sábado, 30 de abril de 2011

Sushi Norimaki


Aqui em casa o pessoal é super fã de comida japonesa. Bruno, meu filho maior, sempre gostou, desde pequeno, quando até eu mesma tinha nojo daquele treco que, além de frio, era cru. Mas aí eis que, na primeira vez que experimentei, amei o sushi. Aí não parei mais. Marcelo agora fica louco pra comer, mas por enquanto só pode comer o arroz, ainda não liberamos o peixe. Mudando de assunto, na semana passada, em um passeio com meu marido - sozinhos, o que é um milagre, as crianças estavam na escola -, ganhei um livro lindíssimo, cheio de fotos maravilhosas. E foi onde encontrei essa receita. Ganhei o livro de manhã e de noite estava preparando os sushis. Sensação total em casa, só essa semana já fiz duas vezes. Da segunda vez, fiz para meu irmão mais novo experimentar. Mas a fome foi tanta que os sushizinhos nem chegaram à mesa, foram devorados na cozinha mesmo!

Sushi Norimaki
do livro Cook Step by Step

Ingredientes:

Arroz: 

500g de arroz para sushi
75 ml de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal

Para a montagem:

Salmão
Kani
Atum
Cebolinha
6 folhas de Nori (folha de alga)

Modo de Preparo:

Arroz - Coloque o arroz em uma peneira e lave até que a água comece a sair límpida. Leve ao fogo baixo com 600 ml de água e deixe cozinhar até que os grãos fiquem macios e água seque por completo (se necessário, acrescente mais água). Reserve por 30 minutos. Em outra panela, adicione o vinagre, sal e açúcar. Leve ao fogo até que o açúcar dissolva por completo. Deixe esfriar. Junte, então, o arroz ao caldo e misture com uma colher umedecida com água. Reserve.
Montagem: Abra uma alga e coloque o arroz, com as mãos umedecidas, deixando 2 cm nas bordas sem arroz. Coloque, no meio, uma tira de peixe ou kani. Os nossos fizemos de kani, salmão e atum com cebolinha. Agora a parte mais importante: Umedeça as pontas da alga para que elas possam aderir ao rolinho, e enrole a alga com firmeza. Corte, com uma faca limpa e umedecida com água, os pequenos rolinhos. Lembre-se de limpar a faca a cada corte, pois o arroz gruda e impede que o corte seja feito com precisão. Sirva com molho shoyu.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Manjar de Coco da Mamãe


Eu já falei várias vezes por aqui que minha mãe não é muito chegada na cozinha. Não que ela não saiba, eu lembro quando éramos pequenos que ela fazia várias coisinhas deliciosas: crumble de maçã, bolo mesclado, pão e biscoito de queijo, bolo de nozes, enfim, um monte de delícias. Mas acho que é época, tem época que nem fritar ovo ela frita e tem época que ela presenteia a gente com algumas sobremesas deliciosas - como é o caso desse manjar. Manjar eu já adoro, feito pela mamãe então, melhor ainda!

Manjar de Coco

Ingredientes:

3 xícaras de leite
400ml de leite de coco
4 colheres de sopa de coco ralado
6 colheres de sopa de açúcar
7 colheres de sopa de maizena

Calda:

1 xícara de açúcar
1/3 xícara de água quente
Ameixas secas para decorar

Modo de Preparo:

Prepare a calda caramelada: Leve o açúcar ao fogo médio para derreter e caramelizar. Quando estiver derretido, com cor de caramelo e começando a ferver acrescente a água quente aos poucos e com cuidado com os respingos. Misture para que a calda não fique muito grossa. Depois junte as ameixas secas e deixe cozinhar um pouco para amaciarem. Deixe que esfrie antes de colocar por cima do manjar.

Prepare o manjar: Separe uma xícara de leite para derreter a maizena. Ponha todos os outros ingredientes numa panela e leve a fogo para cozinhar em fogo baixo. Depois que o leite aquecer junte o restante do leite com a maizena diluída e mexa sempre com uma colher de pau ou um misturador de molhos para não empelotar e agarrar no fundo, até que o creme cozinhe e engrosse, +/- uns 20 minutos. Depois vire o creme numa fôrma de pudim molhada com um pouco de água fria. Deixe esfriar um pouco e depois ponha na geladeira por algumas horas.

