:

Em uma panela grande, ferva bastante água com sal e coloque a massa para cozinhar. Enquanto a massa cozinha, retire a água do funghi e corte-o em pedaços pequenos. Aqueça uma frigideira e coloque a manteiga e o azeite. Salteie os cogumelos hidratados, tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente as folhas de tomilho. Assim que a massa estiver pronta, jogue-a escorrida diretamente na frigideira com o molho dos cogumelos. Incorpore todos os ingredientes e sirva com o parmesão ralado e mais um pouco de azeite trufado.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Torta Doce de Figo com Queijo de Cabra


Tanto eu quanto o Bernardo somos muito curiosos com comidas diferentes. Um dia desses, durante a semana, estávamos assistindo a um programa que agora está passando no GNT, que mostra o Ottolenghi - que tivemos a satisfação de visitar uma das bakeries dele em Londres - fazendo receitas mediterrâneas. E uma dessas receitas era essa torta doce de figo com queijo de cabra. O Bernardo ficou curioso e, na mesma semana, como tinha achado uma bandeja de figos no mercado, coloquei a mão na massa. E, apesar do queijo de cabra, a torta ficou bem gostosa. Eu confesso que não sou fã do leite de cabra, e que, se fosse fazer novamente, trocaria por um cream cheese ou mesmo creme de leite, porque o sabor do queijo de cabra ficou bem pronunciado. Mas nada que tirasse o brilho da linda torta!

Torta Doce de Figo com Leite de Cabra

Ingredientes:

200g de massa folhada
150g de queijo de cabra macio (usei um creme de queijo de cabra, da Président)
85g de açúcar de confeiteiro
1/2 colher (chá) de raspas de laranja
3 colheres (chá) de folhas de tomilho fresco
2 ovos batidos
100g de farinha de amêndoas
600g de figos frescos, lavados e cortados ao meio
3 colheres (sopa) de açúcar 
1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 170oC. Abra a massa folhada sobre uma fôrma enfarinhada e reserve. Prepare o recheio: em uma tigela, coloque o queijo de cabra, 10g do açúcar de confeiteiro, as raspas de laranja, o tomilho e 1 e 1/2 ovos batidos. Misture bem para incorporar. Acrescente, então, a farinha de amêndoas e despeje a mistura sobre a massa folhada, deixando cerca de 2 cm de sobra nas pontas da massa. Acomode os figos, de forma que fiquem organizados por cima do creme. Com um pincel, passe o restante dos ovos nas bordas da massa folhada e dobre-as para dentro. Salpique as 3 colheres (sopa) de açúcar por cima da torta e deixe-a descansar por aproximadamente 20 minutos. Depois do descanso, leve a torta ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até que ela fique levemente dourada. Enquanto a torta assa, prepare a cobertura de limão: misture as 75g restantes de açúcar de confeiteiro com o suco de limão e reserve. Retire a torta do forno e pincele a mistura da cobertura de limão generosamente por cima dos figos. Enfeite com alguns ramos de tomilho e sirva morna ou à temperatura ambiente.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Azeitonas Empanadas


Como hoje é dia de gordice, deixo vocês com essa recetinha simples e deliciosa de azeitonas empanadas. E essas foram feitas com uma azeitona especial. Dia desses, andando por aí com o Bernardo, passamos por um empório árabe. Não compramos nada, mas tinha visto umas azeitonas recheadas com coalhada seca que fiquei muito tentada a comprar. Contei pra ele e, no dia seguinte, quando teve um tempinho, ele foi lá e comprou pra mim. As azeitonas eram mesmo deliciosas, e ficaram ainda mais charmosas empanadinhas assim! Então a dica é fácil: escorra as azeitonas, passe-as pela farinha de trigo, depois pelos ovos e depois pela farinha de rosca. Volte para os ovos e empane, pela última vez, com a farinha de rosca. Frite em azeite bem quente e sirva imediatamente.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Pãezinhos de Purê de Batata


Eu adoro quando sobra purê de batata em casa. Apesar de detestar o gosto da batata velha, eu sei que sempre posso inventar alguma coisa com esse resto. Assim como esses pães, os pães de purê de batata saíram como nuvens do forno, além de terem crescido maravilhosamente. E a receita que eu, lerda, fechei o site, estou procurando há dias para postar aqui. No dia que eu fiz, um domingo ensolarado de tardinha, foi só o pão ficar pronto que os bocões de casa comeram tudo. 9 pãezinhos comidos até a hora da janta! 100% recomendados!

Pãezinhos de Purê de Batata

Ingredientes:

3/4 xíc. de água morna
2 e 1/4 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1/2 colher (chá) + 1/3 xíc. de açúcar, divididos
2 ovos
1 e 1/2 colher (chá) de sal
6 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xíc. (chá) de purê de batata
4 a 5 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 ovo para pincelar

Modo de Preparo:

Em uma tigela pequena, despeje a água morna, o fermento e as 2 colheres de açúcar. Deixe descansar por cinco minutos e reserve. Na tigela da batedeira, junte 4 xícaras de farinha e o restante dos ingredientes. Comece a bater e vá acrescentando a mistura líquida. Com o batedor de gancho, sove a massa e vá acrescentando a farinha conforme necessário. A massa deverá ficar elástica e uniforme, mas ainda um pouco grudenta. Retire a massa da batedeira e coloque em uma tigela untada com óleo. Cubra com plástico filme e deixe descansar por aproximadamente 1 hora, ou até que dobre de tamanho. Após o descanso, vire a massa em uma superfície enfarinhada e sove novamente, para retirar o ar. Forme bolinhas - do tamanho de bolinhas de ping-pong - e coloque-as em uma travessa - de preferência de vidro, para não queimar os pães embaixo na hora de assar - e deixe descansar, cobertas, por mais 40 minutos, ou até dobrar de tamanho. Pincele com o ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 200oC por aproximadamente 20 minutos, ou até que os pãezinhos fiquem dourados. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva em temperatura ambiente.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Patê de Frango com Cenoura


Fizemos esses sanduichinhos fofos para servir na festinha que fizemos para chamar os amiguinhos da escola do Marcelo. Ficaram uma delícia, super suaves e ótimo pra criançada!

