segunda-feira, 29 de abril de 2013

Sopa de Cenoura com Curry


Essa sopa é um 'boom' de sabores em qualquer dieta. Além de saudável ainda tem a delícia do sabor do curry, que deixa a sopinha bem mais apimentada e saciante!

Queridos, acabou de entrar no ar a fanpage do CanalReceitinhas! Contamos com vocês lá!

Sopa de Cenoura com Curry

Ingredientes:

3 cenouras grandes
2 litros de caldo de legumes
1 colher (chá) de curry em pó
1 colher (sopa) de cebola ralada
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

Descasque as cenouras e corte-as em pedaços grandes. Em uma panela, refogue a cebola com o azeite, o sal e a pimenta. Junte as cenouras e misture bem. Despeje o caldo de legumes, acrescente o curry e cozinhe até que as cenouras amoleçam bem - o caldo deverá estar bem reduzido. Bata a sopa no liquidificador e vá adicionando o caldo até que fique bem encorpada. Se preferir uma sopa mais cremosa, acrescente 1/2 xícara de creme de leite fresco.

domingo, 28 de abril de 2013

Cannelloni de Berinjela com Tofu


Não é surpresa pra ninguém que eu adoro ser mãe. Mas confesso que a maternidade me prega algumas peças de tempos em tempos. Ainda mais em se tratando da minha alimentação. Quando o Bruno tinha 2 meses, ele começou a apresentar colite alérgica. Como não sabíamos o que estava causando a inflamação, a médica decidiu suspender da minha dieta os alimentos que continham glúten e derivados de soja e leite. OK. Quatro meses movidos a arroz, feijão, frutas e legumes. Tudo bem. Engravidei do Marcelo, tudo indo ótimo. No sexto mês de gravidez, descobrimos uma intolerância à glicose. Tudo bem. Parei de comer açúcar e carboidratos. Emagreci tanto que no último mês de gestação, ao invés de engordar, emagreci 2 quilos. Depois que ele nasceu, ainda passei um mês sem meus tão queridos docinhos. Agora o Caio. Um pouco de intolerância à glicose durante a gestação, fiz uma dieta não radical e, ainda bem, os índices baixaram. Agora a médica suspeita que ele possa ter intolerância à lactose. Me mandou ficar duas semanas sem comer leite. Ok. Aqui estou na segunda semana. Por isso estou tendo que inventar receitas que não levem os derivados de leite. E essa receitinha quebrou o maior galho na semana passada!

Cannelloni de Berinjela com Tofu

Ingredientes:

1 berinjela grande
Sal
Tofu defumado
Molho de tomate - faço esse ou esse

Modo de Preparo:

Corte a berinjela em fatias finas. Coloque em cima de um papel toalha e salpique com sal. Reserve por 20 minutos. Passado esse tempo, passe um papel toalha por cima das fatias de berinjela. Corte pequenos retângulos do tofu e recheie as berinjelas, enrolando como se fosse uma panqueca. Cubra com o molho de tomate e leve ao forno médio até que as berinjelas estejam cozidas.

* Eu já tentei grelhar as berinjelas antes, mas confesso que prefiro fazer com as fatias cruas mesmo!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Pão de Queijo na Máquina de Waffle


Que tal essa ideia fofa?! Peguei pães de queijo congelados - os meus eram caseiros - esperei descongelarem e coloquei na máquina untada com óleo, um em cada quadradinho. Além de super crocantes, ficaram prontos em um piscar de olhos!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Chips de Batata Doce


É incrível o que a modernidade nos proporciona. Eu não sou muito fã do micro-ondas, confesso que uso muito pouco aqui em casa. Mas, para essa receita, ele foi imprescindível. Munida de uma porção de  batatas plantadas na nossa própria chácara, 100% naturais e orgânicas, pensei logo nos chips de forno.  Procurei na internet e achei essa receita de micro-ondas. Imagina uma batata doce crocante e saborosa saída desse aparato em menos de 5 minutos. É ou não a visão do paraíso para um petisco da tarde?

Dia de vídeo novo no CanalReceitinhas! E essa receita é mais que especial, são os cookies de baunilha com gotas de chocolate que fazem o maior sucesso em todas as festas e encontros!

