segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Sorvete de Abacaxi


O calor de verão que andava fazendo por aqui não estava nada inspirador para passar os dias com a barriga no fogão. Confesso que andava comprando bastante sorvete, daqueles potes prontos mesmo, industrializados. Mas, nas últimas vezes que comprei, me decepcionei. O sorvete não parecia nada bom, estava sem gosto, espumoso, e com uma crosta de gelo gelatinoso embaixo. Inspirada na péssima qualidade dos produtos do mercado, resolvi voltar a fazer sorvetes. E o primeiro sabor escolhido foi o de abacaxi, o preferido do meu marido. O resultado?! Amor à primeira colherada! Parecido com o comprado pronto, mas beeeeeem mais gostoso!

Sorvete de Abacaxi

Ingredientes:

2 xíc. (chá) de de leite
1 xíc. (chá) de açúcar
3 ovos, levemente batidos
1 e 3/4 xíc. de creme de leite fresco
300g de abacaxi em calda, picado, sem a calda
500 ml de suco concentrado de abacaxi

Modo de Preparo:

Em uma panela, aqueça o leite e dissolva o açúcar. Despeje um pouco do leite quente sobre os ovos e misture bem. Volte a mistura para a panela e, em fogo baixo, cozinhe mexendo lentamente até que o creme engrosse e cubra as costas de uma colher, sem escorrer. Resfrie o creme e incorpore o restante dos ingredientes. Leve a mistura à geladeira por pelo menos 4 horas. Coloque na sorveteira e siga as instruções do fabricante. Retire o sorvete do freezer alguns minutos antes de servir.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Torta Integral de Aveia com Banana


Banana é uma fruta que raramente sobra aqui em casa. Eu geralmente compro pouco mais de meia dúzia toda semana. No entanto, um dia desses, achei um cacho lindo na feira e resolvi comprá-lo todo. Acho que, ao todo deveria ter mais de 15 bananas, o que significou uma sobra grande no final da semana. Resolvi fuçar uma receita que tinha visto lá na um tempo atrás. Modifiquei algumas coisinhas e o resultado foi uma torta super gostosa, ainda mais recém saída do forno. Hmmm!!

Torta Integral de Aveia com Banana
adaptadinha daqui

Ingredientes:

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de aveia em flocos
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
6 bananas-prata cortadas em fatias ou rodelas
4 colheres de sopa de óleo de canola
Canela para polvilhar

Modo de Preparo:

Misture a farinha, a aveia, o açúcar e o óleo até virar uma farofa. Coloque uma parte da farofa no fundo de uma assadeira untada, e vá alternando com as bananas. No final, espalhe um pouco de canela por cima. Leve ao forno preaquecido a 180oC por aproximadamente 40 minutos.

Update: Fiz a torta de novo, aí reguei entre as camadas com dois ovos bem batidos em uma xícara de leite. Ficou delicioso, um pouco mais molhadinho do que a receita original!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Panquecas de Mirtilo


Essa receita de panquecas é fantástica! Apesar de não curtir muito mirtilos, confesso que eles deram um azedinho super gostoso às panquequinhas. E a massa é perfeita, acho que dá pra fazer com qualquer fruta. Ou sem nenhuma, mesmo!

Panquecas de Mirtilo

Ingredientes:

1 e 1/2 xíc. de leite
1 ovo
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo com fermento
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/3 xíc. de açúcar de confeiteiro
25g de manteiga derretida
1 e 1/2 xíc. de mirtilos - frescos ou congelados

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture o leite, os ovos e a baunilha. Em outro recipiente, junte a farinha de trigo, o bicarbonato e o açúcar de confeiteiro. Faça um buraco no centro da mistura de ingredientes secos e despeje o leite e o ovo. Misture bem até que a massa fique homogênea. Adicione os mirtilos. Em uma frigideira não aderente, aqueça a manteiga. Com a ajuda de uma concha, vá colocando porções da massa na frigideira, em fogo médio-baixo. Quando a panqueca começar a 'borbulhar', vire-a com o auxílio de uma espátula. Deixe dourar do outro lado e sirva com mais mirtilos e uma polvilhada de açúcar de confeiteiro.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sanduíches de Geleia com Manteiga de Amendoim


Eu amo amendoim. De qualquer jeito: puro, doce, salgado, como paçoca, manteiga de amendoim, hmmmm! Comprei um pote no mercado e aproveitei que tinha uma geleia de amora em casa e fiz o clássico PB&J americano: um lado do pão com geleia e outro com a manteiga de amendoim. E esse tem sido o meu café-da-manhã desde sábado!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Molho de Tomate Caseiro Rápido


Apesar de virginiana, eu não sou a pessoa mais organizada do mundo. Me atrapalho com as minhas coisas, esqueço onde guardo documentos importantes e, principalmente, esqueço sempre alguma coisa quando vou ao mercado. Meu marido insiste para eu fazer uma lista de compras, porque não custa nada e assim eu não esqueço. Mas mesmo com a lista eu nunca lembro de tudo. Aí nesse caso, é geralmente porque esqueço de anotar algum item. :P E nessas perdidas da vida, também costumo comprar ingredientes que já tenho em casa. E esse molho foi preparado com a intenção de dar cabo nos belos tomates que tinha comprado em duplicata. E olha, não teriam uso melhor!

