terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Risoto de Espinafre com Queijo de Cabra


Essa não é a foto mais bonita do mundo, mas com certeza esse risoto é um dos mais deliciosos que já comemos. Fui à feira com a minha avó no sábado de manhã e cheguei já tarde em casa. Não dava mais tempo de fazer um almoço convencional, com feijão, arroz, carne etc. Decidi então preparar um risoto e vi que tinha um espinafre das compras da outra semana quase estragando na geladeira. E como não poderia deixar isso acontecer, decidi juntar a verdura ao risoto, um movimento arriscado, sendo que tenho em casa três 'fussy eaters', pimpolhos que reclamam de tudo o que é verdinho na comida. Mas mesmo assim dei continuidade à minha ideia. A surpresa não poderia ter sido maior quando os meninos comeram, repetiram e comeram tudo de novo no jantar! Mamãe feliz e pimpolhos bem nutridos! A receita básica é a desse risoto, bati um maço de espinafre com uma xícara do caldo de legumes, coloquei no arroz no início do cozimento e fiz o risoto normalmente. No final, decorei com um pouco de queijo de cabra fresco. 

Aproveito para deixar aqui meus votos de feliz ano novo, e que 2015 venha cheio de coisas e momentos deliciosos pra todos nós! =)

domingo, 28 de dezembro de 2014

Bolo de Cerejas em Calda


Quando eu era pequena, minha mãe sempre recebia cestas na época do Natal. Além de panettone, vinha sempre um monte de frutas em calda. Pêssego, ameixa, abacaxi e cerejas ao marasquino. Essas últimas, pobre coitadas, ficavam sempre o ano seguinte inteiro rolando, porque ninguém gostava de comê-las com nada. Aí vencia e a gente tinha que jogar fora. Esse ano, para a ceia de Natal, fiquei responsável por levar um Tender. E precisava de algumas cerejas para enfeitar o meu assado. Liguei pra minha mãe, imanginando que ela teria o ingrediente, e acertei! Peguei com ela o vidrinho de cerejas, cortei um abacaxi lindo e orgânico que tinha comprado e pronto, Tender perfeito pra festa! Só que sobrou aqui ainda uma tonelada de cerejas. Lembrei de ter visto no primeiro episódio do The Great British Bakeoff desse ano um bolo de cerejas da Mary Berry e pensei que era aquilo mesmo o que eu queria fazer com o restante daquele vidrinho. O bolo saiu maravilhoso e fofinho, e a adição da farinha de amêndoas deixou ele ainda mais saboroso e molhadinho.


Bolo de Cerejas em Calda

Ingredientes:

Massa

200g de cerejas em calda
225g de farinha de trigo com fermento
175g de manteiga sem sal, amolecida
175g de açúcar refinado
Raspas de 1 limão siciliano
50g de amêndoas moídas
3 ovos

Glacê

175g de açúcar de confeiteiro
Suco de 1 limão
15g de lascas de amêndoas, para decorar
5 cerejas, cortadas ao meio, para decorar

Modo de Preparo:

Massa - Pré-aqueça o forno a 180oC. Comece drenando as cerejas em uma peneira. Lave-as em água corrente, seque-as bem com um papel toalha e reserve. Reserve duas colheres (sopa) da farinha de trigo. Coloque o restante dos ingredientes na tigela da batedeira e bata por cerca de 2 minutos, até que a mistura fique homogênea. Passe as cerejas pela farinha de trigo, envolvendo-as bem, para que não afundem no bolo. Adicione-as à massa, misturando bem. Coloque a massa em uma fôrma redonda, de furo no meio, de cerca de 23cm de diâmetro. Leve ao forno por cerca de 35 minutos, ou até que o bolo passe no teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar. 

Glacê - Misture o açúcar com suco de limão suficiente para formar uma pasta grossa. Com as costas de uma colher, espalhe a cobertura como desejar. Decore com as cerejas e amêndoas.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Frango Assado com Especiarias


Como vocês sabem, eu adoro receber pessoas em casa. Não raro eu convido e não tenho o que servir, aí tenho que me virar com o que tenho na geladeira. Alguns domingos atrás, chamei minha avó para almoçar aqui com a gente. Só que quando fui checar na geladeira, vi que não tinha quase nada. Algumas coxas de frango congeladas, uma cenoura e uma abobrinha. Pesquisei na internet e encontre essa receita de frango assado que parecia deliciosa. Na noite de sábado mesmo preparei a marinada do frango, para no dia seguinte só assar. E ficou mesmo uma delícia! Macio e bem temperado, não sobrou uma coxinha pra contar história! Usei um tempero que comprei nos Estados Unidos, mas vi pra vender essa semana esse tempero chinês de 5 especiarias! Da próxima vez vai com a receita original! E claro que eu não posso deixar de desejar um Feliz Natal pra vocês que me acompanharam esse ano todo, com receitinhas e besteirinhas! =)

Frango Assado com Especiarias

Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo
3 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado
1 colher (sopa) de vinagre
2 colheres (sopa) de molho de soja
2 colheres (sopa) de five-spice-powder
2 colheres (chá) de mel
Sal e pimenta a gosto
1kg de coxas de frango, com a pele
3 colheres (sopa) de manteiga

Modo de Preparo:

Em um saco de embalagem ou uma tigela com tampa, coloque os ingredientes da marinada. Esfregue bem o frango no tempero e deixe descansar por 15-20 minutos ou, se puder, a noite inteira. Pré-aqueça o forno a 180oC e coloque o frango em uma assadeira grande. Despeje o molho da marinada por cima e coloque nacos de manteiga sobre as coxas do frango. Cubra com papel alumínio e leve para assar por cerca de 1 hora. Retire o papel, aumente o fogo e retire quando estiver dourado. 

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Stollen


Meu marido não tem muita sorte quando o assunto é pedir receita. Esse cookie brownie, por exemplo, ele me pede pra fazer toda semana. Mas eu sempre tenho outra ideia em mente, e o pobre cookie nunca sai da teoria. Aí ele estava revendo umas fotos antigas e me pediu que fizesse um panettone. Aí eu, esperta que sou, comprei todos os ingredientes no mercado para fazer o panettone dele. Só que, folheando meu livro, tive outra ideia. Por que não prepara um stollen?! Afinal de contas, é uma receita diferente, que não tem no blog e eu nunca comi. Pronto! O pão saiu delicioso e macio, e a receita é similar à do brioche. Receita escolhida e mais um item na lista de espera do meu paciente marido!