Patê de Frango

Ingredientes:

600g de peito de frango, sem pele e sem osso
1 receita de caldo de legumes
100g de creme de leite
150g de requeijão cremoso
1 colher (chá) de alho granulado
1 colher (chá) de páprica picante
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe o frango no caldo de legumes por aproximadamente 30 minutos, ou até que ele fique macio, mas totalmente cozido. Retire os pedaços de frango e cenoura do caldo e coloque no processador. Bata o frango, a cenoura e o restante dos ingredientes até que vire um creme grosso. Ajuste o requeijão e o creme de acordo com o seu gosto. Tempere com sal e pimenta e sirva como recheio de pãezinhos, como os da foto. O patê fica ótimo tanto frio quanto quente.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Donuts com Cobertura Açucarada e Confeitos Coloridos


Acho que glacê branco também não vai com a minha cara. Já é bem a quinta vez que tento fazê-lo e ele fica ralo como água. Ou bem fica super duro, de não dar pra mexer com a colher, ou fica mais fino que o próprio leite da receita. Mas o importante é que esses donuts ficaram deliciosos, super macios por dentro! Acabou que o glacê ficou durinho, mas não branquinho igual àqueles desenhos fofos que costumamos ver por aí! Na próxima sem dúvidas é cobertura de chocolate!

Donuts com Cobertura Açucarada e Confeitos Coloridos

Ingredientes:

Massa

200g de farinha de trigo
Uma pitada de sal
10g de açúcar
7g de fermento biológico seco instantâneo
50g de manteiga sem sal
100ml de leite integral
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 ovo, levemente batido
Óleo para fritar

Cobertura

200g de açúcar de confeiteiro
Leite para dissolver
Confeitos coloridos para enfeitar

Modo de Preparo:

Peneire a farinha e o sal em uma tigela. Junte o açúcar e o fermento e reserve. Em uma panela pequena, leve ao fogo a manteiga, o leite e a baunilha, somente para que a manteiga derreta. Espere essa mistura amornar e junte à mistura seca de farinha. Incorpore os ovos e sove a massa por uns 10 minutos, até que ela fique lisa e elástica. Coloque-a em uma tigela untada com óleo e deixe descansar por cerca de uma hora, ou até que dobre de tamanho. Após o descanso, retire a massa da tigela e bata bem para retirar o ar. Abra a massa com cerca de 1,5 cm de espessura e corte-a com dois cortadores redondos, um maior e outro menor, polvilhando sempre com farinha para não grudar, e deixe a massa descansando por mais uma hora, ou até que dobre novamente de tamanho. Frite os donuts em óleo quente no fogo baixo, até que fiquem levemente dourados. Vire-os e frite igualmente do outro lado. Escorra os donuts em papel absorvente e reserve. Prepare o glacê: em uma tigela, peneire o açúcar e vá acertando o ponto com o leite, até que fique uma mistura pastosa, não muito espessa. Mergulhe a parte de cima dos donuts na tigela do glacê, enfeite com os confeitos e deixe secar em temperatura ambiente.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Porco Desfiado (Pulled Pork) ao Molho Barbecue


Além do chilli, essa era outra receita que estava querendo fazer. Fui a vários mercados nas últimas semanas pra procurar o tal do 'pork shoulder', conhecido por aqui como paleta de porco. Infelizmente não consegui encontrar esse corte, e fiz com umas costelinhas que meu pai, sabendo que eu estava à procura do porquinho, fez a gentileza de comprar no mercado e vir trazer em casa pra mim! =) No mesmo dia já deixei descongelando e, no dia seguinte, passei a tarde por conta dela. O resultado foi uma carne super macia e suculenta, e um molho digno de ser chamado de barbecue!

Porco Desfiado ao Molho Barbecue
adaptadinha daqui

Ingredientes:

2 cebolas, em rodelas
3 folhas de louro
1 colher (sopa) de mostarda em pó
1 colher (sopa) de páprica defumada
Sal e pimenta para temperar
2 kg de costelinha de porco - a receita original pedia paleta
140g de catchup
4 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
1 colher (sopa) de molho inglês
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
Pão para servir

Modo de Preparo:

Forre uma assadeira com as cebolas e as folhas de louro. Reserve. Em uma tigela pequena, misture a mostarda, a páprica o sal e a pimenta. Esfregue bem a carne com essa mistura e coloque-a na assadeira forrada com as cebolas e o louro. Leve ao forno a 160oC, coberto com papel alumínio, por aproximadamente quatro horas. Retire a costelinha do forno e reserve. Em outra tigela, coloque o catchup, o vinagre, o molho inglês e o açúcar mascavo. Mexa bem e despeje sobre a assadeira com as cebolas e as folhas de louro. Leve ao fogo até que o molho engrosse. Retire as folhas de louro e bata o molho no liquidificador. Prove o sal e tempere a gosto. Desfie a costelinha, com o auxílio de um garfo, retirando toda a pele e a gordura. Acrescente o molho e leve para ferver por mais cinco minutos. Sirva quente, aqui em casa acompanhei com mais uma colherada de molho barbecue comprado pronto!