Molho de Tomate Caseiro Rápido
adaptado daqui

Ingredientes:

1 kg de tomates, bem maduros
1 cenoura
1 cebola grande
1 dente de alho
Sal e pimenta a gosto
Ervas a gosto

Modo de Preparo:

Corte os tomates em 8 pedaços, descasque e corte a cenoura e a cebola. Coloque todos os ingredientes - exceto o sal e a pimenta - na panela de pressão. Conte 15 minutos depois que a panela pegar a pressão e desligue. Abra a panela e passe o molho no liquidificador. Volte o molho a panela e deixe ferver para apurar. Tempere com o sal, a pimenta e a erva de sua preferência.

*Fiz com esses ingredientes porque era só o que tinha em casa. Mas você pode colocar um talo de alho poró, salsão ou qualquer outro tempero, certamente irá ficar uma delícia. 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Salada de Vagem com Milho do Bill Granger


Tenho que confessar que às vezes tenho um pré-conceito sobre certas coisas. O programa do Bill Granger, por exemplo. Eu não curtia muito o jeitão dele, meio lento. E as comidas, bem, eram legais, mas nada que me chamasse muito a atenção. Assistindo as inúmeras reprises do programa dele no FoxLife, fui tomando gosto, aos poucos, pelas receitas. E essa foi uma delas. Demorei mas me entreguei a essa salada quente, que com certeza foi o que eu mais comi no almoço que preparei aqui um dia desses. Com certeza faria bonito como acompanhamento em um almoço familiar e, além de ser uma delícia, o único trabalho que me deu foi de tirar o milho da espiga. E só!

Salada de Vagem com Milho do Bill Granger

Ingrendientes:

3 espigas de milho grandes, debulhadas
100g de vagem, sem as pontas
3 cebolinhas picadas
1 dente de alho
1 colher (chá) de azeite
1 colher (chá) de manteiga
150 ml de caldo de legumes
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque o azeite e a manteiga. Junte a cebolinha e o alho e refogue bem. Adicione o milho e mexa para incorporar. Acrescente a vagem e o caldo de galinha e cozinhe por aproximadamente 5 minutos, ou até que as vagens fiquem al dente. Retire do fogo e tempere com o sal e a pimenta.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Pasta Carbonara do Jamie Oliver


Para quem vai aproveitar a noite do Valentine's Day, uma sugestão que, além de rápida e deliciosa, cria aquele impacto na hora da apresentação. Vinda do queridinho Jamie Oliver, foi um sucesso geral aqui em casa!

Pasta Carbonara do Jamie Oliver

Ingredientes:

500g de farfalle
1 ovo
100 ml de creme de leite
Sal e pimenta a gosto
12 fatias de bacon defumado
1 xícara de ervilhas frescas - troquei por 1 xícara de floretes de brócolis cozidos
Queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Cozinhe a massa em bastante água e sal. Escorra e reserve um pouco da água de cozimento. Em uma tigela, misture o creme de leite, o ovo e tempere com o sal e a pimenta. Reserve. Em uma frigideira, frite o bacon até que fique dourado e crocante. Acrescente a massa e o creme de leite batido com o ovo. Se necessário, adicione a água do cozimento. Espalhe o queijo parmesão por cima da massa e sirva imediatamente.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Cheesecake de Maracujá e Amora


Os dias de descanso - especialmente finais de semana e feriados - são os dias que mais gosto de cozinhar. Geralmente com a turma toda reunida a casa fica, apesar de toda a bagunça, em harmonia. E é na hora do cochilo de um e no videogame compartilhado dos outros dois que eu fujo para a cozinhar para preparar alguma coisinha. E foi nessa vibe que preparei esse cheesecake, que, apesar do meu forno desregulado que queimou a casquinha, saiu maravilhoso!

Cheesecake de Maracujá e Amora
do livro Receitinhas Vegetarianas, da Rita Taraborelli

Ingredientes:

Massa:

240g de biscoito de aveia integral doce
3 colheres (sopa) de farelo de aveia
2 colheres (sopa) de aveia
120g de manteiga

Recheio:

400g de cream cheese
100g de açúcar
Raspas de 1 limão
2 ovos
2 gemas
1 maracujá

Cobertura:

100g de geleia de amora
Amoras frescas para decorar

Modo de Preparo:

Massa - Triture o biscoito e coloque em um recipiente. Adicione os demais ingredientes e, pressionando com as mãos, forre uma fôrma de fundo removível. Leve ao congelador. 

Recheio - Coloque o cream cheese com o açúcar e as raspas de limão em uma batedeira e bata por 2 minutos em velocidade baixa. Adicione os ovos e as gemas um a um até incorporar. Junte a polpa do maracujá. Bata mais um pouco até ficar homogêneo.

