domingo, 27 de novembro de 2016

Pataniscas de Bacalhau


Semana passada, morrendo de vontade de comer uma massa caseira, fiz para o jantar um talharim com molho bolonhesa, e aproveitei para dar cabo no restinho da carne moída do almoço. Na hora de preparar a massa, no entanto, vi que só tinha dois ovos na geladeira. Geralmente faço uma receita com 6 (!) ovos, o que alimenta a turminha e geralmente deixa uma sobrinha para o dia seguinte. Vendo a possibilidade de não sobrar massa nenhuma pra mim, descongelei um pedaço de bacalhau, pensando em prepará-lo com batatas e cebolas, caso eu precisasse. Felizmente, consegui comer um pouquinho do macarrão, suficiente para eu ir dormir de barriga cheia. O bacalhau, cozinhei e deixei na geladeira. No dia seguinte, depois de passar no mercado para comprar alguns ovos, fui pesquisar alguma receita em um livrinho super fofo com preparos de bacalhau que minha avó trouxe da viagem que ela fez a Portugal, algum tempo atrás. Encontrei essa e adorei! Os bolinhos são crocantes e deliciosos, além de cheinhos de bacalhau! Adorei, e com certeza vou repetir quando tiver mais bacalhau em casa!

Pataniscas de Bacalhau
da fofa coleção Portuguese Cuisine - Bacalhau

Ingredientes:

600g de lombo de bacalhau, dessalgado e cozido
4 ovos
50g de farinha de trigo
1 cebola, finamente picada
1/2 maço de salsinha, finamente picada
1 pimenta dedo de moça, finamente picada
Sal e pimenta do reino a gosto
1 litro de óleo vegetal, para fritar

Modo de Preparo:

Desfie o bacalhau, retirando as espinhas e pele. Em uma tigela, bata levemente os ovos, junte o bacalhau, a farinha, a cebola, a salsinha e a pimenta. Tempere a gosto. Aqueça o óleo e vá colocando colheradas da massa para fritar, virando para dourar de todos os lados. Retire da panela e deixe escorrer sobre uma camada de papel toalha.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Panquecas de Banana com Recheio de Nutella


Semana passada foi aniversário do Caio. Fiz um bolinho para cantarmos parabéns, e aproveitei e preparei um dos meus docinhos preferidos: brigadeiro de leite Ninho com Nutella. Comprei um pote bem pequeno, mas mesmo assim sobrou um pouquinho. Acordei segunda-feira louca por uma gordice logo pela manhã, e decidi usar as bananas que estavam se estragando na minha fruteira e o restinho de Nutella que sobrou. O resultado? Essas maravilhosas panquecas, com esse recheio cremoso e delicioso! Comi escondidinha na cozinha, a única coisa que o Bernardo viu foi a louça da minha panqueca na pia!

Panquecas de Banana com Recheio de Nutella

1 banana grande, madura
1 ovo
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1 xíc. (chá) de leite integral
1 xíc. (chá) de farinha de trigo com fermento
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de fermento
Uma pitada de sal
3/4 xíc. (chá) de Nutella
Óleo, para untar a frigideira

Modo de Preparo:

Em uma tigela, amasse a banana e junte o ovo, a manteiga, a baunilha, o leite, a farinha, o açúcar e o fermento. Misture bem com um fouet para incorporar os ingredientes. Aqueça a frigideira untada com óleo e coloque cerca de 1/3 xíc. (chá) de massa. Quando a massa começar a criar bolhas, coloque cerca de 1 colher (sopa) de Nutella no centro da panqueca. Complete com mais massa e vire-a, até que doure do outro lado - passo a passo aqui. Repita a operação com o restante da massa e sirva com bananas fatiadas e mais Nutella.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Frango Grelhado com Molho de Cogumelos


Minha vida nunca mais foi a mesma depois que eu descobri o que é grelhar um peito de frango seco e sem graça passando-o antes por uma camada de farinha de trigo. Além de criar uma casquinha perfeita por fora, a parte de dentro do frango fica macia e suculenta, isso porque a camada de farinha retém os sucos do frango, evitando que ele "cozinhe" naquela aguaceira toda que ele solta. O caso é que poucos pratos têm ganhado do franguinho grelhado. As crianças adoram, dizem que fica parecendo o frango do sanduíche do fast-food que eles amam. Para incrementar meu franguinho de todo dia, decidi preparar esse molho maravilhoso de cogumelos, que, no dia seguinte, serviu como cobertura para a torrada do café da manhã! Delícia!

