Já que amanhã é feriado e dia de preguiça, vou deixar aqui uma receitinha supimpa e fácil desse vinagrete delicioso e que acompanha super bem um arrozinho e uma carne! Cozinhei 1 xíc. (chá) de feijão fradinho na água com sal por cerca de 40 minutos, depois juntei cebola roxa, tomatinhos - que podem ser substituídos por tomate picado sem semente - e salsinha, temperei com vinagre, azeite, sal e pimenta e pronto! Perfeito!
domingo, 30 de abril de 2017
sábado, 8 de abril de 2017
Waffle de Brownie com Sorvete de Baunilha Caseiro
Outra receita que estava passando pelo meu feed no facebook e eu tive que preparar. O melhor dessas receitas é que elas são super rápidas e fáceis, e geralmente temos todos os ingredientes em casa! O sorvete, o acompanhamento mais maravilhoso para qualquer coisa com chocolate, é uma receita perfeita do David Lebovitz, digna das melhores sorveterias do mundo! Eu sugiro que você faça os dois juntos, a combinação é perfeita!
Waffle de Brownie com Sorvete de Baunilha Caseiro
waffles daqui, sorvete do The Perfect Scoop, do David Lebovitz
Ingredientes:
Waffle
5 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
½ xíc. (chá) de água
1 xíc. (chá) de farinha
2 xíc. (chá) de açúcar
90g cacau em pó
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó
200g de manteiga sem sal derretida
1 xíc. (chá) de chocolate meio amargo picado
Sorvete:
1 xíc. (chá) de leite integral
3/4 xíc. (chá) de açúcar
2 xíc. (chá) de creme de leite fresco
Uma pitada de sal
1 fava de baunilha, cortada ao meio no sentido do comprimento
6 gemas
3/4 colher (chá) de extrato de baunilha
Modo de Preparo:
Waffles - Bata os ovos, com auxílio da batedeira. Junte a baunilha e a água e bata até formar uma espuma branca. Junte a farinha, o açúcar,o cacau, o sal e misture bem. Agregue o fermento e por fim a manteiga e os pedaços de chocolate. Unte a máquina de waffle e disponha uma porção da massa. Repita com o restante da massa. Depois de esfriar sobre uma grade, corte e sirva com sorvete e calda de chocolate.
Sorvete - Em uma panela, aqueça bem o leite, o açúcar, 1 xíc. do creme de leite fresco e o sal. Raspe as sementes da fava de baunilha e jogue as sementes e a fava dentro do leite. Cubra, retire do fogo e deixe esfriar por 30 minutos. Coloque o restante do creme em uma tigela, com uma peneira em cima. Reserve. Em uma tigela separada, coloque as gemas e bata até que fiquem homogêneas. Despeje o leite morno cuidadosamente sobre as gemas, mexendo sempre. Devolva a mistura de gemas e leite para a panela. Leve ao fogo baixo e vá mexendo até que a mistura cubra as costas da espátula, sem escorrer (ponto napê). Retire a panela do fogo e passe a mistura pela peneira sobre a tigela com o creme de leite reservado. Acrescente o extrato de baunilha e misture bem. Cubra com um plástico filme aderindo ao creme para evitar a formação de película e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Leve a mistura à sorveteira, seguindo as instruções do fabricante. Deixe congelar no freezer por pelo menos duas horas antes de servir.
Para servir, fiz um crumble para segurar o sorvete (100g de farinha, 60g de manteiga e 60g de açúcar; fiz uma farofa grossa e coloquei para assar a 180oC até dourar) e uma ganache simples (100g de chocolate ao leite derretido misturado com 50g de creme de leite).
terça-feira, 4 de abril de 2017
Torta Rápida de Frango - de Liquidificador
Ultimamente nem preciso procurar as receitas na internet. Elas vêm atrás de mim, geralmente via essas páginas do Facebook, tipo Tasty e Tastemade, que eu adoro, e que têm receitas deliciosas e práticas, do jeitinho que eu gosto. E foi o caso dessa torta de frango. Aliás, frango é só o que temos comido aqui em casa. Os meninos não estão muito aí pra carnes e peixes, mas não dispensam o frango de jeito nenhum. Pra mudar um pouco, decidi preparar essa torta. Ela aparece como torta "rápida", mas se você levar em conta o tempo de cozinhar as batatas e preparar o frango, vai levar uma meia horinha a mais! Mas nada que desmereça essa delicinha! As crianças gostaram tanto que comeram ela gelada mesmo no dia seguinte!
