segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Picolé de Morango com Iogurte


Foram dias sofridos do maior calor que eu já vi na vida nessa cidade. O jeito foi tentar espantar a onda mortífera de quentura chupando gelo fazendo picolés de diversos sabores. Rolou o conhecido e maravilhoso manga com maracujá inúmeras vezes e, para aproveitar levas e mais levas de iogurte caseiro e lindos morangos orgânicos, esses incríveis picolés de morango com iogurte. O calor era tanto que as crianças quase não deixaram o pobre picolé solidificar!

Picolé de Morango com Iogurte

Ingredientes:

2 xíc. (chá) de morangos picados
1/4 xíc. (chá) de açúcar
Suco de 1 limão
1 xíc. (chá) de iogurte natural

Modo de Preparo:

Em uma tigela, coloque os morangos e o açúcar, misture e deixe macerar por cerca de 20 minutos. Após o descanso, bata os morangos, juntamente com o líquido que ele soltou, e o suco de limão no liquidificador até que a mistura fique homogênea. Junte o iogurte, sem bater, e coloque o creme nas forminhas de picolé. Espete o palito e leve ao freezer por pelo menos 4 horas.

domingo, 29 de outubro de 2017

Bifum com Cogumelos e Cenoura



Uma amiga muito querida da minha mãe me encheu de presentinhos deliciosos que ela trouxe de São Paulo. Entre as guloseimas, um pacote de 500g de bifum logo me saltou aos olhos. Decidi que começaria por ele e, coincidentemente, encontrei uma receita da Rita Lobo que vinha ao encontro dos meus desejos: o macarrão de arroz em uma combinação incrível com cogumelos, cenouras, frango e cebolinha. Vocês não têm noção de como esse pratinho ficou delicioso! A começar pelo caldinho, que eu comi todo de colher antes de devorar o macarrão! Demais!

Bifum com Cogumelos e Cenoura

Ingredientes:

50 g de bifum 
1/2 cenoura
1/2 xícara (chá) de peito de frango cozido e desfiado
3 talos de cebolinha
2 cogumelos shiitake
1 1/2 colher (sopa) de missô 
2 xícaras (chá) de água fervente
Óleo de gergelim torrado a gosto (opcional)

Modo de Preparo:

Lave, seque, descasque e passe a cenoura na parte grossa do ralador. Lave, seque e fatie a parte verde da cebolinha. Descarte o cabo e corte o shitake em fatias finas. Numa tigelinha, misture o missô com 1 colher (chá) de água e o óleo de gergelim torrado. Misture bem para dissolver e formar uma pastinha. Quebre o macarrão bifum em pedaços menores para caber dentro do pote. Separe um pote de vidro alto e monte em camadas: coloque primeiro a pastinha de missô; em seguida o frango desfiado; cubra com a cenoura ralada; disponha as fatias de shitake, a cebolinha fatiada e termine com o macarrão bifum. Leve uma chaleira com 2 xícaras (chá) de água ao fogo alto. Assim que ferver, derrame a água dentro do pote até cobrir todo o conteúdo - a quantidade de água pode variar de acordo com o tamanho do pote. Tampe e deixe por 5 minutos para o macarrão cozinhar. Com um garfo (ou hashi) misture, coloque em uma tigela e consuma a seguir.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Mousse de Chocolate Amargo


Estava folheando o livro da Paola Carosella no sábado passado, quase na hora do jantar. Nem estava à procura de nada, só mesmo planejando que receitas faria daquele livro. De repente, vi uma receita de mousse de chocolate, que, incrivelmente, não usava creme de leite fresco. Sabia que tinha todos os ingredientes em casa e fui direto para a cozinha prepará-la. Pouquíssimos ingredientes deram luz à essa textura maravilhosa e aerada dessa mousse. Fiz 1/4 da receita, que me rendeu 3 copos como o da foto. Comemos tudo até o domingo na hora do almoço e, desde então, o Bernardo - que não é nem um pouco fã de doces - não para de pedir para que eu repita logo a receita.

Mousse de Chocolate Amargo
do livro Todas as Sextas

Ingredientes:

400g de chocolate 70% cacau
80g de manteiga sem sal
8 gemas
130g de açúcar
12 claras

Modo de Preparo:

Em uma tigela em banho-maria, derreta o chocolate com a manteiga e reserve. Coloque as gemas na tigela da batedeira e reserve. Em uma panela, coloque 110g de açúcar e 2 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo médio, sem mexer, até obter uma calda densa, na qual o açúcar terá se dissolvido, mas o líquido será incolor (117oC). Em seguida, e sem deixar a calda esfriar, comece a bater as gemas e despeje a calda de açúcar aos poucos. O calor da calda cozinhará as gemas, enquanto o movimento da batedeira deixará a mistura aerada. Ao final, você terá uma espuma clara e estável. Em outra tigela, bata as claras em neve. Quando estiverem firmes, acrescente os 20g de açúcar restantes e continue batendo até a mistura fica consistente. Com cuidado, junte a espuma de gema ao chocolate derretido morno. Incorpore as claras por último, com delicadeza. Coloque em taças ou copos, ou, se preferir, em um único recipiente, e leve à geladeira por pelo menos 12 horas.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Banana Bread


Ontem, tarde da noite, avistei na minha fruteira 3 bananas quase estragadas, que certamente não sobreviveriam até a manhã seguinte. Peguei uma receita na internet, convoquei as crianças para me ajudarem e preparamos esse delicioso - e ultra macio - banana bread. Se chama "pão", mas aqui em casa entrou na categoria bolo logo que saiu do forno! Se tiverem bananas estragando em casa, meu conselho é: façam essa belezinha!

Banana Bread

Ingredientes:

1/2 xíc. (chá) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xíc. (chá) de açúcar
2 ovos
3 bananas bem maduras, amassadas
1 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xíc. (chá) de nozes picadas - opcional

Modo de Preparo:

Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês. Pré-aqueça o forno a 190oC. Em uma tigela, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione os ovos e as bananas e bata até incorporar. Em uma tigela, peneire a farinha, o bicarbonato e o sal. Adicione os secos aos líquidos, misturando com uma espátula até que fique homogêneo. Adicione a baunilha e as nozes e despeje na forma. Leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até que passe no teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.