quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sanduíche de Frango com Salada


Uma saída super rápida e deliciosa para um lanche. Aqui em casa foi o jantar de terça, já que estamos sem almoço pelo menos até a filha da moça que trabalha aqui melhorar da catapora. =/ Os meninos gostaram tanto que ontem, protestando contra a sopa do jantar, imploraram por mais desse sanduíche!

Sanduíche de Frango com Salada

Ingredientes:

15 fatias de pão de forma sem casca
2 peitos de frango, cozidos em caldo de legumes e desfiados
1 colher (sopa) de maionese
5 colheres (sopa) de creme de leite
2 talos de cebolinha picados
Alface e tomate
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Misture o peito de frango desfiado, a maionese, o creme de leite, a cebolinha e tempere com o sal e a pimenta. Passe essa mistura em uma fatia do pão. Acomode outra fatia por cima, coloque uma camada generosa do alface com o tomate e complete com mais um pão. Para essa quantidade de frango, a receita me rendeu 5 sanduíches. Sucesso absoluto!

domingo, 21 de outubro de 2012

Curau de Milho


Essa semana me deu uma vontade louca de comer curau de milho. Esperei pacientemente chegar o sábado, fui à feira e me deparei com lindas espigas orgânicas. Comprei logo 2 bandejas cheias e vim pra casa feliz da vida pra fazer o meu curau. A receita é da minha sogra, que faz um curau que eu acho  o mais perfeito de todos!

Curau de Milho

Ingredientes:

5 espigas de milho
1 garrafa 200 ml leite de coco
1 pitada de sal
1 colher (sopa) manteiga
4 colheres (sopa) de açúcar
Menos de 1/2 litro de leite

Modo de Preparo:

Retire os grãos de milho da espiga, com uma faca. No liquidificador, coloque o milho e bata com um pouco de leite. Bata bem até que a mistura fique homogênea. Peneire a mistura para que fique bem liso. Em uma panela, coloque a mistura do milho, o leite de coco, o sal, a manteiga e o açúcar. Coloque o leite de acordo com o seu gosto: se quiser o curau mais cremoso, coloque o meio litro. Se não, coloque um pouco menos. Vá mexendo até que a mistura engrosse, com uma consistência de mingau grosso, aproximadamente 15 minutos. Despeje a mistura em potinhos - não precisa untar. Eu gosto geladinho, mas quente também é uma delícia, ainda mais com bastante canela!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Chá de Fraldas do Caio!


Há algumas semanas, eu e meu marido concretizamos uma festinha que já estava nos meus pensamentos há tempos. Em nenhuma das outras vezes que fiquei grávida tive vontade de fazer um chá de fraldas, mas dessa vez era tanto carinho de todo mundo que resolvi juntar as pessoas para comemorarmos mais um pimpolho chegando na família. Passei meses procurando na internet fotos e detalhes da festinha, que, apesar do trabalho, ficou 1000%. E foi tudo do jeitinho que eu queria: comidinha caseira, uma decoração bem fofa e lembrancinhas que fossem a nossa cara, tudo feito pela gente!

E afinal, o que teve?


Espetinhos Caprese, com mussarela de búfala, uma folha de basílico e um tomatinho uva. Ali atrás uma cesta de pães com cream cheese, pasta de queijo com ervas finas e geleias.


Aqui fizemos uns sanduichinhos de queijo com presunto enrolados - inspiração aqui - e também alguns cookies de baunilha com gotas de chocolate.


Bem na esquerda, na tigela vermelha, sanduíches de salame no pão integral, alguns salgadinhos, gougères deliciosas que minha sogra fez e um café ali atrás.


Na bandeja preta, endívias recheadas com uma salada de grão-de-bico. Na taça grande, espetinho de uva com morango. Ali na tábua, um sanduíche de queijo brie com geleia de damasco na baguete integral. Algumas coisinhas que fizemos e não saíram na foto: mini-hamburguer de frango com salada - também inspirado nesses - e uma quiche maravilhosa de tomate seco que minha avó trouxe!



De lembrancinha: latinhas recheadas de confeitos de chocolate coloridos.


Brigadeiros - feitos pela minha mãe! - nos potinhos de vidro.


Tubinhos com balas.


Biscoitos de leite condensado decorados com pasta americana com as letrinhas do nome dele.


E um bolo lindo de fraldas - feito todinho pelo Bernardo!

Só para explicar um pouco do meu sumiço: ando passando super mal do estômago, o que tem me impedido de entrar na cozinha com a mesma frequência de antes. É o dia inteiro com queimação e, além de tudo, o barrigão já está enorme, não ando tendo muita disposição para a maratona que envolve cozinhar, lavar e secar tudo depois. Agora é a hora de organizar tudo para o pimpolho que está chegando!