quarta-feira, 29 de abril de 2015

Bolo de Banana com Abacaxi - Hummingbird Slice


Fui à feira há algumas semanas e comprei 2 abacaxis, esperando que tivesse tempo de fazer suco verde pra eu tomar de manhã. Mas foi mais teimosia do que tudo mesmo. Além de não ter tempo de bater o suco durante a pressa da arrumação matinal, a acidez da fruta me faz bem mal, e eu passo algumas horas bem enjoada depois de consumi-la, especialmente junto com a bomba do limão no suco detox. Aí fiquei com as frutas sobrando em casa. Um dos abacaxis, já na hora que abri, percebi que estava estragado. Abri o outro, comi algumas fatias com o Caio e o restante ficou rolando na geladeira. Lembrei que tinha visto essa receita de um bolo no meu livro que usaria, além do abacaxi, algumas bananas que estavam também se perdendo na minha fruteira. Apesar de ser uma receita bem diferente das que eu costumo fazer, confesso que eu e o Bernardo não conseguíamos parar de comê-lo durante a noite. Ficou especialmente delicioso com a cobertura de cream cheese, que deu uma acidez ao bolo super macio e fofinho.

Bolo de Banana com Abacaxi
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

75g de farinha de trigo
150g de farinha de trigo com fermento
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
180g de açúcar mascavo
120ml de óleo de girassol
3 ovos, levemente batidos
3 bananas (aproximadamente 320g, no total), amassadas
440g de abacaxi picado, drenado

Cobertura

40g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
85g de cream cheese
150g de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 180oC. Em uma tigela, peneire as farinhas, o bicarbonato e a canela. Misture o açúcar e reserve. Em uma outra tigela, misture o óleo e os ovos. Junte a mistura aos secos, mexendo até incorporar. Acrescente as frutas e misture bem. Despeje a massa em uma assadeira quadrada de 23cm, untada com manteiga e enfarinhada, e leve ao forno por cerca de 45 minutos, ou até que o bolo passe no teste do palito. Enquanto isso, prepare a cobertura. Coloque os ingredientes na tigela da batedeira e bata até que a cobertura fique leve e fofa, cerca de 5 minutos. Espalhe-a depois do bolo frio. Sirva em temperatura ambiente. Fica ótimo gelado também.

sábado, 25 de abril de 2015

Molho Picante de Iogurte


Se tem uma coisa que eu amo nessa vida é dar aula. Quando eu era mais nova, ainda na faculdade, dei aulas de inglês por um bom tempo. Depois, o Marcelo nasceu e eu parei. Fui trabalhar no escritório e nunca mais entrei em uma sala de aula. Até o ano passado. Minha amiga Tâmara me convidou para ministrar algumas aulas de culinária na escola dela, a NutriChef. Aí eu voltei a me apaixonar. Alunos com histórias diferentes, aulas divertidas, muitas risadas e aprendizado e, especialmente, muita comida boa. Uma das aulas que eu elaborei que faz o maior sucesso é a de hambúrguer. Nela ensino a fazer duas massas de pão, dois hambúrgueres e falafel. É realmente uma delícia, todo mundo sai de barriga cheia! Antes de dar a primeira aula de hambúrgueres, recebi um pedido de uma aluna de outro curso, que faria esse também. Ela queria um molho apimentado que tinha comido em algum lugar e não sabia a receita. Esse não é o mesmo molho, mas levei pra turma e eles devoraram junto com os hambúrgueres! E é mesmo maravilhoso! Especialmente com esse hambúrguer de frango em um pãozinho branco com uma fatia de bacon e uma saladinha. Parece saído de uma lanchonete profissional!

Molho Picante de Iogurte

Ingredientes:

200g de creme de leite
½ copo de iogurte natural
Salsinha e cebolinha a gosto
1 cebola pequena picada
1 colher (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de mostarda
1 pimenta malagueta ou dedo-de-moça sem semente, picada
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:


Bata os ingredientes no processador ou liquidificador até que estejam bem incorporados. Tempere com o sal e a pimenta a gosto. Deixe na geladeira até a hora de servir.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Bolinhos de Laranja com Sementes de Papoula


Desde que eu comecei a cozinhar nunca tinha achado sementes de papoula para vender aqui no Brasil. Achava só no exterior, trazia um punhado e pronto, ficava murrinhando aquilo pra sempre. Alguns dias atrás, nas compras da semana, vi que voltaram a vender os vidrinhos. Comprei toda serelepe um pra mim, já pensando na cobertura dos bagels e pretzels e nos crocantes dos bolinhos de limão. Queria fazer um bolinho para os pimpolhos levarem para a escola e logo pensei em fazer um de limão com as sementinhas. Mas, além de já ter uma receita desse tipo no blog, vi que não tinha nenhum limão na fruteira, só uma laranja bahia linda que o Bernardo comprou para ele comer. Bom, não precisava de mais nada. Achei uma receita boa de um bolo de laranja e acrescentei as sementinhas de papoula. O resultado foi um bolo super fofinho e com as bolinhas para dar o contraste. Delícia!

