quarta-feira, 30 de abril de 2014

Bolinhos de Chocolate


Não resisti quando vi essa fôrma charmosa de mini bundt cake pra vender. Já fiz algumas receitas nela e, ainda bem, todas saíram ilesas, sem grudar nem queimar. Estava procurando uma receita diferente para aplacar uma vontade insana de comer chocolate que me deu essa semana. Encontrei essa na internet, e, mais de 10 da noite, lá fui eu pra cozinha. O resultado foi esse bolinho macio e delicioso, ótimo quentinho, mas melhor ainda no café da manhã do dia seguinte! 

Bolinhos de Chocolate
adaptados daqui

Ingredientes:

105g de farinha de trigo
3/4 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
30g de cacau em pó
1/2 xíc. (chá) de half and half - usei creme de leite porque não tinha leite, mas o ideal seria 1/4 de xícara de leite e 1/4 de xícara de creme de leite
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
60g de chocolate meio amargo derretido
90g de manteiga, em temperatura ambiente
210g de açúcar - achei muito, usei só a metade
2 ovos

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 190oC. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento, o sal e o cacau em pó. Misture bem até que os ingredientes fiquem homogêneos. Reserve. Em outra tigela, coloque a mistura de leite e a essência de baunilha. Na tigela da batedeira, bata o açúcar com a manteiga por cerca de 5 minutos, ou até que vire uma mistura fofa e esbranquiçada. Acrescente os ovos, um a um, raspando as beiradas da tigela após cada adição. Coloque o chocolate e continue batendo, em velocidade baixa, alternando a mistura líquida com a de farinhas. Bata rapidamente para incorporar após a última adição. Coloque a massa nas fôrminhas, untadas com óleo, até encher cerca de 3/4. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que passem no teste do palito. Retire do forno e deixe amornar. Retire, com cuidado e com o auxílio de uma colher, os bolinhos das fôrminhas. Sirva com chantilly e raspas de chocolate.

*Essa receita rendeu exatamente 12 bolinhos na minha assadeira.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Pão Challah


Vocês sabem que, ultimamente, só 2 livros alimentam a minha cabeça gorda. O Family Kitchen Cookbook, meu xodó que tem todas as receitas, do café da manhã ao jantar, e o Step by Step Baking, que é uma Bíblia - também pelo tamanho astronômico - de receitas de forno. Folheio os livros e percebo que tem mais receitas que já fiz do que aquelas que ainda não experimentei. É comum, enquanto o Caio brinca no pé do sofá, eu dar uma olhadinha em algum dos dois livros pra ver o que vou cozinhar naquele dia. Esse belo exemplar de pão, por exemplo, parece mais coradinho no livro, mas, por algum motivo, chamou a minha atenção. O fato de ele levar óleo, ao invés de manteiga, me deixou curiosa para saber qual textura teria essa massa. Bom, como em todas as receitas experimentadas dos dois livros, o pão ficou delicioso. Mas tenho que confessar que nem de longe estava esperando um pão tão fofo e saboroso quanto o que saiu. As crianças adoraram, e o Bernardo ficou dizendo, toda hora, que o pão tinha ficado muito gostoso!

Pão Challah
do Step by Step Baking

Ingredientes:

2 e 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
250ml de água morna
4 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de açúcar
2 ovos, mais uma gema para pincelar
2 colheres (chá) de sal
550g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sementes de papoula para decorar- opcional

Modo de Preparo:

