terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Risoto de Espinafre com Queijo de Cabra


Essa não é a foto mais bonita do mundo, mas com certeza esse risoto é um dos mais deliciosos que já comemos. Fui à feira com a minha avó no sábado de manhã e cheguei já tarde em casa. Não dava mais tempo de fazer um almoço convencional, com feijão, arroz, carne etc. Decidi então preparar um risoto e vi que tinha um espinafre das compras da outra semana quase estragando na geladeira. E como não poderia deixar isso acontecer, decidi juntar a verdura ao risoto, um movimento arriscado, sendo que tenho em casa três 'fussy eaters', pimpolhos que reclamam de tudo o que é verdinho na comida. Mas mesmo assim dei continuidade à minha ideia. A surpresa não poderia ter sido maior quando os meninos comeram, repetiram e comeram tudo de novo no jantar! Mamãe feliz e pimpolhos bem nutridos! A receita básica é a desse risoto, bati um maço de espinafre com uma xícara do caldo de legumes, coloquei no arroz no início do cozimento e fiz o risoto normalmente. No final, decorei com um pouco de queijo de cabra fresco. 

Aproveito para deixar aqui meus votos de feliz ano novo, e que 2015 venha cheio de coisas e momentos deliciosos pra todos nós! =)

domingo, 28 de dezembro de 2014

Bolo de Cerejas em Calda


Quando eu era pequena, minha mãe sempre recebia cestas na época do Natal. Além de panettone, vinha sempre um monte de frutas em calda. Pêssego, ameixa, abacaxi e cerejas ao marasquino. Essas últimas, pobre coitadas, ficavam sempre o ano seguinte inteiro rolando, porque ninguém gostava de comê-las com nada. Aí vencia e a gente tinha que jogar fora. Esse ano, para a ceia de Natal, fiquei responsável por levar um Tender. E precisava de algumas cerejas para enfeitar o meu assado. Liguei pra minha mãe, imanginando que ela teria o ingrediente, e acertei! Peguei com ela o vidrinho de cerejas, cortei um abacaxi lindo e orgânico que tinha comprado e pronto, Tender perfeito pra festa! Só que sobrou aqui ainda uma tonelada de cerejas. Lembrei de ter visto no primeiro episódio do The Great British Bakeoff desse ano um bolo de cerejas da Mary Berry e pensei que era aquilo mesmo o que eu queria fazer com o restante daquele vidrinho. O bolo saiu maravilhoso e fofinho, e a adição da farinha de amêndoas deixou ele ainda mais saboroso e molhadinho.


Bolo de Cerejas em Calda

Ingredientes:

Massa

200g de cerejas em calda
225g de farinha de trigo com fermento
175g de manteiga sem sal, amolecida
175g de açúcar refinado
Raspas de 1 limão siciliano
50g de amêndoas moídas
3 ovos

Glacê

175g de açúcar de confeiteiro
Suco de 1 limão
15g de lascas de amêndoas, para decorar
5 cerejas, cortadas ao meio, para decorar

Modo de Preparo:

Massa - Pré-aqueça o forno a 180oC. Comece drenando as cerejas em uma peneira. Lave-as em água corrente, seque-as bem com um papel toalha e reserve. Reserve duas colheres (sopa) da farinha de trigo. Coloque o restante dos ingredientes na tigela da batedeira e bata por cerca de 2 minutos, até que a mistura fique homogênea. Passe as cerejas pela farinha de trigo, envolvendo-as bem, para que não afundem no bolo. Adicione-as à massa, misturando bem. Coloque a massa em uma fôrma redonda, de furo no meio, de cerca de 23cm de diâmetro. Leve ao forno por cerca de 35 minutos, ou até que o bolo passe no teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar. 

