domingo, 28 de junho de 2015

Bolinhos de Espinafre


Semana passada estava sem ideia do que fazer para acompanhar o almoço. Já tinha decidido preparar um frango grelhado, uma salada e uns legumes cozidos, mas não sabia ainda o que fazer com o maço de espinafre que tinha sobrado das compras da semana anterior. Um pouquinho de pesquisa na internet foi o suficiente para eu encontrar essa receita perfeita, que usava algumas coisas que já tinha em casa. Chegamos em casa do trabalho e, em menos de 20 minutos, já estávamos à mesa nos deliciando com nosso almoço e, especialmente, nossos bolinhos maravilhosos e fofinhos. Recomendo demais!

Bolinhos de Espinafre

Ingredientes:

300g de espinafre fresco, cozido em água com sal
1/2 xíc. (chá) de ricota amassada
1/2 xíc. (chá) de queijo parmesão ralado
2 ovos
1 dente de alho picado
1/4/colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino moída

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes do processador, até que fiquem bem incorporados. Coloque em forminhas de muffins untadas e enfarinhadas e leve ao forno pré-aquecido a 200oC por cerca de 20 minutos, ou até que os bolinhos fiquem firmes e totalmente assados. Sirva imediatamente.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Bolinho de Chuva


Agora começou a seca pra valer aqui em Brasília. Nada de chuva pelo menos até o mês de agosto. O que chegou mesmo pra ficar foi um friozinho bom, perfeito para ligar o forno ou fazer alguma gordice fora de hora. Foi bem o caso desses bolinhos. Dia de semana, de tarde, deu na minha cabeça que queria comer bolinhos de chuva. Preparei metade dessa receita e me rendeu um monte de bolinhos macios e deliciosos, cobertos com a perfeição de açúcar e canela. Delícia!

Bolinho de Chuva
do Grande Livro de Receitas de Claudia

Ingredientes:

Óleo para fritar
3/4 xíc. (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos
2 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 xíc. (chá) de leite
Açúcar e canela para polvilhar

Modo de Preparo:

Em uma tigela, bata o açúcar com a manteiga, e depois, os ovos, um a um. Em outro recipiente, peneire a farinha, o fermento, a canela, o sal e acrescente à mistura anterior, alternando com o leite. Mexa bem. Em uma panela funda, aqueça alguns centímetros de óleo. Pingue colheradas da massa no óleo quente e frite os bolinhos, até dourar. Escorra sobre um papel toalha, passe no açúcar e na canela e sirva.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Mull de Berinjela e Abobrinha


Toda semana que eu ia no mercado voltava com um pacote de berinjelas. E sempre era pra fazer essa receita apetitosa que eu tinha visto lá na Pat. Mas ele acabava a semana virando outra coisa. Parmegiana, baba ganoush, antepasto, empanada de forno, ratatouille, mas nunca o tão sonhado mull. Um sábado qualquer, decidi que iria prepará-lo. Tinha tomate e berinjela, e isso já era suficiente. Quando fui procurar no Google, dei de cara com a adaptação da Letícia, que levava, além dos dois ingredientes citados acima, abobrinha que, por coincidência, estava largada na minha geladeira. Aí pronto. Almoço de final de semana garantido com um delicioso e marcante prato, cheio do tempero que eu mais sou apaixonada ultimamente: o cominho. No dia seguinte, peguei o que restou e recheei umas tortinhas feitas com massa filo. Perfeitas! Aposto que ficaria delicioso também somente com uma torradinha de pão francês!

Mull de Berinjela e Abobrinha

Ingredientes:

1 berinjela grande, cortada ao meio no sentido do comprimento e então em fatias de 5mm 
Azeite de oliva quanto baste
Sal e pimenta do reino moída na hora
½ cebola picadinha
2 dentes de alho, amassados e picadinhos
3 tomates maduros, sem as sementes e picados grosseiramente
1 abobrinha média cortada em cubos médios
1 colher (chá) de páprica
½ colher (chá) de cominho
1 pitada de pimenta caiena
Suco de ½ limão siciliano
1 punhado de folhas de salsinha picadas
3 colheres (sopa) de orégano fresco

Modo de preparo: 

