segunda-feira, 28 de junho de 2010

Bolo de Banana com Aveia e Chocolate



Olha, pra quem não gosta de bolos eu ando muito boleira ultimamente.. Mas tenho que confessar que estou sucumbindo a essas belezinhas, principalmente com um copo de suco e umas frutas de café da manhã. Acordei no sábado morrendo de vontade de fazer um bolo, principalmente depois que vi meu melão nojentamente aberto na fruteira, melando quase todas as minhas frutas. Decidi salvar as bananas e fazer esse bolo delicioso que tinha visto há algum tempo no blog da Glau - a quem tive o prazer de conhecer pessoalmente! Bom, além de muito molhadinho, o bolo sequer leva farinha. Perfeito demais!

Bolo de Banana com Aveia da Dona Lúcia
daqui, do jeitinho que a Glau colocou
Ingredientes:

6 bananas nanicas maduras
3 xícaras (chá) de flocos finos de aveia
1 ½ xícara (chá) de açúcar ou açúcar mascavo (usei mascavo)
1 colher (sopa) fermento
1 xícara (chá) de óleo
4 ovos
canela (opcional) - coloquei 1 colher de (sopa) de chocolate em pó
gotinhas de chocolate (coloquei meia barra de chocolate meio-amargo picado)

Modo de Preparo:

Misturar todos os ingredientes secos em uma tigela. Bater no liquidificador os ovos, as bananas e o óleo, até obter uma mistura homogênea. Juntar o líquido aos ingredientes secos e misturar bem. Coloquei numa forma própria pra bolos metade da massa, um tanto de gotinhas de chocolate, mais massa e finalizei com pedaços de banana, algumas gotinhas e aveia. Assei em forno pré-aquecido por volta de 40 minutos ou até dourar.

PS: E esse foi sem a batedeira!!!!!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Torta Integral de Frango


 Sei que vou parecer repetitiva, mas ultimamente quase não tenho feito nada que não envolva minha batedeira.Sempre faço torta de frango, também foi um dos primeiros pratos que saíram do meu forno. Para todos os lugares que éramos convidados levávamos a famosa torta de frango. Essa receita veio da minha avó também, e é muito fácil de fazer. O recheio que eu troquei dessa vez, nunca tinha experimentado. Mas a combinação veio a calhar, a torta ficou bem leve e gostosa!

Torta Integral de Frango

Ingredientes:

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo integral (usei a média)
3 colheres cheias de manteiga (usei margarina)
1 pitada de sal
Água gelada para dar o ponto

Modo de Preparo:

Despeje a farinha em uma superfície limpa. Acrescente a manteiga e o sal e misture até virar uma farofa úmida. Acrescente a água até que a massa solte dos dedos (fiz a minha todinha na batedeira, com o batedor de bolos. Só dei uma última sovada com as mãos, para misturar bem os ingredientes). Faça uma bola e leve à geladeira para descansar por 15 minutos. Abra a massa (guarde um pouco para a cobertura) e forre uma assadeira ou pirex. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos, ou até que a borda comece a dourar. Retire e prepare o recheio.

Recheio:

400g de peito de frango cozido em 1 litro de água e 1 cubo de caldo de legumes
1 lata de creme de leite light
1 copinho de champignon em conserva
1/2 cebola picadinha
2 colheres (sopa) de azeite
Sal

Modo de Preparo:

Passe o frango pelo processador. Aqueça o azeite e refogue a cebola em uma panela. Acrescente o frango, o creme de leite e o champignon. Prove o sal. Retire do fogo e coloque o recheio na torta. Abra o restante da massa e cubra a torta. Pincele com uma gema de ovo e leve ao forno médio até que a torta fique dourada.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Bolo Mármore



Esse bolinho me chamou a atenção pela facilidade. Queria fazer um bolinho, de preferência de chocolate, aí fui de bolo mármore. Não preciso nem dizer que foi devorado em menos de 2 dias - estava do jeito que eu gosto, úmido e fofinho. Fiz também a estreia da minha fôrma de bolo inglês, o próximo pão já vem de fôrma!! A receitinha é do blog da Dadivosa, fonte de várias outras delícias!

Bolo Mármore

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar (usei 3/4 de mascavo)
1 colher (sopa) de fermento em pó
3/4 de xícara de leite
1/2 xícara de manteiga
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de cacau em pó + 2 colheres (sopa) de água

Modo de Preparo:

Na tigela da batedeira, junte todos os ingredientes, com exceção do cacau e da água. Bata até que fique homogêneo, despeje metade da massa em uma fôrma untada e enfarinhada e bata o restante com o cacau e a água. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 40 minutos, até que passe no teste do palito. Servi no meu café da manhã com frutas e leite.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mac'n'Cheese



Sempre fui louca para experimentar o tão famoso mac'n'cheese americano. Botei na minha cabeça que ia fazê-lo semana passada. Olhei na internet, comprei os ingredientes e constatei: é mesmo uma delícia! O que eu fiz foi um bechamel misturado com queijo cheddar, depois levado para gratinar no forno. Mais fácil impossível. Agora quero experimentar com bacon no meio, hmm, deve ser delicioso!