PS: Minha mãe diminuiu a quantidade de maizena, para o manjar ficar mais cremoso.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Risoto de Pera com Queijo Brie


Além de ser a louca do macarrão, também sou considerada a louca do risoto. Não posso ver uma receita nova, ou um prato de risoto na minha frente que devoro quase que imediatamente. Há um tempo vi essa receita de risoto de pera com brie, que, aliás, é uma combinação fantástica. Como pera é um item essencial na fruteira - Marcelo adora frutas, por incrível que pareça! - só precisei comprar um pedacinho de brie e me render ao luxo desse risoto delicioso. Até o meu marido, que enjoou de risoto, comeu um prato cheio! Precisa falar mais?

Risoto de Pera com Queijo Brie

Ingredientes:

1 e 1/2 tablete de caldo de legumes;
500 ml de água;
1 pera madura;
1 colher de sopa rasa de açúcar;
250 g de queijo brie;
4 colheres de sopa de manteiga;
1/2 cebola picada;
2 xícara de arroz arbóreo;
1 taça de vinho branco de boa qualidade;
Sal para corrigir e pimenta do reino.

Modo de Preparo:

Coloque na frigideira a colher de sopa rasa de açúcar para dourar e coloque a pera sem casaca, picada em quadrados. Reserve. Pique o brie em quadrados também e reserve.
Enquanto ferve a água com o tablete de caldo de legumes, frite a cebola em apenas 2 colheres de sopa manteiga (lembre-se de reservar a manteiga restante para a finalização do prato) e junte a pimenta do reino.
Junte as duas xícaras de arroz arbóreo e a taça de vinho branco quando as cebolas dourarem. Espere o álcool evaporar e vá juntando a água temperada fervida aos poucos. A medida em que o arroz vai ficando mais cremoso, adicione mais água até o arroz cozinhar totalmente.
Quando a água estiver quase evaporando e o arroz cozido, você junta o queijo brie e o restante da manteiga, para deixá-lo cremoso. Misture também a pera dourada no açúcar. Corrija o sal, se necessário.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Galette de Cebola


Ignorando a receita da revista, essa foi a receita da galette que eu escolhi para fazer com a ricota. Logo que vi a receita no blog da Fabi, e depois no blog da Rê, fiquei curiosa para experimentá-la. E vou contar uma coisa: é uma opção de tortinha bem leve, com uma massa super gostosa e diferente! Eu adorei!

Galette de Cebola

Ingredientes:
Para a massa
1 xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de óleo de girassol ou canola
1/3 de xícara de água fria
1 colher (café) de sal

Para o recheio:
2 cebolas grandes fatiadas
3 colheres de sopa de azeite
sal à gosto
pimentas moídas à gosto

Modo de Preparo: 

Em uma tigela misture a água com o óleo e o sal. Bata com um fouet até formar um líquido branco, aí então acrescente a farinha aos poucos, sem parar de mexer para formar a bola de massa. Transfira a massa para a bancada de trabalho, amasse e mexa na massa até formar uma bola firme e amarelinha. Quando perceber que a massa está homogênea coloque-a de volta na tigela e polvilhe com farinha de trigo. Deixe descansar por pelo menos 40 minutos a 1 hora. Enquanto isso prepare o recheio: aqueça o azeite numa frigideira e doure a cebola nele até o ponto que mais gostar, tempere com sal e pimenta e reserve. Só não deixe a cebola derreter muito porque ela ainda vai passar pelo forno junto com a massa. Quando a massa estiver descansada abra com um rolo até deixar a massa redonda e bem fina. Coloque o recheio de cebolas no centro e feche as bordas da massa deixando o centro descoberto (faça isso dobrando e apertando cada dobra da massa na dobra seguinte). Faça uma torta grande ou divida a massa em duas partes e faça duas pequenas. Eu fiz uma só, um pouco maior.

PS: Coloquei uma camada grossa de ricota por baixo da cebola!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Ricota Caseira


Para fazer uma receita de galette que vi em uma revista, precisaria de ricota. Mas era domingo e a preguiça não me permitiu sair para comprar no mercado. Tinha leite e vinagre em casa, além de uma gama de receitas ótimas de ricota caseira. Se eu contar que essa ricota não durou pra fazer a galette, vocês não acreditam. É super gostosa, igualzinha à comprada pronta. E outra, super rápida, do jeito que eu gosto!

