segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Picolé de Morango com Iogurte


Foram dias sofridos do maior calor que eu já vi na vida nessa cidade. O jeito foi tentar espantar a onda mortífera de quentura chupando gelo fazendo picolés de diversos sabores. Rolou o conhecido e maravilhoso manga com maracujá inúmeras vezes e, para aproveitar levas e mais levas de iogurte caseiro e lindos morangos orgânicos, esses incríveis picolés de morango com iogurte. O calor era tanto que as crianças quase não deixaram o pobre picolé solidificar!

Picolé de Morango com Iogurte

Ingredientes:

2 xíc. (chá) de morangos picados
1/4 xíc. (chá) de açúcar
Suco de 1 limão
1 xíc. (chá) de iogurte natural

Modo de Preparo:

Em uma tigela, coloque os morangos e o açúcar, misture e deixe macerar por cerca de 20 minutos. Após o descanso, bata os morangos, juntamente com o líquido que ele soltou, e o suco de limão no liquidificador até que a mistura fique homogênea. Junte o iogurte, sem bater, e coloque o creme nas forminhas de picolé. Espete o palito e leve ao freezer por pelo menos 4 horas.

domingo, 29 de outubro de 2017

Bifum com Cogumelos e Cenoura



Uma amiga muito querida da minha mãe me encheu de presentinhos deliciosos que ela trouxe de São Paulo. Entre as guloseimas, um pacote de 500g de bifum logo me saltou aos olhos. Decidi que começaria por ele e, coincidentemente, encontrei uma receita da Rita Lobo que vinha ao encontro dos meus desejos: o macarrão de arroz em uma combinação incrível com cogumelos, cenouras, frango e cebolinha. Vocês não têm noção de como esse pratinho ficou delicioso! A começar pelo caldinho, que eu comi todo de colher antes de devorar o macarrão! Demais!

Bifum com Cogumelos e Cenoura

Ingredientes:

50 g de bifum 
1/2 cenoura
1/2 xícara (chá) de peito de frango cozido e desfiado
3 talos de cebolinha
2 cogumelos shiitake
1 1/2 colher (sopa) de missô 
2 xícaras (chá) de água fervente
Óleo de gergelim torrado a gosto (opcional)

Modo de Preparo:

Lave, seque, descasque e passe a cenoura na parte grossa do ralador. Lave, seque e fatie a parte verde da cebolinha. Descarte o cabo e corte o shitake em fatias finas. Numa tigelinha, misture o missô com 1 colher (chá) de água e o óleo de gergelim torrado. Misture bem para dissolver e formar uma pastinha. Quebre o macarrão bifum em pedaços menores para caber dentro do pote. Separe um pote de vidro alto e monte em camadas: coloque primeiro a pastinha de missô; em seguida o frango desfiado; cubra com a cenoura ralada; disponha as fatias de shitake, a cebolinha fatiada e termine com o macarrão bifum. Leve uma chaleira com 2 xícaras (chá) de água ao fogo alto. Assim que ferver, derrame a água dentro do pote até cobrir todo o conteúdo - a quantidade de água pode variar de acordo com o tamanho do pote. Tampe e deixe por 5 minutos para o macarrão cozinhar. Com um garfo (ou hashi) misture, coloque em uma tigela e consuma a seguir.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Mousse de Chocolate Amargo


Estava folheando o livro da Paola Carosella no sábado passado, quase na hora do jantar. Nem estava à procura de nada, só mesmo planejando que receitas faria daquele livro. De repente, vi uma receita de mousse de chocolate, que, incrivelmente, não usava creme de leite fresco. Sabia que tinha todos os ingredientes em casa e fui direto para a cozinha prepará-la. Pouquíssimos ingredientes deram luz à essa textura maravilhosa e aerada dessa mousse. Fiz 1/4 da receita, que me rendeu 3 copos como o da foto. Comemos tudo até o domingo na hora do almoço e, desde então, o Bernardo - que não é nem um pouco fã de doces - não para de pedir para que eu repita logo a receita.

Mousse de Chocolate Amargo
do livro Todas as Sextas

Ingredientes:

400g de chocolate 70% cacau
80g de manteiga sem sal
8 gemas
130g de açúcar
12 claras

Modo de Preparo:

Em uma tigela em banho-maria, derreta o chocolate com a manteiga e reserve. Coloque as gemas na tigela da batedeira e reserve. Em uma panela, coloque 110g de açúcar e 2 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo médio, sem mexer, até obter uma calda densa, na qual o açúcar terá se dissolvido, mas o líquido será incolor (117oC). Em seguida, e sem deixar a calda esfriar, comece a bater as gemas e despeje a calda de açúcar aos poucos. O calor da calda cozinhará as gemas, enquanto o movimento da batedeira deixará a mistura aerada. Ao final, você terá uma espuma clara e estável. Em outra tigela, bata as claras em neve. Quando estiverem firmes, acrescente os 20g de açúcar restantes e continue batendo até a mistura fica consistente. Com cuidado, junte a espuma de gema ao chocolate derretido morno. Incorpore as claras por último, com delicadeza. Coloque em taças ou copos, ou, se preferir, em um único recipiente, e leve à geladeira por pelo menos 12 horas.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Banana Bread


Ontem, tarde da noite, avistei na minha fruteira 3 bananas quase estragadas, que certamente não sobreviveriam até a manhã seguinte. Peguei uma receita na internet, convoquei as crianças para me ajudarem e preparamos esse delicioso - e ultra macio - banana bread. Se chama "pão", mas aqui em casa entrou na categoria bolo logo que saiu do forno! Se tiverem bananas estragando em casa, meu conselho é: façam essa belezinha!

Banana Bread

Ingredientes:

1/2 xíc. (chá) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xíc. (chá) de açúcar
2 ovos
3 bananas bem maduras, amassadas
1 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xíc. (chá) de nozes picadas - opcional

Modo de Preparo:

Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês. Pré-aqueça o forno a 190oC. Em uma tigela, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione os ovos e as bananas e bata até incorporar. Em uma tigela, peneire a farinha, o bicarbonato e o sal. Adicione os secos aos líquidos, misturando com uma espátula até que fique homogêneo. Adicione a baunilha e as nozes e despeje na forma. Leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até que passe no teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

sábado, 30 de setembro de 2017

Amêndoas Temperadas


Devo confessar de, além de ter ficado viciada nessas amêndoas, viciei também o Bernardo. Já é bem a terceira vez que preparo, e o amor é tão grande por elas que não esperamos nem esfriar, já atacamos elas ainda quentes, na assadeira. Mas pudera, as amêndoas ficam incrivelmente crocantes, temperadinhas com o alho em pó e picantes pela adição da pimenta. Façam para comer amanhã e me digam se não tenho razão!