Chips de Batata Doce

Ingredientes:

3 batatas-doce
Sal e pimenta
Azeite para regar
Papel manteiga

Modo de Preparo:

Com o auxílio de um mandolim, fatie rodelas finas da batata. Se não conseguir o mandolim, pode fazer com a faca, de forma que as fatias fiquem finas e uniformes. Coloque as batatas em uma tigela e tempere com o sal, a pimenta e o azeite. Forre o prato do micro-ondas com o papel manteiga e espalhe as fatias por cima, sem sobrepor. Leve ao micro-ondas por 3 minutos, e vá ajustando o tempo de 30 em 30 segundos, até que as batatas fiquem crocantes. Repita a operação com o restante das batatas.

domingo, 21 de abril de 2013

Creme de Cupuaçu


A família da minha mãe é toda do Norte. E por isso, desde pequena conheço coisas como açaí, cupuaçu, pupunha, graviola, castanha-do-pará (bem antes dela virar castanha do Brasil), tacacá (hehehe, detesto o cheiro) e outras coisas típicas. De surpresa, um dia na feira, encontrei um monte de cupuaçu, dentro da casca mesmo, pra vender. Comprei. E fiquei surpresa que, para ver se estava bom, o cara quebrou a fruta no chão nojento e asqueroso da feira. Bom, trouxe a fruta pra casa, fiz um suco e, a pedido do Bernardo, um creme. Liguei pra minha avó, peguei a receita, e fiz o creme, que não durou um dia na geladeira! Ai que coisa boa!

Creme de Cupuaçu

Ingrendientes:

1 xíc. (chá) de polpa de cupuaçu sem caroço
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite

Modo de Preparo:

Em uma panela, junte a polpa de cupuaçu e o açúcar. Leve ao fogo e mexa, até o açúcar dissolver. Retire da panela e coloque no copo do liquidificador, com o restante dos ingredientes. Bata bem. Despeje em tigelas e leve à geladeira por aproximadamente 4 horas.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Waffles 100% Integrais


Eu pessoalmente gosto do sabor da farinha integral. Acho gostoso aquele pesado da massa. Estava procurando uma receita nova de waffles e achei essa, feita somente com a farinha integral. Li os comentários e várias pessoas disseram que trocaram a receita comum por essa. Adoramos! A massa fica deliciosa, e nem fica pesada. Até os meninos, resistentes a essas novidades, adoraram. Fica melhor ainda com um fiozinho de mel por cima!

Waffles 100% Integrais
daqui

Ingredientes:

1 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
1 ovo
1 e 1/2 xíc. (chá) de leite morno
1/3 xíc. (chá) de manteiga derretida ou óleo vegetal
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de Preparo:

Pré-aqueça a máquina de waffles. Em uma tigela, misture os ingredientes secos - farinha, fermento, sal e açúcar e reserve. Em outra tigela, incorpore o ovo, o leite morno, a manteiga e a baunilha. Vá despejando os ingredientes molhados na mistura seca e incorpore bem, sem mexer demais. Unte a máquina de waffles e despeje a mistura, seguindo as instruções de tempo do fabricante.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Berinjela Empanada - De Forno


Recentemente descobrimos que o Bruno está com o colesterol alto. Aí que tivemos que suspender algumas comidas e incluir na dieta dele alimentos que ajudam a baixar o índice. Um desses alimentos é a berinjela, que eles já gostavam, mas que, não sei porquê, estava fora da minha lista de compras. Comprei umas belas berinjelas na feira e decidi usar um panko que tinha em casa para fazê-las empanadas. E não é que ficaram deliciosas? Crocantes e sequinhas, melhor ainda quando acompanhadas desse molhinho de iogurte com alho. Hmmm!

Não se esqueçam de curtir o nossos vídeos novos no CanalReceitinhas!

Berinjela Empanada de Forno

Ingredientes:

2 berinjelas grandes
Sal e pimenta a gosto
2 ovos batidos
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de panko - ou farinha de rosca
Azeite para untar

Modo de Preparo:

Corte as berinjelas em rodelas - nem muito grossas nem muito finas. Coloque-as em cima de um papel toalha, salpique com sal e deixe-as drenar por 20 minutos. Enxugue as rodelas com um papel toalha e empane-as. Primeiro passando pela farinha de trigo, depois pelos ovos e, por último, pelo panko. Forre uma assadeira com papel manteiga e disponha as fatias empanadas. Regue com um fio de azeite e leve ao forno médio-alto por 30 minutos, virando na metade do tempo. Eu servi com um molho feito com um copo de iogurte natural, 1 dente de alho ralado, sal e pimenta-do-reino.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Muttar Paneer



Meus filhos adoram comidas feitas com queijo. E, ultimamente, não têm reclamado dos legumes. Comem ervilha, abobrinha, berinjela, beterraba e outras verduras com a maior naturalidade. E é isso que tem me encorajado a tentar fazer mais receitas novas. Essa, por exemplo, foi o resultado de um queijo de coalho comprado para assar no espeto. Mas confesso que ficou bem melhor em formato desse muttar paneer, que eu vi um dia desses no blog da Ana. 