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande e rasa com papel alumínio e pincele generosamente com azeite. Arrume as fatias de berinjela sobre o papel, regue com azeite e tempere com sal e pimenta. Asse por 25 minutos. Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto e junte a cebola, refogando até que fique transparente. Junte o alho e refogue até perfumar. Junte os tomates, a abobrinha, a páprica, o cominho e a pimenta caiena e cozinhe por cerca de 5 minutos ou até que amaciem. Junte a berinjela e cozinhe por 5 minutos. Acerte o sal e junte mais pimenta do reino se desejar. Retire do fogo, junte o suco de limão e as ervas e misture. Você pode servir imediatamente e aproveitar o frescor das ervas, ou no dia seguinte, quando os sabores ficam mais intensos e harmoniosos.

domingo, 21 de junho de 2015

Ravioli Caseiro de Ricota com Gorgonzola


Agora eu acho que todo dia é dia de massa caseira. Na quinta-feira, depois de um dia normal de trabalho, decidi preparar uma massa. Cheguei em casa, sovei uma massa rápida, fiz um recheio com meia peça de ricota amassada com 200g de gorgonzola, eu e Bernardo abrimos a massa, na espessura mais fina da máquina, recheamos conforme vimos o Jamie Oliver e o Gennaro Contaldo fazendo na televisão, cozinhamos e servimos com um molho de tomate. Como não tinha recheio suficiente para toda a massa, acabamos abrindo o restante da massa e cortando pappardelle. Felicidade para o resto da noite! 


sexta-feira, 19 de junho de 2015

Chai Latte


Sabe vontade de uma coisa que você nunca comeu? Era assim com o chai. Morria de vontade de experimentar, mas nunca preparava porque sempre faltava o danado do cardamomo em pó em casa. Como fui à feira há algumas semanas especialmente para comprar temperos para uma aula que iria dar, comprei também o ingrediente do meu chai. Cheguei em casa toda serelepe, esperei dar aquela hora fria do dia, e fui pra cozinha preparar o meu chá. O chai sozinho já é uma delícia, mas eu confesso que foi com leite que ficou ainda mais gostoso e caramelizado! Eu adorei, mas o Bernardo não cansa de pedir pra eu fazer uma jarra pra ele tomar todos os dias! 

Chai Latte

Ingredientes:

Chai

2 xíc. (chá) de água
2 saquinhos de chá preto
2 cravos-da-índia
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de gengibre em pó
1/2 colher (chá) de cardamomo em pó
1/2 colher (chá) de noz-moscada ralada
1/8 colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
2 colheres (sopa) de xarope de bordo (maple syrup)

Latte

1/2 xíc. (chá) de chai
3/4 xíc. (chá) de leite integral
1 colher (sopa) de xarope de bordo
Uma pitada de canela

Modo de Preparo:

Chai - Em uma panela, aqueça a água e as especiarias. Quando estiver levantando fervura, desligue e deixe apurar por cinco minutos. Coloque os saquinhos de chá preto e o xarope de maple dentro da panela. Deixe levantar fervura novamente, desligue e deixe descansar por mais cinco minutos. Coe em uma peneira bem fina ou em um voal e reserve. 

Latte - Em uma panela, aqueça o leite com o xarope de bordo até que levante fervura. Desligue, misture o chai e sirva polvilhado com canela.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Pão Integral e uma Torrada com Abacate


Sempre via na internet essa torrada com abacate, mas confesso que abacate pra mim só na abacatada ou no guacamole, que é bem temperado. Mas como eu estava curiosa para provar essa novidade, decidi comprar um avocado pra fazer essa pastinha. Aproveitei uma horinhas livres de tarde e resolvi preparar um pão integral, receita do Paul Hollywood. O pão ficou pronto de noitinha e, como eu já tinha jantado, só iria comê-lo no dia seguinte. Só que não. Assim que saiu do forno, não resisti a um pedacinho com manteiga. E outro. E só mais um. O último. E assim, o que sobrou para a foto foi metade do pão. A pasta de abacate é realmente deliciosa, uma textura de maionese e um sabor ácido do limão e apimentado da calabresa. Delícia!