Stollen
do Step by Step Baking

Ingredientes:

200g de passas escuras
100g de passas claras
100ml de rum
400g de farinha de trigo 
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco instantâneo
60g de açúcar refinado
100ml de leite morno
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
Uma pitada de sal
1/2 colher (chá) de mixed spice
2 ovos grandes
175g de manteiga amolecida, em cubos
200g de frutas cristalizadas
100g de amêndoas moídas
Açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Modo de Preparo:

Na noite anterior ao preparo do pão, coloque as passas de molho no rum. No dia seguinte, peneire a farinha em uma tigela. Faça um buraco no meio, coloque o fermento e uma colher (chá) do açúcar. Despeje o leite por cima e deixe o fermento agir por cerca de 15 minutos. Adicione o restante do açúcar, a baunilha, o sal, o mixed spice, os ovos e a manteiga. Misture tudo com uma colher de pau, depois transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por 5 minutos, até que a massa fique macia. Adicione então as frutas cristalizadas, as passas drenadas e as amêndoas moídas, sovando a massa para que as frutas incorporem bem. Coloque a massa em uma tigela untada com óleo e cubra com plástico filme. Deixe descansar por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume. Após o descanso, retire a massa da tigela e sove-a sobre uma superfície untada para retirar o ar. Abra a massa em um retângulo de cerca de 25x35cm e dobre um dos lados, no maior sentido, até que chegue no meio da massa. Repita a operação com o outro lado e vire o stollen sobre uma assadeira grande, forrada com papel manteiga ou silpat. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por mais 1 hora, ou até dobrar novamente de volume. Leve para assar em forno pré-aquecido a 160oC, ou até que o pão fique levemente dourado. Retire do forno e deixe descansar até que esfrie completamente. Polvilhe com bastante açúcar de confeiteiro para servir.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Requeijão Caseiro


Eu confesso que sou meio desorganizada às vezes. Semana passada, por exemplo, acordei no sábado e vi que não tinha requeijão para colocar no pão das crianças. Decidi então que faria um caseiro, por que não, já que tinha - pensava eu - tudo o que precisava em casa. Ledo engano. O que me sobrou foi coisa de 2 colheres de sopa de amido de milho, praticamente impossível para completar a receita do Edu Guedes, hehehe, que achei na internet. Mas não me deixei abalar. Fiz 1/3 da receita e posso atestar para vocês: o requeijão é de comer rezando! Cremoso e com sabor de parmesão - de verdade -, agora meu problema é que não quero mais comprar o industrializado da rua!

Requeijão Caseiro

Ingredientes:

1 litro de leite integral
7 colheres (sopa) de amido de milho
1 ½ colher (sopa) de manteiga
Sal a gosto
1 ½ xícara (chá) de creme de leite
100 g de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:


Em uma panela, coloque o leite, o amido de milho, a manteiga, o sal e, mexendo sempre, deixe apurar no fogo médio até que engrosse bem (deve ficar parecido com um mingau). Deixe esfriar. Em seguida, coloque esta mistura no liquidificador e bata por 5 minutos. Acrescente o creme de leite, o queijo e bata por mais 10 minutos. Distribua o requeijão em vasilhas, cubra com plástico filme e deixe no refrigerador para gelar.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Bonequinhos de Gengibre


Ano passado eu postei aqui uma receita de bonequinhos de gengibre. Lindos e deliciosos, eles fizeram parte do kit de presentes que eu distribuí para a minha família. No entanto, ele tinha sido feito com um tempero que infelizmente venceu e eu fui obrigada a jogar fora. Sorte que a Tina tinha postado uma receita que levava só o gengibre em pó, especiaria que ainda tinha aqui no armário, hehehe, dentro da validade! E o resultado foi uma fornada de biscoitos deliciosos e crocantes, ótimos com uma coberturinha simples de açúcar de confeiteiro com água!

Bonequinhos de Gengibre
da Tina

Ingredientes:

Ingredientes:

Biscoitos

125g de manteiga sem sal gelada, em pedaços
100g de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de mel ou Karo
325g de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de gengibre em pó

Cobertura

5 colheres (chá) de açúcar de confeiteiro
Água para dar o ponto

Modo de Preparo:


Biscoitos - Pré-aqueça  o forno a 170oC. Forre duas assadeiras com papel manteiga. Reserve. Coloque a farinha de trigo, bicarbonato e gengibre em pó peneirados em uma tigela. Misture e reserve. Coloque a manteiga, açúcar e o mel em uma panelinha e leve ao fogo para derreter o açúcar e a manteiga, mexendo de vez em quando. Quando estiver quase tudo derretido desligue o fogo e continue mexendo O calor residual da panela vai ser suficiente para acabar de derreter o restante. Jogue a mistura derretida por cima da tigela com a farinha. Use uma colher de pau a princípio , depois ponha a mão na massa literalmente e trabalhe a massa. Divida a massa em duas partes.  Coloque uma metade a parte, e trabalhe a outra metade, abrindo a massa para a espessura desejada - aproximadamente 5 mm - e corte usando o seu cortador favorito. Transfira os biscoitos para a assadeira reservada.  Repita o mesmo com a segunda metade da massa. Asse entre cerca de 8-10 minutos. Retire do forno e deixe na assadeira por uns 3 minutos antes de transferir tudo  para uma grelha.

Cobertura - Misture o açúcar com um tantinho de água, somente o suficiente para formar uma pasta grossa. Transfira para um saco de confeitar e enfeite os bonequinhos frios. Deixe secar antes de servir.

domingo, 14 de dezembro de 2014

Quiche de Cebola Caramelizada com Queijo de Cabra


Eu já contei aqui que não era nada chegada no queijo de cabra. Aí, na tentativa de mudar meu paladar, comprei um bom pedaço de Casablanca. Já na primeira mordida, caí de amores. Com certeza é o meu queijo de cabra preferido, seguido do delicioso feta, e, atualmente, qualquer outro também. Para receber minhas amigas outro dia, fiz essa quiche. As cebolas carameladas e o queijo de cabra combinaram perfeitamente. No dia seguinte comi o restante praticamente sozinha. Na hora que o Bernardo foi procurar, já não tinha mais nem migalha pra contar história!

Quiche de Cebola Caramelizada com Queijo de Cabra

Ingredientes:

Massa

1¼ xícara farinha de trigo
½ colher (chá) sal
100g manteiga, gelada e cortada em pedacinhos
30ml (2 colheres de sopa) água gelada

Recheio

1 cebola roxa, fatiada
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
100g de queijo de cabra ralado
25g de queijo parmesão ralado
200g de creme de leite
2 ovos
1 colher (chá) de tomilho seco
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Massa - Na tigela do processador coloque a farinha, sal e manteiga, pulse até formar uma farofa úmida. Adicione a água aos pouquinhos, até que uma massa de forme, não processe demais, e pode ser necessário mais água, ou menos também. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e amasse algumas vezes, só até ficar homogênea. Abra a massa com um rolo e cubra-a uma forma canelada de 25cm, fure a massa com um garfo e leve ao freezer por 30min. Pré-asse a massa por 20 minutos no forno a 180oC, retire e deixe esfriar.

