sexta-feira, 31 de maio de 2013

Hommus


Sempre que a moça que trabalha aqui em casa faz salada de grão de bico, ela deixa separado um pouquinho sem temperar na geladeira. Aí eu sempre faço ou hommus ou um antepasto, tudo super simples e delicioso! Essa é a minha versão do clássico árabe!

Hommus

Ingredientes:

1 xíc. (chá) de grão-de-bico cozido sem pele, com um pouco da água do cozimento
2 colheres (sopa) de tahine
1 dente de alho
Suco de 1 limão
Azeite de oliva a gosto
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Coloque os ingredientes - o grão-de-bico sem a água, o tahine, o alho, suco de limão, sal, pimenta e um pouco de azeite. Vá batendo e acerte a consistência com a água reservada. A textura deve ser a de um purê grosso. Regue com uma porção generosa de azeite e sirva com torradas e pão sírio.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Iogurte Natural com Farofa de Biscoito e Frutas


Olha que ideia delícia pra fazer no feriado: peguei 2 bolachas doces (de aveia e mel) trituradas, 1 copo de iogurte natural, 2 colheres (sopa) de mel, morangos e mirtilos. Um super café-da-manhã ou lanche da tarde!

terça-feira, 28 de maio de 2013

Manteiga de Amendoim Caseira


Hoje é dia de receita nova no CanalReceitinhas! Essa manteiga de amendoim deliciosa vi lá no blog da Tati! Com certeza vai salvar uns bons reais da carteira na hora de preparar essas maravilhas!

sábado, 25 de maio de 2013

Strudel de Maçã (Apfelstrudel)


Confesso que só experimentei strudel uma vez, quando, há muitos anos, fomos em uma padaria alemã perto de casa. Dali pra cá nunca mais fomos lá, nem eu comi nada parecido. Aí me deu vontade de preparar um strudel de maçã um dia desses, e o resultado foi essa tortinha deliciosa, muito parecida com a do alemão da padaria!

Strudel de Maçã (Apfelstrudel)

Ingredientes:

Massa

3 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 ovo
1/4 de xíc. (chá) de manteiga sem sal amolecida
1/2 colher (chá) de sal
1 xíc. (chá) de água gelada
Óleo vegetal
Farinha para polvilhar

Recheio

3/4 de farelo de pão
1/4 xíc. (chá) de manteiga sem sal derretida
750g de maçã picada, sem casca e sem semente
1/3 xíc. (chá) de açúcar cristal
3/4 xíc. (chá) de uva-passa escura
2 colheres (chá) de canela em pó
140g de manteiga sem sal gelada em cubos

Modo de Preparo:

Massa - Na tigela da batedeira, coloque a farinha, o ovo, a manteiga amolecida e o sal. Misture a massa com o gancho e adicione água gelada suficiente para formar uma massa macia. Trabalhe a massa até que ela fique lisa e elástica, cerca de 5 minutos. Forme uma bola com a massa e coloque em uma tigela untada com óleo. (Li nos comentários da receita e fiz assim: aqueci bem uma panela vazia e coloquei por cima da tigela com a minha massa). Cubra e deixe descansar por 1 hora. 

Recheio - Misture a maçã, o açúcar, as passas, a canela, a manteiga gelada e metade do farelo de pão.

Montagem - Cubra uma superfície de aproximadamente 1metro quadrado com uma toalha de mesa limpa. Polvilhe a toalha com farinha de trigo e coloque a massa em cima da toalha. Com um rolo de massa, forme um retângulo fino de massa. Depois de bem esticada com o rolo, comece a esticá-la com as mãos, gentilmente para não quebrar a massa. O comprimento ideal para essa quantidade de massa é de 1,00m por 0,70m. Deixe a massa relaxar na bancada por alguns minutos antes de enrolá-la. Corte as beiradas mais grossas e despeje o recheio em uma das pontas do strudel, acrescentando o restante do farelo de pão. Pincele o restante da massa com bastante manteiga derretida e enrole-o com o auxílio da toalha de mesa, como um rocambole. Coloque o strudel em uma forma forrada com papel-manteiga, em formato de U. Pincele a parte de cima da massa com a manteiga restante. Asse em forno pré-aquecido a 180oC por aproximadamente 35 minutos. Sirva morno ou em temperatura ambiente.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pudim de Leite (Crème Caramel)