Ricota Caseira
adaptada daqui

Ingredientes:

1 litro de leite (usei integral)
6 colheres (sopa) de vinagre branco ou suco de limão


Modo de Preparo:

Em uma panela média, esquente o leite junto com 3 colheres (sopa) de vinagre. Misture bem e perceba que o leite vai coagulando, formando grumos espessos. Leve á fervura e desligue o fogo. Cuidadosamente, despeje o líquido e os coágulos em uma peneira fina. Leve o soro novamente ao fogo, e acrescente mais 3 colheres (sopa) de vinagre. O resultado dessa última fervura deverá ser um líquido quase transparente, e o leite deverá estar totalmente (ou quase) coagulado. Coe novamente a mistura e deixe repousando na peneira até que não sobre mais água na massa. Coloque em uma fôrma - no meu caso um ramequim - e leve à geladeira até firmar. Se quiser uma ricota mais salgadinha, acrescente 1 colher (sopa) de sal no leite, antes de ferver.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Muffins com Compota de Ruibarbo e Chantilly


Dia desses eu recebi em casa a minha talentosíssima amiga Tamy, dona desse blog que eu adoro! Em uma ida a São Paulo, ela trouxe uns talos de ruibarbos, usados para fazer essa deliciosa compota. Eu, curiosa que sou, me ofereci para experimentar e ela foi lá em casa levar a compota. A ideia inicial era fazermos uma pavlova - receita que deu totalmente errado por algum motivo que não descobrimos ainda qual foi. Para não perder a viagem - e o post, óbvio - a Tamy fez uns bolinhos, e com uma rapidez incrível eles ficaram prontos. Gostei tanto da receita que, na outra semana, fiz várias vezes para presentear o pessoal na páscoa. E vou falar outra coisa: a compota é divina, uma das melhores que já experimentei!

Muffins Básicos

Ingredientes:

3 ovos
2 xíc de açúcar
3 xíc. de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 xícara de leite
4 colheres de sopa de manteiga

Modo de Preparo:

Separe as gemas das claras, bata o açúcar com a manteiga até ficar bem claro. Acrescente a gema aos poucos e vá batendo. Para colocar a farinha e o leite, acrescente os dois alternadamente (uma colher de cada), quando acabar coloque o fermento. No fim, bata as claras em neve e incorpore à massa lentamente.
Para o chantilly, batemos uma caixinha de preparado até o ponto de chantilly mole.
E para a deliciosa compota de ruibarbo, visitem o blog da Tamy!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tarte Tatin


Eu já namorava essa receita há tempos, mas sempre faltava um ingrediente para prepará-la. Podia ser a maçã, a manteiga, a farinha, enfim, nunca dava certo. Munida de todos os ingredientes, resolvi testá-la. A torta no forno tem um aroma incrível! A única ressalva que eu faria à receita era colocar um pouco de açúcar na massa que vai por cima da maçã, coisa de 1/2 xícara resolveria. Mas mesmo assim ficou bem gostosa, sem dúvida!

Tarte Tatin
da Coleção A Grande Cozinha

Ingredientes:

200g de farinha de trigo
120g de manteiga
4 maçãs graúdas
140g de açúcar
Sal

Modo de Preparo:

Numa panela pequena, caramele 120g de açúcar com um pouco de água. Despeje esse caramelo uniformemente numa fôrma de 24 cm de diâmetro. Lave as maçãs, retire os talos centrais e corte-as em gomos finos. Disponha-os sobre o caramelo, formando uma flor. Salpique com alguns pedacinhos de manteiga amolecida. Amasse rapidamente a farinha com a manteiga restante em pedaços, uma pitada de sal e 3 colheres de sopa de água fria. Abra a massa numa folha redonda e cubra a camada de maçãs, apertando a borda para formar um ondulado e fazendo furos na massa com um garfo. Salpique a torta com o açúcar restante e leve-a para a geladeira por cerca de 30 minutos. Retire a fôrma da geladeira e leve ao forno preaquecido a 200oC, assando por 20 minutos. Quando estiver pronta, retire a torta do forno e vire-a de cabeça para baixo sobre um prato de bolo. Sirva ainda morna.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mini Wraps de Hummus


Isso é mais uma sugestão do que um prato. Estava morrendo de vontade de comer hummus um dia desses. Fiz e decidi colocar no recheio dos meus mini wraps, feitos com pão folha pequeno, tostado e recheado com salada de alface, cenoura e cebola roxa. Jantar em 5 minutos! A receita do meu hummus é essa aqui.

