sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Brownies Básicos da Pat


Se tem uma receita que ficou rolando por dias na minha aba do Chrome, foi essa. Todos os dias eu queria preparar esse brownie, só que nunca conseguia. Falta de tempo, de algum ingrediente ou qualquer outra coisa eram desculpas para deixar para o dia seguinte. Mas confesso que foram dias babando na frente da tela do computador enquanto via a textura perfeita e molhadinha desses brownies. No domingo, depois de um dia de descanso na chácara com a turma, voltamos para casa e decidi preparar os brownies. A Pat diz que são básicos, mas para mim foram uma maravilhosa descoberta de um dos melhores - e mais fáceis - brownies que já comi. Entrou invicto em primeiro lugar para o ranking dos melhores da vida! Façam e comprovem!

Brownies Básicos da Pat

Ingredientes:

½ xícara (113g) de manteiga sem sal, picada
2/3 xícara (60g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 xícara (200g) de açúcar cristal
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2/3 xícara (93g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
½ xícara (85g) de gotas de chocolate meio-amargo ou chocolate em barra picadinho

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobrar papel em dois lados opostos. Unte o papel com manteiga. Em uma panela média, derreta a manteiga em fogo médio. Retire do fogo e adicione o cacau, mexendo bem para dissolvê-lo. Misture o açúcar e deixe esfriar. Acrescente os ovos, um a um, misturando bem a cada adição. Junte a baunilha. Adicione a farinha, o fermento e o sal e misture até a farinha sumir. Incorpore as gotas de chocolate. Espalhe a massa na forma preparada e leve ao forno por 20 minutos ou até que a superfície do brownie pareça seca e um palito enfiado no centro saia com um pouquinho de massa grudado nele. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Creme de Abóbora com Leite em Pó


Já falei aqui que a minha sogra é uma cozinheira de mão cheia. Vivemos dividindo receitas, e esse creme é adaptado de uma delas. Um dia minha sogra fez um purê de abóboras que ficou maravilhoso e ultra cremoso. Perguntei o que ela havia colocado, e ela me disse que foi leite Ninho e manteiga, e só. Fiquei maravilhada com aquilo e decidi preparar uma sopa creme de abóbora com os ingredientes. Adicionei caldo de legumes para saborizar e pronto: faço logo uma panela cheia e vou tomando no jantar durante a semana. Fica cremosa e maravilhosa, e o leite ainda dá um gostinho meio adocicado à preparação! 

Creme de Abóbora com Leite em Pó

Ingredientes:

1/2 abóbora japonesa, lavada, cortada em cubos (com a casca)
2 litros de caldo de legumes
4 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe a abóbora no caldo de legumes, temperando com sal e pimenta. Assim que a abóbora estiver cozida, retire do fogo e bata no liquidificador, acrescentando o caldo aos poucos para que não fique muito líquida. Continue batendo e adicione o leite em pó e a manteiga. Tempere novamente e sirva.

domingo, 16 de setembro de 2018

Pêssegos Grelhados com Mel


Por aqui já está começando a época dos pêssegos: já aparecem nos mercados e feiras, lindos e cheirosos, prontos para qualquer coisa deliciosa, ou mesmo serem devorados puros, como é o caso da minha casa, já que as crianças caíram de amores pela fruta. Escondido deles, peguei 1 pêssego e preparei grelhado, para ver como ficaria. E fiquei impressionada: a textura fica quase como a do pêssego em calda, porém mantendo o sabor delicioso dele fresco! Servi com um fio de mel e iogurte natural! Perfeito para o lanche da tarde!

Pêssegos Grelhados com Mel

Ingredientes:

1 pêssego maduro
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de mel para servir
1/4 xíc. (chá) de iogurte natural, para servir

Modo de Preparo:

Corte o pêssego ao meio, retirando o caroço. Espalhe o açúcar em um prato e passe a parte da polpa do pêssego sobre ele, pressionando para grudar o açúcar na fruta. Aqueça uma grelha em fogo baixo. Coloque os pêssegos, com a parte da polpa virada para baixo, e tampe. Deixe grelhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, ou até que o pêssego esteja dourado. Retire com cuidado e sirva em temperatura ambiente com o fio de mel e o iogurte.

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Torradinhas com Pasta de Avocado Temperada


Como abacates desde que me entendo por gente. Lá na chácara do meu pai tem inúmeros pés da fruta, e sempre que era época,  minha casa ficava cheinha de abacates. Só que não comíamos o abacate em pratos salgados, como comemos hoje. Tomávamos litros de abacate batido com leite e açúcar, as abacatadas do meu pai, ou comíamos as frutas com limão espremido e açúcar, quando estavam bem maduras. Saí da casa dos meus pais e nunca mais comi, até o dia que encontrei lindos avocados. Aquela texturinha amanteigada, o saborzinho menos intenso do que o abacate da chácara e as receitas da internet transformaram meu café da manhã de abacatada em lindas torradinhas e guacamoles. Essa receita não chega a ser uma receita: peguei algumas fatias de pão de fermentação natural e aqueci na torradeira. Enquanto isso, amassei meio avocado e misturei 1/4 colher (chá) de cebola e alho em pó, sumo de meio limão, sal e pimenta do reino moída. Passei pelas torradinhas e coloquei lindos e azedinhos tomatinhos tipo cereja por cima, e uma pitada de pimenta calabresa. Um fio generoso de azeite e pronto. Café da manhã prontinho para servir, junto com esse suquinho maravilhoso de laranja com cenoura e gengibre! Delicinha!

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Sangria Portuguesa


Uma receita simples para uma bebida incrível! Eu não era muito de beber, até passar algumas semanas em Portugal no último mês. Conheci lá os melhores vinhos e bebidas que já tinha tomado, e fiquei viciada nas sangrias, disponíveis em quase todas as esquinas de Lisboa. Voltei pra casa com sede para testar uma receita, o que foi bem fácil, já que a maioria lá tem sempre esses mesmos ingredientes. O resultado? Uma jarra dessa belezinha para o almoço de domingo! Sangria para português nenhum botar defeito!

Sangria Portuguesa

Ingredientes:

750ml de vinho branco seco
750ml de refrigerante de limão
2 laranjas tipo Bahia, cortadas em meia-lua
200g de morangos, sem folhas, cortados em rodelas
Cubos de gelo para servir

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes e leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.