Glacê - Misture o açúcar com suco de limão suficiente para formar uma pasta grossa. Com as costas de uma colher, espalhe a cobertura como desejar. Decore com as cerejas e amêndoas.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Frango Assado com Especiarias


Como vocês sabem, eu adoro receber pessoas em casa. Não raro eu convido e não tenho o que servir, aí tenho que me virar com o que tenho na geladeira. Alguns domingos atrás, chamei minha avó para almoçar aqui com a gente. Só que quando fui checar na geladeira, vi que não tinha quase nada. Algumas coxas de frango congeladas, uma cenoura e uma abobrinha. Pesquisei na internet e encontre essa receita de frango assado que parecia deliciosa. Na noite de sábado mesmo preparei a marinada do frango, para no dia seguinte só assar. E ficou mesmo uma delícia! Macio e bem temperado, não sobrou uma coxinha pra contar história! Usei um tempero que comprei nos Estados Unidos, mas vi pra vender essa semana esse tempero chinês de 5 especiarias! Da próxima vez vai com a receita original! E claro que eu não posso deixar de desejar um Feliz Natal pra vocês que me acompanharam esse ano todo, com receitinhas e besteirinhas! =)

Frango Assado com Especiarias

Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo
3 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado
1 colher (sopa) de vinagre
2 colheres (sopa) de molho de soja
2 colheres (sopa) de five-spice-powder
2 colheres (chá) de mel
Sal e pimenta a gosto
1kg de coxas de frango, com a pele
3 colheres (sopa) de manteiga

Modo de Preparo:

Em um saco de embalagem ou uma tigela com tampa, coloque os ingredientes da marinada. Esfregue bem o frango no tempero e deixe descansar por 15-20 minutos ou, se puder, a noite inteira. Pré-aqueça o forno a 180oC e coloque o frango em uma assadeira grande. Despeje o molho da marinada por cima e coloque nacos de manteiga sobre as coxas do frango. Cubra com papel alumínio e leve para assar por cerca de 1 hora. Retire o papel, aumente o fogo e retire quando estiver dourado. 

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Stollen


Meu marido não tem muita sorte quando o assunto é pedir receita. Esse cookie brownie, por exemplo, ele me pede pra fazer toda semana. Mas eu sempre tenho outra ideia em mente, e o pobre cookie nunca sai da teoria. Aí ele estava revendo umas fotos antigas e me pediu que fizesse um panettone. Aí eu, esperta que sou, comprei todos os ingredientes no mercado para fazer o panettone dele. Só que, folheando meu livro, tive outra ideia. Por que não prepara um stollen?! Afinal de contas, é uma receita diferente, que não tem no blog e eu nunca comi. Pronto! O pão saiu delicioso e macio, e a receita é similar à do brioche. Receita escolhida e mais um item na lista de espera do meu paciente marido!

Stollen
do Step by Step Baking

Ingredientes:

200g de passas escuras
100g de passas claras
100ml de rum
400g de farinha de trigo 
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco instantâneo
60g de açúcar refinado
100ml de leite morno
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
Uma pitada de sal
1/2 colher (chá) de mixed spice
2 ovos grandes
175g de manteiga amolecida, em cubos
200g de frutas cristalizadas
100g de amêndoas moídas
Açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Modo de Preparo:

Na noite anterior ao preparo do pão, coloque as passas de molho no rum. No dia seguinte, peneire a farinha em uma tigela. Faça um buraco no meio, coloque o fermento e uma colher (chá) do açúcar. Despeje o leite por cima e deixe o fermento agir por cerca de 15 minutos. Adicione o restante do açúcar, a baunilha, o sal, o mixed spice, os ovos e a manteiga. Misture tudo com uma colher de pau, depois transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por 5 minutos, até que a massa fique macia. Adicione então as frutas cristalizadas, as passas drenadas e as amêndoas moídas, sovando a massa para que as frutas incorporem bem. Coloque a massa em uma tigela untada com óleo e cubra com plástico filme. Deixe descansar por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume. Após o descanso, retire a massa da tigela e sove-a sobre uma superfície untada para retirar o ar. Abra a massa em um retângulo de cerca de 25x35cm e dobre um dos lados, no maior sentido, até que chegue no meio da massa. Repita a operação com o outro lado e vire o stollen sobre uma assadeira grande, forrada com papel manteiga ou silpat. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por mais 1 hora, ou até dobrar novamente de volume. Leve para assar em forno pré-aquecido a 160oC, ou até que o pão fique levemente dourado. Retire do forno e deixe descansar até que esfrie completamente. Polvilhe com bastante açúcar de confeiteiro para servir.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Requeijão Caseiro


