quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pizza Caseira


 Muitos anos atrás, quando eu ainda morava na casa dos meus pais, resolvi me aventurar e fazer uma pizza para um jantar com uns amigos. Peguei uma receita do Jamie Oliver que tinha tudo para dar certo. Deixei a massa crescer o dia inteiro, maior frescura. Na hora que saiu a primeira pizza, bateu o desespero: a massa era fermento puro, só tinha gosto de álcool (eu sei, nada a ver, mas era o gosto mesmo!). Aí desisti. Nunca mais tentei nenhuma receita. Isso até ganhar minha super batedeira. Depois do pão, resolvi testar uma receita de pizza. Muito boa, linda e muito fácil. A foto, de novo, não está das melhores porque eu, como pizzaiola profissional, fabriquei uma pizza, hmm, digamos, sem qualquer forma!

Pizza Caseira

Ingredientes:

1 1/2 xícara de água morna
1 envelope de fermento biológico seco
3 1/2 xícaras de farinha de trigo (usei a metade integral)
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de sal
1 colher (chá) de açúcar

Modo de Preparo:

Na tigela da batedeira, dissolva o fermento na água quente. Ajuste a pá de bater massas pesadas e acrescente os demais ingredientes. Bata por aproximadamente 10 minutos em velocidade baixa, até que a mistura se torne uma massa elástica e uniforme. Deixe a massa descansar por pelo menos 1 hora e meia em um local abafado, tempo suficiente para que ela dobre de tamanho. Trabalhe a massa e faça um disco. Asse em forno médio por aproximadamente 20 minutos. Retire a massa do forno e recheie a gosto.

Recheio:

Margherita:

1 sachê de molho de tomate
200g de mussarela ralada
3 tomates fatiados
Manjericão
Orégano
Queijo parmesão

Banana:

200g de mussarela ralada
3 bananas fatiadas
Açúcar e canela

terça-feira, 27 de julho de 2010

Bobó de Couve-Flor

 
Só posso dizer uma coisa sobre essa receita: é o MELHOR bobó que já comi, deixou pra trás até o de camarão, por mais incrível que possa parecer. Conheci esse bobó um dia desses, quando fomos almoçar em um restaurante vegetariano aqui em Brasília e gostei logo de cara. Resolvi procurar a receita e hmm! Bom é pouco! Meu marido foi o primeiro a dizer que tinha sido o bobó mais gostoso que ele já comeu!

Bobó de Couve-Flor
daqui, com adaptações

Ingredientes:

500g de mandioca cozida
1 buquê pequeno de couve-flor, picado e cozido al dente
1/2 cebola picada
2 dentes de alho
1 latinha de extrato de tomate
1/2 garrafa de leite de coco
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de azeite de dendê
Coentro e cebolinha a gosto

Modo de Preparo:

Passe a mandioca, já cozida, no liquidificador até que vire um creme. Refogue o alho, a cebola e o azeite em uma panela e acrescente o purê de mandioca. Adicione então a couve-flor, o extrato de tomate, o leite de coco e o azeite de dendê. Prove o sal e decore com coentro e cebolinha.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Bolo de Chocolate com Morangos e Chantilly

 
Não sei se já comentei por aqui, mas meus dois filhos fazem aniversário nas férias. Isso implica em festas pequenas, visto que geralmente em janeiro e julho todo mundo viaja. Bruno faz aniversário no começo de julho, por isso fizemos uma festinha no domingo na chácara do meu pai e, na segunda, dia do aniversário mesmo, fomos aproveitar para passear com ele. Chegamos em casa lá pelas 7 horas e, como eu não poderia deixar passar a data sem um bolinho, me internei na cozinha para fazer o bolo e o jantar. A receita do bolo é da Stef, que tem um blog lindo e delicioso e a quem já tive o prazer de conhecer pessoalmente. O bolo fez muito sucesso, mesmo quente (não deu tempo de esfriar!) ficou muito bom! No dia seguinte então, hmm, melhor ainda! A receita parece grande, mas é super simples. E sobre a foto, bem, foi o melhor que conseguimos pouco antes do parabéns, com o bolo quase desmoronado nas minhas mãos!

Bolo de Chocolate com Morangos e Chantilly
daqui

Ingredientes:

Bolo:

2 1/3 xícara de farinha de trigo (280g)
3/4 xícara de cacau em pó
2 xícaras rasas de açúcar (350g)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
3/4 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
150g de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos em temperatura ambiente
1 colher (chá) de essência de amêndoas
300ml de leite

Recheio e cobertura:

1 1/2 xícara de creme de leite fresco gelado
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
350g de morangos frescos (reserve alguns para a decoração)

Calda:

1/2 xícara de leite
1 colher (chá) de açúcar

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda de aproximadamente 22cm de diâmetro. Reserve. Peneire juntos todos os ingredientes secos (Farinha de trigo, cacau em pó, bicarbonato de sódio, fermento em pó e o sal). Reserve. Na batedeira, bata a manteiga por aproximadamente 30 segundos em velocidade média. Acrescente o açúcar aos poucos e bata até obter um creme fofo e claro (+ ou - 5 minutos). Adicione os ovos, um a um, batendo bem em cada adição (Aproximadamente 1 minuto entre cada intervalo). Acrescente a essência de amêndoas e bata bem. Em velocidade média, adicione em etapas os ingredientes secos, alternando com o leite até finalizar a operação. (Sempre comece e termine com o líquido).
Disponha a massa do bolo na assadeira untada e leve ao forno pré aquecido por 45 minutos, ou até que estaja assado (Faça o teste do palito. O mesmo deve sair seco ao ser inserido no meio do bolo). Retire o bolo de forno, desenforme após 10 minutos e deixe esfriar completamente sob uma grelha.