Recheio - Em uma frigideira, doure a cebola na manteiga com o açúcar e o sal. Deixe caramelizar por cerca de 5 minutos. Retire do fogo e reserve. Em uma tigela, misture o queijo de cabra, o parmesão, o creme de leite, os ovos e o tomilho. Tempere com o sal e a pimenta e junte a cebola.

Montagem - Recheie a torta com o creme e leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 40 minutos, ou até que a quiche fique firme no centro e passe no teste do palito.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Gnocchi com Pesto de Cebolinha e Limão Siciliano


Minha massa preferida, definitivamente, é o gnocchi. Adoro a maciez e delicadeza que ele tem, e acho perfeito com qualquer tipo de molho. Queria fazer um pesto pro jantar, mas não tinha manjericão. Acabei lançando mão de uma cebolinha linda que comprei no mercado, com um toque de limão siciliano. Como também não tinha pinoli, usei um restante de pistache que tinha aqui disponível. O gnocchi ficou tão gostoso que eu e o Bernardo comemos escondidos na cozinha, antes das crianças descobrirem o que estávamos fazendo!

Gnocchi com Pesto de Cebolinha e Limão Siciliano

Ingredientes:

Gnocchi

1 kg de batatas
200g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal

Pesto

1/2 maço de cebolinha
1/4 xíc. (chá) de pistache, sem casca
1/2 xíc. (chá) de azeite de oliva
1 dente de alho
1/2 xíc. (chá) de parmesão ralado
Raspas e sumo de 1/2 limão siciliano
Sal e pimenta a gosto
Parmesão para servir

Modo de Preparo:

Gnocchi - Cozinhe as batatas em bastante água com sal. Amasse-as ou processe-as, junte o sal e vá juntando a farinha de trigo até que dê o ponto de desgrudar das mãos, aqui em casa usei 150g. Quanto mais farinha, mais ressecada ficará a massa. Ferva bastante água com sal em uma panela grande. Enquanto isso, molde os gnocchis. Divida a massa em 8 pedaços. Enrole cada pedaço de massa, de forma que virem cilindros não muito grossos. Corte os gnocchis, sempre polvilhando com farinha para não grudar. Coloque-os para cozinhar na água fervente, e deixe-os ferver até que subam à superfície da água. Retire do fogo, passe por um recipiente com água gelada e reserve.

Pesto - Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem, até que o molho fique homogêneo e encorpado. Retire do liquidificador e leve à uma frigideira grande aquecida. Junte o gnocchi e deixe que o molho penetre bem na massa. Sirva com bastante parmesão ralado.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Tronco de Natal


Eu sempre tive um pouco de dificuldade de fazer rocamboles. Sempre quebravam ou ficavam com gosto de ovo. Até hoje. Acordei decidida a fazer um tronco de Natal, esse bolo lindo que é a cara dessa época do ano. Fiz a massa, saiu ótima. Assei, ficou perfeita. Virei no papel  manteiga, enrolei de novo e nada de quebrar. Recheei, levei à geladeira, cobri e pronto! Uma lindeza, massinha macia e recheio cremoso de coco. E tudo isso em menos de 1 hora! O que mais eu poderia querer?

Tronco de Natal
massa daqui

Ingredientes:

Massa

4 ovos
100g de açúcar refinado
65g de farinha de trigo com fermento
40g de cacau em pó

Calda

60ml de água
60ml de açúcar de confeiteiro

Recheio

1 lata (395g) de leite condensado
3 colheres (sopa) de coco ralado
1 colher (sopa) de manteiga
100g de creme de leite

Cobertura

100g de creme de leite
150g de chocolate meio amargo
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo:

Massa - Pré-aqueça o forno a 180oC. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme leve e esbranquiçado. Peneire por cima a farinha e o cacau, misturando delicadamente para incorporar, com cuidado para não desfazer as bolhas de ar. Despeje a mistura sobre uma assadeira de 33x23cm, untada com manteiga e forrada com papel manteiga. Leve ao forno por cerca de 10 minutos, ou até que passe no teste do palito. Retire do forno, verta o bolo sobre um papel manteiga polvilhado com bastante açúcar refinado e corte cerca de 2 cm das pontas no sentido do maior lado. Leve os ingredientes da calda ao micro-ondas por 30 segundos, para dissolver o açúcar. Pincele o bolo com bastante calda, para umedecer bem as camadas. Enrole como um rocambole e deixe esfriar.

Recheio - Em uma panela de fundo grosso, junte o leite condensado, o coco ralado e a manteiga. Deixe cozinhar em fogo baixo mexendo sempre, até que desgrude do fundo da panela. Retire do fogo, junte o creme de leite e deixe esfriar.

Cobertura - Derreta o chocolate e o creme de leite no micro-ondas. Misture bem e reserve em temperatura ambiente.

Montagem - Abra a massa do rocambole e despeje o recheio. Enrole com firmeza e leve à geladeira para firmar, cerca de 30 minutos. Cubra com a ganache de chocolate e faça desenhos com um garfo, imitando um tronco. Decore com açúcar de confeiteiro e sirva.

sábado, 6 de dezembro de 2014

Mince Pies Integrais


Estava com vontade de assar um panettone essa semana, mas acabei adiando o projeto e arrumei um tempo para preparar essas mince pies, tortinhas inglesas de frutas secas típicas dessa época do ano. Fiz uma versão integral, só pra parecer mais inofensiva do que a versão regular. E ficaram deliciosas. A massa quebradiça e o recheio doce na medida certa. Tão gostosas que deverão ser repetidas até o Natal!

Mince Pies Integrais
do Baking: Step by Step

Ingredientes:

Massa:

180g de farinha de trigo branca
150g de farinha de trigo integral
1/2 colher (chá) de sal
150g de manteiga sem sal, gelada, em cubos
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
6 a 7 colheres (sopa) de água gelada
1 ovo batido, para pincelar

Recheio:

1 maçã pequena ralada
30g de manteiga derretida
115g de passas claras
115g de passas escuras
45g de cascas de laranja e limão cristalizadas picadas
45g de amêndoas ou avelãs picadas
Raspas de 1 limão siciliano
1 colher (sopa) de conhaque ou whisky
30g de açúcar mascavo
1 banana pequena, cortada em cubos pequenos

Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela coloque todos os ingredientes, com exceção da água. Com a ponta dos dedos, trabalhe a massa até que ela fique com a textura de areia molhada, com a manteiga completamente incorporada. Acrescente a água aos poucos, até que a massa desgrude das mãos e forme uma bola homogênea. Leve à geladeira por 30 minutos. 