Amêndoas Temperadas

Ingredientes:

1 xíc. (chá) de amêndoas cruas, com pele
1 e 1/2 colher (chá) de azeite
1 colher (chá) de alho em pó
1 colher (chá) de páprica
1/2 colher (chá) de pimenta caiena em pó
Sal a gosto

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma assadeira. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 10 minutos - ou até que comecem a dourar, mexendo na metade do tempo. Retire do forno, espere esfriar e sirva em temperatura ambiente.


quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Thumbprints de Canela com Geleia de Maçã


Minha sogra preparou uma geleia de maçã deliciosa e me deu um pote para trazer pra casa. A geleia sozinha já é incrível, mas imaginei como ela poderia ficar maravilhosa também como recheio de um biscoitinho de canela. Depois de uma rápida procura, encontrei essa receita da Glau, no blog da Akemi. Fiz os biscoitos em tempo recorde, e rapidinho já tinha pelo menos uma dúzia deles fresquinhos! Delícia!

Thumbprints de Canela com Geleia de Maçã

Ingredientes:

175g de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
60g de açúcar
1/2 colher (chá) de fermento em pó
uma pitada de sal
2 colheres (sopa) de conhaque (opcional)
1/2 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1/4 colher (chá) de essência de baunilha
1 xíc. (chá) de geleia de maçã

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180˚C. Forre duas assadeiras com papel manteiga ou silpat. Coloque todos os ingredientes numa vasilha e amasse com as mãos ou na batedeira. Se necessário adicione um pinguinho de água para dar liga. A massa precisa ficar lisa e desgrudar das mãos. Modele os biscoitinhos da maneira que quiser e vá dispondo na assadeira. Dê uma leve achatada nos biscoitos e, com a ponta do dedo, faça uma cova no centro do biscoito. Com uma colherinha, coloque uma porção da geleia. Asse por cerca de 10 a 15 minutos conforme o tamanho dos seus biscoitos. Estará bom quando as bordas estiverem levemente corados. Deixe sobre uma grelha para esfriarem. Logo que saem do forno, os biscoitos estarão macios mas conforme esfriam vão ficando crocantes. Depois de frios, guarde em potes ou latas bem vedadas.

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Mil Folhas Salgado


Queria fazer um aperitivo fofo para receber minha mãe e minhas tias aqui em casa na semana passada. Decidi assar a massa folhada que tinha no freezer, ainda sem ideia do que preparar. Como já tinha feito uns biscoitinhos doces, resolvi preparar um mil folhas salgado. Um petisco super simples, porém lindo e delicioso! E olha como foi fácil: abri a massa folhada em uma assadeira forrada com papel manteiga, cobri com outro pedaço de papel manteiga e coloquei uma grade - ou outra assadeira - por cima. Assei a 190oC por cerca de 10 minutos, ou até que as bordinhas começassem a dourar. Retirei a grade e deixei a massa assar descoberta por mais 10 minutinhos, até ficar bem douradinha. Retirei a placa do forno, cortei ainda quente e reservei. Misturei creme de ricota com cebolinha picada e recheei meus mil folhas! Fizeram o maior sucesso!

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Pão Caseiro da Minha Sogra + Uma Torrada com Cogumelos e Ovo


Ontem minha sogra me deu um lindo pão que ela tinha feito em casa. Lindo, macio e delicioso, já começamos a comer na hora que chegamos com ele nas mãos. Com o que sobrou dele hoje, decidi preparar essa torrada incrível com cogumelos e aqueles ovos de 6 minutos. Ficou maravilhosa! Foi meu jantar de hoje, mas com certeza poderia ser meu café da manhã também!

Pão Caseiro da Minha Sogra

Ingredientes:

10g de fermento biológico seco instantâneo
2 xíc. (chá) de leite morno
1 xíc. (chá) água morna
6 colh. (sopa) de açúcar
1 kg de farinha de trigo
2 ovos
3/4 xíc. (chá) de óleo
1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

Em uma tigela, junte o fermento com 2 colheres (sopa) de farinha e 2 colheres (sopa) de açúcar. Acrescente 1 xíc. de leite morno e mexa para dissolver o fermento. Junte o restante do leite com a água e misture bem. Coloque os 2 ovos batidos e mexa. Despeje o óleo e adicione o restante do açúcar e o sal. Adicione a farinha aos poucos, até que a massa fique lisa e homogênea, soltando das mãos. Coloque a massa em uma tigela grande untada com óleo, cubra com plástico filme e deixe descansar por 2 horas. Retire o ar da massa, modele 3 pães grandes e coloque em uma assadeira untada com óleo. Cubra novamente com um pano e deixe descansar por cerca de 1 hora. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC. e, quando os pães estiverem dourados, pincele-os com a mistura de 1 gema de ovo, 1 colher de açúcar e um pouquinho de leite.

Para a torrada - Torre duas fatias de pão com manteiga. Em uma frigideira, aqueça 2 colheres (sopa) de cebola picada com 1 colher (sopa) de manteiga. Refogue até que fique transparente. Junte 150g de cogumelos Paris fatiados, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, ou até que fiquem dourados e macios. Reserve. Cozinhe os ovos. Passe uma camada de creme de ricota sobre cada torrada, coloque os cogumelos, os ovos e finalize com cebolinha picada. 

sábado, 2 de setembro de 2017

Energy Bites de Damasco com Amêndoas


Poucos ingredientes para fazer essas bolinhas incríveis! A proposta é um docinho sem açúcar, altamente funcional, mas ÓBVIO que eu comi todos esses da foto em apenas alguns minutos! Deliciosos e saudáveis! 

Energy Bites de Damasco com Amêndoas

Ingredientes:

1/2 xíc. (chá) de amêndoas inteiras, cruas
1 xíc. (chá) de damascos
2 colheres (sopa) de coco ralado, sem açúcar
Canela - opcional

Modo de Preparo:

No processador, triture todos os ingredientes. Faça bolinhas, apertando parte da mistura nas mãos e sirva. 

