sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Cinnamon Rolls


Mesmo tendo uma receita favorita de todos os tempos de cinnamon rolls, não resisti à receita da Raiza Costa que vi enquanto folheava meu lindo livro. Voltando de um passeio com as crianças, combinei com o Caio que faríamos pãozinho de canela para o café. Peguei a receita e, mesmo notando algumas coisas, digamos, estranhas na receita, fui com tudo. Acabei tendo que fazer algumas modificações, e, apesar do meu recheio de canela ter escorrido dos rolinhos, meus pãezinhos ficaram super fofinhos! Aqui deixo a receita dela e, ao lado, as minhas adaptações!

Cinnamon Rolls
do livro Cozinha Escalafobética

Ingredientes:

12g de fermento biológico seco instantâneo
120ml de leite morno - acrescentei mais 90ml, minha massa tinha ficado seca
600g de farinha de trigo
50g de açúcar
5g de sal
2 ovos - use grandes. Usei 3 pequenos
225g de manteiga - usei 200g

Recheio (esse recheio para mim não funcionou. O iogurte perdeu consistência e escorreu totalmente da massa. Usaria o recheio dos outros cinnamon rolls que postei aqui. Vale a pena!)

120g de iogurte natural
110g de açúcar mascavo
50g de açúcar
3 colheres (sopa) de canela em pó

Cobertura

100g de açúcar impalpável
Água para dar o ponto de glacê fluido

Modo de Preparo:

Misture o fermento e o leite morno em uma vasilha e deixe descansar por 10 minutos. Em outra vasilha, misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione o leite com o fermento, os ovos e misture até formar uma massa homogênea. Em um balcão enfarinhado, vá sovando a massa e adicionando manteiga aos poucos, sempre esperando ela ser absorvida completamente antes de adicionar mais. Não polvilhe farinha demais para a massa não ressecar; no início ela é pegajosa mesmo. Coloque a massa em uma vasilha coberta e leve para gelar durante a noite ou por no mínimo 8 horas. Tire a massa da geladeira e abra um retângulo de 22x30cm (o meu ficou bem maior). Em uma vasilha, misture o iogurte, os açúcares e a canela e espalhe sobre o retângulo de massa. Enrole a massa no sentido do comprimento, como um rocambole, mas sem pressionar muito. Leve para gelar mais 15 minutos. Tire a massa da geladeira e corte fatias de 4cm. Coloque-os dentro da forma de muffins, cubra com filme plástico e deixe descansando em temperatura ambiente até que dobrem de volume, aproximadamente 20 minutos. Preaqueça o forno a 160oC e asse os pãezinhos por cerca de 30 minutos, ou até que estejam dourados na borda. Tire-os do forno e deixe esfriar na própria forma por 5 minutos antes de desenformá-los. Misture o açúcar impalpável com a água até obter um creme espesso. Passe uma camada sobre os rolinhos.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Frango Cordon Bleu


Uma das melhores coisas do Facebook é a quantidade de receitas legais que passam enquanto a gente arrasta nosso feed. Vi essa receita tempos atrás, depois perdi ela de vista e nunca mais encontrei. Até que uma pessoa compartilhou, aí me lembrei que queria muito prepará-la. Os ingredientes são básicos, e o modo de preparo também. O resultado é delicioso, e, apesar de render bastante frango, não sobrou um pedacinho para contar história! A receita peguei daqui, junto com o modo de preparo super explicadinho!

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Bolo de Chocolate sem Farinha


Apesar de não ser meu aniversário e do Natal já ter passado há quase um mês, ganhei um monte de presentes na última semana. Na segunda-feira ganhei da minha mãe esses ramequins de coração apaixonantes! Na quinta passada, enquanto o Bernardo estava fora, chegou um pacote dos Correios. Na inocência, perguntei pra ele se era algum livro dos meninos. Aí ele disse pra eu abrir pra ver. Abri e era o livro a Raiza Costa, lindo e novinho, todinho pra mim! Resolvi então juntar os dois presentes em uma única foto: o bolo molhadinho, incrível e chocolatudo dentro dos ramequins fofíssimos de coração! Não sei por qual dos dois fiquei mais apaixonada!

Bolo de Chocolate Sem Farinha
do livro Confeitaria Escalafobética

Ingredientes:

580g de chocolate meio amargo
400g de manteiga sem sal
10 ovos
400g de açúcar
15g de cacau em pó para untar

Modo de Preparo:

Unte os ramequins com manteiga e cacau em pó. Preaqueça o forno a 180oC. Em uma panela, derreta em banho-maria o chocolate e a manteiga e mexa até obter uma mistura homogênea. Reserve. Em uma vasilha grande, misture os ovos e o açúcar, então adicione o chocolate derretido até obter uma massa homogênea. Despeje a massa nos ramequins untados e cubra com papel alumínio. Asse em banho-maria por cerca de 20 minutos, ou até que o centro esteja firme. Retire a forma do banho-maria e deixe esfriar. Sirva em temperatura ambiente.