Recheio - Em uma tigela, coloque todos os ingredientes. Misture bem com as mãos e reserve enquanto monta as tortinhas.

Montagem - Abra a massa e corte círculos que caibam em fôrminhas de cupcakes. Forre as fôrmas com a massa, recheie com a mistura reservada e cubra com estrelinhas de massa, apertando bem as pontas para que não se soltem. Leve à geladeira por 10 minutos. Pincele com o ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 190oC por cerca de 20 minutos, ou até que as tortinhas comecem a dourar e estejam totalmente assadas no fundo. Retire do forno e sirva em temperatura ambiente.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Waffle Semi-Integral de Banana


Acordei no domingo morrendo de vontade de comer um waffle. Mas não queria um waffle comum, daqueles de sempre. Queria aproveitar umas bananas que já estavam ficando passadas na fruteira. Procurei uma receita de waffle de banana e dei preferência pra versão integral porque, né, ando muito cheia de gordices ultimamente. Não foi tão fácil de achar como eu pensava, tive que procurar um bocado na internet até encontrar uma que achei que ficaria boa. Mas a surpresa maior eu não estava nem esperando. Os waffles ficaram com o gosto igualzinho aos waffles que comemos nos Estados Unidos na última viagem de férias que fizemos. Não sei se foi a canela, mas alguma coisa me remeteu direto àqueles dias na terra do Mickey Mouse!

Waffle Semi-Integral de Banana

Ingredientes:

3/4 xíc. (chá) de farinha de trigo 
3/4 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 e 3/4 xíc. (chá) de leite integral
2 ovos
1/4 xíc. (chá) de manteiga derretida
1 banana amassada
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de Preparo:

Em uma tigela, peneire as farinhas, o fermento, o sal e a canela. Junte o açúcar e misture bem. Em outro recipiente, misture os ingredientes líquidos, os ovos e a banana. Incorpore a mistura líquida aos secos e misture bem. Pré-aqueça a máquina de waffle e coloque conforme a capacidade. Servi quente com banana e maçã cortada, e bastante xarope de bordo!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Crepioca


Estive trabalhando um bocado ultimamente, por isso sumi um pouquinho mais do que gostaria. Além disso, há pouco menos de duas semanas, perdi um dos meus vovôs, que eu adorava demais. Aí fiquei sem ânimo para cozinhar e passar por aqui. Volto hoje com uma receita que descobri recentemente e que já virou queridinha na minha cozinha. A tal da crepioca, uma mistura de crepe com tapioca, nada mais é do que uma omelete com a goma da mandioca. Meu outro vovô trouxe uma goma deliciosa pra gente um dia desses e eu, curiosa com essa receita que tinha visto, decidi arriscar. Além de um jantar com bastante "sustância", a crepioca quase não leva gordura, além de ser naturalmente sem glúten, o maior vilão dos últimos tempos. A receita é pequenininha, por isso vou dar sem alarde mesmo: 1 ovo, 1 colher (sopa) de goma de tapioca, 1 colher (sopa) de creme de ricota, cebolinha a gosto e queijo minas frescal para rechear. Misture os ingredientes, com exceção do queijo minas e bata levemente com um garfo. Aqueça uma frigideira, coloque um tantinho de azeite e despeje a mistura. Frite em fogo médio e vire quando o outro lado estiver dourado. Recheie com o queijo, dobre a crepioca ao meio e tampe a frigideira para derreter o queijo. Retire do fogo e sirva imediatamente.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Tiramisu


Ontem decidi fazer aqui em casa uma almoço típico da Inglaterra. Teve rosbife de filé, um molho com cogumelos, bolinhos yorkshire e legumes para acompanhar. Aí, já que eu estava no mercado comprando coisas especiais, decidi torrar também em um potinho de mascarpone para fazer esse tiramisu que eu já estava namorando há meses. Com um creme super simples sem ovos e com uma calda sem álcool, desconfio que esse tenha sido o melhor tiramisu que já comi até hoje. Sei que não é o original, mas estava realmente uma delícia, firme e com as camadas de biscoito deliciosamente molhadas pelo café espresso maravilhoso. Mesmo fazendo pouco antes do almoço, o creme ficou gelado o suficiente na hora de comer!

Tiramisu
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

500g de mascarpone
50g de açúcar de confeiteiro
1/4 xíc. (chá) de creme de leite fresco
300ml de café forte frio
175g de biscoito champagne
1 colher (sopa) de cacau em pó

Modo de Preparo:

Em uma tigela, coloque o mascarpone, o açúcar e o creme de leite fresco. Misture bem com um fouet até que o creme fique leve e homogêneo. Reserve. Em um prato fundo, despeje o café e vá molhando os biscoitos. Em uma travessa grande ou em taças, alterne camadas do biscoito, creme e o cacau em pó peneirado. Finalize com uma camada de creme e cacau. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.

domingo, 9 de novembro de 2014

Pão de Hambúrguer Integral


Ontem fomos almoçar na casa da minha mãe e acabamos ficando sem nada pra jantar. Aproveitei que tinha uns filés de frango no freezer e descongelei para fazer esses hambúrgueres que as crianças adoram. Aproveitei também enquanto eles estavam lá embaixo com o Bernardo jogando bola para sovar um pão, já que não tinha nenhum em casa. Nesse meio tempo, recebi uma ligação da minha avó, chamando a gente pra passar um tempinho lá com ela. Avisei que estava assando um pão e fazendo o hambúrguer, e que chegaríamos um pouco mais tarde. Aprontei o lanche, empacotei como um picnic e lá fomos nós jantar nosso hambúrguer na casa da vovó. Os meninos comeram tanto que os 6 pães não foram suficientes para todo mundo! Os pães fofinhos e saborosos ficaram perfeitos com o hambúrguer de frango delicioso, complementados com um pouquinho de mostarda dijon e uma saladinha de alface, rúcula, tomate e cebola roxa!