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Scones de Ervas com Creme de Queijo com Alho


Semana passada foi a última semana de férias das crianças. Como esse mês de julho foi muito frio, passamos dias em casa sem coragem de descer do prédio. Ficamos literalmente enfurnados com a turminha no apartamento, com muita televisão e cobertor. Na sexta-feira, como despedida das férias, decidi fazer um piquenique. Eu e Luiza preparamos um monte de comidinhas, mas com certeza o mais especial foi esse scone de ervas delicioso! Para rechear, fizemos um cream cheese com um dente de alho ralado e ficou maravilhoso! Comi sábado feliz da vida meu scone, torradinho na torradeira! Incrível!

Scones de Ervas com Creme de Queijo com Alho
adaptada daqui

Ingredientes:

3 xíc. (chá) de farinha de trigo com fermento
1 colher (chá) de sal
Uma pitada de pimenta caiena
100g de manteiga, gelada e em cubos
1/2 xíc. (chá) de ervas picadas - usamos salsinha e cebolinha
1/3 xíc. (chá) de queijo muçarela ralado
1 xíc (chá) de leite 

Creme

150g de cream cheese
1 dente de alho médio ralado no ralo fino

Modo de Preparo:

Scones - Pré-aqueça o forno a 220oC. Em uma tigela, misture a farinha, o sal e a pimenta. Com a ponta dos dedos, junte a manteiga e misture até que fique com a consistência de areia molhada. Adicione as ervas e o queijo. Acrescente o leite e misture brevemente, apenas para incorporar. Abra a massa - com cerca de 2cm de espessura - sobre uma superfície enfarinhada e corte com um cortador redondo de 5cm. Coloque a massa sobre uma assadeira forrada com papel manteiga e asse por cerca de 12 minutos, ou até que os scones fiquem levemente dourados. Retire do forno e reserve.

Creme - Misture os ingredientes e deixe descansar para apurar o sabor. Sirva com os scones mornos.

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Panna Cotta de Iogurte


Depois de massas, panquecas e muito chocolate, uma receitinha de uma panna cotta simples e deliciosa, que aqui em casa vem me servindo como um café da manhã perfeito, acompanhada desses morangos incrivelmente doces! Ficou cremosa e maravilhosa, além de super leve! Nota 10!

Panna Cotta de Iogurte

Ingredientes

2 xícaras (chá) de leite
¼ xícara (chá) de mel
1 colher (chá) de baunilha
3 colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor hidratada
2 xícaras (chá) de iogurte grego (600g)

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque 1 xícara (chá) de leite, o mel e a baunilha e leve ao fogo médio até ferver. Retire do fogo, adicione a gelatina em pó sem sabor hidratada e dissolvida em 1 xícara (chá) de leite e misture bem. Acrescente o iogurte grego e misture. Coloque em taças e leve à geladeira por cerca de duas horas. Sirva com frutas frescas.

terça-feira, 25 de julho de 2017

Pasta de Ricota com Ervas


Desde que descobrimos essa receita, tristes são os dias que acordamos e não temos ela prontinha na geladeira. Já devo ter feito essa ricota mais de 5 vezes nas últimas semanas. E é perfeita para colocar na torradinha, de manhã, na torradinha de tarde e na torradinha de noite. Fora que é super simples de preparar! Uma receita de ricota, algumas colheradas de iogurte natural, salsinha, cebolinha, sal e pimenta. Fica maravilhosa no dia, mas no dia seguinte a pastinha fica fora de série! Incrível! Aqui servimos sempre com um pão de fermentação natural, torradinho na torradeira. Passamos um dente de alho sobre o pão para dar ainda mais sabor! Pode fazer que não tem erro!

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Ovo de 6 Minutos


Não é que eu não saiba preparar um ovo poché. Eu até faço, mas acho que sempre perco muita clara e o ovo fica meio feinho pras fotos. Aí estava lendo o livro lindo da Paola Carosella, e tinha lá uma receita desse ovo. Imaginei como ficaria e na hora mesmo coloquei a água para ferver. O resultado foi esse ovo lindo, que eu comi junto com uma torradinha, queijo cremoso e fatias de presunto! O melhor café da manhã do mundo! E pra fazer o ovo é super simples: Fervi uma água com um pouco de vinagre e sal. Coloquei o ovo e deixei exatamente por 6 minutos. Depois, retirei do fogo e coloquei em uma tigela com água gelada e gelo. Descasquei o ovo e servi por cima da torradinha com cebolinha picada!

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Gnocchi de Purê de Batata


A melhor descoberta dos últimos tempos foi esse gnocchi! Já devo ter feito ele umas 4 vezes nas últimas semanas! Enlouquecida por batata, faço sempre purê para o almoço aqui em casa. Daí que sobra um tantinho pro dia seguinte, tantinho esse que ninguém quer e fica rolando na geladeira. Confesso que não sou muito fã de purê do dia seguinte, acho que o sabor fica diferente e não fica gostoso como fresquinho. Decidi então pegar o resto do purê, misturar com um pouco de farinha e ver no que dava. O resultado foi esse gnocchi perfeito, incrivelmente fácil e rapidíssimo! Em 15 minutos já tinha essa tigelinha cheia de amor para aplacar meu frio nesses dias congelantes que estão fazendo por aqui. A receita é simples: peguei 160g de purê de batatas - no meu coloco manteiga, leite e tempero com sal e pimenta - e 80g de farinha de trigo - prefiro a 00, a textura fica bem suave. Misturo a farinha com o purê, faço a cobrinha, corto e cozinho na água fervente com sal, até que as bolinhas comecem a subir. Aqueço uma frigideira, coloco cerca de 1 xíc. (chá) de passata de tomate pronta, tempero com sal e pimenta e um ramo de manjericão. Jogo os gnocchi prontos ali dentro, um pouco da água do cozimento e pronto: é só servir com parmesão ralado! 

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Lamingtons de Cenoura


Semana passada eu e a Luiza fizemos um lindo bolo de casamento. O bolo era de cenoura e o recheio de brigadeiro. Como foram 10 quilos de bolo, fizemos bastante bolo. E eis que um dos bolos ficou mais dourado do que os outros. Aí acabamos deixando ele de lado e não usando na montagem. Ficou o bolo aqui enrolado em um saco plástico até que no domingo eu decidi que faria algo com ele. Peguei uma receita de uma cobertura de lamingtons do Jamie Oliver, cortei o bolo em quadrados e pronto: deliciosos pedacinhos de paraíso. A cobertura fica crocante e bem chocolatuda, enquanto o bolo - por acaso, a melhor receita de bolo de cenoura do mundo -, fica macio e suculento por dentro da casquinha. Mais do que aprovada, perfeita com um copo de leite gelado!