Em uma tigela pequena, coloque 4 colheres (sopa) da água morna e misture com o fermento. Deixe agir por 5 minutos. Em uma panela, acrescente o óleo, o açúcar e o restante da água. Aqueça até que o açúcar dissolva totalmente. Deixe amornar. Em uma tigela grande, bata os ovos e adicione a água, que deve estar morna, e não quente, para não inutilizar o fermento. Adicione o sal, o fermento e a metade da farinha. Vá sovando a massa, acrescentando o restante da farinha, até que ela fique levemente grudenta. Verta a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove por 5-7 minutos, ou até que ela fique macia e elástica. Deixe descansar em uma tigela untada com óleo e coberta com plástico filme, por cerca de 1 hora, ou até que dobre de tamanho. Após o descanso, retire o ar da massa e divida-a em 6 partes. Faça um rolo fino com cada parte da massa, medindo cerca de 40cm cada. Faça tranças, de 2 em 2 rolos, e depois junte as 3 tranças para formar o pão. Leve para uma assadeira untada e deixe descansar, coberto com um pano de prato, por cerca de 45 minutos, ou até que dobre novamente de tamanho. Após o descanso, pincele o pão com a gema, batida com 1 colher (sopa) de água e salpique com as sementes de papoula. Leve para assar no forno pré-aquecido a 190oC por cerca de 40 minutos, ou até que o pão fique ligeiramente dourado, e assado completamente. Deixe esfriar antes de cortá-lo.

domingo, 27 de abril de 2014

Bolo de Cenoura com Cobertura e Recheio de Cream Cheese


Lá nos Estados Unidos fomos a um famoso restaurante de frutos do mar. A comida estava uma delícia, especialmente os biscuits da entrada, uns pãezinhos deliciosos com queijo, que derretiam na boca. De sobremesa, pedi um bolo de cenoura, sem saber bem o porquê deles estarem ali naquele cardápio de sobremesa, já que aqui é mais conhecido como lanche. Na hora que provei a primeira garfada, entendi. O bolo era delicioso e cheio de especiarias, com uma cobertura cremosa divina. Muito, muito bom. Voltei pra casa e, folheando meu livro, encontrei uma foto exatamente igual a do bolo que eu comi lá. Reproduzi a receita e bingo! Era aquele mesmo bolo delicioso e rico que comi no restaurante! Delícia!

Bolo de Cenoura com Cobertura e Recheio de Cream Cheese
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

150g de nozes
450ml de óleo de girassol
6 ovos
2 colheres (chá) de essência de baunilha
450g de açúcar mascavo
350g de cenoura, raladas em ralo fino
150g de passas brancas
550g de farinha de trigo com fermento, peneirada*
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de gengibre em pó
Raspas de 1 laranja

Cobertura:

150g de manteiga, amolecida
150g de cream cheese
600g de açúcar de confeiteiro
Raspas de 1 laranja
2 colheres (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo:

Bolo - Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte e enfarinhe 2 fôrmas de 22cm de diâmetro e reserve. Coloque as nozes em uma assadeira e leve-as para assar por cerca de 5 minutos, até que fiquem levemente coradas. Retire-as do forno e reserve. Na tigela da batedeira, coloque o óleo, os ovos, a baunilha e o açúcar. Bata até que a mistura fique leve e clara. Aperte a cenoura ralada com as mãos, para retirar a água. Acrescente a cenoura à massa e misture bem. Adicione, então, as nozes picadas e as passas. Junte a farinha, o sal, as especiarias e as raspas de laranja. Misture somente até incorporar. Despeje a massa nas assadeiras untadas e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos. O bolo estará pronto quando passar no teste do palito. Retire do forno e reserve até esfriar.

Cobertura - Bata todos os ingredientes na batedeira, até que a mistura fique clara e fofa. 

Montagem - Corte cada bolo ao meio e aplique o recheio nas camadas. Cubra o bolo com o glacê restante. Leve à geladeira para firmar.

*Farinha com Fermento - Adicione 2 colheres (chá) de fermento para cada 150g de farinha de trigo usada na receita. Dica daqui.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Batatas Indianas com Ovo Frito do Bill Granger


Quem lê meu blog sabe que eu sou a maior fã de receitas preguiçosas fáceis. Depois de descobrir o programa do Bill Granger que passa na BBC, comecei a gostar mais ainda dele. Especialmente porque os lugares que ele anda me trazem memórias maravilhosas dos dias que passamos na Inglaterra, país que ele mora agora. Em um desses programas, ele falou que um café da manhã que faz sucesso no restaurante dele é esse: uma combinação de batatas hiper temperadas com um ovo frito, com gema mole. Fiz para o jantar, mas aposto que ficaria delicioso também como desjejum, especialmente com uma fatia de pão torrado!