Bolinhos de Laranja com Sementes de Papoula
daqui, fiz metade da receita e consegui 12 bolinhos + um bolo de 15cm

Ingredientes:

2 e 2/3 xíc. (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal
1 xíc. (chá) de manteiga sem sal
1 e 3/4 xíc. (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de raspas de laranja
4 ovos
1 xíc. (chá) + 1 colher (sopa) de iogurte natural
3 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de suco de laranja
2 colheres (sopa) de sementes de papoula

Modo de Preparo:

Pré-aqueçao forno a 180oC. Unte as fôrminhas com manteiga e polvilhe com farinha de trigo e reserve. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo, o bicarbonato e o sal e reserve. Na tigela da batedeira, bata a manteiga, o açúcar e as raspas de laranja e bata por cerca de 5 minutos, até que a mistura fique clara e leve. Adicione os ovos e bata bem para incorporar. Em uma tigela menor, misture o iogurte, o leite e o suco. Vá alternando as misturas de farinha e iogurte na massa, batendo para incorporar. Depois de misturado, coloque a massa em um saco de confeitar e despeje nas fôrminhas. Asse por cerca de 20 minutos, ou até que passem no teste do palito. Para a cobertura, usei Açúcar de confeiteiro e suco de laranja suficiente para formar uma calda grossa. Despejei por cima dos bolinhos frios e servi. 

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Salmão com Molho Pesto Cremoso


Como aconteceu com o frango da receita anterior, esse peixe foi uma versão diferente que encontrei para o manjado peixe assado comum. Perfeito e facílimo, fiz para acompanhar um risoto de parmesão que fiz na semana passada. A turminha adorou a combinação, comeram e repetiram. E realmente é uma delícia! A receita é tão fácil que nem precisa escrever muito: um filé de salmão cortado em porções individuais, temperado com sal, pimenta, azeite e limão. Enquanto assa no forno a 200oC, prepare um pesto e, depois de pronto, junte 1/4 xíc. (chá) de creme de leite. Sirva com um risoto básico e pronto! 

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Frango Grelhado com Especiarias e Molho de Mostarda


Eu acho uma luta mudar o frango grelhado de todo dia. Sei que opções não faltam, mas quando chega na hora eu quero mesmo é a praticidade de temperar com alho, sal e limão e fritar direto. No entanto, estou empenhada em postar regularmente no blog, o que enlouquece meu marido, que ontem mesmo reclamou do fato de eu não repetir receitas que ficaram boas - e ir logo atrás de novas para testar. Argumentei que, se não for assim, eu fico sempre na mesmice e não trago nada de novo pra vocês. E bom, como o assunto é novidade, devo dizer que esse franguinho superou minhas expectativas. Mesmo com a tonelada de especiarias ~diferentes~, ficou macio e saboroso e o molho, ah gente, o molho está servindo até hoje para acompanhar leguminhos, rechear sanduíche e temperar saladas. O combo é fantástico!

Frango Grelhado com Especiarias e Molho de Mostarda

Ingredientes:

600g de peito de frango, cortado em bifes
2 e 1/2 colheres (sopa) de chilli em pó
1 colher (sopa) de cominho moído
1 colher (sopa) de sementes de coentro moídas
1 colher (sopa) de gengibre em pó
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de alho em pó
2 colheres (chá) de cebola em pó
1 colher (chá) de pimenta-da-jamaica
2 colheres (sopa) de sal
1/2 colher (chá) de pimenta caiena
Pimenta do reino a gosto
Manteiga para grelhar

Molho:

1/4 xíc. (chá) de vinagre
1/4 xíc. (chá) de azeite
2 colheres (sopa) de mostarda Dijon
1/4 xíc. (chá) de mel
1/4 xíc. (chá) de iogurte natural
1/2 colher (chá) de sal
Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Frango - Em uma tigela, misture todas as especiarias, o sal e as pimentas. Passe sobre os bifes de filé - cerca de 1 colher (chá) para cada bife - e frite-os na frigideira quente, untada com a manteiga, até que fiquem totalmente cozidos e dourados. Deixe descansar por cerca de 5 minutos antes de servir.

