sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Panquecas


Essa foi a primeira receita de panqueca que eu preparei em casa, mas ficou sumida por um tempão no buraco negro da desorganização da minha cozinha antiga. Procurando umas sacolas aqui em casa, achei um monte de receitas que estavam perdidas. E essa foi feita no mesmo dia, sempre gostei da simplicidade e dos poucos ingredientes que ela leva, além da massa não ter aquele gostinho de óleo característico de massas de panqueca.

Panquecas

Ingredientes:

1 copo de leite
1 copo de farinha de trigo
1 ovo
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de fermento em pó
Queijo Ralado
Sal

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte uma frigideira ou panquequeira com óleo e, com a ajuda de uma concha, coloque a massa distribuída uniformemente na frigideira. Vire a panqueca e reserve. Para o recheio, usei peito de peru, queijo minas e tomate em cubinhos, sem sementes. No molho, bati uma lata de tomates sem pele e refoguei com cebola roxa e um pouco de azeite, além da pimenta e do sal.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Torta de Cogumelos


Eu já falei por aqui que estamos seguindo um ritual nas segundas-feiras de não comer carne. Por isso tenho pensado em várias opções para preencher o cardápio sem prejudicar a nutrição dos pimpolhos. Pensei em uma torta de cogumelos. O recheio é bem suave e o shitake é a estrela do prato. A massa de torta é aquela mesma integral de sempre.

Torta de Cogumelos

Ingredientes do Recheio:

1 lata de creme de leite
1 bandeja de cogumelos shitake limpos
1 ovo grande
3 colheres (sopa) de queijo ralado
2 colheres (sopa) de cebola ralada
Azeite para refogar

Modo de Preparo:

Fatie os cogumelos e refogue-os na cebola e no azeite. Reserve. Misture o creme de leite com o ovo levemente batido e o queijo ralado. Junte os cogumelos e despeje o recheio sobre a massa (pré-assada por 20 minutos). Leve ao forno em temperatura média até que a torta fique dourada e o recheio cozido.

PS: Preciso dizer que a foto não ficou tão boa porque meu fotógrafo profissional não veio almoçar em casa!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Frozen Yogurt de Pêssego

 
Foi só ver a receita no blog da Pat que minha lombriga não se aguentou. Tive que ir ao mercado às 9 da noite pra providenciar pêssegos e iogurte natural para poder fazer esse frozen yogurt. Conforme a Pat já adiantou, fica mesmo bastante doce - mesmo reduzindo bastante a quantidade de açúcar. Mas não menos delicioso, é uma sobremesa leve e delicada, além de super refrescante!

Frozen Yogurt de Pêssego
daqui

Ingredientes:

675g de pêssegos maduros (cerca de 5 pêssegos grandes)
½ xícara (120ml) de água
¾ xícara (150g) de açúcar refinado
1 xícara (260g) de iogurte natural integral
algumas gotinhas de suco de limão siciliano espremido na hora

Modo de Preparo:

Descasque os pêssegos: com uma faquinha, corte um X na parte inferior de cada pêssego e mergulhe-os em água fervente por cerca de 20 segundos. Retire-os da panela com uma escumadeira, coloque num escorredor/peneira e enxágüe com água fria – a casca sairá facilmente.
Corte os pêssegos ao meio, remova os caroços e pique a polpa em pedaços. Cozinhe com a água numa panela média – não use panela de alumínio, cobre ou ferro – parcialmente tampada, misturando algumas vezes, até que a fruta fique macia e cozida, cerca de 10 minutos. Retire do fogo, junte o açúcar, e então leve à geladeira até gelar bem.
Transfira o pêssego para um liquidificador ou processador, junte o iogurte e bata até quase homogeneizar – deixe alguns pedacinhos de polpa. Misture o suco de limão e então prepare a mistura pela sorveteira seguindo as instruções do fabricante.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Panna Cotta



E lá se foi toda a confusão do final de ano. É uma época que eu, particularmente, adoro, mas que requer muita preparação e um tanto de improvisos. Mas ainda assim é das minhas datas preferidas. Esse ano teve até Papai Noel aqui em casa! Mas passada a correria, estou de volta às minhas férias, férias também das crianças e dias chuvosos de muita preguiça. Juntando o útil ao agradável, usei uma garrafinha de creme de leite fresco que venceria em breve para fazer a 'famosa' panna cotta, que, por um erro de execução, não ficou tão durinha como merecia. Mas nem por isso ficou menos deliciosa!

Panna Cotta

Ingredientes:

300g de creme de leite fresco
300g de leite integral
125g de açúcar
5-7g de gelatina em pó (a quantidade menor produz uma panna cotta mais macia, e a maior, uma mais firme; escolha a que quiser)
1 colh. (chá) de essência de baunilha
Geléia a gosto (usei de morango)

Modo de Preparo:

Aqueça o leite, o creme de leite e o açúcar até que este tenha dissolvido. Não deixe ferver, ou o calor matará a capacidade de gelatinização da gelatina. Enquanto isso, coloque a gelatina em água (25g ou 35g, de acordo com a quantidade da gelatina). Deixe que ela absorva toda a água. Desligue o fogo, jogue a gelatina dentro do creme e mexa até dissolver. Junte a baunilha. Coloque a geléia no fundo das tacinhas e distribua o creme. Deixe esfriar e leve à geladeira até firmar.