Frango Grelhado com Molho de Cogumelos

Ingredientes:

600g de bifes de filé de peito de frango
1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
Sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola pequena, bem picada
350g de cogumelos frescos - usei Paris e Shitake
1 xíc. (chá) de creme de leite fresco
Salsinha para decorar

Modo de Preparo:

Tempere os bifes de frango com sal e pimenta. Passe-os pela farinha de trigo e reserve. Em uma frigideira grande, coloque o óleo vegetal e 1 colher (sopa) de manteiga. Frite os bifes de frango até que fiquem dourados. Retire-os da frigideira e coloque-os no forno a 106oC, cobertos com papel alumínio para que não esfriem. Em uma panela, refogue o restante da manteiga com a cebola, até que a cebola fique transparente. Junte os cogumelos, tempere com sal e pimenta e deixe-os cozinhar por cerca de 5 minutos, ou até que estejam macios. Junte o creme, ferva rapidamente, junte a salsinha e sirva sobre o frango.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Macarons de Nozes


Mais uma versão arrasadora do docinho, que já apareceu aqui na versão castanha-do-Pará, amendoim e avelãs. Só posso dizer que o de nozes ficou delicioso, macio e crocante e com o saborzinho das nozes lá no fundo.. Perfeito! A receita é a mesma de sempre - substituindo 100% a farinha de amêndoas por nozes finamente trituradas -, e o recheio foi um brigadeiro de nozes, preparado com 1 lata de leite condensado, 1/2 xíc. (chá) de nozes trituradas e 1 colher (sopa) de manteiga sem sal. 

domingo, 13 de novembro de 2016

French Toast de Brioche com Iogurte e Xarope de Bordo


As escolas das crianças emendaram amanhã com o feriado de terça-feira. Isso aqui em casa significa dia de folga, com direito a café da manhã reforçado! E esses french toast são perfeitos para isso! São preparados com brioche - que pode ser caseiro ou não -, e acompanhados de uma porção generosa de iogurte natural e xarope de bordo! Deliciosos!

French Toast de Brioche com Iogurte e Xarope de Bordo
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

3 ovos
100ml de creme de leite
150ml de leite integral
2 colheres (sopa) de açúcar
Uma pitada de noz-moscada
1 colher (chá) de essência de baunilha
40g de manteiga
8 fatias de brioche
Iogurte natural e xarope de bordo, para servir

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture os ovos, creme de leite, leite, açúcar, noz-moscada e baunilha. Aqueça a manteiga em uma frigideira. Mergulhe uma fatia do brioche no creme, virando uma vez para ter certeza de que ela incorporou bem o líquido. Retire o excesso de creme e leve a fatia à frigideira, por cerca de 2-3 minutos de cada lado, até que a fatia fique dourada. Repita a operação com o restante dos pães e sirva com o iogurte e o xarope.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Teacakes de Marshmallow com Chocolate


Todo mundo que aparece aqui no meu blog está careca de saber que eu sou fissurada, apaixonada, alucinada e louca pelo British Bake Off. Amo o cenário, amo as receitas, os jurados, enfim, assisto mil vezes o mesmo episódio e já sei todos os doces de cor e salteado. Mesmo preparando várias receitas do programa, essa era uma que sempre faltava. Especialmente porque eu não tinha a forminha específica para preparar esses lindos domos, lindamente recheados com um marshmallow de baunilha e com o crocante maravilhoso das bolachinhas integrais que vão na base. Provados e aprovados!

Teacakes de Marshmallow com Chocolate

Ingredientes:

Casquinha

300g de chocolate meio amargo, temperado

Biscoitos

50g de farinha de trigo integral
50g de farinha de trigo branca
Uma pitada de sal
1/2 colher (chá) de fermento
25g de açúcar refinado
25g de manteiga
1 colher (sopa) de leite

Marshmallow

2 claras de ovo
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1/2 colher (café) de cremor tártaro
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
Modo de Preparo:

Casquinha - Passe o chocolate temperado nas forminhas de silicone. Leve ao freezer e repita a operação, até obter uma casquinha fina, porém homogênea e sem espaços em branco. Reserve. 

Biscoitos - Misture todos os ingredientes em uma tigela, até que a massa fique homogênea. Abra a massa e corte-a em círculos, 1cm menor do que o diâmetro da base dos seus domos. Leve ao freezer e, assim que congelar, asse em forno preaquecido a 180oC, até que as bordinhas fiquem levemente douradas. Retire do forno e reserve.

Marshmallow -  Leve as claras, o açúcar e o cremor tártaro para aquecer em banho maria, mexendo sempre com um fouet. Assim que o açúcar dissolver e a mistura ficar aquecida, retire do fogo e leve à tigela da batedeira, batendo em velocidade baixa, aumentando gradativamente, até que o marshmallow forme picos firmes e brilhantes, o que deve levar aproximadamente 5 minutos. Junte a baunilha, bata para incorporar e reserve.

Montagem - Com um saco de confeitar, coloque o marshmallow dentro das meia-esferas. Coloque o biscoito por cima do marshmallow, feche com uma camada do restante do chocolate e leve para gelar para endurecer o chocolate. 

domingo, 6 de novembro de 2016

Pão de Alho


Todas as vezes que vou procurar uma receita na internet, começo pelas fotos. Mesmo que possa estar enganada, penso que as fotos mais bonitas são as das melhores receitas. Com esses pãezinhos não foi diferente. Procurei por uma imagem bonita e achei essa receita. Apesar da ter estranhado a quantidade de fermento em proporção à farinha, devo confessar que esses pãezinhos entraram para a minha lista de "queridinhos", afinal, são fofinhos e a casquinha de alho com manteiga e azeite faz toda a diferença!

Pão de Alho

Ingredientes:

1 e 3/4 xíc. (chá) de água morna
1/4 xíc. (chá) de azeite
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 e 1/2 colher (sopa) de fermento biológico seco
Cerca de 5 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 ovo batido, para pincelar

Cobertura de Alho

1/8 xíc. (chá) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida
4 dentes de alho ralados
1/4 xíc. (chá) de salsinha picada
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Misture a água, o azeite, o sal, o açúcar e o fermento em um bowl. Deixe descansar por cerca de 5 minutos. Acrescente a metade da farinha e vá misturando, juntando o restante da farinha até que a massa fique homogênea e não grude mais nas mãos. Sove a massa por cerca de 10 minutos, ou até que ela fique lisa e elástica e coloque em um bowl grande untado com óleo. Cubra com plástico filme e deixe descansar por cerca de 2 horas, ou até que dobre de volume. Depois do descanso, retire o ar da massa e divida-a em pãezinhos de cerca de 60g. Molde os pãezinhos - para os meus, fiz uma cobrinha com a massa, dei um nó nele mesmo e coloquei as pontas para baixo - e deixe-os crescer novamente em uma forma untada com óleo, cobertos com um pano de prato limpo, por cerca de 40 minutos. Preaqueça o forno a 190oC. Assim que os pãezinhos tiverem dobrado de volume, pincele-os com o ovo batido e leve ao forno até dourarem, cerca de 20 minutos. Enquanto assam, prepare um bowl grande com os ingredientes da cobertura de alho. Assim que os pãezinhos saírem do forno, jogue-os no bowl com a cobertura e misture bem para que todos os pães sejam envolvidos com a cobertura de alho. Retire da tigela e sirva morno.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Sorvete de Maracujá


Fazer sorvete virou minha mais nova obsessão. A sorveteira já está direto no freezer, então, caso eu ache alguma receita incrível, vai direto para a lista. Só o que eu posso dizer é que estou amando essa fase sorvetística, já que é uma sobremesa que eu amo, mas que eu nunca compro aqui pra casa, basicamente por achar que o sorvete industrializado é um pote cheio de porcarias e quase nada que preste. Aliás, mudei muito minha mente sobre sorvetes que levam base de creme inglês. Agora estou apaixonada pela sua cremosidade e consistência. Esse de maracujá ficou PERFEITO! Ele rende pouco, e só deu para o meu café da manhã e o lanche do Caio! Vou precisar preparar de novo para que a turma toda experimente!

Sorvete de Maracujá
do The Perfect Scoop, do David Lebovitz

Ingredientes:

1/2 xíc. (chá) de polpa ou suco concentrado de maracujá - sem sementes
1 xíc. (chá) de creme de leite fresco
6 colheres (sopa) de leite integral
7 colheres (sopa) de açúcar
Uma pitada de sal
3 gemas
2 colheres (sopa) de sementes de maracujá - opcional

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture a polpa do maracujá com a metade do creme de leite fresco. Coloque uma peneira sobre a tigela e reserve. Aqueça o leite, o açúcar , o sal e o restante do creme de leite em uma panela. Em uma tigela separada, bata as gemas. Coloque o leite sobre as gemas cuidadosamente, mexendo sempre para que o ovo não coagule. Despeje a mistura de volta na panela e deixe cozinhar em fogo baixo, até que o creme comece a engrossar (ponto napê, entre 71 e 77oC). Despeje o creme sobre a tigela com a peneira e incorpore os dois cremes. Leve para gelar por cerca de 8 horas e depois leve à sorveteira, seguindo as instruções do equipamento. Antes de despejar o sorvete em um bowl para levar ao freezer, junte as sementes do maracujá.