sexta-feira, 28 de maio de 2010

Salmão com Mel e Limão da Cinara



Esse salmão da Cinara foi uma descoberta que veio em uma ótima hora. Precisava de uma receita de peixe para servir em um almoço que preparei para o aniversário de uma tia. Fuçando pela internet achei esse salmão com mel e limão, que salvou minha vida. Fiz em casa e todos aprovaram. No almoço não sobrou nem um pedacinho para contar história. E aí que agora esse é o peixe favorito, ele fica muito macio, não resseca como os outros costumavam ressecar. Muito bom, vale tentar fazer!

PS: Ontem fui ao encontro de blogueiras que teve aqui em Brasília, e foi super divertido. As meninas são muito legais, exatamente como vemos nos blogs. Adorei fazer parte dessa super família que cresce cada dia mais! Tamy, Téia, Fê, Glau, Mari, Stefânia, Talitha e Helô, adorei conhecê-las!

Salmão ao Mel e Limão
daqui, do jeitinho que a Cinara postou

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de mel
Suco de meio limão
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de coentro em pó
1 colher (sopa) de água quente
3/4 colher (chá) de casca de limão ralada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
4 filés de salmão (cerca de 150g cada)

Modo de Preparo:

Pré-aqueça uma frigideira com sulcos (ou grill elétrico) em fogo médio. Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes. Passe a mistura nos filés. (Eu deixei os filés de salmão marinando nessa mistura durante 1 hora.) Unte a frigideira com um pouco de azeite e grelhe os filés com a pele para cima, durante 4 minutos. Com cuidado, vire os filés e grelhe do outro lado por mais 4 ou 5 minutos, até que eles estejam totalmente "opacos". (Essa dica foi valiosa para o salmão não ficar ressecado!)

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Bolo de Mandioca



O bolo de mandioca, assim como o de milho e qualquer outro que tenha consistência de pudim, é um dos meus preferidos. Dia desses vi que tinha na geladeira uma mandioca, daqueles pacotinhos à vácuo, prestes a perder a validade. estava pensando no que fazer (estava louca para fazer um bobó de frango!) quando, de repente, visitando o blog da Ângela, encontrei nas receitas relacionadas um delicioso bolo de mandioca. Pronto, já sabia o que fazer. O bolo fica super gostoso, molhadinho do jeito que eu gosto. Agora, adivinhem só quem devorou o bolo: Marcelo! Ele adorou, não podia ver o bolo em cima da mesa que pedia! Uma graça!

Bolo de Mandioca

Ingredientes (eu fiz a metade da receita):

1 quilo de mandioca ralada
4 ovos
3 xícaras de açúcar
3 colheres de margarina
1 coco fresco coco ralado ou um pacote de 100 g de coco seco
1 e 1/2 xícara de leite
1 colher de fermento em pó

Modo de Preparo:

Processar a mandioca ou ralar, (eu ralei), juntar os ovos batidos no liquidificador com o leite, margarina e açúcar, juntar esta batida a mandioca ralada e ao coco ir misturando delicadamente e por ultimo acrescentar o fermento.Untar e enfarinhar uma forma redonda de 30 cm, de preferência forma alta. Levar para assar por 45 minutos ou mais dependendo do forno, em forno a 200 graus ou ate dourar.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Sorbet de Tangerina



Nesse domingo fomos para a chácara almoçar. Uma delícia o tempo, sem chuva, sem aquele sol grudento, maravilhoso. Maravilhoso também porque agora está na época de uma das minhas frutas preferidas: a tangerina. Lá na chácara tem vários pés de tangerina, além dos de manga, limão, laranja lima, abacate, amora silvestre, carambola e jaca. Os pés de tangerina estão super carregados, e a leva desse ano deu bem docinha (geralmente dava aquelas pequenininhas e azedinhas). Comemos muitas ao ar livre e acabamos colhendo mais e trazendo um saco enorme (enorme mesmo, coisa de 50 tangerinas grandes!) que tive que usar o mais rápido possível. Suco, molho e o delicioso sorbet! O sorbet de tangeria realmente se sobressaiu, acho que é o mais gostoso de todos os que eu já fiz! Além de ser muito fácil!