Pão de Hambúrguer Integral

160ml de água morna
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de manteiga amolecida
1 colher (chá) de fermento biológico seco
100g de farinha de trigo integral
150g de farinha de trigo (aproximadamente)
Sementes de gergelim (opcional)

Modo de Preparo:


Numa tigela, misture a água, açúcar, sal, manteiga e fermento. Junte a farinha integral e mexa bem com uma colher de pau. Junte a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre.  Quando ficar difícil de mexer com a colher, transfira para uma mesa polvilhada com farinha e sove a massa, acrescentando mais farinha, aos poucos, até que a massa não fique mais grudenta. Dependendo da farinha, poderá precisar de menos do que as 150g da receita ou um pouco mais (eu precisei de menos). Sove um pouco mais até ficar uma massa bem lisa. Coloque numa tigela untada com óleo e vire a massa para untá-la em toda volta. Cubra com um plástico ou tampa e deixe descansar até dobrar de volume, aproximadamente 1 hora. Retire o ar da massa, dando uma leve sovada nela e divida em 4 a 6 porções, dependendo do tamanho que desejar. Lembre-se que a massa vai crescer bastante. Faça bolinhas com a massa e coloque em tabuleiro untado. Pincele (ou borrife) água na superfície do pão e polvilhe sementes de gergelim (opcional). Leve ao forno pré-aquecido a 200°C e asse por 15 a 20 minutos ou até corar.

sábado, 8 de novembro de 2014

Meatloaf


De vez em quando durante a semana eu decido fazer algum almoço especial, mesmo com a empregada em casa me encarrego de preparar alguma coisinha do meu jeito. Esse meatloaf foi feito meio que na obrigação, já que nesse dia a empregada não conseguiu vir por conta da greve dos ônibus. Acordei cedo, tirei a carne moída do congelador e fiquei pensando no que poderia fazer com ela. Já tinha feito chilli na semana passada, almôndegas na outra e não queria fazer bolonhesa porque já tínhamos comido massa no dia anterior. Decidi então repetir uma receita que a turma de casa amou: esse meatloaf. Além de ser super fácil, é uma ideia genial para um almoço corriqueiro, fica pronto em pouco tempo é uma delícia! Já tinha feito ele antes, mas essa foto ficou mil por cento mais bonita!

Meatloaf
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

1 cebola
1 talo de salsão
1 cenoura
2 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho amassado
50g de farinha de rosca
600g de carne moída
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de folhas de tomilho
1 colher (chá) de molho inglês
2 colheres (sopa)  de ketchup
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Pique finamente a cebola, o salsão e a cenoura (podem ser triturados no processador). Em uma frigideira, coloque o azeite e os legumes, deixando cozinhar por 5 minutos. Acrescente o alho, deixe fritar por mais 1 minuto e retire do fogo. Em uma tigela, coloque o restante dos ingredientes, acrescente os legumes refogados e misture bem até que os ingredientes fiquem totalmente incorporados. Tempere com o sal e a pimenta e coloque em uma fôrma de bolo inglês, sem apertar a carne. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 40 minutos, ou até que tenha cozinhado completamente por dentro. Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Bruschetta de Queijo de Cabra com Tomatinho Confit


As minhas sextas-feiras têm sido mais divertidas ultimamente. Bernardo agora tem um tempinho livre para tomarmos café juntos antes dele ir para o trabalho. Hoje, por exemplo, repetimos o café da manhã da semana passada em uma padaria francesa que descobrimos há pouco tempo, mas que já estamos apaixonados. Da outra vez que fomos comi um croissant, um pain au chocolat, e uma tartelete de morango. Decidi pedir um sanduíche, delicioso, com um pão de grãos, queijo e uma salada maravilhosa. Saímos de lá com um pão fresquinho de levain. Mais tarde, chamei a turminha para me acompanhar e ir ao mercado, pois desde que vi a foto dessa bruschetta no Pinterest fiquei com vontade de prepará-la. Fomos ao mercado e, além de todas as porcarias que as crianças quiseram comprar, comprei meus tomatinhos orgânicos e fresquinhos. Cheguei em casa, preparei esse tomatinho confit que eu amo, depois bati no mixer umas fatias de queijo Cablanca com creme de ricota, passei um alho nas fatias do pão artesanal, levei ao forno pra tostar um pouquinho e pronto: passei o creme de queijo de cabra por cima, uns tomatinhos e lá estava o nosso jantar! Lindo e delicioso, aposto que faria bonito com as visitas!

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Queijo Coalho Empanado na Airfryer


Sabe aqueles espetinhos de queijo coalho, que a gente faz no churrasco ou então no grill em casa? Pois bem. Se você, assim como eu, possui essa geringonça fantástica da Airfryer, retire o queijo do espeto, corte em quadradinhos, passe por uma camada de farinha de trigo, outra de ovo batido e, por último panko ou farinha de rosca torrada. Airfryer 200oC de 7 a 10 minutos até que fique douradinho e pronto! Um petisco charmoso pro final de semana! Aqui em casa servi com um molho de iogurte com alho, feito com um pote de iogurte natural desnatado, 1 alho ralado, sal, pimenta e um fio de azeite. Nota 10!

domingo, 26 de outubro de 2014

Chocottone


Eu sempre fui mais de panettone. Tem alguma coisa naquelas gotinhas de chocolate dos chocottones industrializados que são meio alcoólicas, não gosto muito do gosto que fica depois que a gente termina de comer. Mas um dia desses, tomada pela vontade de comer um chocottone diferente, decidi preparar um caseiro, já que tinha em casa umas gotas de chocolate meio amargo de qualidade. Fiz a receita e me surpreendi com a maciez do pão. Na verdade, primeiro fiquei surpresa de como o pão cresceu igualzinho um panettone que a gente compra no mercado. Um pão incrivelmente aromático, super macio e delicioso, lindo e perfeito para enfeitar a mesa do Natal, que já está batendo à porta!

Chocottone
do Step by Step Baking

Ingredientes:

2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
125ml de leite morno
50g de açúcar refinado
425g de farinha de trigo
Uma pitada de sal
75g de manteiga sem sal derretida
2 ovos grandes, mais um para pincelar
1 colher (chá) de essência de baunilha
Raspas de 1 laranja
120g de gotas de chocolate meio amargo
Óleo para untar a tigela

Modo de Preparo:

Em uma tigela pequena, misture o fermento com o leite e deixe agir por 5 minutos. Em uma tigela maior, coloque o açúcar, 350g de farinha e o sal. Misture ao leite a manteiga, os ovos a baunilha e as raspas de laranja e acrescente à mistura seca. Adicione mais farinha se necessário e sove a massa por cerca de 10 minutos, ou até que desgrude totalmente das mãos, formando uma massa elástica e homogênea. Incorpore as gotas de chocolate à massa, forme uma bola e leve-a para descansar em uma tigela untada com óleo coberta com plástico filme por cerca de 1 hora, ou até que dobre de volume. Após o descanso, retire o ar da massa e coloque-a em uma fôrma de 15cm de diâmetro com as laterais forradas com uma parede de papel manteiga de cerca de 20cm de altura, de forma que a o pão possa crescer uniformemente para cima. Cubra com um saco plástico e deixe crescer por mais 1 hora, ou até dobrar novamente de volume. Pincele com o ovo e leve o chocottone ao forno pré-aquecido a 190oC por cerca de 50 minutos, ou até que esteja totalmente assado e douradinho por fora. Retire do forno, deixe-o esfriar um pouco e retire-o da fôrma. Sirva morno.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Chilli com Frango


Sensacional. Um chilli delicioso, com uma substituição à altura da original. Essa semana comentei com o Bernardo que estava com vontade de comer um chilli. Terça-feira, dia das minhas compras semanais, fui ao mercado e não encontrei aqueles pratinhos com carne moída pronta. Como a fila estava muito grande e o Caio anda muito bagunceiro na hora da feira, deixei pra lá a ideia e voltei pra casa com as compras e um peito de frango, esperando pra virar bife. No dia seguinte, no entanto, decidi que aquele peito de frango viraria um frango moído, e que o chilli de carne viraria um chilli de frango. E olha, foi uma ideia genial! O chilli ficou maravilhoso e suave! Cheguei de noite e comi gelado mesmo, dentro de uma tortilha!