Batatas Indianas com Ovo Frito do Bill Granger

Ingredientes:

800g de batatas, em cubos de cerca de 1cm
6 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de sementes de mostarda
2 dentes de alho, finamente picados
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de curry
1/2 colher (chá) de cúrcuma
25g de manteiga sem sal
6 talos de cebolinha, finamente picados
1 pimenta dedo de moça, picada e sem as sementes
1/2 colher (chá) de sal
4 ovos

Modo de Preparo:

Coloque uma panela para ferver, com água e sal. Despeje as batatas na água ainda fria. Deixe que cozinhem até que amoleçam, cerca de 12 minutos. Retire as batatas e escorra. Reserve. Em uma frigideira grande, aqueça 2 colheres (sopa) do óleo, a semente de mostarda, o alho, o gengibre, o curry e a cúrcuma, cozinhando por 30 segundos, mexendo sempre. Coloque a manteiga na frigideira e deixe derreter. Acrescente outra colher do óleo e as batatas e vá girando a frigideira, para que o tempero se incorpore bem as batatas. Frite por cerca de 5 minutos. Misture a cebolinha e a pimenta e tempere com o sal. Mexa bem e reserve. Em outra frigideira, frite os ovos a gosto, com o restante do óleo, até que a clara fique totalmente cozida. Se desejar a gema mais cozida, tampe a frigideira. Sirva imediatamente.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Chocolate Gelado


Aqui em casa a gordice, assim como a zoeira, não tem fim. Aproveitando que estamos abastecidos de milhares de quilos de chocolate dos ovos de Páscoa das crianças, decidi preparar esse chocolate gelado, que já estava de olho há tempos no blog do David Lebovitz. E a bebida saiu tão gostosa e glamurosa, que fiz uma receita, tomamos, e logo depois, fiz outra. Até o Bernardo, que não é lá muito fã de doces, adorou! Fiz com chocolate ao leite, mas imagino que com o meio amargo deva ficar ainda mais gostoso!

Chocolate Gelado

Ingredientes:

3/4 xíc. de leite
1 colher (sopa) de cacau em pó
115g de chocolate meio amargo picado - usei ao leite
175g de cubos de gelo
2 ou 3 colheres de sorvete ou sorbet de chocolate - usei de baunilha


Modo de Preparo:

Em uma panela, aqueça o leite e dissolva o cacau em pó. Deixe ferver e desligue. Junte os pedaços de chocolate e misture bem, até que fiquem completamente derretidos. Deixe a mistura esfriar. No copo do liquidificador, junte o leite com o chocolate com o restante dos ingredientes. Bata até ficar homogêneo. Sirva imediatamente com chantilly e raspas de chocolate.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Panqueca de Aveia com Maçã


Uma opção deliciosa para complementar o café da manhã das crianças! Eles amam panquecas, e adoraram essa versão com aveia e maçã. Super nutritiva, não leva gordura e é deliciosa!

Panqueca de Aveia com Maçã
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

50g de farinha de trigo integral
50g de aveia em flocos
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
1 ovo
120ml de leite
1/2 colher (sopa) de essência de baunilha
1 maçã grande, descascada e ralada
Manteiga, para fritar

Modo de Preparo:

Na tigela do processador, coloque a farinha, a aveia e o açúcar. Bata até que a aveia vire uma farinha fina. Coloque a mistura em uma tigela grande e adicione o restante dos ingredientes secos - fermento e canela. Em outra tigela, bata o ovo, o leite e a baunilha. Faça um buraco no centro dos ingredientes secos e acrescente a mistura de ovo. Adicione a maçã e mexa até incorporar. Derreta uma colher (chá) de manteiga na frigideira em fogo médio e coloque porções da massa. Quando começar a formar bolhas por toda a panqueca é hora de virar. Retire do fogo quando estiver dourada dos dois lados. Sirva com mel ou xarope.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Tigelada de Chuchu


Depois da tonelada de calorias e gordura que está escorrendo por todo o blog, uma receita um pouco menos pé na jaca. Sempre compro chuchu, adoro o legume com cenoura, em sopas e outros refogados. Hoje foi a segunda vez que fiz essa receita, em menos de dois meses. É como se fosse um suflê, mas, que por algum motivo, não é chamado com esse nome. É perfeito como acompanhamento - ou mesmo prato principal - de um almocinho caseiro. Nota 10!