Pão Integral
do How to Bake, do Paul Hollywood

Ingredientes:

350g de farinha de trigo integral
50g de farinha de trigo branca
8g de sal
7g de fermento biológico seco instantâneo
25g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
250ml de água morna
Azeite
Leite para pincelar

Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, despeje as farinhas e o sal. Dissolva o fermento na água morna e misture bem. Deixe descansar por cinco minutos. Junte a manteiga às farinhas e misture com a ponta dos dedos. Adicione a água com o fermento e vá sovando a massa em uma superfície plana, por cerca de 10 minutos, ou até que ela forma uma massa lisa e homogênea. Coloque a massa em uma tigela untada com azeite, cubra com plástico filme e deixe descansar por cerca de 1 hora, ou até que a massa dobre de volume. Após o descanso, abra a massa e sove para tirar o ar. Coloque-a em uma fôrma de bolo inglês, untada com azeite, cubra com um pano de prato e leve para descansar novamente por cerca de 1 hora. Pincele o pão com o leite e leve-o ao forno pré-aquecido a 200oC por cerca de 30 minutos, ou até que fique dourado e totalmente assado. Deixe amornar antes de cortar.

Torrada com Abacate

Ingredientes:

2 fatias de pão integral
1/2 avocado maduro
1/2 limão 
Sal e pimenta a gosto
Azeite a gosto
Pimenta calabresa a gosto

Modo de Preparo:

Passe um pouco de azeite pelas fatias de pão. Leve ao forno pré-aquecido a 200oC por cerca de 10 minutos, ou até que elas fiquem douradinhas e crocantes. Retire a polpa da metade do avocado. Amasse com um garfo e passe sobre as torradas. Tempere com o limão, o sal e a pimenta e sirva imediatamente.

sábado, 13 de junho de 2015

Granola Fácil


Vocês vão me bater se eu postar mais uma receita da Bela Gil aqui no blog? Espero que não. Ando fissurada nas receitinhas dela, não posso ver uma que já vou logo preparando. E podem esperar que na minha lista tem pelo menos mais três receitas dela. Mas essa granola vocês vão entender o porquê. Usa pouquíssimos ingredientes e gente, é de comer só ela o dia inteiro. Tirei do forno já comendo igual pipoca. Fez tanto sucesso aqui em casa que o Bernardo passou dias e dias comendo três refeições de iogurte com granola. Podem fazer tranquilamente que eu garanto! Nem parece gororoba natureba! =)

Granola Fácil

Ingredientes:

2 xícaras de aveia em flocos ou quinoa em flocos
¼ a 1/3 xícara de melado
¼ xícara de óleo de coco
2 colheres (sopa) de semente de abóbora sem casca
1/3 xícara de castanha-do-Pará laminada ou picada
3 pitadas de cardamomo em pó (opcional)

Modo de Preparo:


Misture a aveia, melado, óleo de coco e o cardamomo numa tigela e passe para uma assadeira. Leve ao forno por 30 minutos a 180oC. Com 20 minutos de forno, adicione a semente de abóbora e a castanha-do-Pará, mexa bem e volte para o forno por mais 10 minutos. Retire o fogo e deixe esfriar antes de servir. A granola sai do forno ainda amolecida e, quando esfria, se torna bem crocante.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Massa Caseira Integral com Brócolis Assado


Toda vez é a mesma coisa. Demoro meses para tirar a minha máquina de massas do armário, mas quando tiro, é sempre a mesma emoção. Amo massa caseira, acho que é um dos meus pratos preferidos no mundo hehehehe, a gordinha falando mas confesso que tenho um pouco de preguiça quando vou pensar no processo todo, ainda mais agora que meu processador quebrou e tenho que sovar a massa na mão. Mas a preguiça vira pura felicidade quando acabo de fazer a massa. É tão boa e tão perfeita que eu fico me perguntando por que não faço um macarrão caseiro toda semana. É rápido, fácil, barato, orgânico e fica muito melhor do que a comprada pronta. Ontem o Bernardo precisou sair com o Bruno e fiquei com o Caio e com o Marcelo. Aí, enquanto eles brincavam, sovei a massa. Deixei descansando e depois fui abrir. Contei com a ajuda dos pimpolhos e rapidinho já tinha massa suficiente para o jantar. Como tinha um brócolis dando sopa na geladeira, decidi preparar uma coisa simples e que não me desse muito trabalho. Assei o brócolis e comemos com aquela massa deliciosa e, por incrível que pareça, apesar de integral, super leve. Vale experimentar!