Sorbet de Tangerina

Ingredientes:

750 ml de suco de tangerina (aproximadamente 15 tangerinas médias)
3/4 xíc. de açúcar cristal
Raspas de uma tangerina

Modo de Preparo:

Em uma panela pequena, misture o açúcar e uma xícara do suco de tangerina. Leve ao fogo até que o açúcar dissolva completamente. Retire do fogo e misture o restante do suco e as raspas. Leve para gelar e coloque na sorveteira, de acordo com as instruções do fabricante. Retire do freezer 15 minutos antes de servir para que fique com a textura mais cremosa.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Risoto de Aspargos Frescos



Como já falei por aqui, faz pouco tempo que comecei a gostar de risotos. Desde então não tento fazer muitas receitas, a de funghi, que já postei, é o preferido em casa e o que eu mais gosto de fazer. Fui ao mercado essa semana e achei uma bandeijinha de aspargos frescos dando sopa. Na hora pensei em grelhá-los, assim como eu sempre vejo no programa do Jamie Oliver. Mas aí pensei melhor e decidi fazer um risoto. E ficou delicioso! Os aspargos frescos realmente dão um charme, a combinação é perfeita! A receita eu peguei do maravilhoso blog da Léia, o Cucchiaio Pieno.

Risoto de Aspargos
adaptado daqui

Ingredientes:

300 g de arroz arbóreo
200 g de aspargos
1/2 cebola picadinha
1/2 taça de vinho branco seco (usei um prosecco que tinha em casa)
1 litro de caldo de legumes
20 g de manteiga
50 g de queijo parmesão ralado
Sal

Modo de Preparo:

Corte os aspargos em 3 partes e coloque a parte mais dura do caule para aromatizar o caldo de legumes. Pique os caules restantes, reservando as pontas para a decoração. Refogue a cebola na metade da manteiga e toste o arroz até que fique translúcido, adicione o vinho e deixe evaporar completamente. Acrescente 1 concha de caldo quente e cozinhe o arroz, misturando com frequência. Vá despejando o caldo sempre que a concha anterior tiver sido totalmente absorvida pelo arroz.

Quando o arroz estiver al dente, coloque os aspargos reservados e deixe cozinhar dentro do risoto, derramando a última concha de caldo.

Adicione o restante manteiga e o queijo ralado, tampe a panela e deixe repousar por 2 minutos. Sirva imediatamente, enfeitando com as pontas de aspargos cozidas.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Espaguete ao Pesto



Acho que eu só tinha comido molho pesto uma ou duas vezes.. na vida! Mas sinceramente não lembrava do gosto, sequer lembrava do que era feito. Movida pela curiosidade, decidi arriscar e pegar uma receita na internet para fazer aqui em casa. A surpresa foi deliciosa. O molho é maravilhoso (só de falar já fico com vontade de comer), além de muito fácil - mesmo! Vou postar a receita do jeitinho que eu fiz. Experimentem, aqui em casa quase não sobrou a panela!!

Pesto de manjericão

Ingredientes:

2 xíc. (chá) de folhas manjericão
2 dentes de alho (aferventados para ter sabor mais suave)
½ a 2/3 de xíc. (chá) de azeite (aproximadamente)
2 col. (sopa) de nozes ou pinoli
1/2 xíc. (chá) de queijo parmesão ralado
Sal 

Modo de Preparo:
No processador (ou no pilão), bata o manjericão com o alho e o azeite. Adicione os pinoli, o queijo, o sal e bata novamente, mas sem deixar uma pasta completamente homogênea. Retire do processador, coloque em um pote, cubra com um fio de azeite (para prevenir a oxidação) e guarde na geladeira até o momento de servir.

PS: A receita deve render para mais ou menos 300g de espaguete.

sábado, 15 de maio de 2010

Cookies de Chocolate - Sem Glúten



Vi no blog da minha querida amiga Tati que hoje estava sendo o dia da postagem coletiva sem glúten, proposta pela Flávia, do blog Arte na Cozinha. Quando meu primeiro filho nasceu, ele passou por alguns problemas e tive que retirar todo o glúten, leite e carnes da minha alimentação. Aí foi uma luta atrás de fazer coisas que não contivessem nenhum desses ingredientes. Um tempo depois eu voltei a comer, mas imagino a luta de quem não pode comer um tiquinho de trigo e já passa mal. Na época que aconteceu isso comigo fiquei sabendo das histórias dos celíacos, esse grupo de pessoas que não tolera trigo - assim como outros alimentos. Achei legal compartilhar essa receita, porque além de deliciosa, pode fazer parte do cardápio de bastante gente que não pode comer alimentos com trigo. Espero que gostem!

