Aqui em casa todo mundo gosta de barrinha de cereal. Especialmente aquelas que são bem docinhas, molinhas e deliciosamente carameladas. Até o Caio come uns pedaços de vez em quando. Estava à procura daquelas crocantes da Nature Valley mas não consegui encontrar aqui no mercado perto da minha casa. Foi quando o Bernardo disse que preferiria mesmo que eu fizesse em casa. Aí eu gamei, claro, fui logo à procura de uma receita que pudesse ficar parecida. Comprei um tanto de aveia, o mel que não tinha em casa e fiz as barrinhas. E não poderiam ter ficado melhores. Bernardo levou para o trabalho e me ligou só pra dizer que as barrinhas estavam uma delícia, inclusive disse que curtiria mil vezes no Face se fosse possível, hehehe. Exageros à parte, elas são mesmo deliciosas. Crocantes e cheias de castanhas, com o saborzinho da canela de fundo, fazem mesmo jus àquelas compradas prontas. Mas claro, sem nada de aditivos!
Barrinha de Cereal Crocante Caseira
Ingredientes:
7 xíc. (chá) de aveia em flocos
1/2 xíc. (chá) de óleo vegetal
1 colher (chá) de sal
1 e 1/2 xíc. (chá) de amêndoas - usei castanha-do-pará e nozes que tinha em casa
1/2 xíc. (chá) de uva passa escura - opcional
3/4 xíc. (chá) de mel
3/4 xíc. (chá) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de essência de baunilha
2 colheres (chá) de canela em pó - opcional
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 200oC. Em uma tigela grande, despeje a aveia, o óleo e o sal. Misture bem até que o óleo tenha coberto completamente os flocos de aveia. Coloque a mistura em uma assadeira retangular de cerca de 40x30cm e leve ao forno por cerca de 20 minutos, mexendo a cada 5, até que os flocos de aveia fiquem levemente dourados. Enquanto isso, em uma panela, aqueça o mel, o açúcar, até que o açúcar dissolva completamente. Retire do fogo e junte a baunilha e a canela. Retire a aveia do forno e coloque em uma tigela grande com as nozes, as passas e o xarope de açúcar com mel. Misture bem para incorporar os ingredientes e despeje na mesma fôrma que foi utilizada para dourar a aveia, forrada com papel alumínio. Pressione as barrinhas em uma camada da mesma espessura de todos os lados, para que fiquem homogêneas quando cortadas. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 50 minutos, ou até que esteja dourada. Retire do forno e deixe descansar pode 10 minutos antes de cortar. Corte com uma faca grande as barrinhas, com cuidado para não quebrá-las. Não espere mais de 10 minutos para cortar, ou elas endurecerão e será impossível cortar sem quebrá-las.
As barrinhas rendem muito e duram até 2 semanas em um recipiente hermeticamente fechado, mas duvido que sobrarão até lá! As sobras do corte ficam ótimas por cima do iogurte, como uma granola!
Amiga, adorei sua ideia de fazer as barras em casa! Coisa boa! Dia desses vou me animar e fazer na minha casa nova aqui em KL! Bjs
ResponderExcluir