Mac'n'Cheese

Ingredientes:

500g de macarrão de massa curta, cozido com sal e escorrido
2 xícaras de leite (usei desnatado)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara de queijo cheddar ralado
Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de Preparo:

Para fazer o molho bechamel: Aqueça as duas colheres de manteiga em fogo alto. Junte a farinha de trigo e misture bem. Adicione o leite e mexa com um fouet, para não emeplotar, até que o molho fique levemente encorpado. Desligue o fogo e junte o queijo cheddar, misturando até que fique completamente derretido. Misture o molho à massa e coloque em um refratário, polvilhando o queijo ralado por cima. Leve ao forno, temperatura alta, até ficar moreninho.

sábado, 19 de junho de 2010

Pão Francês de Batedeira



Como vocês sabem, estou aqui morrendo de amores pela minha batedeira nova. Uso até em receitas que não precisam do uso da batedeira. Aí que eu queria fazer um pão, mas, obviamente, na batedeira. Achei uma receita de uma moça que pegou no manual da Kitchen Aid, aí mandei ver. O pão é uma delícia, parece muito aquele feito na máquina de pão. E olha, tão fácil quanto. Está na lista dos que vão para a repetição!

Pão Francês de Batedeira

Ingredientes:

2 envelopes de fermento biológico seco (usei o fermento fresco, 6 tabletes)
2 e 1/2 copos de água morna
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
7 xíc. de farinha de trigo
Clara de 1 ovo
2 colheres (sopa) de água gelada
Farinha de milho para polvilhar

Modo de Preparo:

Dissolva o fermento na água e coloque na tigela da batedeira, que deve estar aquecida. Misture o restante dos ingredientes, com exceção da clara e da água gelada. Bata com o batedor tipo 'gancho' por 1 minuto em velocidade 1, depois por mais 2 minutos em velocidade 2. Coloque a massa em um recipiente untado com margarina e cubra-a com um pano de prato. Deixe descansar por uma hora ou até que dobre de tamanho. Após descansar, abra a massa e amasse-a com as mãos. Molde duas bolas e deixe que descansem até que,  novamente, dobrem de tamanho, lembrando de polvilhar a farinha de milho na fôrma, que deverá ser a mesma que irá para o forno. Coloque em forno pré-aquecido a 200oC por aproximadamente 20 minutos. Retire do forno, pincele com a clara de ovo misturada com a água e volte ao forno alto por mais 5 minutos.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Risoto de Limão Siciliano com Cinnamon Apple



Estava comentando com a Tamy, no dia que nos encontramos, que naquela semana havia experimentado um risoto de limão siciliano muito, mas muito esquisito. Como era a primeira vez que comia, não sabia se estava bom ou não. Sei que o sabor era estranho e tinha um fundo muito amargo, o que eu não achei que devia ser normal. A Tamy me disse que não costuma ser amargo, e sim suave o sabor do limão. Para tirar a prova, decidi fazê-lo aqui em casa, acompanhado da deliciosa e facílima cinnamon apple, aquela parecida com a que acompanha a costelinha de porco no Outback. E o resultado foi maravilhoso mesmo, o docinho das maçãs contrastando com o azedinho do limão, nada de amargo ou terrível na minha versão. O risoto está meio arroxeado por causa do vinho tinto que usei, estava sem o branco!

Risoto de Limão Siciliano

Ingredientes:

2 xícaras de chá de arroz arbóreo (próprio para risotos)
1/2 xícara de suco de limão siciliano
1 xícara de chá de vinho branco (usei tinto)
½ cebola picada
2 colheres de sopa de manteiga
1 ½ litro de caldo de legumes
2 colheres de sopa de queijo parmesão raladoRaspas de limão siciliano

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque o caldo e leve ao fogo. Espere ferver, abaixe o fogo e reserve-o. Em outra panela, coloque uma colher de manteiga e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, acrescente a cebola e mexa bem até que ela fique transparente. Acrescente o arroz à panela e misture por 2 minutos em fogo alto. Junte o vinho e mexa bem até evaporar. Repita a operação com o suco de limão. Ponha 1/3 do caldo reservado na panela do arroz e misture bem até que o caldo seja absorvido. Repita a operação com o restante do caldo. Quando estiver com a consistência de risoto, ou seja, úmido e com o arroz al dente, desligue o fogo e ponha o restante da manteiga. Acrescente o parmesão, misture bem e sirva ainda quente. Decore com as raspas de limão.

Cinnamon Apple - Corte duas maçãs em pedaços grandes e leve-as ao fogo baixo com duas colhere de açúcar, uma colher de canela e 1/2 xícara de água. Espere a água evaporar e retire do fogo. Sirva quente.

sábado, 12 de junho de 2010

Panquecas Americanas (para o Dia dos Namorados!)