Montagem - Coloque o recheio na massa e asse no forno a 170oC por 3- minutos ou até o centro ficar firme. Esfrie e leve para gelar. Desenforme e cubra com a geleia e as amoras frescas.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Picolé de Lichia


Eu adoro o carnaval! E não por toda a agitação musical, mas pelo descanso que esses 5 dias proporcionam. Para alegrar meus pimpolhos no feirado, fiz esses picolés de lichia, uma das frutas preferidas deles e que, pelo que vi na feira hoje, está chegando ao fim da safra. Mas caso você encontre, não pense duas vezes. O picolé é uma delícia e muito simples!

Picolé de Lichia

Ingredientes:

400g de lichia
1 xícara (chá) de água
Suco de 1/2 limão
1 colher (sopa) de vodka
Açúcar a gosto

Modo de Preparo:

Lave bem as lichias, descasque e tire o caroço. Junte as lichias e o restante dos ingredientes e bata bem no liquidificador. Leve ao freezer nas forminhas próprias. Na hora de desenformar, molhe a forma para que os picolés saiam com mais facilidade.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Enroladinhos de Pão Folha


Nada de receita, só uma sugestão que dá super certo pra festas: um disco de pão folha e o recheio que você preferir. Eu coloquei patê de alho, peito de peru, queijo mussarela, alface e tomate. Enrolei e cortei em pequenos rolinhos. Rápido e delicioso!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Panqueca de Beterraba


Por dias eu fico pensando no prato principal da segunda-feira, que é o dia que não comemos carne. Aí quis dar uma variada no cardápio de sempre (quiche/bolinhos/torta) e fiz essas panquecas que, além de deliciosas, contam com a participação especial da beterraba, que confere essa cor linda à massa. Fiz um recheio de queijo mussarela, tomate picado e orégano. Delícia!

Panqueca de Beterraba
adaptada daqui

Ingredientes:


1 e 1/2 xícaras (chá) de leite
1 e 1/2 xícaras (chá) de beterraba
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (café) de sal
3 ovos

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Com uma concha, coloque a massa em uma frigideira e frite. Depois coloque em uma superfície e recheie. Enrole, recheie e regue com molho (no meu caso, um molho béchamel).

O meu recheio: 200g de mussarela ralada, 2 tomates picados e 1 colher (sopa) de orégano. Misturei tudo com 2 colheres (sopa) de requeijão e recheei as panquecas.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Tortinhas de Maçã e Especiarias


Para começar o mês com o pé direito, uma receita de uma tortinha maravilhosa! A massa é perfeita, daquelas que derretem na boca, que com certeza será usada em outras tortas. E o recheio, melhor ainda: uma mistura de maçã com especiarias que, assim como a Pat falou, lembra muito as tortinhas daquela famoooosa rede de fast food.

Tortinhas de Maçã e Especiarias
da Pat


Massa:

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de açúcar cristal
1 pitada de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos de 1cm
4 colheres (sopa) - ou mais - de água gelada

Recheio:

675g de maçãs Granny Smith, descascadas, miolos e sementes removidos, em cubinhos de 1cm
1/3 xícara (66g) de açúcar cristal
1 colher (chá) de conhaque
½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de extrato de baunilha
¼ colher (chá) de raspas de casca de limão siciliano
¼ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
1/8 colher (chá) de cravo em pó
6 colheres (chá) + 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
cerca de 2 colheres (sopa) de açúcar cristal, extra

Modo de Preparo:

Massa: em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o sal com um batedor de arame. Junte a manteiga e misture com as pontas dos dedos, formando uma farofa grossa. Acrescente as 4 colheres (sopa) de água gelada e misture com um garfo até que os ingredientes comecem a se juntar, formando carocinhos úmidos – junte mais água, aos pouquinhos, se a massa estiver muito seca (fiz a massa no processador de alimentos). Transfira a massa para uma superfície levemente untada e divida em 6 partes iguais. Forme uma bola com cada porção de massa, achate para formar um disco e embrulhe em filme plástico. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora (pode ser refrigerada de um dia para o outro). Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Com o rolo, abra cada porção de massa em um círculo de 20cm. Transfira-os para as assadeiras preparadas, cubra e leve à geladeira por mais 30 minutos. 

Recheio: em uma tigela grande, misture as maçãs, o açúcar, o conhaque, a canela, a baunilha, as raspas de limão, a noz-moscada e o cravo. Cubra e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 200°C. Coloque ½ xícara do recheio drenado na parte inferior de um círculo de massa, deixando 2cm de borda sem recheio. Distribua 1 colher (chá) de manteiga em pedacinhos sobre o recheio, pincele as bordas da massa levemente com água e dobre, fechando todo o recheio dentro da massa. Aperte as beiradas da massa para fechar bem e em seguida pressione com um garfo para vedar. Repita com a massa e recheio restantes. Arrume as tortinhas em uma assadeira grande, forrada com papel manteiga. Faça três cortes na superfície de cada tortinha. Derreta a manteiga restante – 1 colher (sopa) – e pincele as tortinhas. Salpique com o açúcar extra e asse até que dourem, cerca de 30 minutos. Deixe esfriar levemente antes de servir.