Molho - Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Mexa bem com um fouet para incorporar. Leve à geladeira até a hora de servir.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Moqueca de Banana da Terra


Faz muito tempo que eu queria experimentar essa moqueca de banana. Achei na feira umas bananas da terra lindas e resolvi comprar para experimentar. Aí, como ando sem tempo de cozinhar, especialmente de noite, as bananas ficaram esquecidas na fruteira. Numa quarta-feira que eu estava em casa, o Bernardo me perguntou o que eu faria com as bananas, que já estavam praticamente apodrecendo. Decidi por fazer a moqueca, mesmo de noite, sob pena de as bananas acordarem totalmente inutilizáveis no dia seguinte. Como eu imaginava, ficou uma delícia! O sabor docinho e a textura macia da banana deixaram a moqueca bem suave e delicada. Mas eu confesso que senti falta de um peixinho junto! =P

Moqueca de Banana

Ingredientes:

2 cebolas em rodelas
1 pimentão amarelo em rodelas
3 tomates em rodelas
3 bananas da terra, cortadas em fatias no sentido com comprimento
100ml de leite de coco
150ml de água
1 colher (sopa) de azeite de dendê
Sal e pimenta a gosto
Coentro para decorar

Modo de Preparo:

Em uma panela, faça camadas de cebola, pimentão, tomate e banana, até usar todos os ingredientes. Misture o leite de coco, a água e o dendê e despeje por cima da moqueca. Tempere a gosto e deixe cozinhar até que os legumes fiquem bem macios, cerca de 30 minutos. Decore com o coentro e sirva com arroz branco e farofa de dendê.

domingo, 12 de abril de 2015

Tortinhas de Maçã no Palito


Fiz algumas tortas para encomendas esse final de semana e fiquei com um tanto de massa doce sobrando na geladeira. Como estava sozinha com as crianças ontem de tarde, decidi pegar um tempinho livre e me dedicar a fazer essas belezinhas. O único trabalho que deu foi fazer o recheio e abrir a massa, que já estava pronta e gelada. Saíram do forno essas tortinhas fumegantes e deliciosas, recheadas de um doce super aromático de maçã! Usei a massa e o recheio da torta de maçã de sempre, abri com um cortador de coração, coloquei um palito no meio, recheei e cobri com outra massinha no mesmo formato, pincelando com água e apertando com as pontas de um garfo para grudar a massa. Pincelei com um ovo batido e levei ao forno pré-aquecido a 200oC. até ficarem douradas! Ficam perfeitas também com uma bola de sorvete de creme!

sábado, 11 de abril de 2015

Batata Frita de Forno Crocante


Quando fomos aos Estados Unidos no ano passado, compramos uma geringonça que cortava batatas em palitos. Como eu estava muito empolgada com a Airfryer, acabei achando legal aquilo, crente que iria fazer muita batata frita na máquina. Só que cheguei em casa e me decepcionei logo na primeira vez. As batatas na Airfryer ficaram murchas e com gosto de batata crua, absolutamente nada a ver com a batata crocante e sequinha que eu queria. Há mais ou menos dois anos, postei uma batata frita aqui no blog. A Pat comentou no post e disse que o marido dela só gostava de uma batata frita de forno, receita da Annabel Langbein, uma moça que às vezes aparece no GNT. Aí beleza, esqueci disso e segui a vida. Esses dias, no entanto, fiz um estrogonofe e quis experimentar a batata de forno. Usei o cortador e e as batatas, além de lindas, ficaram realmente crocantes e deliciosas! Super aprovadas!

Batata Frita de Forno Crocante

Ingredientes:

8 batatas
1/4 de xícara de farinha
3 colheres (sopa) de azeite
Sal (a gosto)

Modo de preparo:


Descasque oito batatas e corte-as em formato de palito. Despeje em uma travessa e salpique 1/4 de xícara de farinha, até que todas fiquem cobertas. Regue com três colheres (sopa) de azeite e depois espalhe as batatas em uma única camada. Deixe as batatas assarem, a 220°, por cerca de 1 hora, até ficarem douradas. Tempere com sal e sirva.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Linguine com Tomatinhos Confit


Eu sou apaixonada por tomatinhos confit. Faço eles quase sempre, e são um sucesso com quem prova. Fui à feira essa semana e não encontrei o tomate orgânico normal, só tomatinhos. Trouxe para casa mas não sabia bem o que fazer. Decidi na quarta à noite que faria então uma massa com o tomatinho confit, receita que tenho visto sempre na internet. A receita é a mesma, só cozinhei um linguine e servi com azeite e queijo parmesão. Uma delícia!