Tigelada de Chuchu

Ingredientes:

2 chuchus maduros, sem casca e sem caroço e cortados em cubinhos
50g manteiga
1 cebola média em cubinhos
1 dente de alho picadinho
1/3 xic. salsinha picada
2 colh. (sopa) farinha de trigo
1 xic. leite
2 colh. (sopa) queijo meia cura ou parmesão ralado
2 ovos (claras separadas das gemas)
Manteiga para untar e farinha de rosca para polvilhar o quanto baste - usei pão caseiro integral, triturado
Sal a gosto

Modo de Preparo:


Em uma panela média, aqueça metade da manteiga e doure ligeiramente a cebola e o alho. Junte o chuchu e um pouquinho de sal. Tampe e cozinhe em fogo baixo por uns 15 minutos, até amaciar.  Acrescente a salsinha e passe para uma tigela grande. Reserve. Em outra panela pequena, aqueça o restante da manteiga com a farinha e misture até obter uma pasta. Junte o leite aos poucos, misturando bem para que a farinha não empelote, e tempere com sal. Deixe ferver até que engrosse. Misture o creme ao chuchu, junte o queijo e corrija o sal. Deixe amornar por uns 10 minutos. Enquanto isso, aqueça o forno a 180ºC. Unte uma tigela média com manteiga e polvilhe com farinha de rosca, batendo para retirar o excesso. Bata as claras em neve até obter picos firmes.  Junte as gemas à pasta de chuchu, misturando bem. Junte uma colher das claras em neve e misture bem, apenas para deixar a massa mais leve. Em seguida, incorpore o restante das claras, desta vez com delicadeza. Despeje com cuidado toda a massa na forma, alisando a superfície. Polvilhe com mais um pouco de farinha de rosca e asse por 40 minutos, até crescer, dourar e firmar no centro. 

domingo, 20 de abril de 2014

Hot Cross Buns


A última receita do 'Especial Páscoa' que rolou por aqui. Esses pãezinhos, típicos da Páscoa inglesa, fizeram sucesso para o lanche de hoje. A casquinha formada pela cruz é deliciosa, crocante e docinha, ótima para acompanhar a maciez do pão. Ficam ótimos com uma xícara de chá!

Hot Cross Buns
do Step by Step Baking

Ingredientes:

200ml de leite
50g de manteiga sem sal
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
100g de açúcar refinado
500g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de mixed spice
1 colher (chá) de canela em pó
150g de frutas secas (usei frutas cristalizadas e passas, brancas e escuras)
1 ovo, batido - mais uma gema para pincelar

Para a Cruz:

3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar refinado

Modo de Preparo:

Leve ao fogo o leite, a manteiga e a baunilha. Misture e aqueça até que a manteiga derreta. Espere amornar e então junte o fermento e 1 colher (sopa) do açúcar. Cubra e deixe agir por 10 minutos. Em uma tigela grande, coloque a farinha, o restante do açúcar, o sal, o mixed spice e a canela. Junte o ovo e comece a mexer. Acrescente a mistura de leite com fermento e incorpore na massa. Sove por cerca de 10 minutos sobre uma superfície untada, ou até que a massa fique macia e elástica. Transfira a massa para uma tigela grande, untada com óleo. Cubra com plástico filme e deixe descansar por cerca de 1 hora, ou até que dobre de volume. Após o descanso, retire o ar da massa e enrole as bolinhas (aqui em casa rendeu 15 pãezinhos). Coloque-os em uma assadeira e deixe-os descansar novamente, por cerca de 1 hora, ou até que dobrem de volume. Para fazer a pasta, misture o açúcar com a farinha e adicione água suficiente para formar uma pasta grossa. Coloque em um saco de confeitar. Pincele a gema por cima dos pãezinhos e confeite os pães com a pasta, fazendo um formato de cruz por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 220oC por cerca de 15 minutos, ou até que dourem e assem completamente. Retire do forno e deixe amornar antes de servir. Podem ser guardados em um recipiente fechado por até 2 dias.

sábado, 19 de abril de 2014

Biscoitinhos Amanteigados - Coelhinho da Páscoa


Mais uma receita super prática e de poucos ingredientes, que dá tempo de fazer ainda amanhã cedo pra presentear na Páscoa! Os coelhinhos são deliciosos e amanteigados, e ficariam ótimos também com cobertura de glacê real! Hmmm!

