terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Pan Tomaca


Eu amo quando quero preparar alguma receita e já tenho todos os ingredientes em casa. Ando achando tomates vermelhíssimos na feirinha orgânica que frequento, e não raro trago pra casa mais de 1kg, pensando nos maravilhosos molhos que posso fazer com eles. Folheando o livro da Paola de novo, encontrei essa receita. Peguei algumas fatias de um pão de fermentação natural que compro na padaria perto de casa e pronto: um lanchinho maravilhoso em 5 minutos!

Pan Tomaca
do livro Todas as Sextas, da Paola Carosella

Ingredientes:

2 ou 3 tomates bem maduros
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
1 pitada de sal
6 colheres (sopa) de azeite
Pimenta-do-reino moída na hora
4 fatias de pão amanhecido
Orégano fresco

Modo de Preparo:

Corte os tomates ao meio. Apoie um ralador grosso na borda de uma tigela e segure as metades de tomate pela pele e rale, deixando que o suco e a polpa se acumulem. No final, você estará segurando apenas a pele do tomate, que deverá ser descartada. Rale o alho e misture ao tomate. Tempere com o vinagre, o sal, o azeite e a pimenta. Aqueça uma frigideira de fundo grosso. Espete uma fatia do pão com um garfo, mergulhe-a no caldo dos tomates, virando de um lado e do outro até ela ficar inteiramente empapada no líquido. Faça isso com as outras três fatias de pão. O importante é que o pão fique muito úmido, mas sem quebrar e sem perder a forma. Retire do caldo. Despeje um fio de azeite na frigideira, coloque o pão e deixe tostar por cerca de 3 minutos, ou até perceber que está dourando. Com uma espátula, vire do outro lado. A fatia deve ficar com uma cor morena, quase queimada. Arrume o pão em um prato e sirva com folhas frescas de orégano.

*Sobrou um pouco do meu molho de tomate, então levei à outra frigideira em fogo alto, deixei reduzir e coloquei por cima dos meus pães!

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Smoothie de Banana, Chocolate e Café


Essa semana foi aniversário da Luiza, e, de presente, demos para ela o livro da Simone Izumi, chocolateira de primeira, cujo blog eu adorava desde muito tempo. Folheamos o livro juntas e, dentre as inúmeras receitas, fiquei de olho nesse smoothie, especialmente porque tinha todos os ingredientes em casa. Pedi que ela me mandasse um print da receita e preparei ontem mesmo esse da foto. Tomei um pouco, Bernardo tomou outro pouco e hoje de manhã decidi repetir a receita para o café. Esse smoothie é perfeito, junta o docinho da banana com o sabor pungente do café e o chocolate maravilhoso! E fica super geladinho, quase um milk shake!

Smoothie de Banana, Chocolate e Café
do livro Loucuras de Chocolate

Ingredientes:

1 banana média madura
120 ml de leite
1 colher (chá) de café em pó solúvel
10g de chocolate em pó - 50% de cacau
15g de açúcar refinado
Chantilly, grãos de café e raspas de chocolate para decorar

Modo de Preparo:

Fatie a banana e congele. Disponha a banana congelada e o restante dos ingredientes no liquidificador e bata bem. Sirva a seguir ou conserve na geladeira.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Massa de Crepe


Essa, sem sombra de dúvidas, é a melhor massa de crepe que eu já fiz! Fica pronta em um segundo e pode ser recheada de diversas maneiras! Aqui em casa usamos queijos, frango desfiado e legumes, depois dobramos e colocamos para aquecer na panela elétrica, direto na mesa! Fica uma graça de apresentação e ainda é uma super ideia para uma festinha!

Massa de Crepe
do Step-by-Step Baking

Ingredientes:

175g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
350ml de leite integral
4 ovos
50g de manteiga sem sal, derretida, extra para untar a frigideira

Modo de Preparo:

Em uma tigela, peneire a farinha e o sal. Em um copo medidor, coloque o leite e os ovos e bata até que fique homogêneo. Junte a mistura de líquidos aos secos e adicione a manteiga. Misture bem, cubra com plástico e deixe descansar por 30 minutos. Aqueça uma frigideira grande em fogo médio, unte com manteiga e coloque cerca de 1/3 xíc. de massa, virando a frigideira até que a massa fique fina e cubra totalmente o fundo da frigideira. Assim que começar a levantar bolhas, vire o crepe com cuidado e deixe dourar do outro lado. Reserve. Para rechear, basta colocar o recheio escolhido em uma metade do crepe. Dobre-o ao meio, depois dobre-o ao meio novamente e leve de volta para a frigideira para aquecer o recheio. Sirva imediatamente.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Cheesecake com Figos e Redução de Balsâmico


A minha receita de cheesecake favorita de todo o mundo vocês já estão carecas de saber qual é. O que vocês não sabem - e que nem eu imaginava - é como ela pode combinar com sabores que não são nada ordinários. Fiz pequenas porções de cheesecake para servir com calda de frutas vermelhas e sobraram algumas na geladeira que não foram servidas. Eu e o Bernardo tínhamos comprado alguns figos para fazer tartines de figo com ricota, que ficaram ótimas, porém não usaram nem um terço dos figos que tínhamos em casa. Decidi então fazer essa calda de balsâmico que já tinha visto na internet e experimentar como acompanhamento para as cheesecakes, juntos com os dulcíssimos figos. E posso dizer que ficou surpreendentemente delicioso! O ácido da redução de balsâmico balanceou lindamente com o queijo da cheesecake e os figos madurinhos! De quebra, a redução ainda sobrou e me rendeu um ótimo molho para comer com salada, carnes ou qualquer outra coisa!