Massa Caseira Integral com Brócolis Assado
massa daqui

Ingredientes:

Massa

1 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
1 xíc. (chá) de farinha de trigo branca
1/2 colher (chá) de sal
2 ovos inteiros
3 colheres (sopa) de água
Azeite
Semolina ou farinha branca para polvilhar

Brócolis Assado

1 buquê de brócolis japonês, cortado em floretes
4 dentes de alho ralados
1/2 xíc. (chá) de azeite
Sal e pimenta a gosto
Pimenta calabresa a gosto
Queijo de cabra ralado para servir

Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela, despeje as farinhas e o sal. Misture com um fouet para incorporar. Abra um buraco no centro da farinha e despeje os ovos levemente batidos e a água. Verta a massa sobre uma superfície e sove-a por cerca de 5 minutos, até que ela fique lisa e homogênea. Se necessário, acrescente azeite para dar o ponto. Faça uma bola com a massa e deixe-a descansar coberta com um pano de prato seco por 30 minutos. Após o descanso, abra a massa no cilindro, conforme as instruções do fabricante. Deixe a massa secar em um varal por cerca de 15 minutos antes de levá-la ao fogo em uma panela com água bem salgada. A massa deve levar cerca de 3 minutos para cozinhar. Retire a massa do fogo, regue com azeite e reserve.

Brócolis - Pré-aqueça o forno a 200oC. Em uma assadeira, coloque todos os ingredientes. Misture bem com as mãos e leve ao forno por cerca de 15 minutos, ou até que o brócolis esteja cozido. Retire do forno e misture à massa. Se necessário, regue com mais azeite. Sirva com o queijo de cabra ralado.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Cookies de Chocolate com Avelã


Sou uma pessoa fissurada por comida. Pode crer que qualquer hora do dia estou pensando na minha próxima refeição, ou na refeição de amanhã, ou na da semana que vem. O Bernardo fica me zoando que eu nem almoço e já estou pensando na janta. Por isso estou sempre comprando ingredientes pra fazer receitas que vi não sei onde, ou que imaginei não sei quando. Só que às vezes é justamente o contrário. Vejo uma receita e não tenho um ingrediente sequer na despensa para prepará-lo. Aí o jeito é sair e ir ao mercado para comprar o material e saciar a minha vontade! Com esses biscoitinhos foi quase assim. De novo, uma receitinha do instagram da Bela Gil. Precisei sair para comprar as avelãs, o xarope e o óleo de coco. Mas não posso me arrepender. Os biscoitos são deliciosos, perfeitos para a turminha levar para a escola ou lanchar durante o dia! 

Cookies de Chocolate com Avelã

1 xíc. (chá) de farinha de aveia 
1/2 xic. (chá) de avelã triturado 
1/4 xic. (chá) de óleo de coco 
1/4 xic. (chá) de melado de cana - usei xarope de bordo
1 colher (sopa) de cacau em pó 
Gotas de baunilha e raspas de chocolate 75% - opcional


Modo de Preparo:

Misture tudo em uma tigela, modele bolinhas com a massa e achate-as. Coloque em uma fôrma forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 20 minutos, ou até que comecem a ficar firmes nas bordinhas. Os cookies sairão do forno um pouco molinhos ainda, mas ficarão crocantes quando esfriarem.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Sopa Creme de Cenoura e Laranja


Segunda-feira geralmente é um dia que minha despensa está vazia. Como faço compras na terça, comemos todos os restos dos outros dias e aproveitamos para raspar o que tem na geladeira. Essa sopinha usou o restante das cenouras e laranjas que estavam à deriva na fruteira, além de um tico de cominho que tinha restado no potinho dos temperos. A combinação parece extravagante, mas eu posso dizer de todo o meu coração que é uma das sopinhas mais deliciosas que já passaram por aqui. O agridoce que a laranja confere ao creme é incrível, e a textura de creme fica perfeita, especialmente nesse friozinho que anda fazendo!