Biscoitinhos Amanteigados
do Step by Step Baking

Ingredientes:

100g de açúcar refinado
225g de farinha de trigo
150g de manteiga amolecida, cortada em cubos
1 gema
1 colher (chá) de essência de baunilha

Cobertura:

200g de açúcar de confeiteiro
Suco de limão

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oC. Em uma tigela, coloque o açúcar, a farinha e a manteiga amolecida. Misture bem com as pontas dos dedos, até obter uma farofa fina. Junte então a gema e a baunilha, e sove até que a massa fique macia e uniforme. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com o auxílio de um rolo, até que ela fique com uma espessura de cerca de 5mm. Com o cortador, molde os coelhinhos e leve ao forno por cerca de 15 minutos, ou até que as bordas comecem a dourar. Retire do forno e reserve.

Cobertura - Misture o açúcar com a quantidade de suco de limão necessária para criar uma cobertura cremosa e não muito líquida, de forma que não escorra dos biscoitinhos na hora de decorar. Decore com um saco de confeitar, comece fazendo o contorno e depois preencha a parte interna dos biscoitos. Deixe secar e embrulhe em saquinhos de celofane.

*Os bicoitinhos duram até cinco dias em um pote fechado.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Mini Cupcakes de Chocolate com Cobertura de Brigadeiro


Óbvio que não poderíamos passar a Páscoa sem um bolinho caseiro. Queria fazer, além dos bolinhos, um pão de mel coberto com chocolate, em formato de coelhinho. Fiz o pão de mel, OK. Cortei em formato de coelhinho, um pouco frágil, mas OK. Na hora de banhar, aí veio o arrependimento: eles se quebraram em diversas partes. Tem coelho sem patas e sem orelhas, sem cabeça, sem rabo. Não deu. Estão na geladeira, deliciosos, mas, infelizmente, não presenteáveis. Tive que ficar, então somente com os bolinhos. Estes, no entanto, saíram macios e chocolatudos, completados pela cobertura de brigadeiro que, na minha opinião, é a melhor cobertura e recheio de bolos no mundo! Amanhã quero tentar uma receita de amanteigados de coelhinhos, para distribuir no domingo! Vamos ver como vou me sair!

Mini Cupcakes de Chocolate com Cobertura de Brigadeiro
bolinhos do Step by Step Baking e cobertura da minha amiga Carol

Ingredientes:

200g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento
4 colheres (sopa) de cacau em pó
200g de açúcar refinado
1/2 colher (chá) de sal
100g de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos
150ml de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de iogurte natural
1/2 xíc. (chá) de gotas de chocolate meio-amargo

Brigadeiro:

1 lata de leite condensado
110g de chocolate meio-amargo
15g de manteiga sem sal
Confeitos de chocolate para enfeitar

Modo de Preparo:

Bolinhos - Pré-aqueça o forno a 180oC. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o cacau em pó. Adicione o açúcar, o sal e a manteiga, mexendo com o garfo até que a mistura fique como uma areia fina. Em outra tigela, misture os ovos, o leite, a essência de baunilha e o iogurte natural. Adicione a mistura liquida aos secos e às gotas de chocolate, misturando o suficiente, somente para incorporar. Forre a fôrma de cupcake com as fôrminhas de papel e coloque a massa, preenchendo pouco menos de 3/4 da fôrminha. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos, ou até que passem no teste do palito. Retire do forno e reserve.