Chilli com Frango

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 cebola grande picada
1 pimentão verde picado
2 dentes de alho amassados
1 e 1/2 colher (chá) de pimenta chilli em pó
1/2 colher (chá) de cominho em pó
1/2 colher (chá) de páprica picante em pó
600g de frango moído - triturei o meu no processador
1 xíc. (chá) de feijão vermelho cozido sem caldo
400g de tomate pelado enlatado passado no liquidificador
1 colher (sopa) de extrato de tomate
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, aqueça o óleo e refogue a cebola, o pimentão, o alho e os temperos por cerca de 5 minutos. Junte o frango e vá dourando até que ele cozinhe completamente. Acrescente o feijão, o tomate, o extrato e tempere com o sal e a pimenta. Deixe que o chilli cozinhe por cerca de 20 minutos, até que o caldo fique grosso e encorpado. Sirva com arroz branco ou dentro de uma tortilha com queijo cheddar ralado.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Sorvete de Chocolate com Manteiga de Amendoim


Contrariando os dois últimos posts do blog, que refletem uma vida serena e sem exageros, a receita hoje é pura indulgência. Estava procurando uma receita de sorvete de tiramisú, porque ultimamente ando louca com tudo o que vai café no meio, e, no meio da procura, encontrei essa receita que levava chocolate e manteiga de amendoim. Aí vocês vão me perguntar: e o que tem a ver o tiramisú com o amendoim?! E eu digo: nada! O caso é que eu tinha aqui metade de um pote de manteiga de amendoim, que usei nos primórdios do mês passado para preparar o meu bolo de aniversário. E como eu estou tentando me controlar risos para não comer abobrinhas o dia inteiro, decidi unir o útil ao agradável e dar um cabo na manteiga que olhava pra mim todo santo dia da porta da geladeira. O que eu não sabia sobre essa receita era a substituição genial do half-and-half por leite com manteiga. O sorvete ficou extremamente macio, tal qual um sorvete industrializado. E o sabor?! Ah, sobre esse acho que nem preciso comentar!

Sorvete de Chocolate com Manteiga de Amendoim
do The Perfect Scoop, do David Lebovitz

2 xíc. (chá) de half-and-half*
1/4 xíc. (chá) de cacau em pó
1/2 xíc. (chá) de açúcar
Uma pitada de sal
1/2 xíc. (chá) de manteiga de amendoim cremosa

Modo de Preparo:

Em uma panela, aqueça o half-and-half, o cacau, o açúcar e o sal. Cozinhe até que comece a ferver. Desligue o fogo, junte a manteiga de amendoim e misture bem. Transfira para um pote e leve à geladeira até que gele completamente - o ideal é que seja de um dia para o outro. Leve a mistura à sorveteira e utilize conforme a instrução do fabricante.

*Para substituir o half-and-half, coloque, em uma xícara, 1 colher (sopa) de manteiga derretida. Complete a xícara com leite integral e utilize conforme indicado na receita.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Torta Caprese


O caso foi o seguinte: no domingo ia fazer uma torta de frango para levar para a casa da minha avó. Fiz a massa, pré-assei e fui fazer o recheio. Eis que, no meio do procedimento, já refogando o frango - que estava delicioso, percebi um pedaço de alguma coisa dentro. Podia ser um vidro. Um pedaço de panela. Um plástico preto. Ou enfim, qualquer coisa que não me pareceu comestível. Desisti da torta, contrariando o Bernardo, que achava que eu deveria apenas tirar o treco preto e servir. Mas não sou dessas. Morro de medo que alguém passe mal com a comida que eu faço. Joguei mesmo fora o recheio e deixei a massa pré-assada na geladeira. Pensei em fazer uma torta de ratatouille, mas perguntei a ele o que ele preferia. Uma torta de ratatouille ou uma torta feita com os ingredientes da salada caprese. Ele escolheu a segunda, e por isso que ela está por aqui hoje. Depois que provei o primeiro pedaço, com aquela muçarela de búfala deliciosamente derretida e aquele tomate adocicado, junto com o sabor do manjericão, descobri que realmente seria difícil a torta de ratatouille ser melhor do que aquilo!

Torta Caprese

Massa:

150g de farinha de trigo
50g de margarina culinária
50g de manteiga
Água gelada para dar o ponto
Sal a gosto

Recheio:

500g de tomate
250g de muçarela de búfala em bolas grandes - peso drenado
Folhas de manjericão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Parmesão ralado

Modo de Preparo:

Massa - Coloque em uma tigela a farinha, a margarina, a manteiga e o sal. Com a ponta dos dedos, vá despedaçando a manteiga até que ela fique com uma textura de areia grossa. Acrescente água gelada até que você consiga formar uma bola. Enrole a massa em um plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos. Retire a massa e forre uma assadeira canelada de fundo removível. Leve para pré-assar em forno pré-aquecido a 190oC por cerca de 20 minutos, ou até que comece a dourar levemente as beiradas. Retire, deixe esfriar e reserve.

Recheio - Fatie os tomates e as bolas de muçarela. Faça camadas com os dois ingredientes. Eu fiz primeiro de queijo, depois tomate, queijo de novo e tomate. Tempere com sal e pimenta e, por cima, salpique um pouco de parmesão ralado e algumas folhas de menjericão. Leve ao forno pré-aquecido a 200oC somente para que a muçarela derreta. Retire do forno e sirva imediatamente.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Milkshake de Chocolate com Avocado


Apesar de geralmente não ter tempo de assistir os programas de TV que gosto, sempre sei o que anda rolando pela internet. Esse milkshake, por exemplo. Vi que a Bela Gil fez um no programa sobre fast food, olhei a receita de relance e fui ao mercado comprar as castanhas para prepará-lo. O que eu não reparei foi que a receita pedia a castanha de caju crua, coisa que só encontro na feira. Acabou que tinha comprado o ingrediente errado, comprei a torrada, o que me impediu de fazer a receita. Consegui, no entanto, uma outra receita e pude atestar a delícia: o milkshake fica grossinho e delicioso, e a adição do gelo deixa ele com a mesma textura daquele feito com sorvete! Só na última semana preparei mais de duas vezes!