Cheesecake com Figos e Redução de Balsâmico
receita da redução de balsâmico daqui

Ingredientes:

480ml de vinagre balsâmico
1/2 xíc. (chá) de açúcar refinado
Uma pitada de sal
Figos maduros cortados em 4, para servir

Modo de Preparo:

Calda - Em uma panela, coloque o vinagre, o açúcar e a pitada de sal. Misture e leve ao fogo médio e deixe cozinhar, mexendo constantemente, até que o líquido tenha reduzido à metade. Deixe esfriar e utilize como calda para as cheesecakes. Decore com os figos.

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Talharim Alfredo


Eu particularmente adoro macarrão. Pelo menos uma vez na semana cozinho um quilo de massa para as crianças - e nós, claro - comermos no jantar. Pode ser com molho de tomate, à bolonhesa, com molho branco ou esse alfredo incrível, macarrão é sempre motivo de alegria aqui em casa! Essa receita do livro da Paola Carosella é uma delícia e, além de ser super fácil, ainda aproveita as folhinhas de sálvia verdinhas da minha hortinha!

Talharim Alfredo
do livro Todas as Sextas, da Paola Carosella

Ingredientes:

240g de talharim
100g de manteiga
1 colher (sopa) de azeite 
20 folhas de sálvia
Sal
150g de queijo parmesão ralado
1 concha de água do cozimento da massa
Pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo:

Cozinhe o macarrão em bastante água com sal. Enquanto isso, prepare o molho. Escolha uma frigideira em que caibam o molho e depois a massa. Aqueça a frigideira e junte a manteiga e o azeite. Assim que estiverem quentes, acrescente a sálvia, uma pitada de sal e uma pitada de pimenta-do-reino. Quando a sálvia começar a liberar o seu perfume, acrescente uma concha da água da massa, retire do fogo e reserve. Escorra a massa, reservando um pouco da água, e despeje-a sobre a frigideira com o molho. Agite a massa e o molho, com cuidado para não quebrar os fios do talharim. Junte metade do queijo e continue mexendo. Se achar necessário, acrescente um pouco mais da água do cozimento para obter um molho mais emulsionado. Polvilhe com o restante do queijo ralado e sirva imediatamente.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Bolinhos de Limão com Iogurte


Estávamos planejando um piquenique para hoje de manhã aqui embaixo do prédio com as crianças. Aproveitei alguns minutos de calmaria na noite de ontem e resolvi preparar um bolo para levar. Folheando o livro da Nigella, encontrei essa receita desses bolinhos lindinhos de limão. Como limão é uma coisa que não falta mais aqui em casa, pelo vício que estamos passando em ginger beer, aproveitei a fartura do ingrediente e fui para a cozinha. O resultado não poderia ter ficado mais maravilhoso: bolinhos fofíssimos e cítricos, perfeitos para curtir o carnaval com a turminha na calmaria da manhã. Se eu fosse você faria esse hoje mesmo para comer amanhã no café!

Bolinhos de Limão com Iogurte
do livro Delícias Divinas, da Nigella

Ingredientes:

125ml de iogurte natural
75g de manteiga derretida
2 ovos grandes
Raspas de 1 limão
150g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
125g de açúcar refinado

Glacê:

200g de açúcar impalpável
Suco de 1 limão

Modo de Preparo:

Unte e enfarinhe 12 mini forminhas de bundt cake. Preaqueça o forno a 170oC. Em uma jarra medidora, misture o iogurte, a manteiga derretida, os ovos e as raspas de limão. Coloque a farinha, o bicarbonato, o sal e o açúcar em uma tigela grande. Adicione os ingredientes úmidos à tigela, misturando bem. Encha as forminhas e asse por 25 a 30 minutos, ou até que passem no teste do palito. Quando saírem do forno, deixe-os esfriar um pouco antes de desenformar. Deixe que esfriem sobre uma grade. Para o glacê, misture o açúcar com suco de limão suficiente para criar um glacê grosso. Cubra os bolinhos e deixe secar.

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Trufas de Chocolate com Amarula


Essas trufas ficam incríveis, tanto para acompanhar um cafezinho quanto para presentear pessoas queridas. Eu particularmente amo o sabor da amarula, e acho que a mistura com o chocolate fica ainda mais perfeita! Testei a receita com 100% chocolate meio amargo, mas confesso que preferi essa que leva metade meio amargo e metade ao leite! 

Trufas de Chocolate com Amarula

Ingredientes:

150g de chocolate meio amargo picado
150g de chocolate ao leite picado
60g de creme de leite
40g de amarula
Cacau em pó para polvilhar

Modo de Preparo:

Em uma tigela, derreta os chocolates no micro-ondas. Quando já estiverem derretidos e a mistura estiver homogênea, acrescente o creme de leite e a amarula. Deixe na geladeira para esfriar e endurecer, cerca de 20 minutos. Retire da geladeira, enrole as bolinhas e passe pelo cacau em pó. Conserve na geladeira e retire 10 minutos antes de servir.