Torta Rápida de Frango - de Liquidificador
Modo de Preparo:
Recheio
Azeite de oliva para refogar
1 cebola picada em tiras
2 dentes de alho picados
700g de peito de frango cozido e desfiado
1 xícara de passata de tomate
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Salsinha picada a gosto
Massa
2 xícaras leite
1 xícara óleo
2 colheres de sopa manteiga
5 ovos
2 batatas cozidas amassadas
2 xícaras farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de catupiry
1 ½ xícara de queijo muçarela
Modo de Preparo:
Recheio - Em uma panela, refogar em azeite, a cebola, o alho, juntar o frango até ficar dourado. Juntar a passata de tomate, temperar com sal e pimenta e a salsinha picada. Reservar.
Massa - Bater no liquidificador, o leite, o óleo, a manteiga, os ovos e a batata amassada. Dispor a mistura em um recipiente e adicionar a farinha de trigo, o fermento e uma pitada de sal. Em uma forma refratária untada, dispor a metade da massa. Com o auxílio de uma colher espalhar o frango na massa e dispor porções de catupiry e o queijo muçarela. Cobrir com o restante da massa e levar ao forno pré-aquecido 180 graus durante 30 minutos.
domingo, 2 de abril de 2017
Babá com Calda de Maracujá
Lá nos primórdios de 2013, praticamente mil anos atrás, vi no British Bake Off o pessoal - e o Paul Hollywood depois, em uma masterclass - preparando babas ao rum. Não curto muito uma bebida alcoólica, acho que tudo fica com gosto de ressaca do dia seguinte, por isso prefiro evitar usá-las nas minhas receitas. Fiquei um pouco curiosa com a textura, embebida naquela calda, mas beleza. Passou o tempo e preparamos os bolinhos na aula. Fiz a massa levedada, que cresceu lindamente, assamos e mergulhamos na calda aromatizada com o rum, baunilha e limão siciliano. E vocês não têm noção do que aquele bolinho simples virou: um paraíso de sabores deliciosos e que, apesar da bebida, conquistou meu coração. Voltei pra casa e resolvi preparar a minha própria versão, que incluiu um creme de confeiteiro que sobrou de uns bolos da lojinha e maracujá. Fiz meia receita, que rendeu 8 bolinhos, que foram vorazmente devorados em alguns minutos pela turminha! Fofinho, super molhadinho e cheio de sabor!
Babá com Calda de Maracujá
calda daqui
Ingredientes:
Massa
250g de farinha de trigo
4g de fermento biológico seco instantâneo
1 pitada de sal
15g de açúcar refinado
4 ovos
75g de manteiga
20ml de água
Calda
750ml de água
300g de açúcar refinado
200g de polpa de maracujá, sem a semente
Creme de confeiteiro e sementes de maracujá, para servir
Modo de Preparo:
Babá - No bowl da batedeira, coloque os secos, acrescente a água e 2 ovos. Misture tudo com o gancho da batedeira. Acrescente mais um ovo e bata até soltar das bordas. Finalize com o último ovo. Incorpore a manteiga amolecida cortada em cubinhos. Bata até desgrudar da batedeira. Cubra a massa com plástico filme e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 1 hora. Após o descanso, coloque a massa em um saco de confeitar e coloque porções em formas de cupcake untadas com manteiga. Cubra com um pano de prato e deixe crescer por mais uma hora. Pré-aqueça o forno a 170oC e leve os bolinhos para assar por cerca de 20 minutos, ou até que passem no teste do palito. Retire do forno e reserve.
Calda - Coloque todos os ingredientes em uma panela e mexa bem. Cozinhe até que o xarope tenha reduzido cerca de 2/3. Retire do fogo e deixe amornar. Coloque os pãezinhos mornos dentro do xarope, aperte-os com uma colher para que fiquem bem encharcados e deixe-os esfriar sobre uma grade.