sábado, 20 de fevereiro de 2010

Pavê Rápido de Limão



Nosso feriado de Carnaval foi muito gostoso. Passamos alguns dias na chácara que meu pai tem, longe das badalações e dos batuques (eca!) de carnaval. É um lugar calmo e delicioso para descansar, ainda mais para as crianças que sofrem com a falta de espaço que temos aqui em casa. Preparei a sobremesa lá mesmo, para o almoço maravilhoso que minha avó e meu pai fizeram... Se pudéssemos, com certeza estaríamos lá em todos os nossos dias de folga! Além do mais, os limões e as carambolas que coloquei em cima do pavê são de lá mesmo, colhidos e aprovados pelo pequeno Marcelo.

Pavê Rápido de Limão

Ingredientes:

1 pacote de biscoito maisena
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
3/4 xíc. suco de limão
4 carambolas fatiadas, para decorar

Modo de Preparo:

Bata o leite condensado, o creme de leite e o suco de limão no liquidificador por aproximadamente 5 minutos. Monte, em um refratário médio, as camadas de biscoito e creme. Decore com as fatias de carambola e leve à geladeira por 3 horas ou até a hora de servir.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Caesar Salad


Existem vários fatores sobre alimentação com os quais eu não concordo em nada. Eu tenho dois filhos, um de 7 e outro de 2 anos. Aqui em casa sempre tentamos manter uma alimentação saudável, mas com escapadelas de vez em quando (principalmente eu, que sou a junkie lover aqui em casa). Muitas vezes eu leio algumas coisas e fico confusa. Eu mando para eles lancharem na escola, geralmente, uma fruta, um pão ou bolacha e um suco (suco de polpa que faço de manhã cedinho). Li em um artigo recentemente que não devemos mandar bolachas para o lanche, sendo que algumas possuem um tar de corante tartazina (?) que pode provocar câncer. Mas peraí! Eu não mando biscoito recehado nem entupo as crianças de salgadinho, mas pensei que podia mandar para eles aquelas bolachas salgadas tipo Cream Cracker! Mas não posso! Nesse mesmo artigo dizia para mandar suco natural de fruta, uma fruta e um pão com queijo branco. Tenho a sorte dos meus pequenos gostarem dessas coisas, mas imagino a aflição daquelas mães cujos filhos só abrem a boca para doces e afins. Sinceramente, acho que não é para tanto. Fico assustada em ler tanta coisa sem saber o que é mesmo realidade, sem saber o que pode fazer mal aos meus pequenos. Mas assim vamos comendo e vivendo, sempre tentando manter um equilíbrio legal para corpo e mente.

Ufa! Isso foi só uma introdução para essa saladinha mais ou menos saudável que me surpreendeu demais! Eu adoro Caesar Salad, mas nunca pensei que pudesse reproduzir tão fielmente a receita em casa! Podem fazer sem medo, o resultado é sensacional!!!

Caesar Salad

Ingredientes:

Para a Salada:

1 pé de alface lisa
2 fatias de pão de fôrma integral
2 colheres de sopa de azeite de oliva

Para o Molho:

1 limão
1 colher de chá de mostarda
2 colheres de chá de molho inglês
1 colher de sopa de iogurte desnatado
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de maionese light
1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Corte o pão em cubinhos e leve ao forno em temperatura alta até que dourem. Regue com o azeite de oliva. Em uma travessa, faça uma cama com a alface já lavada e seca e salpique os croutons por cima. Reserve. Misture todos os ingredientes do molho e envolva a salada.

PS: Eu preparei também uns bifes de filé de frango, temperados somente com limão e sal grosso e grelhados na chapa. Cortei os bifes em tiras e dispus sobre a salada.

PS2: Sobre a faladeira aí em cima, é porque eu preciso expôr a minha opinião sobre isso. É muita informação jogada ao mesmo tempo, não consigo absorver tudo o que leio e acabo me preocupando demais com tudo isso!!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Pão de Mel Delicioso


Tinha que postar essa receita o mais rápido possível. Ando numa fase de experimentar todos - eu disse todos - os pães de mel que aparecem pela minha frente. Semana passada mesmo eu devo ter comido mais de cinco, de lugares diferentes. Eu amo pão de mel, acho uma iguaria maravilhosa, e sempre quis aprender a fazer. Comprei em um sebinho aqui de Brasília um livro chamado "O Grande Livro de Receitas de Cláudia", daquela revista mesmo. Qual não foi a minha surpresa em achar nesse livro várias das receitas que eu sempre quis experimentar. Botei na cabeça que faria o pão de mel, e quinta-feira o fiz. Infelizmente não achei o tal do cravo em pó, e tive que destruir o copo do meu liquidificador para truiturar aquelas coisinhas super resistentes. Mas consegui, deu certo! Agora tenho quase certeza de que não vou comprar mais pão de mel por um bom tempo!