PS: Recebi um lindo selinho da Sandra, dona desse blog lindo! Sandra, querida, obrigada pelo selinho e pelo carinho com o meu blog! Espero vê-la sempre por aqui!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Soba com Gergelim


Estava eu passeando pelo supermercado quando, de repente, vi para vender um macarrão chinês chamado 'soba', feito com trigo sarraceno. E eis que era a mesma massa que eu tinha visto no blog da Pat uns dias atrás. Resultado: comprei o macarrão e em menos de 15 minutos tinha meu prato prontinho! Bruno devorou um pratinho desses inteiro! Ótima pedida para dias de pressa!

Soba com gergelim
daqui

Ingredientes:

75g de gergelim
Sal
250g de soba (macarrão oriental de trigo sarraceno)
2 colheres (chá) de mirin (vinagre de arroz)
5 colheres (chá) de shoyu
2 colheres (chá) de mel
2 colheres (chá) de óleo de gergelim
5 cebolinhas, em fatias finas

Modo de Preparo:

Em uma frigideira seca, em fogo alto, toste o gergelim até que os grãozinhos fiquem dourados. Transfira-os para uma tigela. Ferva uma panela grande de água e adicione sal. Cozinhe o macarrão por cerca de 6 minutos (ou siga as instruções da embalagem), até que esteja macio, mas não mole demais. Escorra e passe por água fria para evitar que o macarrão continue cozinhando. Na tigela em que você servirá o macarrão: misture o mirin, o shoyu, o mel e o óleo de gergelim. Acrescente a cebolinha e o macarrão, misturando bem. Junte o gergelim, misture novamente e sirva.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sequilhos de Polvilho


Peguei esses biscoitinhos deliciosos do blog da querida Marly. Estava louca para fazer uma receita de sequilhos, mas nos meus livros não tinha nenhum que me agradasse. Resolvi procurar pelos meus blogs amigos, até que achei essa delicinha! Super fáceis e deliciosos!

Sequilhos de Polvilho
daqui

Ingredientes:

9 colheres (sopa) de açúcar refinado
500g de polvilho doce
1 xícara (chá) de manteiga ou margarina
3 ovos inteiros
2 colheres (chá) de fermento em pó

Preparo:

Peneirar o açúcar com o polvilho e o fermento. Juntar os ingredientes restantes e trabalhar a massa com as mãos até formar uma bola. Fazer os biscoitos, da forma desejada, e assar em forno com calor moderado, em tabuleiro não untado.

PS: Da próxima vez vou fazê-los um pouco menores, são perfeitos para acompanhar um café quentinho!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fettuccine com Creme de Cebola e Camarão

 
Vocês vão achar que sou a louca do macarrão. Só nesse último mês devo ter postado umas três receitas, eu acho! Mas esse é especial, além de super fácil é muito, mas muito gostoso!

Fettuccine com Creme de Cebola e Camarão

Ingredientes:

300g de fettuccine, cozido al dente
1/2 pacote de creme de cebola
2 xíc. de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
250g de camarão, limpo
2 dentes de alho
Limão para temperar
Azeite para refogar
Sal e pimenta a gosto
Raminhos de tomilho para decorar

Modo de Preparo:

Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho: Lave os camarões com o suco de limão e tempere com alho, sal e pimenta. Faça um bechamel com a manteiga, a farinha e o leite e misture o creme de cebola até a mistura ficar um pouco espessa. Refogue, rapidamente, o camarão no azeite. Acerte o sal do molho e misture à massa, reservando o camarão. Coloque o camarão por cima do prato, decorando com o tomilho.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Bolo de Banana Delicioso


Essa receita de bolo de banana certamente não vai ser substituída tão cedo. Até hoje, foi a melhor que já fiz. Além de super fácil de fazer, ainda dá pra inventar e acrescentar outros ingredientes. Pela foto dá pra ver como ele é denso e úmido por dentro, do jeito que eu gosto. Adorei!

Bolo de Banana Delicioso
do Grande Livro de Receitas de Claudia

Ingredientes:

1/2 xíc. de manteiga
1 xícara de açúcar
2 ovos
1 xícara de banana-prata madura amassada
1 banana cortada em rodelas
1 colher (chá) de suco de limão
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de aveia
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e os ovos até obter um creme. Junte os ingredientes restantes e misture com uma colher para a massa ficar homogênea. Despeje-a na assadeira e asse por 45 minutos, no forno baixo, pré-aquecido, até que, ao enfiar um palito, ele saia seco. Retire do forno, deixe amornar e desenforme.