Milkshake de Chocolate com Avocado

Ingredientes:

1/2 avocado maduro
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 e 1/2 xíc. (chá) de leite
Gelo a gosto

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por cerca de 3 minutos, ou até que a batida vire um creme homogêneo. Sirva imediatamente.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Cupcake de Abóbora e Especiarias com Cobertura de Cream Cheese


Uma pena que foto não tem cheiro. Porque o aroma desses cupcakes me ganhou desde que saiu do forno. Não, mentira. Desde que coloquei nas forminhas. Comprei uma abóbora japonesa enorme e, além da verdura normal do almoço, decidi usá-la também para fazer cupcakes, especialmente em voga nessa época de Halloween. Cozinhei um pedaço, fui atrás de uma receita na internet e pensei em como nunca tinha experimentado isso antes. Os bolinhos são deliciosamente macios e aromáticos, com o sabor das especiarias, me lembrando um docinho que eu especialmente amo: aqueles bem fubangas de abóbora que vêm nas sacolinhas de Cosme e Damião. E a cobertura azedinha-doce do cream cheese combina perfeitamente com a maciez dos bolinhos!

Cupcake de Abóbora e Especiarias com Cobertura de Cream Cheese

Ingredientes:

1 e 3/4 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1 e 1/2 colheres (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de noz moscada moída
1/4 colher (chá) de cravo em pó
1/2 xíc. (chá) de açúcar mascavo
2 ovos grandes
1 xíc. (chá) de abóbora, cozida e amassada
1/2 xíc. (chá) de óleo vegetal
1/3 xíc. (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha

Cobertura:

225g de cream cheese, em temperatura ambiente
1/2 xíc. (chá) de manteiga, em temperatura ambiente
2 a 2 e 1/2 xíc. (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado
2 colheres (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo:

Bolinhos - Pré-aqueça o forno a 180oC e forre uma assadeira de cupcakes com as forminhas. Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal, a canela, a noz moscada e o cravo. Em outra tigela, misture o restante dos ingredientes. Junte a mistura líquida aos secos e bata com um fouet somente até incorporar. Encha 3/4 das forminhas com a massa e leve ao forno até que passem no teste do palito, cerca de 25 minutos. Retire do forno e reserve.

Cobertura - Bata todos os ingredientes na batedeira até que o creme fique fofo e sem grânulos de açúcar. Depois dos bolinhos frios, confeite-os com um saco e bico de confeitar. Mantenha os bolinhos na geladeira.


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Hefezopf


Confesso que ando meio viciada em assar pães. Mesmo que demore, adoro passar horas acompanhando o desenvolvimento dessas massas fofas e deliciosas. E como hoje é o comemorado World Bread Day, um evento que corre por toda a blogosfera, organizado pela Zorra, do Blog Kochtopf, decidi que faria uma receita só para postar nessa data especial. E o pão escolhido não poderia ser mais macio e gostoso. Esse tradicional pão alemão é fofo, saboroso e docinho, o que agrada especialmente o meu eleitorado infantil! Maravilhoso!


Hefezopf
do Step by Step Baking

Ingredientes:

2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
125ml de leite morno
1 ovo grande
450g de farinha de trigo
75g de açúcar refinado
1/4 colher (chá) de sal
75g de manteiga sem sal derretida
Óleo para untar a tigela
1 ovo, para pincelar


Modo de Preparo:

Em uma tigela, dissolva o fermento no leite morno. Deixe esfriar, junte o ovo e misture bem. Em outra tigela maior, coloque a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga. Junte o leite com o fermento, misture com uma colher e verta sobre uma superfície enfarinhada. Sove a massa por cerca de 10 minutos, ou até que ela fique homogênea e elástica. Coloque-a em uma tigela untada com óleo, cubra com plástico filme e deixe descansar por cerca de 2 horas, ou até que dobre de volume. Após o descanso, retire o ar da massa e sove-a rapidamente. Divida-a em três parte iguais e enrole as partes para que formem 3 rolos do mesmo tamanho. Junte as pontas dos rolos e faça uma trança. Deixe a massa crescer novamente por cerca de 2 horas, até que dobre novamente de volume. Pincele com o ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 190oC até que o pão fique dourado e totalmente assado por dentro. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Trança de Nutella


O Bruno adora Nutella. Come purinho mesmo, ou com pão, ou com torrada, com bolacha, qualquer coisa pra ele é acompanhamento. Aí ele viu esse pão em um dos sites que ele gosta e me mostrou logo, dizendo que devia ser uma delícia. Logo pra mim né, aquela mãe que ama invenção. No mesmo dia comprei um pote de Nutella e, no dia seguinte, saiu um pão fumegante e macio do forno, recheado com deliciosas camadas desse creme maravilhoso! Ele mesmo comeu o pão quase todo!


Trança de Nutella
inspirada nessa, receita do Step by Step Baking

Ingredientes:

125 ml de leite
125 ml de água
100g de manteiga sem sal
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
50g de açúcar refinado
550g de farinha, peneirada, extra para polvilhar
1 colher (chá) de sal
1 ovo, mais duas gemas
Óleo vegetal, para untar a tigela
350g de Nutella, ou qualquer outro creme de avelã
1 ovo para pincelar

Modo de Preparo:

Em uma panela, aqueça o leite, a água e a manteiga, até que a mistura fique homogênea. Reserve e deixe amornar. Misture então o fermento e 1 colher (sopa) de açúcar. Cubra e deixe descansar por 10 minutos. Em uma tigela, coloque a farinha, o sal e o açúcar restante. Faça um buraco no centro dos ingredientes secos e despeje a mistura do leite. Incorpore os ovos e sove a massa por aproximadamente 10 minutos, ou até que a massa fique macia e elástica, polvilhando farinha, se necessário. Coloque a massa em uma tigela untada com óleo, cubra com filme plástico e deixe crescer por aproximadamente 2 horas, ou até que dobre de tamanho. Abra a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo em um retângulo de cerca de 40x30cm. Espalhe uma camada generosa do creme de avelã sobre a massa. Enrole-a como um rocambole e corte-a ao meio, no sentido do comprimento. Faça uma trança com as pontas e transfira para uma assadeira untada com óleo. A assadeira deve ser bem grande, pois a massa deve dobrar de volume. Deixe a trança descansando por cerca de 40 minutos. Pincele com o ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180oC até que o pão esteja dourado na superfície e totalmente assado, cerca de 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir.

sábado, 11 de outubro de 2014

Talharim Caseiro com Almôndegas


Há semanas eu estava enrolando pra preparar uma massinha caseira. Sou muito enrolada, sempre acho que leva muito tempo e dá muito trabalho quando na verdade em 40 minutos tenho uma massa pronta em casa, daquelas de comer de joelhos. Apesar de toda a preguiça do sábado, hoje estava decidida a preparar um macarrão para comermos com almôndegas de carne. Só que aqui usei esse molho de tomate, já que até agora estamos enrolando pra comprar uma panela de pressão nova! Comi o restinho da massa no jantar e já decidi que da próxima vez vai sair um carbonara caseiro nota mil!

