sábado, 24 de setembro de 2016

Picolé de Leite Ninho Recheado com Brigadeiro


Com a falta de tempo que ando tendo para cuidar de tudo o que preciso, tenho recebido muita ajuda do Bernardo. Esses dias, pedi que ele fosse comprar alguns ingredientes para algumas das encomendas da lojinha. Além dos insumos para os doces, ele acabou trazendo também uma forma de picolés que faz paletas - ou aqueles picolés com recheio. Cheguei em casa e avistei as forminhas. Na mesma hora, corri atrás de uma receita para colocá-las em uso. Como tinha um pouco de brigadeiro na geladeira, optei por uma versão deliciosa de um picolé de leite Ninho com um recheio do docinho. Sem palavras para descrever a maravilha que é esse picolé! Além de usar poucos ingredientes, é super fácil de preparar, e o resultado é um sorvete extremamente cremoso, com um recheio delicioso de brigadeiro de chocolate belga! Já está no freezer um picolé de morango para ser recheado com leite condensado! 

Picolé de Leite Ninho Recheado com Brigadeiro

Ingredientes:

1/2 xíc. (chá) de água
1/2 xíc. (chá) de leite Ninho
1/2 lata de leite condensado
1 caixa (200g) de creme de leite


Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes do picolé no liquidificador e bata bem até incorporar. Coloque nas forminhas e recheie conforme as instruções do fabricante. Guarde um pouco do creme de leite Ninho para cobrir o recheio do picolé e evitar que o palito se solte do brigadeiro.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Torta de Maçã - com Massa de Brioche e Creme de Confeiteiro


Se tem um pãozinho que eu adoro fazer em casa, é o brioche. Sua textura é macia e amanteigada, parece que estamos comendo um pedacinho de nuvem. Essa receita do Paul Hollywood, pra mim, é a melhor do mundo. Já testei várias mas essa continua, de longe, a minha favorita. Por isso, folheando o livro do padeiro, me deparei com uma receita de uma torta de maçã que usava a massa do brioche e creme de confeiteiro. Pronto. Já me ganhou ali mesmo. Fiz o creme de confeiteiro feliz da vida e recheei o meu rico pãozinho. O resultado? Uma torta incrivelmente macia, doce na medida certa e maravilhosa, do lanche ao último pedacinho que sobrou para o café da manhã! 

Torta de Maçã - com Massa de Brioche e Creme de Confeiteiro
do How to Bake, do Paul Hollywood

Ingredientes:

1/2 receita de brioche
250ml de leite integral
60g de açúcar refinado
1/2 fava de baunilha
3 gemas
20g de amido de milho
2 maçãs fatiadas - sem casca e sem miolo
Açúcar e canela para polvilhar

Modo de Preparo:

Prepare o creme de confeiteiro - Em uma panela, aqueça o leite com a metade do açúcar e as sementes da baunilha. Em outra tigela, bata as gemas com o amido e o restante do açúcar, até que a mistura fique esbranquiçada. Assim que o leite começar a ferver, desligue o fogo e jogue um pouco do leite sobre as gemas, mexendo sempre. Junte o restante do leite às gemas e volte à panela. Cozinhe, mexendo sempre, em fogo baixo, por cerca de 5 minutos, ou até que o creme tenha engrossado. Retire do fogo, transfira para uma tigela e cubra com um plástico filme, diretamente em contato com o creme, para evitar a formação de película. Reserve.

Abra a massa do brioche em sobre uma forma redonda de 23cm de diâmetro. Coloque o creme de confeiteiro frio por cima da massa, deixando uma bordinha de cerca de 1,5cm. Deixe descansar por cerca de 2 horas. Após o descanso, arrume as maçãs sobre o creme e polvilhe com uma quantidade generosa de açúcar com canela. Leve ao forno pré-aquecido a 190oC por cerca de 35 minutos, ou até que o brioche esteja totalmente assado e as maçãs amolecidas. Retire do forno e sirva em temperatura ambiente.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Crème Brûlée de Cumaru


Bastante curiosa sobre alguns sabores nacionais, decidi experimentar o cumaru. Também conhecida como fava Tonka, a semente é muito cheirosa, e é utilizada, além da culinária, para fins cosméticos e também na indústria de móveis. Enfim, um item da "moda" da culinária que eu queria ver se era bom mesmo. Então, para testar, decidi preparar um crème brûlée com a aromática semente. Combinou super bem! O aveludado do creme e o sabor baunilhado do cumaru casaram perfeitamente. Confesso que comi dois potinhos - um depois do outro - e devorei o que sobrou na geladeira no café da manhã mesmo. Agora estou pensando em usar o  cumaru em outras preparações, como substituto da baunilha!


Crème Brûlée de Cumaru
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

5 gemas
75g de açúcar refinado, mais 4 colheres (sopa) para a cobertura
1/2 semente de cumaru ralada no ralo bem fino
500ml de creme de leite fresco - eu usei metade creme de leite fresco e metade leite integral

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 160oC. Em uma panela, esquente o creme de leite e o cumaru, até quase começar a ferver. Deixe descansar por 10 minutos. Em uma tigela, misture as gemas e o açúcar. Junte o creme de leite à mistura de gemas, misturando bem para incorporar. Peneire o creme com uma peneira fina e despeje a mistura em ramekins. Leve ao forno em banho-maria por cerca de 30 minutos, ou até que o centro do creme esteja quase firme. Retire do forno, cubra com plástico filme e deixe esfriar na geladeira por pelo menos 2 horas. Para fazer a casquinha, coloque uma camada de açúcar sobre o creme e queime com o maçarico.

domingo, 11 de setembro de 2016

Bacalhau com Natas


Eu compro bacalhau para preparar sempre igual: camadas de batata, cebola, pimentão e tomate, bacalhau, azeitonas e bastante azeite. Mas dessa vez quis experimentar outra receita com o peixe. Fui ao mercado e comprei belos lombos de bacalhau dessalgados. No dia seguinte, só tive que preparar um molho e cozinhar as batatas. O bacalhau ficou maravilhoso, e agora entrou para o catálogo de delícias para serem preparadas com o nobre peixe mediterrâneo!

Bacalhau com Natas

Ingredientes:

1,5 kg de bacalhau dessalgado
1,5 litros de leite - ou metade leite e metade nata
75g de manteiga
75g de farinha de trigo
1 cebola média, picada em cubos pequenos
Salsinha picada a gosto
1kg de batatas, cortadas em rodelas e cozidas al dente
Queijo parmesão para gratinar
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Leve ao fogo o leite e o bacalhau. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e deixe abafado por cerca de 30 minutos. Escorra o bacalhau e reserve o leite. Prepare o bechamel: em uma panela, aqueça a manteiga. Assim que derreter, acrescente a cebola. Deixe refogar até ficar transparente. Junte a farinha e misture bem. Junte o leite reservado e misture bem com um fouet, para não empelotar. Junte o bacalhau e a salsinha picada, tempere a gosto e desligue o fogo. Faça camadas do creme de bacalhau e batatas. Termine com o creme de bacalhau e o queijo parmesão. Leve ao forno - cerca de 240oC - para gratinar.