Eu confesso que sou meio desorganizada às vezes. Semana passada, por exemplo, acordei no sábado e vi que não tinha requeijão para colocar no pão das crianças. Decidi então que faria um caseiro, por que não, já que tinha - pensava eu - tudo o que precisava em casa. Ledo engano. O que me sobrou foi coisa de 2 colheres de sopa de amido de milho, praticamente impossível para completar a receita do Edu Guedes, hehehe, que achei na internet. Mas não me deixei abalar. Fiz 1/3 da receita e posso atestar para vocês: o requeijão é de comer rezando! Cremoso e com sabor de parmesão - de verdade -, agora meu problema é que não quero mais comprar o industrializado da rua!

Requeijão Caseiro

Ingredientes:

1 litro de leite integral
7 colheres (sopa) de amido de milho
1 ½ colher (sopa) de manteiga
Sal a gosto
1 ½ xícara (chá) de creme de leite
100 g de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:


Em uma panela, coloque o leite, o amido de milho, a manteiga, o sal e, mexendo sempre, deixe apurar no fogo médio até que engrosse bem (deve ficar parecido com um mingau). Deixe esfriar. Em seguida, coloque esta mistura no liquidificador e bata por 5 minutos. Acrescente o creme de leite, o queijo e bata por mais 10 minutos. Distribua o requeijão em vasilhas, cubra com plástico filme e deixe no refrigerador para gelar.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Bonequinhos de Gengibre


Ano passado eu postei aqui uma receita de bonequinhos de gengibre. Lindos e deliciosos, eles fizeram parte do kit de presentes que eu distribuí para a minha família. No entanto, ele tinha sido feito com um tempero que infelizmente venceu e eu fui obrigada a jogar fora. Sorte que a Tina tinha postado uma receita que levava só o gengibre em pó, especiaria que ainda tinha aqui no armário, hehehe, dentro da validade! E o resultado foi uma fornada de biscoitos deliciosos e crocantes, ótimos com uma coberturinha simples de açúcar de confeiteiro com água!

Bonequinhos de Gengibre
da Tina

Ingredientes:

Ingredientes:

Biscoitos

125g de manteiga sem sal gelada, em pedaços
100g de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de mel ou Karo
325g de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de gengibre em pó

Cobertura

5 colheres (chá) de açúcar de confeiteiro
Água para dar o ponto

Modo de Preparo:


Biscoitos - Pré-aqueça  o forno a 170oC. Forre duas assadeiras com papel manteiga. Reserve. Coloque a farinha de trigo, bicarbonato e gengibre em pó peneirados em uma tigela. Misture e reserve. Coloque a manteiga, açúcar e o mel em uma panelinha e leve ao fogo para derreter o açúcar e a manteiga, mexendo de vez em quando. Quando estiver quase tudo derretido desligue o fogo e continue mexendo O calor residual da panela vai ser suficiente para acabar de derreter o restante. Jogue a mistura derretida por cima da tigela com a farinha. Use uma colher de pau a princípio , depois ponha a mão na massa literalmente e trabalhe a massa. Divida a massa em duas partes.  Coloque uma metade a parte, e trabalhe a outra metade, abrindo a massa para a espessura desejada - aproximadamente 5 mm - e corte usando o seu cortador favorito. Transfira os biscoitos para a assadeira reservada.  Repita o mesmo com a segunda metade da massa. Asse entre cerca de 8-10 minutos. Retire do forno e deixe na assadeira por uns 3 minutos antes de transferir tudo  para uma grelha.