Sopa Creme de Cenoura e Laranja
do Comidnhas Vegetarianas

Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo vegetal
2 cebolas picadas
1 talo de salsão picado
1 pedaço pequeno de gengibre picadinho
1 colher (chá) de cominho em pó
500g de cenouras descascadas em rodelas
Suco de 4 laranjas-pera
1 punhado de cebolinha picada
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Aqueça a panela, acrescente o óleo e logo a cebola, o salsão, o gengibre e o cominho. Misture alguns minutos e junte a cenoura. Acrescente o suco de laranja coado e 4 copos de água. Adicione sal. Assim que ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos para que os sabores se envolvam. Passe no liquidificador e leve de volta para a panela. Aqueça novamente até que a sopa fique encorpada. Acerte o sal e a pimenta e sirva com a cebolinha picada.

sábado, 6 de junho de 2015

Cuscuz de Tapioca com Coco


De uns dias pra cá comecei a seguir a Bela Gil no Instagram. Acho que vocês já perceberam que essa é uma das minhas redes sociais preferidas. Toda hora abro pra ver o que tem de novidade, sigo milhares de perfis de revistas, sites e assuntos relacionados à comida. Semana passada me inteirei sobre uma polêmica que envolvia a apresentadora, que postou o lanche da filha dela e foi bombardeada de críticas porque não permitia que a pequena comesse porcarias. Honestamente acho invejável esse pulso firme. Não tenho com meus filhos simplesmente porque não consigo, e também porque gosto de uma porcaria de vez em quando. O perfil dela é bem interessante e ela posta receitinhas legais de coisas que ela faz. Uma delas foi esse cuscuz, que eu adoro, sempre como quando vejo em festas juninas. Fiz a receita dela, mas reguei com um pouquinho de leite condensado, que contrastou maravilhosamente bem com aquele pudinzinho macio e grudento!

Cuscuz de Tapioca com Coco

Ingredientes:

250g de farinha de tapioca
375ml de leite integral
375ml de leite de coco
150g de açúcar
1 xíc. (chá) de coco ralado
Leite condensado para servir

Modo de Preparo:


Coloque a tapioca em uma tigela. Esquente o leite e o leite de coco (mas não deixe ferver), acrescente o açúcar e misture.  Jogue o leite por cima da tapioca e misture até formar uma massa mais consistente. Adicione metade do coco ralado. Divida a massa em ramequins levemente untados com óleo. Cubra com plástico filme e leve à geladeira. Desenforme em um prato, cubra com o restante do coco ralado e sirva com leite condensado.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Gozleme de Espinafre com Queijo de Cabra


Semana passada eu e o Bernardo estávamos zapeando os canais na televisão quando paramos em um programa do Bill Granger na BBC, no qual ele estava preparando alguns sanduíches para comer com os amigos. Entre eles estava esse gozleme - um pão típico da Turquia - recheado de espinafre com queijo de cabra. Já passava das 8 da noite, mas eu estava com fome e sem perspectiva de jantar em casa e, coincidentemente, tinha todos os ingredientes da receita. E ainda por cima precisava usar o resto da farinha quase vencida. Mãos à obra na cozinha, me saiu pouco tempo depois esse pão macio e delicioso, com esse recheio incrível. Comemos no sábado à noite, no domingo de manhã e brigamos pelo último pedaço no domingo à tarde!

Gozleme de Espinafre com Queijo de Cabra

Ingredientes:

Massa

8g de fermento biológico seco instantâneo
300ml de água
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
3 xíc. (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de azeite

Recheio

100g de espinafre cozido com sal
200g de queijo feta ralado
Fatias de limão para servir
Azeite para pincelar os pães

Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela, misture o fermento, a água, o sal e o açúcar e misture. Deixe descansar até que comece a criar bolhas na superfície. Junte então a farinha de trigo e o azeite e sove por cerca de 10 minutos, até que a massa fique macia e elástica. Divida a massa em 4 partes e coloque os pedaços em uma assadeira untada com azeite. Cubra com um pano de prato e deixe descansar em um local sem corrente de vento (eu coloquei dentro do forno desligado) por cerca de 20 minutos, ou até que dobre de volume. 

