sexta-feira, 29 de julho de 2011

Creme de Milho com Mandioquinha


Tem feito um frio descomunal por aqui nesse inverno. Pensando em confortar a criançada de noite, peguei essa receita que tinha visto no site da Folha e acrescentei uma batatinha para dar uma forrada e uma esquentada! O resultado foi esse creminho saboroso, onde eu ainda coloquei um pouco de macarrão!

Creme de Milho com Mandioquinha

Ingredientes:

500g de batata baroa cozida

8 espigas de milho médias

1 litro de água
1 colher (sopa) rasa de sal marinho

Modo de Preparo:
Lave as espigas de milho, elimine todos os fios e retire os grãos (ainda crus) com uma faca. Bata os grãos de milho no liquidificador, junto com a água e com as batatas. Passe o creme batido por uma peneira. Leve ao fogo e aqueça por 15 minutos, mexendo sempre para não grudar. Sirva a seguir. Na minha receita, eu acrescentei uma xícara de macarrão (tipo serpentini) cozido.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Lasanha de Frango


Lasanha lá em casa é o tipo de prato que não sai de moda. As crianças adoram, o Bernardo e eu também. E o que me agrada na receita é a facilidade. Sujo duas panelas e a fôrma, depois de meia hora é sentar e comer uma delícia de almoço com cara de domingo. Gosto também de variar nos molhos: bolonhesa, sugo, bechamel, enfim, um monte de coisas. Confesso que o meu favorito é o sugo com ricota, hmmm, é bom demais!! Esse foi um almocinho de domingo, lasanha de frango com molho ao sugo e queijo mussarela. Super delícia!

Lasanha de Frango

Ingredientes:

1 pacote de massa de lasanha (direto ao forno)
300g de mussarela fatiada

Molho:

3 latas de tomate sem pele
500g de frango processado (ou moído, ou desfiado)
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de manteiga
Folhas de manjericão
Sal e Pimenta

Bechamel:

2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
Sal e Pimenta

Modo de Preparo:

Comece com o molho de frango: Refogue a cebola e o alho na manteiga. Acrescente o frango e deixe dourar por uns 5 minutos. Acrescente os molhos, já levemente batidos no liquidificador. Deixe apurar por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente as folhas de manjericão e prove o tempero. Reserve.

Bechamel: Em uma panela, aqueça a manteiga. Acrescente a farinha e deixe fritar um pouco. Coloque o leite levemente aquecido e mexa com um fouet para não empelotar. Acernte o sal e reserve.

Montagem: Faça camadas começando com o molho e alternando a massa, o molho e o queijo. Na última camada, ao invés do molho vermelho, coloque o molho bechamel. Cubra com uma porção generosa de queijo ralado e leve ao forno médio, coberto com um papel alumínio. Após 20 minutos, retire o papel e deixe o queijo gratinar por mais 5 minutos.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Um Almoço Italiano (Ou Quase)


Vocês já sabem por aqui da nossa tradição de, todas as vezes que meu irmão mais velho vem passar uns dias aqui, inventamos um almoço temático. Já teve Vietnã, França e Hungria. Semana passada foi o dia da falta de inspiração. Aí resolvi fazer um almoço 'italiano'. Tivemos bruschetta, esse espaguete com polpette e, de sobremesa, um semifreddo delicioso de doce de leite. Apesar de não fazer o molho do polpette exatamente como mandava a receita - confesso que não li essa parte! - ficou bem gostoso. Da próxima vez vou ler bem direitinho!


Espaguete com Polpette

Ingredientes:

750g de espaguete
Sal

Sugo:

1 1/2 colher (chá) de azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
80 ml de vinho tinto
1,4 litro de passata de tomate
Tomilho a gosto
Sal e pimenta a gosto

Polpette:

1 kg de carne moída
60 gramas de piñoles (usei amêndoas)
100g de queijo parmesão
50g de bacon picado
1/4 xíc. de farinha de rosca
3 dentes de alho picados
1 gema de ovo
Salsinha, orégano, tomilho e alecrim a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180o. Para o molho, aqueça o azeite em uma panela em fogo médio. Adicione a cebola e mexa até que comece a ficar transparente, o que deve levar uns 5 minutos. Coloque o alho e deixe refogar por mais 10 minutos, adicione o vinho e reduza mais 5 minutos. Junte a passata e as ervas, deixe que o molho levante fervura e tempere a gosto, com sal e pimenta. Enquanto isso, faça o polpette. Junte os ingredientes (exceto o azeite) em uma tigela, tempere a gosto e misture com as mãos até que fique bem incorporado. Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente e frite os polpettes até que fiquem dourados por fora. Misture com o molho e leve ao forno até que fique bem encorpado (cerca de 1 hora) *Sem querer eu pulei essa parte, por isso meu molho ficou mais ralo, porém não menos delicioso!* Cozinhe o espaguete al dente e sirva com o molho, queijo parmesão ralado e folhas de manjericão.