Não é novidade por aqui que estou apaixonada por essa vida de dona de casa exclusiva. Caio está lindo, tenho tido tempo de fazer tudo com ele, passear, brincar, conversar, enfim, todas aquelas coisas deliciosas que passamos com os bebês. Agora que ele está crescido, tem estado mais paciente para esperar preciosos minutos no carrinho dele enquanto eu faço as receitas que estão vindo em caravana na minha cabeça. Estamos vidrados em um programa que passa na BBC, o The Great British Bakeoff. Eu e o Bernardo já perdemos as contas de quantas receitas fizemos, todas com a precisão britânica: dão super certo. Esse pudim é um exemplo de poucos ingredientes que fazem um clássico delicioso. A receita rendeu 6 potinhos, que não duraram nem 2 dias! E ainda tem outra: essa receita de caramelo é a mais perfeita e fácil de todas!

Pudim de Leite (Crème Caramel)

Ingredientes:

Caramelo:

160g de açúcar refinado
6 colheres (sopa) de água
Manteiga para untar os ramequins

Pudim:

4 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
25g de açúcar refinado
600ml de leite integral

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oC. Para o caramelo, coloque o açúcar e a água em uma panela no fogo baixo (não use antiaderente), misture bem e deixe caramelar sem mexer até que o açúcar fique dourado, o que deve levar cerca de 15 minutos. Retire o caramelo do fogo e despeje no fundo dos ramequins. Reserve. Em uma panela, aqueça o leite e retire do fogo pouco antes de levantar fervura. Em uma tigela, bata bem os ovos, o açúcar e a baunilha. Despeje o leite quente por cima da mistura de ovos e mexa bem com um fouet. Unte as laterais dos ramequins com a manteiga e despeje o creme até quase encher as forminhas. Leve ao forno em banho-maria por cerca de 20 minutos. Retire a água do banho-maria e leve à geladeira até que os pudins fiquem gelados. Desenforme, com o auxílio de uma faca e sirva com chantilly.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Macaroni Quatro Queijos


Fui ao mercado semana passada e achei fofa essa massinha. Resolvi comprar, e resolvi também que ia mudar o manjado molho de tomate de sempre e fazer um molho quatro queijos bem encorpado e delicioso. Em menos de 20 minutos tínhamos pratos de massa fumegantes para o jantar!

Macaroni Quatro Queijos

Ingredientes:

500g de massa curta cozida al dente
100g de queijo gruyère
100g de queijo roquefort
100g de queijo brie
100g de queijo parmesão
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

Bata os queijos com o leite no liquidificador e reserve. Em uma panela, frite a farinha na manteiga até incorporar bem. Junte a mistura do leite com os queijos e mexa bem com um fouet, até a que o molho fique bem encorpado. Se necessário acrescente mais leite. Tempere com o sal e a pimenta e sirva com a massa.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Cupcake de Chocolate com Cobertura de Marshmallow


Há tempos eu queria preparar um cupcake de chocolate. Mas todas as receitas que eu via rendiam mais de 12, ou levavam muita manteiga, ou muito óleo, ou enfim, não eram o que eu queria. Mas eu não queria só o bolinho de chocolate. Eu queria também uma cobertura que ficasse linda nos meus cupcakes. Hoje, enquanto fazia o Caio dormir, peguei o celular e me botei a pesquisar receitas. Encontrei essa maravilhosa, que, pelos comentários, parece que pertence ao livro da Hummingbird Bakery, uma confeitaria super famosa mundo afora. Achei a receita fácil e, de quebra, encontrei uma receita ótima de marshmallow enquanto fazia a pesquisa para o bolinho. E o melhor: a conta certa de 9 bolinhos para a família toda comer até amanhã! Perfeito!