Cobertura - Misture o açúcar com um tantinho de água, somente o suficiente para formar uma pasta grossa. Transfira para um saco de confeitar e enfeite os bonequinhos frios. Deixe secar antes de servir.

domingo, 14 de dezembro de 2014

Quiche de Cebola Caramelizada com Queijo de Cabra


Eu já contei aqui que não era nada chegada no queijo de cabra. Aí, na tentativa de mudar meu paladar, comprei um bom pedaço de Casablanca. Já na primeira mordida, caí de amores. Com certeza é o meu queijo de cabra preferido, seguido do delicioso feta, e, atualmente, qualquer outro também. Para receber minhas amigas outro dia, fiz essa quiche. As cebolas carameladas e o queijo de cabra combinaram perfeitamente. No dia seguinte comi o restante praticamente sozinha. Na hora que o Bernardo foi procurar, já não tinha mais nem migalha pra contar história!

Quiche de Cebola Caramelizada com Queijo de Cabra

Ingredientes:

Massa

1¼ xícara farinha de trigo
½ colher (chá) sal
100g manteiga, gelada e cortada em pedacinhos
30ml (2 colheres de sopa) água gelada

Recheio

1 cebola roxa, fatiada
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
100g de queijo de cabra ralado
25g de queijo parmesão ralado
200g de creme de leite
2 ovos
1 colher (chá) de tomilho seco
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Massa - Na tigela do processador coloque a farinha, sal e manteiga, pulse até formar uma farofa úmida. Adicione a água aos pouquinhos, até que uma massa de forme, não processe demais, e pode ser necessário mais água, ou menos também. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e amasse algumas vezes, só até ficar homogênea. Abra a massa com um rolo e cubra-a uma forma canelada de 25cm, fure a massa com um garfo e leve ao freezer por 30min. Pré-asse a massa por 20 minutos no forno a 180oC, retire e deixe esfriar.

Recheio - Em uma frigideira, doure a cebola na manteiga com o açúcar e o sal. Deixe caramelizar por cerca de 5 minutos. Retire do fogo e reserve. Em uma tigela, misture o queijo de cabra, o parmesão, o creme de leite, os ovos e o tomilho. Tempere com o sal e a pimenta e junte a cebola.

Montagem - Recheie a torta com o creme e leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 40 minutos, ou até que a quiche fique firme no centro e passe no teste do palito.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Gnocchi com Pesto de Cebolinha e Limão Siciliano


Minha massa preferida, definitivamente, é o gnocchi. Adoro a maciez e delicadeza que ele tem, e acho perfeito com qualquer tipo de molho. Queria fazer um pesto pro jantar, mas não tinha manjericão. Acabei lançando mão de uma cebolinha linda que comprei no mercado, com um toque de limão siciliano. Como também não tinha pinoli, usei um restante de pistache que tinha aqui disponível. O gnocchi ficou tão gostoso que eu e o Bernardo comemos escondidos na cozinha, antes das crianças descobrirem o que estávamos fazendo!

Gnocchi com Pesto de Cebolinha e Limão Siciliano

Ingredientes:

Gnocchi

1 kg de batatas
200g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal

Pesto

1/2 maço de cebolinha
1/4 xíc. (chá) de pistache, sem casca
1/2 xíc. (chá) de azeite de oliva
1 dente de alho
1/2 xíc. (chá) de parmesão ralado
Raspas e sumo de 1/2 limão siciliano
Sal e pimenta a gosto
Parmesão para servir

Modo de Preparo:

Gnocchi - Cozinhe as batatas em bastante água com sal. Amasse-as ou processe-as, junte o sal e vá juntando a farinha de trigo até que dê o ponto de desgrudar das mãos, aqui em casa usei 150g. Quanto mais farinha, mais ressecada ficará a massa. Ferva bastante água com sal em uma panela grande. Enquanto isso, molde os gnocchis. Divida a massa em 8 pedaços. Enrole cada pedaço de massa, de forma que virem cilindros não muito grossos. Corte os gnocchis, sempre polvilhando com farinha para não grudar. Coloque-os para cozinhar na água fervente, e deixe-os ferver até que subam à superfície da água. Retire do fogo, passe por um recipiente com água gelada e reserve.