Lamingtons de Cenoura
cobertura daqui

Ingredientes:

Bolo

260g de cenoura picada
200ml de óleo
4 ovos
2 xíc. (chá) de açúcar
2 xíc. (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento

Cobertura

75g de manteiga sem sal
1 xíc. (chá) de leite
1/2 xíc. (chá) de cacau em pó
3 xíc. (chá) de açúcar de confeiteiro
Confeitos ou coco ralado para decorar

Modo de Preparo:

Bolo - Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte uma forma redonda de 30cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha. No liquidificador, bata bem a cenoura, o óleo, os ovos e o açúcar. Em uma tigela, peneire a farinha e o fermento. Junte a mistura líquida à farinha peneirada com o fermento e misture até que fique homogênea. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que passe no teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar.

Cobertura - Leve os ingredientes ao fogo, misturando bem até que o cacau e o açúcar dissolvam completamente. Transfira a cobertura para uma tigela e reserve.

Montagem - Coloque os confeitos em um prato fundo. Corte o bolo em quadrados de cerca de 6cm e passe-os pela cobertura. Retire o excesso e cubra com os confeitos. Deixe-os descansando sobre uma grelha até que a cobertura seque, cerca de uma hora.

terça-feira, 20 de junho de 2017

Macarrão com Molho Rústico de Tomate


Acabei de comer um prato cheio dessa massa deliciosa! Não deu 15 minutos entre ver a receita no livro e estar com o prato pronto na minha frente! Ótima ideia para poupar tempo e comer uma comidinha caseira e maravilhosa nessa noite fria de terça-feira!

Macarrão com Molho Rústico de Tomate

Ingredientes:

150 g de talharim (ou outra massa longa de grano duro)
4 tomates maduros
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
3 galhos de manjericão
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto para servir

Modo de Preparo:

Leve uma panela média com aproximadamente 2,5 litros de água ao fogo alto. Lave, seque, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Corte cada metade em 3 tiras e as tiras em cubos médios - se quiser, use uma faca de serra. Descasque e pique fino o alho. Lave, seque e retire as folhas dos galhos de manjericão. Assim que a água ferver, misture 1 colher (sopa) de sal e coloque o macarrão para cozinhar (conforme instrução na embalagem), para ficar al dente. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte os tomates e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o alho, as folhas de manjericão e refogue por apenas 1 minuto para perfumar. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Assim que der o tempo do macarrão, retire e reserve 1 xícara da água do cozimento. Escorra a massa. Junte o macarrão ao tomate na frigideira e misture bem. Se achar necessário, regue com a água do cozimento para deixar o molho mais fluido. Sirva a seguir com queijo parmesão ralado.

sábado, 17 de junho de 2017

Panquecas de Chocolate


Acordei no feriado louca por panquecas. Mas não queria das normais. Queria panquecas super cheias de chocolate, fofinhas, macias e com uma caldinha por cima. Calhou de eu encontrar essa receita incrível dessas belezinhas deliciosas! Aproveitei pra comer com os lindos morangos orgânicos que começaram a aparecer por aqui!

Panquecas de Chocolate

Ingredientes:

1 e 1/3 xíc. (chá) de farinha de trigo
1/3 xíc. (chá) + 1 colher (sopa) de cacau em pó
6 colheres (sopa) de açúcar
1 e 1/2 colher (chá) de fermento
3/4 xíc. (chá) de sal
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 ovos grandes
3 colheres (sopa) de manteiga derretida e fria
1 xíc. (chá) de leite
Manteiga para untar a frigideira

Calda:

1/2 xíc. (chá) de leite
150g de chocolate meio amargo
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo:

Panquecas - Em uma tigela, peneire a farinha, o cacau, o açúcar, o fermento, o sal e o bicarbonato. Em uma outra tigela, misture os ingredientes líquidos. Adicione os líquidos aos secos e misture até incorporar. Unte uma frigideira média em fogo médio com manteiga e coloque porções de panquecas. Quando começarem a borbulhar, vire-as e deixe que cozinhem completamente. 

Calda - Em uma panela pequena, junte todos os ingredientes e leve ao fogo até que o chocolate derreta completamente. Sirva quente sobre as panquecas.


quinta-feira, 15 de junho de 2017

Maionese Caseira + Sanduíche BLT


Se tem uma coisa que eu sou cismada é ovo cru. Adoro ele com gema mole, mas sempre me preocupo com a qualidade e, principalmente, com o risco que envolve o consumo dos ovos sem cocção. Até um dia desses eu comprava marshmallow industrializado para fazer as coisas da lojinha, de tão grande que era o pavor. Ao mesmo tempo em que tenho medo, tinha muita curiosidade de preparar uma maionese caseira. Eu sou uma verdadeira apaixonada por maionese, se puder coloco em tudo! Deixei meu receio de lado e fomos, eu e Bernardo para a cozinha preparar a maionese caseira. Procurei na internet e achei um vídeo do Jamie Oliver preparando. Fizemos a maionese revezando o fouet e foi, definitivamente, amor à primeira colherada. Sim, colherada, porque foi assim que eu consumi gemas cruas com óleo até que o potinho chegasse ao fim. Maravilhosa, incrível, e com gostinho da maionese que a gente comia quando eu era criança! 

Maionese Caseira

Ingredientes:

2 gemas
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
1 colher (sopa) de vinagre
Sumo de 1/2 limão
500ml de óleo (usei de girassol, cerca de 200ml)
Sal e pimenta a gosto para temperar

Modo de Preparo:

Em uma tigela, bata as gemas com a mostarda. Vá acrescentando o óleo lentamente, batendo sempre para emulsionar a mistura. Quando a maionese engrossar, coloque o vinagre e o suco de limão e tempere a gosto.


Para usar a maionese, preparei um sanduíche maravilhoso de bacon, tomate e alface (BLT em inglês, bacon, lettuce and tomato). Tostei duas fatias de pão de forma, coloquei fatias de bacon assadas, rodelas grossas de tomate e alface. Depois coloquei uma bela colherada de maionese!