*Fiz a receita com 1 ovo e 1/10 dos demais ingredientes e a massa rendeu o suficiente para os meus dois mini ramequins!

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Waffles Crocantes + Xarope Caseiro (Syrup)


Já tinha feito esse xarope algumas vezes, e o Bernardo sempre diz que ele é melhor do que o que a gente compra no supermercado. A verdade é que ele realmente é uma delícia, e super mais barato do que o pronto. Para servir, decidi mudar o waffle e preparar esse, que também vi no blog da Franciele. Geralmente meus waffles ficam macios depois que saem da máquina, mas esses ficam super crocantes e deliciosos! E ficam ainda melhores quando encharcados com o xarope!

Waffles Crocantes + Xarope Caseiro (Syrup)
waffles daqui e xarope daqui

Waffles

Ingredientes:

1 ovo
1/4 de xícara (chá) de óleo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/3 de xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de fermento químico em pó

Modo de Preparo:

Aqueça a máquina de waffle uns 5 minutos antes. Misture todos os ingredientes da massa (exceto fermento) com um fouet até ficar bem homogêneo, por ultimo adicione o fermento e misture só até incorporar. Asse na máquina de waffle. Renderam 3 waffles, mas depende da máquina.

Xarope

Ingredientes:

1/2 xíc. (chá) de açúcar mascavo
1/2 xíc. (chá) de açúcar refinado
1/4 xíc. (chá) de água
1/4 colher (chá) de essência de baunilha
1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Em uma tigela de vidro, misture todos os ingredientes. Leve ao micro-ondas em intervalos de 50 segundos, mexendo até que a calda esteja completamente dissolvida. Para deixá-lo mais consistente, leve à geladeira por pelo menos duas horas.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Omelete de Cogumelo Paris com Parmesão


Cheguei da feira no sábado cheia de fome. Tinha em casa uma caixinha de lindos cogumelos Paris e decidi preparar uma omelete para tomar café com o Bernardo. E ficou tão delicioso que eu decidi postar aqui! Uma ideia perfeita para um sábado preguiçoso! Ainda servi com algumas fatias de focaccia que tinha em casa! Delícia!

Omelete de Cogumelo Paris com Parmesão

Ingredientes:

3 ovos
100g de cogumelos Paris, fatiados
1/4 xíc. (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de manteiga
1/4 xíc. (chá) de parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Aqueça uma frigideira com 1 colher (sopa) de manteiga. Junte a cebola e tempere com sal e pimenta. Deixe refogar até que fiquem transparentes. Junte os cogumelos, mexa bem, tempere e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, ou até que os cogumelos fiquem macios. Retire do fogo e reserve. Em uma tigela, bata os ovos com um fouet até que a mistura fique homogênea. Tempere com sal e pimenta e reserve. Aqueça uma frigideira grande, coloque a manteiga e espalhe. Junte os ovos, abaixe o fogo e deixe cozinhar tampado, até que o omelete esteja dourado. Vire , coloque o recheio de cogumelos e o queijo parmesão e dobre a omelete. Deixe cozinhar para derreter o queijo e sirva com a focaccia.

domingo, 14 de janeiro de 2018

Bolo de Frutas


A chuva que anda caindo por aqui está fazendo com que passemos as férias enfurnados dentro de casa. Em alguns dias, mesmo com chuva, conseguimos tirar as crianças da frente do computador/televisão para fazer alguma coisa na rua. Em dias ensolarados, temos bicicleta, brinquedoteca e ar livre, o que inclui nossos queridos piqueniques! E esse bolo foi preparado para levarmos para um piquenique em um Centro Cultural que as crianças adoram! Sobre o bolo, só posso pedir para que vocês façam! Super rico de frutas e com a massa hiper macia, talvez um dos melhores bolos de frutas que eu já comi na vida! Ganhou também o coração do meu sous chef Caio, que fez questão de me ajudar em todos os passos do bolo! 


Bolo de Frutas

Ingredientes:

Bolo

180 gramas de manteiga em ponto de pomada
1 xícara (chá) de açúcar demerara
3 ovos grandes
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
Raspas de uma laranja ou limão (opcional)
1 colher (café) de sal
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de farinha de trigo (para misturar com as frutas)
1 xícara (chá) de buttermilk
2 colheres (sopa) de suco de limão (para o buttermilk)
120 gramas de cereja em calda, escorrida e secas
80 gramas de nozes picadas
100 gramas de frutas cristalizadas
100 gramas de damascos secos picados
1 e 1/2 colher (chá) de fermento químico em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Cobertura

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro ou impalpável
5 colheres (sopa) de leite

Modo de Preparo:

Bolo - Para fazer o buttermilk, adicione o suco de limão na xícara medidora e complete com leite. Misture e aguarde 10 minutos para usar. Corte as cerejas em 4 partes, coloque junto com todas as frutas em uma tigela e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme mais claro. Acrescente os ovos e bata até misturar bem. Adicione a baunilha, as raspas de laranja e misture. Em seguida, acrescente a farinha de trigo intercalada com o buttermilk. Adicione o fermento junto com o bicarbonato de sódio e misture. Por fim, adicione o 1/4 de xícara de farinha de trigo às frutas secas e misture. Adicione as frutas à massa do bolo e misture rapidamente, apenas o necessário para se distribuírem. Coloque a massa em uma assadeira de furo no meio untada e enfarinhada e leve para assar em forno preaquecido a 180 graus, por 50-60 minutos. Faça o teste do palito. Desenforme depois de frio e reserve.

Cobertura - Coloque o açúcar em uma tigela e adicione o leite. Misture com uma colher até formar um creme branco e espalhe sobre o bolo. Decore com cerejas, frutas cristalizadas e nozes picadas.

*Fiz meia receita do bolo, usando 2 ovos pequenos, e me rendeu esse bundt da foto!

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Norimaki de Arroz Integral


Devo confessar que nem de longe posso me considerar uma adoradora de arroz integral. Prefiro milhões de vezes aquele arroz branquinho grudadinho recém-saído de uma panela fumegante. Mas, depois que vi essa receita em um programa na televisão, fiquei curiosa. Já tinha o arroz cateto integral e os demais ingredientes em casa, então por que não testar? No programa que assisti, a moça só cozinhou o arroz e enrolou. Eu decidi preparar o melhor tempero de arroz japonês de todos os tempos e adicionar ao arroz já cozido. O resultado foram esses rolinhos deliciosos e sem nenhum pouco do ranço do arroz integral, graças ao meu temperinho e ao molho shoyu que usamos para acompanhar! Incríveis!

Norimaki de Arroz Integral

Ingredientes:

1 xíc. (chá) de arroz cateto integral
2 xíc. (chá) de água
40ml de vinagre de arroz
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
3 folhas de alga nori
Pepino, cenoura, abacate e cebolinha, para rechear

Modo de Preparo:

Na panela de pressão, coloque o arroz e água. Após levantar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15-20 minutos. O arroz estará bom quando já estiver totalmente cozido e bem grudento. Prepare o tempero: em uma tigela, coloque o vinagre, o açúcar e o sal. Leve ao micro-ondas por cerca de 30 segundos, e misture para dissolver o açúcar. jogue o tempero por cima do arroz e misture bem. Abra a folha de nori e coloque 1/3 do arroz, espalhando bem - com as mãos molhadas para evitar que o arroz grude -, deixando cerca de 2cm nas bordas sem arroz. Coloque o recheio - os meus foram de pepino com cebolinha, cenoura com pepino e cebolinha e abacate com cebolinha (o melhor de todos!). Enrole os rolinhos e corte-os com uma faca afiada umedecida com água. Sirva com molho shoyu.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Waffles de Aveia, Banana e Cacau


Eu sempre fico meio tensa quando tenho que inventar receitas. Gosto de pegar receitas prontas nos meus livros ou na internet, e geralmente testo sem medo de dar ruim. Procurei uma receita de waffles de banana e cacau para usar umas bananas antigas que tinha no congelador. No entanto não consegui achar nenhuma receita que combinava os dois. Ora era de banana e ora de cacau, os dois com farinha de trigo. Até achar essa. Fui para a cozinha e decidi fazer algumas substituições. Incrivelmente o resultado ficou maravilhoso! Os waffles ficaram fofinhos e com um sabor delicioso do cacau! Pode testar que essa eu garanto!

Waffles de Aveia, Banana e Cacau
adaptados daqui

Ingredientes:

1 e 3/4 xíc. (chá) de aveia em flocos
1/4 xíc. (chá) de cacau em pó
1 xíc. (chá) de leite
2 ovos
1 banana grande, bem madura
3 colheres (sopa) de açúcar - eu usei xilitol
1 colher (chá) de fermento em pó
Xarope e frutas para servir

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes, com exceção do xarope e das frutas, no liquidificador, até que a massa fique completamente homogênea. Aqueça a máquina de waffles e unte com óleo. Despeje a massa e deixe assar, conforme as instruções do fabricante. Sirva com o xarope e as frutas.

domingo, 7 de janeiro de 2018

Frango Tikka Masala com Pão Naan


Em tempos normais, sem toda a criançada em casa, eu sempre arrumo uma horinha para ir à feira com o Bernardo. Apesar de ser dia de semana e não ter realmente a feira de legumes e verduras,  aproveitamos nosso passeio nas lojas de temperos e embalagens. Em uma das nossas idas, achei uma promoção de Garam Masala na loja. Comprei um tanto e voltei para casa empolgada para preparar uma receita, já que nunca tinha comido nenhuma especiaria indiana especial - a não ser o curry nosso de cada dia. Pesquisei na internet e já achei a receita que caiu no nosso gosto. A turminha amou, e sempre pede para que eu prepare a receita do frango "com os pãezinhos"! 

Frango Tikka Masala com Pão Naan
frango daqui, pão do Step by Step Baking

Ingredientes:

Para o Frango

1 e 1/2 xíc. (chá) de iogurte natural integral
1 e 1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açafrão
1 colher (chá) de garam masala
1 colher (chá) de coentro em pó
1 colher (chá) de cominho em pó
1 kg de peito de frango, cortado em cubos grandes

Para o Molho

4 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola média, picada
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
1 e 1/4 colher (chá) de garam masala
1 e 1/4 colher (chá) de coentro em pó
1 e 3/4 colher (chá) de cominho em pó
1 lata de tomate pelado
1 e 1/4 xíc. (chá) de creme de leite
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
Pimenta do reino a gosto
1/4 xíc. (chá) de coentro fresco picado

Para o Naan

500g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
200ml de água morna
100ml de iogurte natural
50g de manteiga derretida

Modo de Preparo:

Frango - Em uma tigela grande, coloque o frango e misture com o restante dos ingredientes. Deixe marinar por pelo menos 1 hora na geladeira. Retire o frango da marinada e coloque sobre uma grelha, que deve estar sobre uma assadeira forrada com papel alumínio. Leve ao forno alto pré-aquecido até que os cubos de frango comecem a dourar. Retire do forno e reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga e adicione a cebola e o gengibre, refogando por cerca de 7 minutos, até que a cebola fique macia e translúcida. Acrescente os temperos e deixe refogar por mais 2 minutos. Junte os tomates, o creme de leite, o sal o açúcar e a pimenta. Cozinhe por cerca de 15 minutos, ou até que o molho fique encorpado. Junte os pedaços de frango e deixe cozinhar até que o frango esteja completamente macio. Adicione o coentro e sirva com arroz branco.

Naan - Em uma tigela, coloque todos os ingredientes. Sove a massa por cerca de 5 minutos, Cubra e deixe descansar até que dobre de volume, cerca de 1 hora. Após o descanso, retire o ar da massa e corte em 8 pedaços iguais. Faça bolinhas com a massa, polvilhe a bancada com farinha de trigo e abra a massa com um rolo. Aqueça uma frigideira antiadarente em fogo médio e toste os pães até que fiquem dourados dos dois lados. Repita a operação com o restante da massa, empilhando os pães logo que saírem do fogo, para que fiquem macios. Sirva com o frango. 

sábado, 6 de janeiro de 2018

Pão sem Sova de Azeitonas com Alecrim


Primeiramente queria desejar a vocês, meus leitores queridos, antes tarde do que nunca, um Ano Novo fantástico e recheado de delícias! Agora, para começarmos 2018 com o pé direito, aí vai uma receita fantástica do meu pão favorito! Ele já sai do forno com cara de padaria chique, casquinha hiper crocante e miolo super macio. Os sabores da azeitona e do alecrim chegam para alegrar ainda mais essa delicinha! As fatias quentinhas ficam perfeitas regadas com azeite!

Pão sem Sova de Azeitonas com Alecrim

Ingredientes:

3 xíc. (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de sal
1/4 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1 e 1/2 xíc. (chá) de água morna
3/4 xíc. (chá) de azeitonas picadas
1 colher (sopa) de alecrim fresco picado

Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento, o sal e a água. Mexa bem com uma colher até que a mistura fique homogênea. Acrescente as azeitonas e o alecrim e misture para incorporar. Cubra a tigela com um plástico filme e deixe descansar por 12-18 horas em temperatura ambiente. A massa estará pronta quando sua superfície estiver cheia de bolhas de ar. Polvilhe uma superfície com farinha e retire a massa da tigela. Dobre a massa duas vezes sobre ela mesma e deixe descansar por 15 minutos. Após o descanso, forme uma bola com a massa e deixe-a descansar, coberta por um pano de prato seco e limpo, por cerca de 2 horas. 30 minutos antes de finalizar o tempo de descanso da massa, pré-aqueça o forno a 220oC e coloque uma panela de cerca de 20cm de diâmetro - e que possa ir ao forno - dentro do forno. Após os 30 minutos, retire a panela com cuidado, coloque a massa dentro e tampe. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, retire a tampe e asse por mais 15-20 minutos, ou até que a casca esteja dourada. Retire do forno e transfira o pão para uma grade para esfriar.