Pão de Mel Delicioso

Ingredientes:

Massa:
4 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 2/3 xícaras de açúcar mascavo
2 xícaras de água
1 xícara de leite
1 xícara de mel
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de cravo em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
4 ovos

Recheio:
2 latas de doce de leite

Cobertura:
500 g de chocolate para cobertura

Modo de Preparo:

Ferva o açúcar mascavo com a água por 20 minutos ou até a calda ficar encorpada. Deixe esfriar. Numa tigela, bata as claras em neve e reserve.  Misture a farinha e as especiarias à calda. Adicione o chocolate, o bicarbonato dissolvido no leite e as gemas. Junte as claras e o mel e misture delicadamente. Aqueça o forno em temperatura média.  Unte as formas com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Coloque-as numa assadeira e encha cada uma com duas colheres (sopa) da massa. Asse por 20 minutos ou até a borda da massa começar a se soltar. Desenforme ao esfriar. Corte os pães de mel ao meio e recheio com uma colher de sobremesa de doce de leite, nivelando com uma faca para que fique uma camada uniforme. Para a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria. Misture bem. Desligue o fogo, mas não retire a panela do banho-maria.  Banhe cada pão-de-mel na cobertura. Deixe escorrer e firmar em papel-manteiga antes de servir.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Lombo de Tambaqui com Purê de Ervilhas e Abóbora



Esse prato eu estou postando porque, realmente, tinha tudo para ser um hit. Mas acontece que eu me equivoquei quanto ao peixe. Nunca tinha feito nada com tambaqui, sequer tinha comido esse tipo de peixe. Mas o peixeiro disse que era bom e eu resolvi experimentar. Resultado: não gostei muito, o peixe guarda um gosto de terra muito forte, parece mesmo aquele tipo de peixe que nada nas profundezas. Mas não foi de todo perdido, o purê de ervilhas estava delicioso e a abóbora também. Os meninos aqui em casa não reclamaram do peixe, mas eu não gostei muito. Vou voltar ao meu bom e velho salmão!

Lombo de Tambaqui com Purê de Ervilhas e Abóbora
Peixe:

500g de lombo de tambaqui sem pele
2 colheres de sopa de manteiga com ervas (coloquei manjericão, salsa e cebolinha)
Suco de um limão
Sal

Modo de Preparo:
Lave o peixe com o limão, tempere com a manteiga e o sal e grelhe em uma frigideira antiaderente. Reserve.

Purê de Ervilha:

250g de ervilha partida seca
água para cozinhar
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de manteiga
Sal

Modo de Preparo:

Cozinhe as ervilhas na água e no sal até que fiquem macias. Bata no liquidificador com o leite e a manteiga, acrescentando mais leite se necessário. Prove o sal e reserve.

Para cozinhar a abóbora, corte em gomos finos, besunte com azeite e sal grosso e leve ao forno médio preaquecido até que fique macia. Se começar a queimar, abaixe o fogo.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Nosso Primeiro Pão Italiano



... e ficou assim! Pela primeira vez consegui fazer um pão bem-sucedido. Comprei um fermento biológico para fazer uma receita de pão para acompanhar a costelinha de porco e acabou sobrando um envelope. Pesquisei na internet e encontrei, por acaso, a receita de um pão italiano. Nunca comentei por aqui, mas meus pães nunca deram certo. O gosto do fermento sempre fica muito pronunciado, parece até que estamos cheirando álcool. Mas, persisti e fiz os pãezinhos mesmo assim. E o resultado, por incrível que pareça, ficou muito bom! O pão ficou realmente muito parecido com o pão italiano que compramos na padaria, com a casquinha durinha e o gosto igualzinho! Para acompanhar, fiz uma geléia caseira de morangos, utilizando 1 caixa de morangos lavados e sem as folhas mais 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro! Quer coisa mais fácil?!

Pão Italiano
daqui

Ingredientes:

700g (6 xícaras de chá) de farinha de trigo especial
10g (1/2 colher de sopa) de sal
1 envelope (10g) de Fermento Biológico Seco Instantâneo Dr. Oetker
400ml de água gelada

Modo de preparo:

Em uma vasilha funda, disponha a farinha de trigo e o sal, misture bem. Acrescente o Fermento Biológico Seco instantâneo Dr. Oetker e aos poucos adicione a água gelada. Sove bem a massa até ficar homogênea e desgrudar das mãos. Cubra com um guardanapo de pano úmido e deixe a massa descansar por 15 minutos. Sove novamente, coloque a massa redonda (formato de pão italiano) na assadeira e deixe a massa crescer por mais 40 minutos. Faça na superfície um leve corte em formato de cruz e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.