Semifreddo de Doce de Leite

Ingredientes:

800 g de doce de leite pastoso de ótima qualidade
4 gemas
400 de creme de leite fresco

Modo de Preparo:

Misture as gemas com 1/4 do creme de leite. Adicione ao doce de leite e leve ao fogo baixo até atingir 82ºC. Reserve e deixar esfriar. Bata o restante creme de leite até consistência firme e envolva no preparado anterior. Coloque numa forma de bolo inglês forrada com filme plástico bem esticado ou em taças individuais. Deixe resfriar por pelo menos 4 horas. Retire da forma e sirva imediatamente. Para fazer uma graça, servi com pé-de-moleque triturado. Nada muito italiano, mas muito gostoso!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Morangos com Creme e Suspiro

 
Vou aproveitar a deixa da receita do bolo para sugerir uma sobremesa deliciosa com os estreladíssimos morangos da época. Para fazer essa sobremesa, fiz uma receita de suspiro e uma de creme. Servi nas tacinhas, alternando o creme, o suspiro e os morangos. Fácil e delicioso!

sábado, 9 de julho de 2011

Bolo de Chocolate com Recheio de Creme e Morango


Todo mundo que faz aniversário aqui em casa ganha bolo. Mesmo a festinha do Bruno sendo no sábado, tive  que fazer um bolinho para comemorarmos na terça - dia oficial do aniversário. Como só fui ter tempo de fazer o bolo na segunda de noite, tive que improvisar uma receita fácil - e que não sujasse um horror de tigelas. Conclusão: saiu um bolo delicioso, super molhadinho, com um recheio incrível de creme com um restinho de morango que estava na geladeira. Posso falar? Esse bolo de chocolate é dos melhores que já fiz!

Bolo de Chocolate com Recheio de Creme e Morango
Adaptada do Livro Cook: Step by Step e do Vol. 5 da Coleção A Grande Cozinha

Ingredientes:

Massa: 

300g de farinha de trigo com fermento
4 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
300g de manteiga sem sal, amolecida
300g de açúcar
5 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha - não usei
4 colheres (sopa) de leite

Recheio:

500 ml de leite
150g de açúcar
4 gemas
50g de farinha
1 fava de baunilha ou raspas de 1 limão
10 morangos cortados em cubinhos

Modo de Preparo:

Massa: Pré-aqueça o forno a 180o. Unte a fôrma com manteiga e farinha de trigo e reserve. Peneire a farinha, o cacau e o bicarbonato em uma tigela e reserve. Bata o açúcar com a manteiga até que a mistura se transforme em um creme claro e homogêneo. Adicione a farinha, os ovos e a baunilha, até que a mistura fique bem homogênea. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até que passe no teste do palito.

Recheio: Numa panela de fundo grosso, ferva o leite com a fava de baunilha ou com o limão. Enquanto isso, numa vasilha, bata as gemas com o açúcar até que fique claro e espumoso, e então acrescente aos poucos a farinha, peneirada. Quando o leite começar a ferver, derrame-o sobre o composto e misture bem com o batedor de arame. Transfira tudo para a mesma panela onde foi fervido o leite e coloque em fogo médio-baixo, mexendo constantemente com o batedor ou com uma colher de pau, raspando sempre as bordas. Deixe ferver por alguns minutos, despeje o creme em outra vasilha, cubra com filme plástico, encostando a película diretamente na superfície do creme, para evitar a formação de crosta. Deixe esfriar.

Montagem: Corte o bolo em 3 camadas. Em um aro, coloque a primeira camada de bolo, seguido do creme e, por cima os morangos picados. Repita a operação para a outra camada. Para a cobertura, derreti uma barra de chocolate meio-amargo com uma caixinha de creme de leite.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Canjica com Amendoim


Minha avó (por parte de pai) de vez em quando me liga quando faz essa canjica. Ela faz e eu corro lá pra ir buscar, afinal não é sempre que tenho um lanchinho delicioso e quentinho feito pela vovó pra comer em casa. Ela me mandou a canjica e eu pedi a receita - por e-mail, vejam só que vovó antenada. Não demorou muito e eu recebi a receita toda explicadinha, do jeitinho que eu coloco aqui pra vocês. É diferente da receita que eu fiz da última vez, e, melhor ainda, porque leva amendoim! Hmmmm!

Canjica com Amendoim

Ingredientes:

250g de milho para canjica
2 paus de canela
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (café) de sal
1 lata de leite condensado
1 garrafinha de leite de coco
1/2 xíc. de amendoim descascado moído

Modo de Preparo:

Lave bem o milho e deixe de molho na água (suficiente para cobri-lo) com a canela por uma noite. No dia seguinte, coloque mais água, o açúcar e o sal. Na panela de pressão, coloque para cozinhar por 40 minutos, com água suficiente para cobrir bem o milho. Abra a panela e prove. Se não estiver cozido, adicione mais água e leve mais tempo ao fogo. Se estiver cozido, junte o leite condensado e o leite de coco e deixe incorporar bem. Prove o açúcar. Por último, coloque o amendoim moído. Se necessário, na hora de esquentar, adicione mais leite.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Gelatina Colorida


No sábado fizemos uma festinha de aniversário para o Bruno, que já vai fazer 9 anos amanhã! Aí eu decidi fazer uns potinhos de gelatina colorida pra fazer um charminho na festa. Resultado: fiz 60 copinhos, que acabaram em um piscar de olhos. E pra fazer é muito fácil. Usei gelatina de limão, morango, tutti-frutti, uva e abacaxi. Para o creme, usei uma lata de leite condensado, uma de creme de leite e um pacotinho de gelatina incolor. O mais trabalhoso é a montagem. Fiz primeiro uma gelatina, distribuí nos copinhos e deixei endurecer na geladeira - e repeti o processo outras 6 vezes! Mas somando todo o tempo de trabalho mesmo deve ter dado uns 20 minutos, no máximo!