Prepare a calda. Leve ao fogo o leite com o açucar até dissolver bem. Retire do fogo e deixe esfriar.

Prepare o recheio e a cobertura. Lave e seque bem os morangos. Corte-os pela metade. Separe os mais bonitos para a decoração. Reserve. Na bateideira, bata o creme de leite fresco com o açúcar e a baunilha até obter picos firmes.

Montagem: Após o bolo estar totalmente frio. Divida-o na horizontal em três partes (Use uma faca grande de serra). Comece a montagem. Coloque a base do bolo sob o prato que irá servir, regue com um pouco da calda e disponha 1/3 do chantilly. Sob o chantilly, faça uma camada generosa de morangos. Tente manter a mesma altura para o bolo ficar nivelado. Coloque a segunda camada do bolo, regue com a calda (Não regue muito essa segunda camada para que ele não quebre). Repita o recheio, coloque mais 1/3 do chantilly e mais uma camada de morangos. Coloque a ultima camada do bolo, regue com a calda (Não regue muito essa terceira camada para que ele não quebre). Finalize com o chantilly restante e decore com morangos.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Pão de Fôrma de Liquidificador

 
Férias das crianças! Isso pra mim quer dizer diversão, muita diversão! O mais velho anda pra lá e pra cá na casa dos avós e dos tios, não quer nem saber de ficar em casa. O mais novo está indo trabalhar com a gente - significa trabalho dobrado. Mesmo assim, estamos aproveitando tudo o que podemos. Já fomos jogar boliche, andar de kart, passear no museu, assistir filmes no cinema e, claro, fazer piquenique no parque. Como só fui planejar o piquenique domingo à noite, não tive tempo de ir no mercado comprar pão. Aí achei uma receita aqui na internet, rápida, fácil e com tudo o que eu tinha em casa. Fiz o pão no sábado de noite mesmo e já tínhamos nossos sanduíches para levar para o delicioso piquenique no parque. E o melhor: o pão nem precisa ser sovado, só misturado!

Pão de Forma de Liquidificador

Ingredientes:

4 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo (usei metade integral)
5g de fermento biológico seco
1 unidade de ovo
1/3 xícara de chá de óleo
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de açúcar
2 xícaras de chá de leite morno

Modo de preparo:

Bata no liqüidificador todos os ingredientes, menos a farinha. Depois, despeje tudo em uma tigela, junte a farinha e bata com a colher de pau, até que a massa fique bem lisa.
Coloque a massa em forma untada e deixe dobrar de volume. Em forno fraco pré-aquecido, coloque o pão e asse por 15 minutos em forno fraco e mais 15 minutos em forno médio ou até o pão dourar.

domingo, 11 de julho de 2010

Trouxinhas com Creme de Milho e Peito de Peru


Panquecas são umas das minhas comidinhas preferidas - além de fáceis de fazer, rendem  muito e são deliciosas! Acontece que vez por outra minha receita não fica boa, parece que não pega o ponto certo. Passeando pelos meus blogs preferidos, achei um dia desses, de novo, no blog da Léia, essas trouxinhas com uma aparência maravilhosa. Hoje, dia de final da Copa, decidi que iríamos almoçar em casa. Pensei logo nas trouxinhas e corri para fazer essa delícia. A massa é maravilhosa, não fica quebradiça, ótima para trabalhar! A mais, só adicionei um peito de peru que tinha congelado aqui, e combinou super bem!

Trouxinhas com Creme de Milho e Peito de Peru

Ingredientes:

Massa:

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de agua
2 ovos
1 pitada de sal
manteiga para untar

Recheio

1 cebola bem picada
2 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de milho cozido congelada (usei de latinha)
1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
sal e pimenta do reino a gosto
1 pitada de noz-moscada
talos de cebolinha verde para amarrar (como trouxinha, o crepe fica mais sofisticado)

Modo de Preparo:

No liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Leve ao fogo uma frigideira antiaderente de 22 cm de diâmetro, untada com manteiga, por um minuto ou até esquentar bem. Retire a frigideira do fogo, despeje 1/4 de xícara da massa e incline-a para os lados até cobrir todo o fundo. Volte ao fogo, deixe dourar ligeiramente e vire para dourar o outro lado. Repita com o restante da massa e reserve.

Recheio:

Em uma frigideira funda, frite a cebola na manteiga até dourar. Junte o milho descongelado e refogue por dois minutos. Adicione a farinha e doure-a, mexendo sempre, por um minuto. Adicione o leite e cozinhe, mexendo sempre ou até engrossar. Tempere com sal e a noz-moscada. Adicione o peito de peru cozido e desfiado. Distribua o recheio morno no centro dos crepes, feche-os como trouxinhas e amarre com talos de cebolinha verde.