Brigadeiro - Em uma panela, junte todos os ingredientes. Cozinhe em fogo alto, mexendo sempre, até que levante fervura. Então, abaixe o fogo e continue mexendo por cerca de 7-10 minutos, ou até que, quando você virar a panela levemente para o lado, o brigadeiro já esteja desgrudando do fundo. Retire do fogo e transfira diretamente para um saco de confeitar que suporte altas temperatura, com o bico que desejar confeitar. Leve à geladeira para esfriar. Depois de frio, confeite os bolinhos e enfeite com os confeitos de chocolate.

*Fiz 1/3 dessa receita e obtive 12 mini cupcakes! A cobertura fiz inteira e cobri todos os bolinhos.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Bolo de Festa - Abacaxi com Coco


Quando perguntei pro meu pai qual bolo ele queria para o aniversário dele, a resposta foi essa: bolo branco, com recheio de abacaxi com coco. Fiz um também do mesmo sabor no ano passado, mas o pobre ficou tão devassado que nem foto eu tirei. Esse ano, além de fazer um bolo monstruoso - e que não despencou na geladeira - tive tempo de tirar uma foto digna - ou quase isso!

Bolo de Festa - Abacaxi com Coco
massa daqui e recheio daqui

Massa:

4 ovos inteiros
2 gemas
1 1/4 xíc. (chá) de buttermilk*
2 colheres (chá) de essência/extrato de baunilha
3 xíc. (chá) de farinha de trigo para bolo (cake flour)**
2 xíc. (chá) de açúcar
4 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 xíc. (chá) (226g) de manteiga em temperatura ambiente

Recheio:

Meio abacaxi cortado em cubinhos (despreze a parte central mais dura)
1 colher de sopa cheia de açúcar
150 mL de água aproximadamente

Creme:

1 lata de leite condensado
3 vezes a mesma medida de leite
4 gemas
5 colheres (sopa) cheias de amido de milho
200 mL (1 caixinha) de creme de leite
Coco ralado a gosto

Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela, bata os ovos, as gemas e 1/4 da xícara de buttermilk com a baunilha e reserve. Na tigela da batedeira, coloque a farinha peneirada, o açúcar, o fermento e o sal. Adicione a manteiga e o restante do buttermilk. Bata em velocidade baixa até que a mistura fique encorpada. Então aumente a velocidade e bata por mais 4 minutos. Acrescente, em 3 adições, a mistura de ovos e baunilha e bata somente até que a massa fique homogênea. Transfira a massa para 2 assadeiras de 20 cm previamente untadas e enfarinhadas. Leve ao forno pré-aquecido a 190oC por 20-25 minutos, ou até que os bolos passem no teste do palito. Reserve.

Calda - Ferva os ingredientes por cerca de 3 minutos. Retire do fogo, coe o abacaxi e reserve o caldo para regar o bolo.

Creme - Numa panela grande coloque a lata de leite condensado. Adicione as gemas peneirando-as sem espremer com a colher. Isso faz com que o creme não fique com cheiro de ovo. Adicione o amido de milho. Mexa bastante, com força, para eliminar possíveis grânulos. Vá adicionando o leite aos poucos, desfazendo os grumos do amido de milho. Só agora acenda o fogo e fique mexendo o creme, sem interrupção, até que ele engrosse. Quando o creme estiver espesso, desligue o fogo e adicione o creme de leite. Mexa bem. Leve à geladeira para firmar, coberto com uma película de plástico filme.

Montagem - Corte cada bolo em duas camadas. Com o líquido da calda do abacaxi, regue bem a primeira camada do bolo. Colo que uma porção de creme, um quarto do abacaxi e salpique um pouco do coco ralado. Repita a operação até terminar o bolo. A última camada de bolo deve ser a parte de cima de um deles. Coloque, no final, mais uma pequena camada de creme, abacaxi e mais um pouco de coco ralado. Leve para gelar. 

*Buttermilk - Para cada xícara de leite, acrescente 1 colher (sopa) de vinagre branco. Misture e deixe descansar por 10 minutos.

**Cake flour - em cada xícara, meça primeiro 2 colheres (sopa) de amido de milho e complete com farinha de trigo. Peneire três vezes para incorporar bem.