Cupcakes de Chocolate com Cobertura de Marshmallow

Ingredientes:

Para os bolinhos:

100g de farinha de trigo
20g de chocolate em pó
140g de açúcar refinado
1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
Uma pitada de sal
40g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
120 ml de leite
1 ovo
1/4 colher (chá) de extrato de baunilha

Para a cobertura:

2 claras de ovo
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1/2 colher (café) de cremor tártaro
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de Preparo:

Bolinhos - Na tigela da batedeira, coloque a farinha, o chocolate, o açúcar, o fermento, o sal e a manteiga. Bata até obter uma areia fina. Em outra tigela, bata o ovo com o leite e a baunilha. Acrescente a mistura de líquidos aos ingredientes secos. Bata até incorporar. Forre a forma de cupcakes com as forminhas de papel e despeje a massa até encher 3/4 das forminhas. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por aproximadamente 20 minutos ou até que os bolinhos passem no teste do palito. Retire do forno e reserve.

Cobertura - Leve as claras, o açúcar e o cremor tártaro para aquecer em banho maria, mexendo sempre com um fouet. Assim que o açúcar dissolver e a mistura ficar aquecida, retire do fogo e leve à tigela da batedeira, batendo em velocidade baixa, aumentando gradativamente, até que o marshmallow forme picos firmes e brilhantes, o que deve levar aproximadamente 5 minutos. Junte a baunilha, bata para incorporar e cubra os bolinhos. Para o efeito tostado do marshmallow, usei um maçarico. 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Trufas de Chocolate Branco com Limão


Vocês devem lembrar que eu comentei aqui que fiquei de fazer alguns docinhos para a festinha dos filhos do meu primo no mês passado. E devem lembrar também que eu sequer consegui abrir a massa de biscoitos que eu fiz. Comprei todos os ingredientes e não consegui concretizar nenhum docinho. E esse chocolate foi fruto das compras para as preparações de bloquinhos de chocolate. Com a sobra em casa, resolvi fazer essas deliciosas trufas de chocolate branco com limão. Deliciosas mesmo! E super fáceis de fazer, eu sinceramente achei que eram muito mais difíceis!

Trufas de Chocolate Branco com Limão

Ingredientes:

200g de chocolate branco de boa qualidade ralado
70g de creme de leite - de caixinha mesmo
Raspas de 1 limão tahiti
50g de chocolate branco ralado para decorar

Modo de Preparo:

Coloque o chocolate branco em uma tigela e reserve. Esquente o creme de leite em uma panela - tenha cuidado para não ferver. Junte o creme quente ao chocolate e misture bem, para dissolver todo o chocolate. Acrescente as raspas de limão e leve a mistura à geladeira por pelo menos 3 horas. Retire a massa da geladeira, enrole, como um brigadeiro, e passe pelo chocolate branco ralado.

*A proporção de derretimento do chocolate para a trufa é de 3 partes de chocolate e 1 parte de creme de leite.

sábado, 18 de maio de 2013

Doce de Abóbora com Coco Ralado


Eu adoro doce de abóbora. Especialmente pelo sabor do cravo, especiaria que eu mais amo na cozinha. Sexta-feira aqui em casa é geralmente o dia em que a geladeira está vazia, justamente porque sábado é dia de ir ao mercado e a fazer a feira da semana. Mas na semana passada, encontrei escondida na geladeira essa abóbora, prontinha para usar. Terminamos o almoço e corri para a cozinha pra preparar esse doce delicioso e super rápido. Nada melhor que uma fatia de queijo para servir por baixo dessa belezinha!