Talharim Caseiro com Almôndegas

Ingredientes:

Massa

400g de farinha de trigo 00
4 ovos
Uma pitada de sal


Almôndegas

500g de carne moída
40g de queijo parmesão ralado
30g de farinha de rosca - uso pão amanhecido
1 gema
Sal e pimenta a gosto

Parmesão e salsinha para decorar

Modo de Preparo:

Massa - Na tigela do processador, bata todos os ingredientes até que vir uma massa homogênea. Deixe descansar coberto com um pano de prato por 30 minutos. Abra a massa com o cilindro, polvilhando sempre. A minha faço na espessura 3 da minha máquina. Cozinhe em bastante água salgada até que a massa suba e esteja al dente, cerca de 4 minutos.


Almôndegas - Misture todos os ingredientes e faça almôndegas - sem apertar muito para que não fiquem duras. Cozinhe no molho por cerca de 5-7 minutos. Retire do fogo, misture com a massa e sirva em seguida com bastante queijo ralado.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Muffins de Granola com Maçã


Depois de dias morrendo de preguiça de postar, estou de volta. E trouxe esses bolinhos maravilhosos, macios e aromáticos, que fiz usando o restante quebradinho que sobrou da nossa barrinha de cereais, aquela que meu marido pede pra eu fazer toda semana. Esses muffins são tão gostosos que até o Caio dietético comeu mais da metade de um! Aqui em casa isso já é motivo para festa! =)

Muffins de Granola com Maçã

Ingredientes:

1 xíc. (chá) de farinha de trigo
3/4 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
3/4 colher (chá) de canela em pó
2 ovos grandes
3/4 xíc. (chá) de açúcar mascavo
1/2 xíc. (chá) de iogurte natural
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida
3/4 xíc. (chá) de granola
2 xíc. (chá) de maçã picada

Cobertura:

3/4 xíc. (chá) de granola
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de xarope de bordo, ou mel
Uma pitada de canela
Uma pitada de sal

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200oC. Forre uma assadeira de cupcakes com forminhas de papel e reserve. Em uma tigela grande, misture as farinhas, o fermento, o sal e a canela. Em outra tigela menor, bata levemente os ovos, o açúcar, o iogurte e a manteiga. Junte a mistura líquida aos secos, misture bem para incorporar e acrescente então a granola e a maçã, misturando sempre. Encha cerca de 3/4 das forminhas de cupcake, misture os ingredientes da cobertura e salpique generosamente por cima dos bolinhos. Leve ao forno por cerca de 25 minutos, ou até que passem no teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Espaguete Integral com Molho Cremoso de Abacate


Finalmente uma receita para uma segunda sem carne, depois de meses - ou anos - sem postar para a ocasião. Estava no mercado na semana passada e avistei lindos avocados, com um precinho bem camarada, na gôndola das frutas. Agarrei um especialmente molinho, desejando um molho que tinha visto na internet uns dias atrás. De noite, depois de colocar o jantar das crianças, decidi cozinhar uma massa integral e fazer esse molho, já que tinha um tempinho sobrando. Em pouquíssimo tempo já tinha o prato pronto, o tempo que levou pra fazer o molho foi o mesmo tempo que minha massa levou cozinhando - menos de 10 minutos!

Espaguete Integral com Molho Cremoso de Abacate

Ingredientes:

350g de espaguete integral
2 avocados maduros, sem casca e sem o caroço
Suco de 1 limão siciliano
2 dentes de alho
1/4 xíc. (chá) de azeite
1 punhado de manjericão fresco
1/4 colher (chá) de sal
Parmesão a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe a massa al dente em bastante água salgada. Enquanto isso, na tigela do processador ou no liquidificador, coloque os ingredientes do molho, com exceção do parmesão. Bata bem e, assim que a massa estiver pronta, incorpore o molho. Sirva com bastante parmesão e algumas folhas de manjericão.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Devil's Food Cake


Minha mãe viajou e trouxe pra mim uma mistura de chocolate quente, com sabor de laranja e canela. Abri o pote e já saiu aquele aroma delicioso de chocolate com laranja, que eu amo. Antes mesmo de preparar o chocolate quente, porque o calor aqui não dá trégua, resolvi ir atrás de uma receita de bolo no qual eu pudesse usar o ingrediente. Encontrei uma ótima de um bolo fudge de chocolate. Acordei no domingo toda serelepe, fiz a massa, coloquei nas forminhas e forno. Tola como uma principiante, não untei as minhas forminhas que são daquele tefal mara da Wilton, crente que os bolinhos sairiam dali perfeitos e impecáveis. Tirei do forno e, quando fui tentar desenformá-los, a desilusão. Não desgrudaram da forma de jeito nenhum, só saíram quando joguei água com detergente. =( Apesar de deliciosos, não conseguimos comer as migalhas direito. No dia seguinte, segundona, voltei para a cozinha. Agora com essa receita de devil's food cake, que coloquei em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada, e que desenformou maravilhosamente bem! O bolo é úmido e fofo, e ficou uma belezinha com a adição do chocolate com laranja!

Devil's Food Cake
do Step by Step Baking

Ingredientes:

100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
275g de açúcar refinado
2 ovos grandes
200g de farinha de trigo com fermento
75g de cacau em pó - usei esse com laranja e canela
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de café pronto, ou espresso
125ml de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha

Morangos e chantilly para decorar

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oc. Unte 2 formas de 20cm de diâmetro* com manteiga e polvilhe com farinha de trigo e reserve. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar, até que vire um creme claro em fofo. Acrescente os ovos, um de cada vez, misturando bem após cada adição. Em outra tigela, peneire a farinha, o cacau e o fermento. Em uma tigela pequena, misture o café, o leite e a baunilha. Vá alternando a mistura seca e líquida no creme de manteiga, batendo bem para incorporar. Divida a massa nas duas assadeiras e leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que passe no teste do palito. Retire do fogo e deixe esfriar. Sirva com morangos e creme.

*Fiz meia receita em uma forma de bolo inglês de 22cm e deu certinho!