- Na minha modesta opinião, o bolo ficou ainda mais gostoso no dia seguinte!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Doughnuts na Airfryer


Uma vez, há muitos anos, tentei fazer uma receita de doughnuts assados. Ainda não me dava tão bem com a panificação, e associei isso aos doughnuts solados e mal assados. Deixei aquilo de lado e comecei a fazê-los fritos mesmo, e outros pãezinhos doces e assados. Quando ganhei a máquina, decidi então procurar a receita de tudo o que era frito e eu adoro, o que inclui, no primeiro parágrafo, as rosquinhas. Achei uma receita deles assados e decidi fazê-los na airfryer. A surpresa ficou por conta do pãozinho macio e crescido que saiu dali, ainda mais gostoso quando coberto por uma camada generosa de açúcar com canela. Realmente de enlouquecer!

Doughnuts na Airfryer

Ingredientes:

400g de farinha de trigo
2/3 xíc. (chá) de leite integral morno
1 e 1/4 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1/3 xíc. (chá) de açúcar refinado
1 ovo médio, levemente batido
1 colher (sopa) de manteiga sem sal derretida
Sal

Para polvilhar:

3 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 xíc. (chá) de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de canela em pó

Modo de Preparo:

Em uma tigela pequena, coloque 4 colheres (sopa) do leite e adicione o fermento. Deixe descansar por 5 minutos. Na tigela da batedeira, coloque a farinha, o açúcar e uma pitada de sal e, em uma tigela separada, a manteiga e o restante do leite. Misture bem, acrescente o ovo, a mistura de leite e manteiga e, por último, o fermento. Sove por cerca de 10 minutos, ou até que a massa comece a desgrudar da tigela - se ela continuar muito grudenta não tem problema. Depois de sovada, leve a massa para descansar em uma tigela untada com óleo por cerca de 1 hora, ou até que dobre de volume. Após o descanso, retire o ar da massa e sove novamente até que ela fique homogênea. Abra em um retângulo com cerca de 1,5 cm de espessura e corte as rosquinhas - aqui em casa usei um cortador menor e um maior. Deixe as rosquinhas descansarem por cerca de 40 minutos em uma assadeira. Pré-aqueça o airfryer por 3 minutos a 160oC. Coloque as rosquinhas na bandeja da máquina - somente uma camada por vez - e asse por cinco minutos a 160oC. Depois disso, ajuste o tempo necessário, se achar que ainda está cru. Depois de pronta, pincele a manteiga na rosquinha e passe pela mistura de açúcar e canela. Sirva morno.

No forno: Asse as rosquinhas em forno pré-aquecido a 190oC por 8 minutos. Não asse demais, nesse caso não ficarão fofinhos por dentro. 

sábado, 12 de abril de 2014

Frango Assado ao Estilo Cajun


Apesar de passar quase todos os dias em casa, o final de semana pra mim é especial. Adoro fazer um almoço mais caprichado nesses dias, quando tenho mais tempo e, geralmente mais disposição. No dia que fiz esse frango, um domingo ensolarado, temperei as coxas, coloquei na geladeira e fui ao parque com as crianças e o Bernardo, caminhando e tomando um sol. Voltamos pra casa, coloquei o frango no forno e comecei a preparar o almoço. Essas coxinhas ficaram deliciosas, super temperadas e ótimas para um almoço despretensioso de final de semana! Com certeza será repetida em breve!

Frango Assado ao Estilo Cajun
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (chá) de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de páprica picante
Pimenta chilli ou caiena a gosto
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de tomilho seco
1 colher (chá) de coentro em pó
Sal e pimenta a gosto
8 coxas de frango, com osso e pele - dou preferência sempre às aves orgânicas

Modo de Preparo:

Em um saco ou uma tigela, misture todos os ingredientes da marinada. Junte o frango, misturando bem. Leve à geladeira por pelo menos uma hora, para incorporar o tempero. Pré-aqueça o forno a 200oC. Arrume as coxas em uma assadeira, derrame o restante da marinada por cima e leve ao forno, sem papel alumínio, por cerca de 45 minutos, virando quando necessário. Retire do forno quando o frango estiver dourado e totalmente assado.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Pavê de Brownie, Cream Cheese e Bailey's