E hoje tem vídeo novo no CanalReceitinhas

Muttar Paneer

Ingredientes: 

250g queijo coalho (retire os palitos, se houver, e corte em cubos pequenos) 
1 cebola, picada 
2 dentes de alho, picados 
Gengibre fresco (cerca de 2,5cm), descascado e picado 
1 colh. (chá) garam masala ou curry em pó 
1 colh. (chá) cúrcuma 
350g ervilha congelada 
1 tomate fresco bem maduro picado ou retirado de uma lata
250ml de água 
Óleo vegetal 

Modo de Preparo: 

Aqueça um fio de óleo numa frigideira ou panela grande. Doure o queijo no óleo, tomando cuidado, pois pode espirrar um pouco na hora de virar os cubinhos. Retire os queijos dourados com uma escumadeira e reserve.  No mesmo óleo (acrescente mais um fio, se precisar), refogue a cebola, o alho e o gengibre até que fiquem macios. Tempere com um pouco de sal e junte o garam masala e a cúrcuma. Mexa bem, deixando os temperos tostarem um pouco no óleo, por 1-2 minutos. Junte as ervilhas, mexa, e junte o tomate e a água, amassando o tomate com a colher e mexendo bem. Abaixe o fogo e deixe apurar por uns cinco minutos, até que a água tenha reduzido bem e formado um molhinho grosso, uns cinco minutos.  Desligue o fogo e junte o queijo reservado. Sirva com arroz.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Rolinhos de Pão de Forma


Hoje é dia de vídeo-receita, feito com muito carinho por mim e pelo Bernardo!



Mais vídeos nossos disponíveis no youtube.com/canalreceitinhas

terça-feira, 2 de abril de 2013

Bolachinhas de Especiarias e Chocolate


Pouco mais de um mês atrás, a esposa do meu primo perguntou se eu poderia fazer alguns quitutes para a festinha de aniversário dos dois filhinhos deles. Aí eu, toda empolgada, falei que claro, podia fazer biscoitos, chocolates coloridos e cake pops. Comprei os ingredientes para poder fazer um teste. E foi tudo o que eu consegui fazer. Fiz a massa dos biscoitos - que seriam os biscoitos decorados - e moldei alguns chocolates - sem sucesso, pois usei corante normal no chocolate branco! Me desculpei com a dona da festa, mas realmente, não conseguiria fazer nada! A massa dos biscoitinhos ficou uns bons três dias na geladeira, até que foi resgatada e virou esses biscoitos maravilhosos que derretem na boca! E a combinação das especiarias com o chocolate é perfeita!

Bolachinhas de Especiarias e Chocolate
adaptada da Tati

Ingredientes:

75g manteiga gelada
125g farinha de trigo, peneirada
50g açúcar
1 gema
1 colher (café) fermento em pó
1 colher (café) essência de amêndoa (ou baunilha)
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (sopa) de chocolate em pó

Para a Cobertura: 

200g de chocolate meio-amargo derretido, temperado

Modo de Preparo:

Misture a manteiga, farinha e açúcar, até obter uma farofa. Acrescente a gema, fermento a essência, as especiarias e o chocolate e misture até a massa ficar homogênea. Enrole a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30min . Abra a massa com um rolo, aproximadamente 0,5cm de espessura, sobre uma superfície enfarinhada, e use os cortadores. Leve ao forno em assadeira forrada com papel manteiga, e deixe no forno pré-aquecido a 180ºC, até dourar. Deixe esfriar na assadeira, e então transfira para uma gradinha até esfriar completamente. Quando as bolachinhas já estiverem frias, passe pelo chocolate meio-amargo e leve ao freezer sobre uma folha de papel-manteiga para que não grude. Retire quando o chocolate já tiver endurecido.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pastel Caseiro


Sabe aquele dia que a lombriga está atacada e você não tem nada em casa? Pois é, um domingo desses, dia de visita de amigos, estávamos assistindo na TV um programa no qual a pessoa estava fazendo um pastel. Aí que atacou a fome em todo mundo e fomos catar uma receita - e o pior - os ingredientes para fazermos um pastel caseiro para matar a vontade! Encontrei um resto de farinha, algumas colheres de óleo, banana e queijo. E, incrivelmente, foi o suficiente para fazermos esses pasteis deliciosos, que ficam com uma massa super crocante e sequinha! Ai que só de lembrar me dá fome! =P

Pastel Caseiro

Ingredientes:

2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1/4 xíc. (chá) de água quente
1/4 xíc. (chá) de água gelada
1 colher (sopa) de óleo
Sal a gosto
Óleo para fritar

Modo de Preparo:

Em uma tigela, coloque a farinha e o sal e reserve. Misture o óleo com a água quente e depois despeje a água gelada. Incorpore a mistura do óleo e da água com a farinha e vá sovando até dar o ponto. Abra a massa bem fina com um rolo, e corte em círculos. Recheie a gosto e frite em óleo quente.

Para o meu recheio, usei banana amassada com açúcar e canela e queijo cortado!