Pesto - Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem, até que o molho fique homogêneo e encorpado. Retire do liquidificador e leve à uma frigideira grande aquecida. Junte o gnocchi e deixe que o molho penetre bem na massa. Sirva com bastante parmesão ralado.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Tronco de Natal


Eu sempre tive um pouco de dificuldade de fazer rocamboles. Sempre quebravam ou ficavam com gosto de ovo. Até hoje. Acordei decidida a fazer um tronco de Natal, esse bolo lindo que é a cara dessa época do ano. Fiz a massa, saiu ótima. Assei, ficou perfeita. Virei no papel  manteiga, enrolei de novo e nada de quebrar. Recheei, levei à geladeira, cobri e pronto! Uma lindeza, massinha macia e recheio cremoso de coco. E tudo isso em menos de 1 hora! O que mais eu poderia querer?

Tronco de Natal
massa daqui

Ingredientes:

Massa

4 ovos
100g de açúcar refinado
65g de farinha de trigo com fermento
40g de cacau em pó

Calda

60ml de água
60ml de açúcar de confeiteiro

Recheio

1 lata (395g) de leite condensado
3 colheres (sopa) de coco ralado
1 colher (sopa) de manteiga
100g de creme de leite

Cobertura

100g de creme de leite
150g de chocolate meio amargo
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo:

Massa - Pré-aqueça o forno a 180oC. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme leve e esbranquiçado. Peneire por cima a farinha e o cacau, misturando delicadamente para incorporar, com cuidado para não desfazer as bolhas de ar. Despeje a mistura sobre uma assadeira de 33x23cm, untada com manteiga e forrada com papel manteiga. Leve ao forno por cerca de 10 minutos, ou até que passe no teste do palito. Retire do forno, verta o bolo sobre um papel manteiga polvilhado com bastante açúcar refinado e corte cerca de 2 cm das pontas no sentido do maior lado. Leve os ingredientes da calda ao micro-ondas por 30 segundos, para dissolver o açúcar. Pincele o bolo com bastante calda, para umedecer bem as camadas. Enrole como um rocambole e deixe esfriar.

Recheio - Em uma panela de fundo grosso, junte o leite condensado, o coco ralado e a manteiga. Deixe cozinhar em fogo baixo mexendo sempre, até que desgrude do fundo da panela. Retire do fogo, junte o creme de leite e deixe esfriar.

Cobertura - Derreta o chocolate e o creme de leite no micro-ondas. Misture bem e reserve em temperatura ambiente.

Montagem - Abra a massa do rocambole e despeje o recheio. Enrole com firmeza e leve à geladeira para firmar, cerca de 30 minutos. Cubra com a ganache de chocolate e faça desenhos com um garfo, imitando um tronco. Decore com açúcar de confeiteiro e sirva.

sábado, 6 de dezembro de 2014

Mince Pies Integrais


Estava com vontade de assar um panettone essa semana, mas acabei adiando o projeto e arrumei um tempo para preparar essas mince pies, tortinhas inglesas de frutas secas típicas dessa época do ano. Fiz uma versão integral, só pra parecer mais inofensiva do que a versão regular. E ficaram deliciosas. A massa quebradiça e o recheio doce na medida certa. Tão gostosas que deverão ser repetidas até o Natal!

Mince Pies Integrais
do Baking: Step by Step

Ingredientes:

Massa:

180g de farinha de trigo branca
150g de farinha de trigo integral
1/2 colher (chá) de sal
150g de manteiga sem sal, gelada, em cubos
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
6 a 7 colheres (sopa) de água gelada
1 ovo batido, para pincelar

Recheio:

1 maçã pequena ralada
30g de manteiga derretida
115g de passas claras
115g de passas escuras
45g de cascas de laranja e limão cristalizadas picadas
45g de amêndoas ou avelãs picadas
Raspas de 1 limão siciliano
1 colher (sopa) de conhaque ou whisky
30g de açúcar mascavo
1 banana pequena, cortada em cubos pequenos

Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela coloque todos os ingredientes, com exceção da água. Com a ponta dos dedos, trabalhe a massa até que ela fique com a textura de areia molhada, com a manteiga completamente incorporada. Acrescente a água aos poucos, até que a massa desgrude das mãos e forme uma bola homogênea. Leve à geladeira por 30 minutos. 