Cookies de Chocolate sem Glúten

Ingredientes:

200g de manteiga sem sal;
1 e 1/2 xícara de açúcar cristal;
2 xícaras de farinha especial sem glúten (uso uma da marca Amina, mas qualquer substituto de farinha de trigo pode ser utilizado)
2/3 xícara de chocolate em pó (se for o sem açúcar melhor ainda);
2 ovos;
2 colheres (chá) de essência de baunilha;
3/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio;
1/4 colher (chá) de sal;
2 xícaras de gotas de chocolate (no caso, uma barra de chocolate de soja sem glúten picadinha)

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 170oC. Misture todos os ingredientes secos em um recipiente (farinha, chocolate, bicarbonato e sal) e reserve. Na tigela da batedeira, coloque a manteiga (que deve estar em temperatura ambiente) e o açúcar e bata até que forme uma massa fofa e branca. Junte os ovos e a essência de baunilha e bata até incorporar. Bata os ingredientes secos e, após incorporados, adicione as gotas, mexendo com uma colher. Forre uma assadeira com papel-manteiga e faça bolinhas com as mãos (ou com a ajuda de duas colheres), e disponha-os na assadeira com uma distância de aproiximadamente 4 cm. Leve ao forno por cerca de 15-20 minutos, ou até que as bordas estejam douradas. Pode decorá-los com confeitos (que não contenham glúten), assim que saírem do forno.

PS: Desculpem pela foto, mas foi tirada de noite, e meu marido só tirou uma.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bolo de Chocolate



Depois de muitos anos tentando, consegui voltar e fazer um post consecutivo! Hoje tive bastante tempo para fazer minhas coisas, e inclusive minhas receitas que estavam na fila há bastante tempo. Vou postar um bolo de chocolate, que é o coringa aqui em casa. Sempre que preciso inventar um lanche ou levar algo de sobremesa, aposto nesse bolo simples com um sorvetinho. E todo mundo que experimenta pede a receita!

Bolo de Chocolate

Ingredientes:

3 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
3 colheres de chocolate em pó
1/2 xícara de leite
1/2 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:

Separe as claras e gemas dos ovos. Na tigela da batedeira, bata as claras em neve. Adicione as gemas, o açúcar e o leite. Adicione então os ingredientes secos, previamente peneirados, e bata somente até incorporar. Leve ao forno pré-aquecido a 200o. por aproximadamente 25 minutos, ou até que fique firme. O bom desse bolo também é que ele não leva manteiga, ou seja, é menos gorduroso que os demais.

Para a cobertura derreti mais ou menos 250g de chocolate (dos ovos de Páscoa que as crianças ganharam) no micro-ondas e dei o ponto de cobertura com leite.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Frango à Milanesa de Forno



Ando sem tempo de fazer nada da vida! Estou fazendo um curso que me toma todos os meus dias da semana, inclusive o sábado e o domingo. Estava louca para vir postar aqui, mas quando fui ver meu arquivo de fotos descobri que não havia fotografado nada de novo nesse último mês. Pensando nisso, fiz hoje uma receitinha que eu adoro fazer e, principalmente, comer! É um frango empanado de forno, feito com pão integral.. Delicioso, inclusive para a minha dieta (hehehe, voltei a fazê-la há pouco)!

Frango à Milanesa de Forno

Ingredientes:

6 bifes de filé de frango
4 dentes de alho amassados
Sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 fatias de pão de fôrma integral, trituradas no liquidificador
2 ovos levemente batidos

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno em temperatura média-alta. Tempere os filés com o alho, o sal e a pimenta. Passe-os pela farinha de trigo, ovos e, por último, pelo pão integral. Disponha os bifes em uma assadeira untada com pouco azeite, regue-os com um fio de azeite e leve ao forno até corarem, aproximadamente 25 minutos. Servi com uma beterraba cozida e um creme de espinafre (molho branco com espinafre).