Doce de Abóbora com Coco
adaptado daqui

Ingredientes:

300g de abóbora (usei moranga)
1/3 xíc. (chá) de açúcar
8 cravos-da-Índia
1/4 xíc. (chá) de água
2 colheres (sopa) de coco ralado

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes, com exceção do coco, em uma panela. Tampe e cozinhe em fogo baixo até a abóbora desmanchar bem. Vá provando e, se necessário, acrescente mais açúcar. Assim que a água secar, adicione o coco, desligue o fogo e tampe a panela. Espere esfriar e sirva com uma fatia generosa de queijo.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Bolinhos de Ricota


Quem lê o blog sabe que eu sou apaixonada por esses bolinhos de frigideira. Primeiro porque, com pouquíssima gordura, podemos fazer esses fritters sequinhos e crocantes. Segundo porque eles dão certo com qualquer ingrediente. É o caso desse. Comprei uma ricota e já pensei logo na delícia da textura dos bolinhos que seriam feitas com ela. E ficaram realmente maravilhosos, pareciam nuvenzinhas de queijo!

E hoje tem vídeo novo no CanalReceitinhas! Amanhã posto a receita! =D

Bolinhos de Ricota
adaptada daqui

Ingredientes:

400g de ricota
1 ovo
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
Cebolinha picada
Sal e pimenta a gosto
Azeite para fritar

Modo de Preparo:

Amasse bem a ricota com as mãos. Junte o restante dos ingredientes e faça pequenas bolinhas achatadas. Frite na frigideira quente com pouco azeite, virando quando estiverem douradinhas.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Carne Louca


Poucas coisas são tão gostosas quanto uma comidinha bem caseira. Eu digo isso porque, mesmo os meus filhos, que são crianças e adoram novidade e lanches de rua, perderam o gosto pela comida de fora. Quando saímos, não é surpresa eles quererem voltar pra casa pra fazermos um lanche, tipo hamburger, nuggets, risoto, massa, ou qualquer comidinha gostosa. Nesse espírito de comidas deliciosas, decidi preparar essa carne louca, que já tinha feito antes, e que fiquei apaixonada. A mistura do pimentão, da carne e da cebola é perfeita! Pra mim é o melhor jeito de preparar um lagarto!

Carne Louca

Ingredientes: 

1˚ Etapa:

500g de lagarto bovino em um único pedaço
2 tomates grosseiramente picados
1 cebola grosseiramente picada
2 folhas de louro

2˚ Etapa:

1/2 cebola picada
1 dente de alho amassado
500g do lagarto cozido e desfiado
1/2 pimentão amarelo pequeno, picado
1/2 pimentão vermelho pequeno, picado
1 tomate sem sementes, picado
1 colher (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de massa de tomate
Sal
Cebolinha e salsinha picadas

Modo de Preparo:

Na panela de pressão, coloque a carne, os tomates, a cebola e as folhas de louro e cubra com água. Leve para cozinhar em fogo baixo por 40 minutos depois que pegar pressão. Assim que estiver bem cozida e molinha, desfie (usei as mãos) e reserve um pouco do caldo, sem tomate, cebola e louro. Numa outra panela, frite a cebola e o alho em um fio de óleo. Junte a carne cozida e desfiada, os pimentões, tomate, molho inglês, shoyu e a massa de tomate. Cubra com o caldo do cozimento (se tiver impurezas, passe por uma peneira fina) e deixe apurar até o ponto desejado, com mais ou menos líquido. Acerte o sal e misture a cebolinha e salsinha. 

Eu servi por cima de uma fatia de pão caseiro torrado!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Quiche Integral de Cebola com Queijo Mussarela


Eu e o Bernardo estamos adorando gravar os vídeos do CanalReceitinhas. Sempre que podemos - e sempre que o Caio está dormindo - corremos pra cozinha pra fazer alguma receita. Pensando no dia das mães, decidimos fazer essa deliciosa quiche, que pode servir tanto para levar no almoço ou no lanche desse dia tão especial para as mamães.

O vídeo já está disponível no CanalReceitinhas no youtube! Corre lá pra assistir! =)

Quiche Integral de Cebola com Queijo Mussarela

Ingredientes:

Massa:

1 xíc. (chá) de farinha de trigo branca
1 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
125g de manteiga gelada, cortada em cubos
1 ovo
50 ml de água gelada
Sal

Recheio:

200g de creme de leite
2 ovos
1 cebola cortada em meia-lua
200g de queijo mussarela ralado
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela, coloque as farinhas, a manteiga, o ovo e uma pitada de sal. Misture bem com as pontas dos dedos para 'quebrar' os pedacinhos de manteiga. Quando a mistura estiver com uma textura de areia molhada, incorpore a água, pouco a pouco, até que a massa solte das mãos (pode ser necessário menos água). Faça uma bola com a massa e guarde na geladeira enquanto prepara o recheio.