Recheio - Em uma tigela, coloque todos os ingredientes. Misture bem com as mãos e reserve enquanto monta as tortinhas.

Montagem - Abra a massa e corte círculos que caibam em fôrminhas de cupcakes. Forre as fôrmas com a massa, recheie com a mistura reservada e cubra com estrelinhas de massa, apertando bem as pontas para que não se soltem. Leve à geladeira por 10 minutos. Pincele com o ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 190oC por cerca de 20 minutos, ou até que as tortinhas comecem a dourar e estejam totalmente assadas no fundo. Retire do forno e sirva em temperatura ambiente.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Waffle Semi-Integral de Banana


Acordei no domingo morrendo de vontade de comer um waffle. Mas não queria um waffle comum, daqueles de sempre. Queria aproveitar umas bananas que já estavam ficando passadas na fruteira. Procurei uma receita de waffle de banana e dei preferência pra versão integral porque, né, ando muito cheia de gordices ultimamente. Não foi tão fácil de achar como eu pensava, tive que procurar um bocado na internet até encontrar uma que achei que ficaria boa. Mas a surpresa maior eu não estava nem esperando. Os waffles ficaram com o gosto igualzinho aos waffles que comemos nos Estados Unidos na última viagem de férias que fizemos. Não sei se foi a canela, mas alguma coisa me remeteu direto àqueles dias na terra do Mickey Mouse!

Waffle Semi-Integral de Banana

Ingredientes:

3/4 xíc. (chá) de farinha de trigo 
3/4 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 e 3/4 xíc. (chá) de leite integral
2 ovos
1/4 xíc. (chá) de manteiga derretida
1 banana amassada
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de Preparo:

Em uma tigela, peneire as farinhas, o fermento, o sal e a canela. Junte o açúcar e misture bem. Em outro recipiente, misture os ingredientes líquidos, os ovos e a banana. Incorpore a mistura líquida aos secos e misture bem. Pré-aqueça a máquina de waffle e coloque conforme a capacidade. Servi quente com banana e maçã cortada, e bastante xarope de bordo!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Crepioca


Estive trabalhando um bocado ultimamente, por isso sumi um pouquinho mais do que gostaria. Além disso, há pouco menos de duas semanas, perdi um dos meus vovôs, que eu adorava demais. Aí fiquei sem ânimo para cozinhar e passar por aqui. Volto hoje com uma receita que descobri recentemente e que já virou queridinha na minha cozinha. A tal da crepioca, uma mistura de crepe com tapioca, nada mais é do que uma omelete com a goma da mandioca. Meu outro vovô trouxe uma goma deliciosa pra gente um dia desses e eu, curiosa com essa receita que tinha visto, decidi arriscar. Além de um jantar com bastante "sustância", a crepioca quase não leva gordura, além de ser naturalmente sem glúten, o maior vilão dos últimos tempos. A receita é pequenininha, por isso vou dar sem alarde mesmo: 1 ovo, 1 colher (sopa) de goma de tapioca, 1 colher (sopa) de creme de ricota, cebolinha a gosto e queijo minas frescal para rechear. Misture os ingredientes, com exceção do queijo minas e bata levemente com um garfo. Aqueça uma frigideira, coloque um tantinho de azeite e despeje a mistura. Frite em fogo médio e vire quando o outro lado estiver dourado. Recheie com o queijo, dobre a crepioca ao meio e tampe a frigideira para derreter o queijo. Retire do fogo e sirva imediatamente.