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Sorvete de Menta com Chocolate


Esse, sem sombra de dúvidas, é o melhor sorvete de Chocomenta que eu já comi na vida! Ficou refrescante e delicioso, com pedacinhos de chocolate meio amargo que contrastaram perfeitamente com o doce do creme! Quando vi o vídeo dessa receita nem acreditei que ela era feita com creme de leite de lata, já que todos que eu já vi até hoje são preparados com o caríssimo creme de leite fresco. Coincidentemente, na mesma semana em que vi o sorvete, fui à feirinha orgânica aqui do lado da minha casa e encontrei um lindo maço de menta  super fresquinho! Decidi comprar e testar essa belezinha! E ficou incrível! 

Sorvete de Menta com Chocolate

Ingredientes:

1 litro de creme de leite em lata com o soro
10 gemas
1 xíc. (chá) de açúcar
250g de chocolate branco derretido
50g de folhas de menta
150g de chocolate meio amargo picado

Modo de Preparo:

Em uma panela, junte o creme de leite, as gemas e o açúcar. Leve ao fogo médio/baixo, mexendo sempre, até que o creme atinja 82˚C, ou seja, chegue no ponto napê. Se você não tiver um termômetro, este ponto é identificado quando se passa o dedo nas costas de uma colher e o creme não invade o espaço demarcado. Desligue o fogo e mexa por cerca de um minuto para dissipar o calor. Em seguida, adicione o chocolate branco derretido e as folhas de hortelã, depois processe tudo muito bem com o mixer de mão (ou no liquidificador) por cerca de 2 minutos. Transfira o creme para uma tigela, cubra com plástico filme em contato e leve à geladeira até gelar por completo. No dia seguinte, acrescente o chocolate picado ao creme e misture bem. Coloque o creme na sorveteira congelada e bata até obter uma mistura bem cremosa e levemente consistente. Transfira o sorvete para uma forma e leve ao congelador por 3 horas para terminar de congelar.

sábado, 13 de maio de 2017

Macarrão com Molho de Cebola de Uma Panela Só


Vi a Rita Lobo preparando essa massa no programa e achei demais! Alguns dias depois, ganhei o livro lindo dela que tem várias receitas ótimas de aproveitamento dos nossos ingredientes de todo dia. Daí que semana passada estava voltando do trabalho morrendo de fome e pedi pro Bernardo começar  preparar esse macarrão que eu tinha visto no livro. Ele preparou e eu me apaixonei! O sabor do vinho fica incrível com a cebola, e a massa fica com o cozimento perfeito! Estava varada de fome e acabei comendo tudo antes da foto. No dia seguinte, preparei a massa de novo para postar aqui. Incrível e maravilhosa, nem parece que demorou só 15 minutos!

Macarrão com Molho de Cebola de Uma Panela Só

Ingredientes:

1 xícara (chá) de penne (ou outra massa curta de grano duro)
1 cebola
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (chá) de sal
1/4 de xícara (chá) de vinho branco
1 1/4 de xícara (chá) de água
3 ramos de tomilho
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de Preparo:

Descasque, corte a cebola ao meio e fatie cada metade em meias-luas de cerca de 0,5 cm de espessura. Lave e seque os ramos de tomilho. Numa panela pequena (nós utilizamos uma de 18 cm de diâmetro), junte a cebola, a manteiga e as folhas de 2 ramos de tomilho. Tempere com o sal e pimenta a gosto. Tampe e leve ao fogo baixo para a cebola cozinhar abafada por 3 minutos. Aumente o fogo para médio, destampe a panela e deixe a cebola dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Regue com o vinho branco e misture bem, raspando os queimadinhos do fundo da panela. Junte o macarrão, a água, misture e deixe cozinhar por 5 minutos contados depois que começar a ferver. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo médio - o macarrão vai cozinhar ao mesmo tempo que formar o molho. Acrescente queijo ralado a gosto e misture bem. Transfira para um prato e sirva com o ramo de tomilho restante e queijo parmesão.

sábado, 6 de maio de 2017

Canestrelli


Ou os biscoitos amanteigados mais deliciosos do mundo! Achei essa receita no meu livro e fiquei muito curiosa para prepará-la. Os biscoitinhos levam, em sua composição, gemas de ovo cozidas, e eu fiquei imaginando a textura que isso daria aos amanteigados. Acabei tendo que ir atrás de outra receita, porque a do meu livro levava fécula de batata, coisa que eu não tenho em casa. Fiz os biscoitinhos e, mal saíram do forno, já foram devorados pela turminha. Incrivelmente macios e super quebradiços, ficam com a textura bem parecida com a de um alfajor. A adição do amido de milho deixa ele farelentinho e delicioso, perfeito para acompanhar uma xícara de chá. Fiz o meu de baunilha, mas já estamos pensando em repetir a receita com raspas de cítricos, como limão, laranja ou mesmo as fresquíssimas tangerinas! 

Canestrelli

Ingredientes:

160g de manteiga sem sal
1/2 xíc. (chá) de açúcar de confeiteiro
1 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
3/4 xíc. (chá) de amido de milho
3 gemas de ovos cozidas
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de essência de baunilha
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo:

Coloque, na tigela da batedeira, a manteiga e o açúcar. Bata até que a mistura fique fofa e esbranquiçada. Junte então a farinha, o amido, as gemas peneiradas, o sal e a baunilha. Misture tudo com as mãos até que a massa fique homogênea. Embrulhe a massa em plástico filme e leve para gelar por pelo menos 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 180oC. Abra a massa com cerca de 1cm de espessura e corte com um cortador de florzinha - aqui em casa usei uma forminha de mini tartelete para cortar e fiz o buraquinho com a parte de baixo de um bico de confeitar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e leve para assar em assadeiras forradas com papel manteiga ou tapete de silicone, por cerca de 20 minutos, ou até que o biscoito fique levemente dourado. Retire do forno e transfira para uma grade para esfriar.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Ceviche de Tilápia


Experimentei esse ceviche no trabalho na última semana. Apesar de não comer muito peixe cru - a não ser um sushi de vez em nunca -, fiquei maravilhada com os sabores. Super apimentado, contrastando com a cebola roxa crocante, o peixe macio e a acidez do limão, esse ceviche me ganhou na hora! Peguei a receita, comprei tudo e esqueci o bendito do coentro. Mais de uma semana depois, saiu esse jantarzinho super leve e delicioso! Fiz pouco, mas tenho certeza de que se tivesse feito o dobro ainda não seria suficiente! 

