terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Galette Bretonne


Há muito anos, trouxe de viagem um quilo de trigo sarraceno, pensando em utilizá-lo para fazer belas galettes que havia visto na internet. Cheguei ansiosa para preparar essas lindas, que têm como recheio presunto, queijo e um ovo frito da gema mole. Testei duas receitas, sem sucesso. A massa não ficava legal, grudava muito na frigideira, não grudava quando dobrada, muito grossa, enfim. Vários erros e nenhum acerto. Esqueci da farinha, tive que jogá-la fora e nunca mais lembrei disso. Até que fizemos a danada em uma aula. Pronto. Aprendi a colar as bordinhas e voltei pra casa feliz da vida pensando na alegria que seria fazer uma dessas só pra mim. Como não tinha farinha de trigo sarraceno, fiz com a farinha de trigo integral. O resultado foi uma massa super leve e macia, com o recheio incrível de queijo gruyère com o presunto e o ovo, e a gema mole servindo como molho para o crepe. Como sempre, usei uma receita certeira do site da King Arthur Flour! 

Galette Bretonne

Ingredientes:

1 xíc. (chá) de farinha de trigo sarraceno - usei farinha de trigo integral
3/4 colher (chá) de sal
2 ovos grandes
1 xíc. (chá) de leite integral
1 colher (sopa) de manteiga derretida
1/4 a 1/2 xíc. (chá) de água
Óleo para untar a frigideira

Recheio:

300g de queijo gruyère picado
300g de presunto picado
6 ovos fritos, com a gema mole

Modo de Preparo:

No copo do liquidificador coloque a farinha, o sal, os ovos, o leite e a manteiga derretida. Bata bem para misturar os ingredientes, despeje em uma vasilha e deixe tampado na geladeira por cerca de 2 horas. Retire da geladeira e vá juntando a água até que a mistura fique com a consistência de creme de leite fresco, não muito fina nem muito grossa. Unte uma frigideira com óleo, aqueça e coloque 1/6 da massa das galettes. Gire a frigideira para que a massa se espalhe uniformemente. Assim que estiver dourada, vire-a e deixe dourar por alguns minutos, até que se solte da frigideira. Abaixe o fogo e recheie a parte central da galette. Coloque cuidadosamente o ovo por cima e dobre as pontas, pressionando para aderirem ao queijo do recheio. Retire do fogo e sirva imediatamente. Repita a operação com o restante da massa.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Salada de Abobrinha da Bela Gil



O tempo está passando tão rápido que eu nem me dei conta de que só fiz 3 postagens no blog esse mês! O pior é que estou cheia de receitas para colocar, espero ter mais tempo no próximo mês! Essa receitinha vi há alguns dias no blog da Lê, e fiquei bem curiosa. Eu adoro abobrinha, mas confesso que acho ela crua um pouco assim, esquisita. Fiz a salada para o jantar das crianças e, surpresa! Todos amaram! Desde então já devo ter preparado ela pelo menos umas 5 vezes! Super prática, deliciosa e cheia de nutrientes! Fica aí de opção para repor as energias depois dos exageros do Carnaval!

Salada de Abobrinha da Bela Gil

Ingredientes:

2 abobrinhas
1/4 de xícara de cebolinha picada
2 colheres (sopa) de orégano fresco
3 colheres (sopa) de manjericão picado
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Suco de 1 limão
Sal - umas 4 pitadas
Uma pitada de pimenta-caiena ou de pimenta-do-reino moída

Modo de Preparo:

Corte as abobrinhas em fatias finas com o auxílio da mandolina (tem que ficar fino mesmo - em torno de 1,5 mm). Acomode-as em uma tigela média e salpique um pouco de sal (3 pitadas), misturando delicadamente para espalhar por toda a superfície. Deixe descansar por 15 a 30 minutos. Enquanto isso, desfolhe o orégano e pique a cebolinha e o manjericão. Pegue porções da abobrinha e esprema bem com as mãos, tomando cuidado para não rasgar as fatias. Vai soltar bastante líquido - descarte-o. Acomode a abobrinha novamente na tigela. Junte as ervas frescas, o azeite, o suco de limão e a pimenta-caiena e misture delicadamente. Prove e retifique o sal, se necessário. Sirva em seguida.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Financier de Nozes


Semana passada recebemos minhas amigas queridas do curso de confeitaria para um chá da tarde. E eu, como vocês sabem, nem exagero quando o assunto é comida. Fiz praticamente o mesmo cardápio desse dia, com adição de uma quiche deliciosa que a Luiza fez, uma mousse de chocolate com caramelo e esse financier de nozes. Assim como aconteceu com os macarons de nozes, definitivamente esses viraram meus financiers preferidos. Super macios e com muito sabor de nozes, eles ficam perfeitos com esse cházinho delícia de hibisco com limão siciliano! A receita já está aqui, a única diferença foi que troquei a farinha de amêndoas por nozes trituradas, e diminuí cerca de 1 colher (sopa) da manteiga noisette!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Feijão


Quem lê meu blog sabe que minhas avós são as minhas maiores mentoras na cozinha. Desde pequena elas fazem questão de me ensinar tudo o que elas sabem, suas melhores receitinhas e técnicas. Infelizmente, minha avó - mãe do meu pai - que lutava há anos com uma diabetes descontrolada, que desencadeou vários problemas de saúde, se foi no mês passado. Além da saudade imensa que ficou, ficaram também algumas lembranças que fazem parte da minha vida diariamente. Como, por exemplo, a receita do feijão da vovó. Meu feijão preferido, assim como a canjica, as rabanadas e a carne assada, comidas que fizeram parte da minha infância e que ela deixou de presente pra mim. Hoje, em homenagem a ela, vou publicar essa receita - do melhor feijão do mundo!

Feijão da Vovó

Ingredientes:

300g de feijão preto
1 litro de água
3 colheres (sopa) de óleo 
1/3 xíc. (chá) de cebola, bem picada
3 dentes de alho, ralados ou amassados
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Deixe o feijão de molho, coberto com água, por pelo menos 8 horas. Após o molho, despeje o feijão sobre um escorredor, lave-o e coloque na panela de pressão com 1 litro de água. Feche a panela e deixe o feijão cozinhar por cerca de 15-20 minutos. Abra a panela e, se os grãos já estiverem macios, está pronto. Em uma panela grande, coloque o óleo, a cebola e o alho. Tempere com sal e pimenta e refogue em fogo alto, até que os temperos dourem bem. Jogue uma concha do feijão, amasse com a concha e misture. Despeje o restante do feijão e do caldo na panela, prove o tempero e deixe cozinhar em fogo alto para reduzir e engrossar o caldo.