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Pastel Assado de Frango


O maior motivo de eu estar aparecendo tão pouco aqui é porque não estou tendo tempo de me organizar para cozinhar. Só sai da cozinha o trivial, tudo que já tem aqui no blog. Aí às vezes eu pego um livro, fuço a internet, mas não sai nada de produtivo. Semana passada, na pressa do final de semana de Páscoa cheio de encomendas, almoçamos um frango assado de padaria. Bom, em minha defesa, o feijão, o arroz e os legumes eu fiz.  O frango estava delicioso, bem temperado e bem molhadinho. Como sobrou bastante, desfiei e guardei na geladeira. Aí chegou a noite, encomendas entregues, tudo na maior calma, decidi preparar esses pastéis. Na opinião do Bruno, o melhor pastel de frango. Disse que se eu fizesse maior ele levaria todos os dias para a escola! E aqui o segredo é um só: o uso da margarina ao invés da manteiga. A massa fica ótima para trabalhar, e perfeitamente quebradiça na hora de comer, daquelas que derretem na boca!


Pastel Assado de Frango
do Baking Step-by-Step

Ingredientes:

150g de margarina gelada, em cubos
200g de farinha de trigo com fermento
100g de farinha de trigo comum
1/2 colher (chá) de sal
Água gelada para dar o ponto
1 ovo batido para pincelar

Recheio:

1 xíc. (chá) de frango assado desfiado
3 colheres (sopa) de creme de ricota

Modo de Preparo:

Em uma tigela, coloque a manteiga, as farinhas e o sal. Com a ponta dos dedos, incorpore a manteiga às farinhas, adicionando a água, aos poucos, para que a massa dê o ponto de desgrudar das mãos. Sem sovar demais, embrulhe a massa em um plástico filme e leve à geladeira por 1 hora. Pré-aqueça o forno a 200oC. Em uma superfície polvilhada com farinha, abra a massa com cerca de 5mm de espessura. Corte em um círculo com um cortador redondo ou a boca de um pote, recheie com o frango processado com o creme de ricota e feche, apertando bem as pontas para não abrir. Repita a operação com o restante da massa, pincele com o ovo batido e leve ao forno até dourar. Retire do forno e sirva imediatamente.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Cuscuz Enformado com Recheio de Queijo


Assim como acontecia com a polenta, eu não gostava de cuscuz. O cheiro me enjoava e a textura de areia molhada não me agradava nadinha. Isso até eu comer um cuscuz diferente. Às vezes eu e o Bernardo tomamos café em uma confeitaria que tem perto da escola do Caio. E lá tem um cuscuz lindo, parece um bolinho, bem denso, com um queijo por cima. Tentamos fazer em casa, pegamos, inclusive, uma cuscuzeira com a minha avó para tentarmos reproduzir a receita, mas falhamos. Nosso cuscuz ficava farelento e duro, nada a ver com aquele bolinho de milho salgadinho que a moça servia lá no café da manhã. E como eu já estava muito curiosa, decidi perguntar pra ela então como ela fazia aquela delicinha. O truque é simples. Ao invés de fazer como um cuscuz - hidratar com água e colocar na cuscuzeira -, o cuscuz que eu amo é feito como uma polenta, cozinhando o flocão de milho no fogo e mexendo. Maravilha! Aprendi a fazer e agora vou dividir com vocês o cuscuz mais molhadinho do mundo todo, que fez a minha felicidade no café da manhã e no lanche da tarde!


Cuscuz Enformado com Recheio de Queijo

Ingredientes:

1/2 xíc. (chá) de flocão de milho
1 xíc. (chá) de água
Sal a gosto
2 fatias de queijo muçarela
Óleo para untar as fôrminhas

Modo de Preparo:

Unte 2 ramequins pequenos com o óleo. Em uma panela pequena, ferva a água com sal. Junte o flocão e mexa até que a mistura fique bem pastosa, cerca de 5 minutos. Retire do fogo e despeje a mistura nos ramequins, enchendo até a metade. Coloque a fatia de queijo por cima e cubra com o restante da mistura. Desenforme o cuscuz e sirva em temperatura ambiente.