terça-feira, 31 de julho de 2012

Confit de Tomatinho


Certa vez, não muito tempo atrás, tentei fazer uma fornada de tomate seco. Claro que não deu certo. Usei um método de fazer no forno, que demorava horas para ficar pronto. O problema não foi bem o gosto do tomate, que ficou até parecido com aqueles que compramos prontos. O problema foi a textura, meio borrachuda, parecia só a casca do tomate, sem nenhuma umidade. Esqueci do assunto. Essa semana, no entanto, com um carregamento de tomate tipo sweet grape orgânicos que comprei, fui atrás de uma receita na qual pudesse usá-los. Logo de primeira encontrei uma receita no blog da Andrea, que eu adoro! E qual não foi a minha supresa ao constatar que aquele mínimo de trabalho me rendeu uma tigelinha com os mais deliciosos tomatinhos idênticos ao tomate seco que compramos no mercado. Mas ah, se eu soubesse, já tinha feito há muito tempo!

Confit de Tomatinho
adaptado daqui

Ingredientes:

500 g de tomate sweet grape
1 ramo grande de tomilho
2 dentes de alho inteiros e sem casca cortados ao meio
1/2 de xícara de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Corte os tomates ao meio e disponha-os em uma assadeira deixando a parte cortada para cima. Polvilhe-os com um pouco de sal, junte as ervas e os dentes de alho. Regue com azeite. Leve-os ao forno baixo por aproximadamente 40 minutos ou até que os tomatinhos estejam bem cozidos, mas sem desmanchar. Armazene-os em geladeira.


segunda-feira, 30 de julho de 2012

Uma Pavlova, Uma Saudade e Uma Novidade


Voltei! Depois de quase 5 meses de ausência, chegou a hora de voltar pro meu bloguinho mais que abandonado. A parada, no entanto, não foi sem motivo. O dia da última postagem marcou também o dia em que eu perdi uma das pessoas mais importantes da minha vida. Quem acompanha o blog sabe da satisfação que eu tinha de preparar, todas as vezes que meu irmão mais velho passava por aqui, uma comidinha diferente para marcar nossos encontros. Infelizmente, nesse plano, essas refeições não vão ser mais possíveis. Mas sei que, mais dia menos dia, nos encontraremos de novo, o que, de certa forma, me consola. E essa foi a causa maior do meu sumiço daqui.

Agora, a novidade: pouco depois, descobrimos uma coisinha que está nos ajudando a superar e a  devolver um pouquinho da alegria que perdemos. Estamos esperando outro bebê!!! Mais um menino, que chega em novembro pra completar a nossa família!! Não podíamos estar mais felizes! :D

Para comemorar a volta, uma pavlova bem fácil e deliciosa!

Pavlova com Chantilly e Morangos

Ingredientes:

2 claras de ovo, em temperatura ambiente
125g de açúcar de confeiteiro
10 morangos (usei orgânicos)
200 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly

Modo de Preparo:

Para os ninhos: Bata as claras até o ponto de neve. Junte o açúcar, aos poucos, e bata até que a mistura fique bem lisa e brilhosa. Em uma fôrma forrada com papel manteiga, faça círculos com o merengue. Leve ao forno baixo, com a porta entreaberta, por mais ou menos 1 hora e meia, ou até que o merengue esteja firme. Reserve.

Para a montagem: Com o merengue já frio, espalhe uma camada generosa do chantilly - eu não coloquei açúcar, por conta do merengue que jé é bem doce - e decore com os morangos. Para terminar, eu ralei uma barrinha de chocolate meio amargo por cima.