Eu simplesmente amo quando meus amigos lembram de mim, por qualquer motivo. Não é raro eu receber e-mail deles com sugestões e dicas de comidinhas pra fazer. E eu adoro isso! Há algumas semanas, minha amiga Girlane me mandou essa receita, e sugeriu que fizéssemos juntas. Já topei na hora, pela foto a receita parecia linda e, sinceramente, qualquer coisa com brownie não tem como dar errado. Marcamos para uma sexta-feira a preparação. Fiz o brownie na quinta de noite mas no dia seguinte, infelizmente, não pudemos nos encontrar. Como tinha um restinho de cream cheese na geladeira, não hesitei e fiz a sobremesa e comi sozinha com o Bernardo. Ficou uma delícia, e a combinação é realmente fantástica! Comemos logo depois de pronto, mas imagino como ficaria delicioso também bem geladinho!

Pavê de Brownie, Cream Cheese e Bailey's

Ingredientes:

1 receita de brownie - fiz sem as nozes
450g de cream cheese
1/2 xíc. (chá) de açúcar
1/2 xíc. (chá) de licor Bailey's
1/4 xíc. (chá) de leite

Modo de Preparo:

Faça o brownie e deixe esfriar. Corte-o com cortadores redondos, ou com a boca do copo que vai usar para montar o pavê. Misture o restante dos ingredientes e faça camadas - creme e brownie - até chegar no topo do copo. Polvilhe com cacau em pó e leve à geladeira até a hora de servir.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Bolinho de Bacalhau e a Airfryer


Depois de alguns dias de descanso na terra de Mickey Mouse, estamos de volta à programação normal. Não muito normal, ainda com muito açúcar e gordura no sangue, porque gente, honestamente não sei como aquele povo consegue viver de porcaria todos os dias. Muito açúcar, muito carboidrato refinado, muita fritura, enfim, cheguei em casa seca para comer uma salada de frutas e uma saladinha de alface com tomate - alface sequinha, não molhada como aquelas que eles servem lá na terra do Tio Sam. Enfim, diabetes à parte, hoje trouxe uma crítica a um aparelho que, sinceramente, me surpreendeu. Há alguns meses, minha mãe comprou uma Airfryer na promoção da Polyshop. Só que, como quem lê o blog bem sabe, minha mãe não curte muito cozinhar. Aí um dia desses ela decidiu me emprestar a geringonça. E eu, a cara do preconceito, enchi ela de reclamação, falei que o treco não prestava, que a comida devia ficar ruim, que eu li os reviews que as batatas ficavam secas, etc. Mas eis que me enganei. Feio. Trouxe pra cara o Airfryer e, por incrível que pareça, amei. Amei mesmo. Adorei. Achei genial fritar um bife para uma parmegiana e ele ficar crocante e ao mesmo tempo macio. Achei sensacional fritar as batatas sorriso e elas saírem queimadinhas e nada secas por dentro. Fantástico o bacon que frita sem empestiar minha casa com aquele cheiro de fritura. Pronto. Fui convencida. Nenhuma comida saiu seca, nada esturricado. Tudo deliciosamente assado, e, o melhor, hiper rápido. Essa receita veio no livrinho de receitas que acompanha a máquina, e ficou uma delícia. Os bolinhos ficaram crocantes e douradinhos por fora, e ainda macios por dentro. Imagino que possa ser feito no forno também!

Bolinhos de Bacalhau na Airfryer

Ingredientes:

150g de batata
150g de bacalhau dessalgado
1 gema
1 colher (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem + 2 colheres (sopa) para pincelar os bolinhos

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o Airfryer a 200oC por 3 minutos. Cozinhe o bacalhau dessalgado na água até ficar macio (cerca de 20 minutos). Limpe-o e desfie-o bem fininho Cozinhe a batata e depois a esprema ainda quente, fazendo um purê. Misture o bacalhau com a batata, a gema, a salsa picada e o azeite. Pegue 1 colher (sobremesa da massa) e faça os bolinhos. Pincele o azeite sobre os bolinhos e transfira-os para o Airfryer. Asse-os a 200oC por 10 minutos, virando-os na metade do tempo.