quarta-feira, 9 de julho de 2014

Bolo de Baunilha com Recheio de Morango com Creme e Cobertura de Marshmallow


Muitas vezes a solução dos nossos problemas está mais perto do que a gente imagina. Semana passada postei aqui os cupcakes que fiz para comemorarmos o aniversário da minha avó. E eis que apareceu na minha frente a massa de bolo perfeita. Era perfumada com um leve toque de baunilha, macia e deliciosa. Aí eu pensei: gente, acho que essa é a massa que eu estive procurando todos esses meses! Decidi então, fazer o tira-teima. Sábado foi aniversário do Bruno e, para cantarmos parabéns de noite, ele escolheu um bolo de baunilha com recheio de creme e morango. Peguei a receita dos cupcakes, fiz inteira de baunilha e pronto: Lá estava, na minha frente, aquele bolo. Não precisei sujar nada mais que uma tigela, o bolo é feito à mão. Além de simples, delicioso. Morangos orgânicos imensos que ganhei da minha sogra e um creme de leite condensado completaram a belezura. E como se trata de um belo pré-adolescente, a decoração foi simples mesmo, só um tanto de marshmallow passado pelo bolo. Encontrada a receita perfeita para um bolo branco de festa!


Bolo de Baunilha com Recheio de Morango com Creme e Cobertura de Marshmallow

Ingredientes:

Massa
daqui

200g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento
200g de açúcar refinado
1/2 colher (chá) de sal
100g de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos
150ml de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha

Calda

1/2 xíc. (chá) de açúcar
1/2 xíc. (chá) de água

Creme

1 lata de leite condensado
3 vezes a mesma medida de leite
4 gemas
5 colheres (sopa) cheias de amido de milho
100ml de creme de leite
200g de morangos, sem as folhinhas e picados

Cobertura (Marshmallow)
daqui

2 claras de ovo
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1/2 colher (café) de cremor tártaro
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de Preparo:

Massa - Pré-aqueça o forno a 180oC. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal.Adicione o açúcar, e a manteiga, mexendo com o garfo até que a mistura fique como uma areia fina. Em outra tigela, misture os ovos, o leite e a essência de baunilha. Adicione a mistura liquida aos secos, misturando o suficiente, somente para incorporar. Despeje a massa em três assadeiras de 15cm de diâmetro, untadas e enfarinhadas. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que fiquem dourados e passem pelo teste do palito.

Calda - Leve os ingredientes ao fogo em uma panela pequena, mexendo até que o açúcar dissolva completamente. Retire do fogo e reserve.

Creme - Numa panela grande coloque a lata de leite condensado. Adicione as gemas peneirando-as sem espremer com a colher. Isso faz com que o creme não fique com cheiro de ovo. Adicione o amido de milho. Mexa bastante, com força, para eliminar possíveis grânulos. Vá adicionando o leite aos poucos, desfazendo os grumos do amido de milho. Só agora acenda o fogo e fique mexendo o creme, sem interrupção, até que ele engrosse. Quando o creme estiver espesso, desligue o fogo e adicione o creme de leite. Mexa bem. Leve à geladeira para firmar, coberto com uma película de plástico filme.

Cobertura - Leve as claras, o açúcar e o cremor tártaro para aquecer em banho maria, mexendo sempre com um fouet. Assim que o açúcar dissolver e a mistura ficar aquecida, retire do fogo e leve à tigela da batedeira, batendo em velocidade baixa, aumentando gradativamente, até que o marshmallow forme picos firmes e brilhantes, o que deve levar aproximadamente 5 minutos. Junte a baunilha, bata para incorporar e reserve.

Montagem: Com os bolos já frios, comece a montagem. No prato que ficará o bolo, coloque a primeira camada, faça furos com um palito de dente e regue com bastante calda. Cubra com uma camada generosa de creme, seguida das frutas picadas. Cubra com a outra camada de bolo, repita a operação de regar com a calda, coloque o recheio e a outra camada de bolo. Regue novamente a nova camada. Cubra com uma camada fina de marshmallow, para que o bolo não solte migalhas. Cubra com o restante do marshmallow, com cuidado para não puxar a cobertura e não sair um pedaço de bolo junto. Fiz uma decoração com um bico redondo, mas acho que ficaria lindo também com suspiros triturados pelo lado do bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário