segunda-feira, 15 de maio de 2017

Sorvete de Menta com Chocolate


Esse, sem sombra de dúvidas, é o melhor sorvete de Chocomenta que eu já comi na vida! Ficou refrescante e delicioso, com pedacinhos de chocolate meio amargo que contrastaram perfeitamente com o doce do creme! Quando vi o vídeo dessa receita nem acreditei que ela era feita com creme de leite de lata, já que todos que eu já vi até hoje são preparados com o caríssimo creme de leite fresco. Coincidentemente, na mesma semana em que vi o sorvete, fui à feirinha orgânica aqui do lado da minha casa e encontrei um lindo maço de menta  super fresquinho! Decidi comprar e testar essa belezinha! E ficou incrível! 

Sorvete de Menta com Chocolate

Ingredientes:

1 litro de creme de leite em lata com o soro
10 gemas
1 xíc. (chá) de açúcar
250g de chocolate branco derretido
50g de folhas de menta
150g de chocolate meio amargo picado

Modo de Preparo:

Em uma panela, junte o creme de leite, as gemas e o açúcar. Leve ao fogo médio/baixo, mexendo sempre, até que o creme atinja 82˚C, ou seja, chegue no ponto napê. Se você não tiver um termômetro, este ponto é identificado quando se passa o dedo nas costas de uma colher e o creme não invade o espaço demarcado. Desligue o fogo e mexa por cerca de um minuto para dissipar o calor. Em seguida, adicione o chocolate branco derretido e as folhas de hortelã, depois processe tudo muito bem com o mixer de mão (ou no liquidificador) por cerca de 2 minutos. Transfira o creme para uma tigela, cubra com plástico filme em contato e leve à geladeira até gelar por completo. No dia seguinte, acrescente o chocolate picado ao creme e misture bem. Coloque o creme na sorveteira congelada e bata até obter uma mistura bem cremosa e levemente consistente. Transfira o sorvete para uma forma e leve ao congelador por 3 horas para terminar de congelar.

sábado, 13 de maio de 2017

Macarrão com Molho de Cebola de Uma Panela Só


Vi a Rita Lobo preparando essa massa no programa e achei demais! Alguns dias depois, ganhei o livro lindo dela que tem várias receitas ótimas de aproveitamento dos nossos ingredientes de todo dia. Daí que semana passada estava voltando do trabalho morrendo de fome e pedi pro Bernardo começar  preparar esse macarrão que eu tinha visto no livro. Ele preparou e eu me apaixonei! O sabor do vinho fica incrível com a cebola, e a massa fica com o cozimento perfeito! Estava varada de fome e acabei comendo tudo antes da foto. No dia seguinte, preparei a massa de novo para postar aqui. Incrível e maravilhosa, nem parece que demorou só 15 minutos!

Macarrão com Molho de Cebola de Uma Panela Só

Ingredientes:

1 xícara (chá) de penne (ou outra massa curta de grano duro)
1 cebola
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (chá) de sal
1/4 de xícara (chá) de vinho branco
1 1/4 de xícara (chá) de água
3 ramos de tomilho
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de Preparo:

Descasque, corte a cebola ao meio e fatie cada metade em meias-luas de cerca de 0,5 cm de espessura. Lave e seque os ramos de tomilho. Numa panela pequena (nós utilizamos uma de 18 cm de diâmetro), junte a cebola, a manteiga e as folhas de 2 ramos de tomilho. Tempere com o sal e pimenta a gosto. Tampe e leve ao fogo baixo para a cebola cozinhar abafada por 3 minutos. Aumente o fogo para médio, destampe a panela e deixe a cebola dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Regue com o vinho branco e misture bem, raspando os queimadinhos do fundo da panela. Junte o macarrão, a água, misture e deixe cozinhar por 5 minutos contados depois que começar a ferver. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo médio - o macarrão vai cozinhar ao mesmo tempo que formar o molho. Acrescente queijo ralado a gosto e misture bem. Transfira para um prato e sirva com o ramo de tomilho restante e queijo parmesão.

sábado, 6 de maio de 2017

Canestrelli


Ou os biscoitos amanteigados mais deliciosos do mundo! Achei essa receita no meu livro e fiquei muito curiosa para prepará-la. Os biscoitinhos levam, em sua composição, gemas de ovo cozidas, e eu fiquei imaginando a textura que isso daria aos amanteigados. Acabei tendo que ir atrás de outra receita, porque a do meu livro levava fécula de batata, coisa que eu não tenho em casa. Fiz os biscoitinhos e, mal saíram do forno, já foram devorados pela turminha. Incrivelmente macios e super quebradiços, ficam com a textura bem parecida com a de um alfajor. A adição do amido de milho deixa ele farelentinho e delicioso, perfeito para acompanhar uma xícara de chá. Fiz o meu de baunilha, mas já estamos pensando em repetir a receita com raspas de cítricos, como limão, laranja ou mesmo as fresquíssimas tangerinas! 

Canestrelli

Ingredientes:

160g de manteiga sem sal
1/2 xíc. (chá) de açúcar de confeiteiro
1 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
3/4 xíc. (chá) de amido de milho
3 gemas de ovos cozidas
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de essência de baunilha
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo:

Coloque, na tigela da batedeira, a manteiga e o açúcar. Bata até que a mistura fique fofa e esbranquiçada. Junte então a farinha, o amido, as gemas peneiradas, o sal e a baunilha. Misture tudo com as mãos até que a massa fique homogênea. Embrulhe a massa em plástico filme e leve para gelar por pelo menos 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 180oC. Abra a massa com cerca de 1cm de espessura e corte com um cortador de florzinha - aqui em casa usei uma forminha de mini tartelete para cortar e fiz o buraquinho com a parte de baixo de um bico de confeitar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e leve para assar em assadeiras forradas com papel manteiga ou tapete de silicone, por cerca de 20 minutos, ou até que o biscoito fique levemente dourado. Retire do forno e transfira para uma grade para esfriar.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Ceviche de Tilápia


Experimentei esse ceviche no trabalho na última semana. Apesar de não comer muito peixe cru - a não ser um sushi de vez em nunca -, fiquei maravilhada com os sabores. Super apimentado, contrastando com a cebola roxa crocante, o peixe macio e a acidez do limão, esse ceviche me ganhou na hora! Peguei a receita, comprei tudo e esqueci o bendito do coentro. Mais de uma semana depois, saiu esse jantarzinho super leve e delicioso! Fiz pouco, mas tenho certeza de que se tivesse feito o dobro ainda não seria suficiente! 

Ceviche de Tilápia

Ingredientes:

2 filés de tilápia, limpos e cortados em cubos de cerca de 1,5x1,5cm (retire a parte do meio e as pontas, que são mais fibrosas. Utilize somente a carne branca do peixe)
1 cebola roxa picada, cortada em fatias finas
1 pimenta dedo-de-moça grande picada em cubos pequenos, sem semente
Sumo de 2 limões tahiti
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta a gosto
Coentro picado a gosto
Milho e torradas para acompanhar

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture o peixe, a cebola, a pimenta e o coentro. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Despeje o sumo de limão e o azeite sobre o peixe, mexa bem e cubra. Deixe descansar por cerca de 10 minutos na geladeira antes de servir. Sirva com milho cozido e torradas. 

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Bolo de Rolo


Alguns dias atrás, a Luiza me perguntou se eu tinha alguma boa receita de bolo de rolo. Lembrei que já tinha visto uma no livro de receitas que a mãe da minha sogra deu pra ela, com receitas testadas, aprovadas e deliciosas. Na mesma hora mandei uma mensagem pra ela, que me mandou a melhor receita de bolo de rolo que você vai fazer na vida! As camadinhas ficaram perfeitas e olha, tenho que confessar que foi mais fácil do que a gente imaginava! Com poucos ingredientes, o resultado foi rápido, lindo e maravilhoso!


Bolo de Rolo
da vovó Amália

Ingredientes:

500g de manteiga
400g de açúcar
500g de farinha de trigo
12 ovos - claras e gemas separadas
600g de goiabada cremosa - ou goiabada derretida com um pouco de água

Modo de Preparo:

Em uma tigela, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme branco e fofo. Junte as gemas e a farinha de trigo peneirada e bata para incorporar. Bata as claras em neve e junte à mistura, misturando delicadamente. Unte uma assadeira grande com bastante manteiga e farinha e disponha uma camada fina de massa, com cerca de 2mm de espessura. Asse em forno pré-aquecido a 190oC até que a massa asse completamente, mas sem dourar. Verta a assadeira sobre um papel manteiga polvilhado com açúcar refinado e repita a operação até terminar a massa. Recheie com a goiabada cremosa e enrole firmemente o rocambole, repetindo a operação com o restante da massa e do recheio. Sirva em temperatura ambiente.

*Fizemos 1/4 dessa receita e obtivemos um bolo de rolo como o da foto!