Montagem - Abra cada porção de massa em um retângulo de cerca de 35x45cm. Recheie a metade da massa com o espinafre e o queijo de cabra, e tempere bem com sal e pimenta. Dobre a massa, pressionando bem as extremidades para que fique bem colado. Pincele os dois lados do pão com bastante azeite e leve à frigideira para grelhar. Frite cada lado por cerca de 3 minutos, ou até que a massa fique dourada e crocante. Vire e frite o outro lado. Corte o gozleme em 4 fatias e sirva com o limão.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Chocolate Quente


Hoje bateu um friozinho bom aqui de tarde e decidi que não iria para a academia. Ao invés disso, assei alguns pães de queijo e preparei uma receita de chocolate quente - não daqueles cremosos que parecem pudins, mas daqueles sedosos e líquidos. Ficou docinho e delicioso, e a adição do creme de leite deixou ele mais encorpado. Com certeza muito melhor do que alguns que a gente vem tomando nos nossos cafés da manhã fora de casa!

Chocolate Quente

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de leite
3 colheres (sopa) de chocolate em pó - se for usar cacau, adicione mais açúcar
4 colheres (sopa) de açúcar
200g de creme de leite de caixinha
1 pau de canela

Modo de Preparo:


Em um liquidificador, bata o leite com o chocolate em pó e o açúcar. Despeje em uma panela com a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver. Desligue, adicione o creme de leite e mexa bem até ficar homogêneo. Retire a canela e sirva quente.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Ovos Assados com Creme de Ricota


Essa receita é ótima para um café da manhã mais elaborado, mas sem muito trabalho. Além de tudo é uma delícia, e muito charmosa para servir para as visitas! Em um ramequim untado com manteiga, coloquei duas colheres (sopa) de creme de ricota, salpiquei com queijo parmesão e quebrei, cuidadosamente, um ovo. Temperei com sal e pimenta e levei ao forno a 200oC por cerca de 10 minutos, até que a clara cozinhasse completamente, e a gema ficasse ainda molinha. Polvilhei com cebolinha picada e servi com torradinhas de pão de fôrma integral, que cortei em bastões, passei no azeite e assei até que ficassem douradinhas!

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Pãezinhos de Cebola


Passei muitos meses sem ver a minha farinha de trigo preferida para vender nos supermercados. Depois de um longo inverno, eis que avisto vários pacotes do produto na gôndola do mercado aqui perto da minha casa. Me atraquei com pelo menos 6 pacotes, feliz da vida, imaginando tudo que aquilo poderia virar. Mas a realidade foi bem diferente. Quase não tive tempo de preparar pães e poucos bolos saíram do forno no período. Quando fui pegar um pacote, há algumas semana, vi que venceriam em poucos dias. Me apressei e preparei então várias receitas que usariam o ingrediente, que eu não poderia perder de jeito nenhum! E esses pãezinhos de cebola de liquidificador foram uma ótima desculpa para usar quase meio pacote da minha farinha. Perfeitos e macios, ficam ótimos no dia seguinte também, esquentados por poucos segundos no micro-ondas!

Pãezinhos de Cebola

Ingredientes:

2 ovos
1 cebola grande picada
1/2 xíc. (chá) de óleo
2 colheres (chá) de sal
1 xíc. (chá) de leite desnatado morno (usei integral)
1 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo
6 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 gema batida com 1/2 xícara de chá de café coado (p/pincelar)
Gergelim para polvilhar


Modo de Preparo:

No liquidificador  bata os ovos, a cebola, o óleo e o sal até que fique uma mistura homogênea. Coloque a farinha em uma tigela e junte a mistura do liquidificador. Reserve. Dissolva o fermento no leite morno e junte a mistura reservada na tigela. Amasse até que fique bem homogênea e elástica. Descanse a massa coberta por 1 hora. Modele os pãezinhos, coloque-os em uma assadeira untada com óleo deixando espaço entre eles. Pincele com a gema misturada com o café, salpique o gergelim e descanse por mais 20 minutos. Leve ao forno pré-aquecido a 180º até que fiquem douradinhos e completamente assados por dentro.