O Dia dos Namorados é uma das minhas datas comemorativas preferidas. Primeiro porque é um pretexto para passar o dia juntinho de quem a gente ama. Segundo porque, bem, eu adoro dar e receber presentes de dia dos namorados. Já sou casada há 4 anos, mas nunca deixamos esse dia passar em branco. Hoje é dia de jantarzinho romântico, e coisinhas gostosas o dia inteiro. E meu marido me surpreendeu muito esse ano com o presente - me deu o 1o lugar na minha wishlist - uma batedeira KitchenAid, além de um moedor de sal e pimenta que eu desejava desde que o vi pela primeira vez. Para usar meu presente novo, resolvi fazer panquecas para o café da manhã. E meu marido já chegou dizendo que são as melhores panquecas que ele já comeu na vida! Vou aproveitar para desejar a todos um Feliz Dia dos Namorados, muito e amor e felicidade para todos nós!

Panquecas

1 1/3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato
1/4 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar (usei mascavo)
2 gemas
2 claras em neve
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga, derretida
1 colher (chá) de essência de baunilha

Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e o açúcar em uma tigela grande. Junte as gemas, o leite, a manteiga e a baunilha em uma tigela pequena e despeje sobre os ingredientes secos. Adicione as claras em neve delicadamente, mas certifique-se de que fiquem bem misturadas. Coloque colheradas da massa numa frigideira anti-aderente (em fogo baixo). A panqueca não deve ser muito fina, e sim "gordinha". Vire quando estiver dourada de um lado. Doure o outro lado também. Servi com mel, morangos e banana.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Quibe de Abóbora



Sempre gostei muito de quibe. Principalmente aquele delicioso que minha avó materna costuma preparar sempre que vamos almoçar na casa dela. Quando me casei era um desastre na cozinha, lembro que meu primeiro feijão foi um terror, e o Bernardo querendo me agradar, disse que ficou uma delícia. Aliás, lembro bem que sofremos no começo, não sabia fazer nada direito, saía tudo meio mais ou menos. O quibe foi um dos pratos que acertei de primeira, receitinha da vovó sempre dá certo. Quando estava perto do Marcelo nascer, o Bernardo teve uma crise de gastrite e não podia ver comida que enjoava. Uma das únicas comidas que ele comia normalmente era o quibe, que fiz e deixei preparadinho no dia em que o Marcelo nasceu, pra ele poder comer enquanto estávamos no hospital. Um dia desses, passeando pelo blog da Fabi, achei essa receita de quibe de abóbora e, ontem, com mais ou menos todos os ingredientes em punho, fui fazê-lo. Ficou bem adaptado, mas muito gostoso. Todos adoraram em casa!

Quibe de Abóbora
super adaptado daqui

200g de trigo para quibe, hidratado em 2 xícaras de água quente
500g de abóbora cozida
1 cubo de caldo de carne
1/2 cebola picada
2 dentes de alho amassados
4 colheres de azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Cozinha a abóbora  no caldo de carne, enquanto hidrata o quibe. Depois de cozida, faça um purê com a abóbora, misture o trigo e os demais ingredientes. Leve ao forno médio por 40 minutos ou até que comece a dourar as bordas. O cheiro que inunda a casa é maravilhoso!

domingo, 6 de junho de 2010

Sorvete de Morango

 
Essa semana foi bem corrida por aqui - entre feriados e compromissos, deu tudo certo. Estava procurando uma receita de sorvete de morango, essa dieta está me deixando com muita vontade de tomar sorvete, nunca vi. O lance é que eu não gosto muito de sorvetes com a base de gemas, acho que é muito colesterol para mim e para minha pequena família, que é consumidora voraz da sobremesa. Procurei na minha bíblia de sorvetes, mas nenhuma receita como eu gostaria. Fui então pesquisar na internet. Aí achei no blog da Ana, que eu acho que todo mundo conhece, o sorvete mais delicioso e morangoso do mundo. A textura excelente, e o sabor, nem se fala! E não sobrou nem uma colher pra contar história.

Sorvete de Morango Perfeito
daqui, fielmente reproduzido

Ingredientes:

500g morangos orgânicos bem maduros, sem folhas e cortados ao meio
3/4 xíc. açúcar
3/4 colh. (chá) suco de limão
1/8 colh. (chá) sal
2 xíc. creme de leite fresco


Modo de Preparo:

Amasse os morangos com um garfo com o açúcar, o sal e o suco de limão. Deixe descansar, mexendo às vezes, por 10 minutos. Coloque metade da mistura no liquidificador e bata com o creme de leite até que fique homogêneo. Misture ao restante dos morangos com uma colher e leve a mistura à geladeira por no mínimo 4 horas. (É melhor de um dia para o outro.). Coloque na sorveteira e siga as instruções do fabricante.