Ceviche de Tilápia

Ingredientes:

2 filés de tilápia, limpos e cortados em cubos de cerca de 1,5x1,5cm (retire a parte do meio e as pontas, que são mais fibrosas. Utilize somente a carne branca do peixe)
1 cebola roxa picada, cortada em fatias finas
1 pimenta dedo-de-moça grande picada em cubos pequenos, sem semente
Sumo de 2 limões tahiti
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta a gosto
Coentro picado a gosto
Milho e torradas para acompanhar

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture o peixe, a cebola, a pimenta e o coentro. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Despeje o sumo de limão e o azeite sobre o peixe, mexa bem e cubra. Deixe descansar por cerca de 10 minutos na geladeira antes de servir. Sirva com milho cozido e torradas. 

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Bolo de Rolo


Alguns dias atrás, a Luiza me perguntou se eu tinha alguma boa receita de bolo de rolo. Lembrei que já tinha visto uma no livro de receitas que a mãe da minha sogra deu pra ela, com receitas testadas, aprovadas e deliciosas. Na mesma hora mandei uma mensagem pra ela, que me mandou a melhor receita de bolo de rolo que você vai fazer na vida! As camadinhas ficaram perfeitas e olha, tenho que confessar que foi mais fácil do que a gente imaginava! Com poucos ingredientes, o resultado foi rápido, lindo e maravilhoso!


Bolo de Rolo
da vovó Amália

Ingredientes:

500g de manteiga
400g de açúcar
500g de farinha de trigo
12 ovos - claras e gemas separadas
600g de goiabada cremosa - ou goiabada derretida com um pouco de água

Modo de Preparo:

Em uma tigela, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme branco e fofo. Junte as gemas e a farinha de trigo peneirada e bata para incorporar. Bata as claras em neve e junte à mistura, misturando delicadamente. Unte uma assadeira grande com bastante manteiga e farinha e disponha uma camada fina de massa, com cerca de 2mm de espessura. Asse em forno pré-aquecido a 190oC até que a massa asse completamente, mas sem dourar. Verta a assadeira sobre um papel manteiga polvilhado com açúcar refinado e repita a operação até terminar a massa. Recheie com a goiabada cremosa e enrole firmemente o rocambole, repetindo a operação com o restante da massa e do recheio. Sirva em temperatura ambiente.

*Fizemos 1/4 dessa receita e obtivemos um bolo de rolo como o da foto!

domingo, 30 de abril de 2017

Vinagrete de Feijão Fradinho


Já que amanhã é feriado e dia de preguiça, vou deixar aqui uma receitinha supimpa e fácil desse vinagrete delicioso e que acompanha super bem um arrozinho e uma carne! Cozinhei 1 xíc. (chá) de feijão fradinho na água com sal por cerca de 40 minutos, depois juntei cebola roxa, tomatinhos - que podem ser substituídos por tomate picado sem semente -  e salsinha, temperei com vinagre, azeite, sal e pimenta e pronto! Perfeito! 

sábado, 8 de abril de 2017

Waffle de Brownie com Sorvete de Baunilha Caseiro


Outra receita que estava passando pelo meu feed no facebook e eu tive que preparar. O melhor dessas receitas é que elas são super rápidas e fáceis, e geralmente temos todos os ingredientes em casa! O sorvete, o acompanhamento mais maravilhoso para qualquer coisa com chocolate, é uma receita perfeita do David Lebovitz, digna das melhores sorveterias do mundo! Eu sugiro que você faça os dois juntos, a combinação é perfeita!

Waffle de Brownie com Sorvete de Baunilha Caseiro
waffles daqui, sorvete do The Perfect Scoop, do David Lebovitz

Ingredientes:

Waffle

5 ovos 
1 colher (chá) de essência de baunilha
½ xíc. (chá) de água
1 xíc. (chá) de farinha
2 xíc. (chá) de açúcar
90g cacau em pó
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó
200g de manteiga sem sal derretida
1 xíc. (chá) de chocolate meio amargo picado 

Sorvete: 

1 xíc. (chá) de leite integral 
3/4 xíc. (chá) de açúcar 
2 xíc. (chá) de creme de leite fresco 
Uma pitada de sal 
1 fava de baunilha, cortada ao meio no sentido do comprimento 
6 gemas 
3/4 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de Preparo: 

Waffles - Bata os ovos, com auxílio da batedeira. Junte a baunilha e a água e bata até formar uma espuma branca. Junte a farinha, o açúcar,o cacau, o sal e misture bem. Agregue o fermento e por fim a manteiga e os pedaços de chocolate. Unte a máquina de waffle e disponha uma porção da massa. Repita com o restante da massa.  Depois de esfriar sobre uma grade, corte e sirva com sorvete e calda de chocolate. 

Sorvete - Em uma panela, aqueça bem o leite, o açúcar, 1 xíc. do creme de leite fresco e o sal. Raspe as sementes da fava de baunilha e jogue as sementes e a fava dentro do leite. Cubra, retire do fogo e deixe esfriar por 30 minutos. Coloque o restante do creme em uma tigela, com uma peneira em cima. Reserve. Em uma tigela separada, coloque as gemas e bata até que fiquem homogêneas. Despeje o leite morno cuidadosamente sobre as gemas, mexendo sempre. Devolva a mistura de gemas e leite para a panela. Leve ao fogo baixo e vá mexendo até que a mistura cubra as costas da espátula, sem escorrer (ponto napê). Retire a panela do fogo e passe a mistura pela peneira sobre a tigela com o creme de leite reservado. Acrescente o extrato de baunilha e misture bem. Cubra com um plástico filme aderindo ao creme para evitar a formação de película e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Leve a mistura à sorveteira, seguindo as instruções do fabricante. Deixe congelar no freezer por pelo menos duas horas antes de servir.