Recheio - Com um batedor de arame, bata os ovos com o creme de leite. Tempere com o sal e a pimenta e acrescente a cebola e o queijo. Misture bem.

Retire a massa da geladeira e abra sobre uma superfície enfarinhada. Forre a assadeira com a massa e despeje o recheio por cima. Asse em forno pré-aquecido a 200oC até que a quiche fique dourada. Sirva morna.

domingo, 5 de maio de 2013

Água Aromatizada


Amei essa ideia, ainda mais para incrementar a água sem graça de todos os dias. Cortei 2 laranjas - as minhas eram orgânicas - muito bem lavadas e alguns talos de hortelã. Completei com água, misturei bastante e levei à geladeira. Deixei umas 4 horas e tomamos na hora do almoço! A água não fica doce, mas fica com um saborzinho bem suave da laranja e do hortelã!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Pãozinho de Mandioquinha


Com certeza os pães mais fofinhos que já saíram do meu forno! Eu amo mandioquinha - ou batata baroa - e logo que vi essa receita, pulei em cima! Pedi pra moça que trabalha em casa pra fazer o purê pro almoço e fiz os pãezinhos pro jantar. Receita mais do que aprovada! Os meninos se esbaldaram, comeram do café-da-manhã ao jantar! Parece até que foi tirado da prateleira da padaria!


Pãozinho de mandioquinha

Ingredientes:

1 colher (sopa) de fermento seco para pão
1/4 xícara de leite 
1/2 xícara de óleo de canola
2 ovos médios
2 colheres (sopa) de açúcar
250g de mandioquinha cozida e espremida
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1/2 colher (sobremesa) de sal
Cerca de 1/2 quilo de farinha de trigo

Modo de Preparo:

Coloque metade da farinha numa vasilha junto com o fermento, o açúcar, os ovos e a mandioquinha ainda morna com o leite. Misture tudo muito bem até que fique uma massa elástica e que levante bolhas. Reserve cerca de 1 xícara de farinha e junte o restante à massa. Incorpore a margarina, o óleo e o sal. Misture tudo muito bem até que toda a farinha seja incorporada. Jogue a massa na mesa polvilhada com um pouco da farinha reservada e vá sovando até que fique lisa. Vá juntando mais farinha conforme for precisando. Limpe sempre a mesa e a mão caso grude massa. Para mim não deu ponto de soltar das mãos, ela continuou pegajosa. Faça uma bola com a massa e coloque numa vasilha. Cubra com filme plástico e deixe fermentar até que dobre de volume (como estava quente aqui, 40 minutos foi o suficiente aqui). Dê alguns soquinhos sobre a superfície da massa para retirar o gás acumulado. Tire a massa da vasilha e divida a massa conforme o tamanho desejado (aqui rendeu 20 bolinhas de uns 50g). Vá colocando as bolinhas numa forma forrada com papel manteiga ou untada com manteiga. Cubra com filme plástico e deixe fermentar por mais uns 20 minutos. Pré-aqueça o forno a 180oC. Se quiser, pincele levemente a superfície da massa com ovo batido. Leve ao forno por 20 ou 25 minutos ou até que fiquem corados.

*Por conta da minha dieta, fiz os pães com leite sem lactose e margarina!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Arroz com Quinoa


Continuando a batalha para baixar o colesterol do pimpolho, mais uma dica maneira! Para uma xícara e meia de arroz integral adiciono meia xícara de quinoa. E meu arroz é mais simples ainda: para cada xícara de arroz integral, três de água. Coloco a água para ferver, acrescento sal e, assim que levantar fervura, coloco o arroz com a quinoa, já lavados. Além de super saudável, a quinoa confere um sabor muito interessante ao arroz. Deliciosamente nutritivo!