Para servir, fiz um crumble para segurar o sorvete (100g de farinha, 60g de manteiga e 60g de açúcar; fiz uma farofa grossa e coloquei para assar a 180oC até dourar) e uma ganache simples (100g de chocolate ao leite derretido misturado com 50g de creme de leite).

terça-feira, 4 de abril de 2017

Torta Rápida de Frango - de Liquidificador


Ultimamente nem preciso procurar as receitas na internet. Elas vêm atrás de mim, geralmente via essas páginas do Facebook, tipo Tasty e Tastemade, que eu adoro, e que têm receitas deliciosas e práticas, do jeitinho que eu gosto. E foi o caso dessa torta de frango. Aliás, frango é só o que temos comido aqui em casa. Os meninos não estão muito aí pra carnes e peixes, mas não dispensam o frango de jeito nenhum. Pra mudar um pouco, decidi preparar essa torta. Ela aparece como torta "rápida", mas se você levar em conta o tempo de cozinhar as batatas e preparar o frango, vai levar uma meia horinha a mais! Mas nada que desmereça essa delicinha! As crianças gostaram tanto que comeram ela gelada mesmo no dia seguinte!

Torta Rápida de Frango - de Liquidificador

Modo de Preparo:

Recheio

Azeite de oliva para refogar
1 cebola picada em tiras
2 dentes de alho picados
700g de peito de frango cozido e desfiado
1 xícara de passata de tomate
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Salsinha picada a gosto

Massa

2 xícaras leite
1 xícara óleo
2 colheres de sopa manteiga
5 ovos
2 batatas cozidas amassadas
2 xícaras farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de catupiry
1 ½ xícara de queijo muçarela

Modo de Preparo:

Recheio - Em uma panela, refogar em azeite, a cebola, o alho, juntar o frango até ficar dourado. Juntar a passata de tomate, temperar com sal e pimenta e a salsinha picada. Reservar. 

Massa - Bater no liquidificador, o leite, o óleo, a manteiga, os ovos e a batata amassada. Dispor a mistura em um recipiente e adicionar a farinha de trigo, o fermento e uma pitada de sal. Em uma forma refratária untada, dispor a metade da massa. Com o auxílio de uma colher espalhar o frango na massa e dispor porções de catupiry e o queijo muçarela. Cobrir com o restante da massa e levar ao forno pré-aquecido 180 graus durante 30 minutos.

domingo, 2 de abril de 2017

Babá com Calda de Maracujá


Lá nos primórdios de 2013, praticamente mil anos atrás, vi no British Bake Off o pessoal - e o Paul Hollywood depois, em uma masterclass - preparando babas ao rum. Não curto muito uma bebida alcoólica, acho que tudo fica com gosto de ressaca do dia seguinte, por isso prefiro evitar usá-las nas minhas receitas. Fiquei um pouco curiosa com a textura, embebida naquela calda, mas beleza. Passou o tempo e preparamos os bolinhos na aula. Fiz a massa levedada, que cresceu lindamente, assamos e mergulhamos na calda aromatizada com o rum, baunilha e limão siciliano. E vocês não têm noção do que aquele bolinho simples virou: um paraíso de sabores deliciosos e que, apesar da bebida, conquistou meu coração. Voltei pra casa e resolvi preparar a minha própria versão, que incluiu um creme de confeiteiro que sobrou de uns bolos da lojinha e maracujá. Fiz meia receita, que rendeu 8 bolinhos, que foram vorazmente devorados em alguns minutos pela turminha! Fofinho, super molhadinho e cheio de sabor! 

Babá com Calda de Maracujá
calda daqui

Ingredientes:

Massa

250g de farinha de trigo
4g de fermento biológico seco instantâneo
1 pitada de sal
15g de açúcar refinado
4 ovos
75g de manteiga
20ml de água

Calda

750ml de água
300g de açúcar refinado
200g de polpa de maracujá, sem a semente

Creme de confeiteiro e sementes de maracujá, para servir

Modo de Preparo:

Babá - No bowl da batedeira, coloque os secos, acrescente a água e 2 ovos. Misture tudo com o gancho da batedeira. Acrescente mais um ovo e bata até soltar das bordas. Finalize com o último ovo. Incorpore a manteiga amolecida cortada em cubinhos. Bata até desgrudar da batedeira. Cubra a massa com plástico filme e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 1 hora. Após o descanso, coloque a massa em um saco de confeitar e coloque porções em formas de cupcake untadas com manteiga. Cubra com um pano de prato e deixe crescer por mais uma hora. Pré-aqueça o forno a 170oC e leve os bolinhos para assar por cerca de 20 minutos, ou até que passem no teste do palito. Retire do forno e reserve.

Calda - Coloque todos os ingredientes em uma panela e mexa bem. Cozinhe até que o xarope tenha reduzido cerca de 2/3. Retire do fogo e deixe amornar. Coloque os pãezinhos mornos dentro do xarope, aperte-os com uma colher para que fiquem bem encharcados e deixe-os esfriar sobre uma grade. 



quinta-feira, 30 de março de 2017

Cookies de Micro-Ondas


Sabe quando bate aquela vontade de um docinho no meio da manhã? Pois é, eu sei bem como é sentir isso - todos os dias. Lembrei que tinha visto em algum lugar uma receita de cookies de micro-ondas, encontrei uma na internet e decidi testar. E não poderia ter ficado mais feliz com o resultado. O biscoito sai quentinho, perfeito para ser devorado com uma xícara de leite gelado. Além de tudo, o preparo é super fácil e em um minuto fica pronto!

Cookies de Micro-Ondas

Ingredientes:

1 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de açúcar cristal
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
2 gotas de essência de baunilha
Uma pitada de sal
1 gema
2 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de gotas de chocolate meio-amargo

Modo de Preparo:

Em uma xícara, coloque a manteiga. Leve ao micro-ondas por cerca de 10 segundos, ou até que a manteiga derreta completamente. Misture os açúcares, a baunilha, o sal e a gema. Acrescente a farinha e as gotas de chocolate e mexa bem. Leve ao micro-ondas por cerca de 45-50 segundos. Retire do micro-ondas quando o biscoito estiver completamente assado. 

quinta-feira, 9 de março de 2017

Quiabo com Molho de Tomate


Sem dúvidas, quiabo é um dos meus legumes preferidos. Especialmente naquele frango ensopado com açafrão, você pegar bons pedacinhos de quiabo é delícia demais! Dia desses, zapeando meu Instagram, vi que a Rita Lobo colocou uma sugestão de quiabo com molho de tomate. Por sorte, tinha acabado de preparar esse molho maravilhoso-incrível, que eu amo de paixão. Peguei o molho, coloquei numa panela e joguei uma porção de quiabos lindos e orgânicos, sem as pontas. Cozinhei até que os quiabos ficassem macios, temperei com sal e pimenta e pronto! Deliciosos, super saudáveis e um ótimo acompanhamento para o jantar! 

quinta-feira, 2 de março de 2017

Barrinhas de Biscoito, Caramelo e Chocolate


Sabe aqueles siricuticos que dão no meio do dia, uma vontade louca de comer um docinho? Pois então, foi assim que surgiram essas barrinhas. Não tinha muita coisa em casa, então decidi pegar um restante da massa congelada desses teacakes, forrei uma assadeira quadrada de 15cm e assei. Fiz um caramelo usando 1/2 xíc. (chá) de açúcar refinado, 3 colheres (sopa) de água e, quando ficou no ponto de caramelo - com a coloração âmbar -, desliguei o fogo e joguei 1/4 xíc. (chá) de creme de leite e 1 colher (sopa) de manteiga com sal. Coloquei ainda 1 colher (chá) de extrato de baunilha. Cobri o biscoito assado com o caramelo e levei à geladeira. Depois fiz uma ganache de chocolate (100g de chocolate meio amargo e 50g de creme de leite, derreti o chocolate no micro-ondas e misturei o creme) e joguei por cima do caramelo. Deixei a ganache endurecer, cortei os quadradinhos e decorei com uma pitada de sal rosa! Certamente ficariam ainda mais perfeitos com um cafézinho! 

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Galette Bretonne


Há muito anos, trouxe de viagem um quilo de trigo sarraceno, pensando em utilizá-lo para fazer belas galettes que havia visto na internet. Cheguei ansiosa para preparar essas lindas, que têm como recheio presunto, queijo e um ovo frito da gema mole. Testei duas receitas, sem sucesso. A massa não ficava legal, grudava muito na frigideira, não grudava quando dobrada, muito grossa, enfim. Vários erros e nenhum acerto. Esqueci da farinha, tive que jogá-la fora e nunca mais lembrei disso. Até que fizemos a danada em uma aula. Pronto. Aprendi a colar as bordinhas e voltei pra casa feliz da vida pensando na alegria que seria fazer uma dessas só pra mim. Como não tinha farinha de trigo sarraceno, fiz com a farinha de trigo integral. O resultado foi uma massa super leve e macia, com o recheio incrível de queijo gruyère com o presunto e o ovo, e a gema mole servindo como molho para o crepe. Como sempre, usei uma receita certeira do site da King Arthur Flour! 

Galette Bretonne

Ingredientes:

1 xíc. (chá) de farinha de trigo sarraceno - usei farinha de trigo integral
3/4 colher (chá) de sal
2 ovos grandes
1 xíc. (chá) de leite integral
1 colher (sopa) de manteiga derretida
1/4 a 1/2 xíc. (chá) de água
Óleo para untar a frigideira

Recheio:

300g de queijo gruyère picado
300g de presunto picado
6 ovos fritos, com a gema mole

Modo de Preparo:

No copo do liquidificador coloque a farinha, o sal, os ovos, o leite e a manteiga derretida. Bata bem para misturar os ingredientes, despeje em uma vasilha e deixe tampado na geladeira por cerca de 2 horas. Retire da geladeira e vá juntando a água até que a mistura fique com a consistência de creme de leite fresco, não muito fina nem muito grossa. Unte uma frigideira com óleo, aqueça e coloque 1/6 da massa das galettes. Gire a frigideira para que a massa se espalhe uniformemente. Assim que estiver dourada, vire-a e deixe dourar por alguns minutos, até que se solte da frigideira. Abaixe o fogo e recheie a parte central da galette. Coloque cuidadosamente o ovo por cima e dobre as pontas, pressionando para aderirem ao queijo do recheio. Retire do fogo e sirva imediatamente. Repita a operação com o restante da massa.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Salada de Abobrinha da Bela Gil



O tempo está passando tão rápido que eu nem me dei conta de que só fiz 3 postagens no blog esse mês! O pior é que estou cheia de receitas para colocar, espero ter mais tempo no próximo mês! Essa receitinha vi há alguns dias no blog da Lê, e fiquei bem curiosa. Eu adoro abobrinha, mas confesso que acho ela crua um pouco assim, esquisita. Fiz a salada para o jantar das crianças e, surpresa! Todos amaram! Desde então já devo ter preparado ela pelo menos umas 5 vezes! Super prática, deliciosa e cheia de nutrientes! Fica aí de opção para repor as energias depois dos exageros do Carnaval!

Salada de Abobrinha da Bela Gil

Ingredientes:

2 abobrinhas
1/4 de xícara de cebolinha picada
2 colheres (sopa) de orégano fresco
3 colheres (sopa) de manjericão picado
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Suco de 1 limão
Sal - umas 4 pitadas
Uma pitada de pimenta-caiena ou de pimenta-do-reino moída

Modo de Preparo:

Corte as abobrinhas em fatias finas com o auxílio da mandolina (tem que ficar fino mesmo - em torno de 1,5 mm). Acomode-as em uma tigela média e salpique um pouco de sal (3 pitadas), misturando delicadamente para espalhar por toda a superfície. Deixe descansar por 15 a 30 minutos. Enquanto isso, desfolhe o orégano e pique a cebolinha e o manjericão. Pegue porções da abobrinha e esprema bem com as mãos, tomando cuidado para não rasgar as fatias. Vai soltar bastante líquido - descarte-o. Acomode a abobrinha novamente na tigela. Junte as ervas frescas, o azeite, o suco de limão e a pimenta-caiena e misture delicadamente. Prove e retifique o sal, se necessário. Sirva em seguida.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Financier de Nozes


Semana passada recebemos minhas amigas queridas do curso de confeitaria para um chá da tarde. E eu, como vocês sabem, nem exagero quando o assunto é comida. Fiz praticamente o mesmo cardápio desse dia, com adição de uma quiche deliciosa que a Luiza fez, uma mousse de chocolate com caramelo e esse financier de nozes. Assim como aconteceu com os macarons de nozes, definitivamente esses viraram meus financiers preferidos. Super macios e com muito sabor de nozes, eles ficam perfeitos com esse cházinho delícia de hibisco com limão siciliano! A receita já está aqui, a única diferença foi que troquei a farinha de amêndoas por nozes trituradas, e diminuí cerca de 1 colher (sopa) da manteiga noisette!