segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Tiramisu


Ontem decidi fazer aqui em casa uma almoço típico da Inglaterra. Teve rosbife de filé, um molho com cogumelos, bolinhos yorkshire e legumes para acompanhar. Aí, já que eu estava no mercado comprando coisas especiais, decidi torrar também em um potinho de mascarpone para fazer esse tiramisu que eu já estava namorando há meses. Com um creme super simples sem ovos e com uma calda sem álcool, desconfio que esse tenha sido o melhor tiramisu que já comi até hoje. Sei que não é o original, mas estava realmente uma delícia, firme e com as camadas de biscoito deliciosamente molhadas pelo café espresso maravilhoso. Mesmo fazendo pouco antes do almoço, o creme ficou gelado o suficiente na hora de comer!

Tiramisu
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

500g de mascarpone
50g de açúcar de confeiteiro
1/4 xíc. (chá) de creme de leite fresco
300ml de café forte frio
175g de biscoito champagne
1 colher (sopa) de cacau em pó

Modo de Preparo:

Em uma tigela, coloque o mascarpone, o açúcar e o creme de leite fresco. Misture bem com um fouet até que o creme fique leve e homogêneo. Reserve. Em um prato fundo, despeje o café e vá molhando os biscoitos. Em uma travessa grande ou em taças, alterne camadas do biscoito, creme e o cacau em pó peneirado. Finalize com uma camada de creme e cacau. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.

domingo, 9 de novembro de 2014

Pão de Hambúrguer Integral


Ontem fomos almoçar na casa da minha mãe e acabamos ficando sem nada pra jantar. Aproveitei que tinha uns filés de frango no freezer e descongelei para fazer esses hambúrgueres que as crianças adoram. Aproveitei também enquanto eles estavam lá embaixo com o Bernardo jogando bola para sovar um pão, já que não tinha nenhum em casa. Nesse meio tempo, recebi uma ligação da minha avó, chamando a gente pra passar um tempinho lá com ela. Avisei que estava assando um pão e fazendo o hambúrguer, e que chegaríamos um pouco mais tarde. Aprontei o lanche, empacotei como um picnic e lá fomos nós jantar nosso hambúrguer na casa da vovó. Os meninos comeram tanto que os 6 pães não foram suficientes para todo mundo! Os pães fofinhos e saborosos ficaram perfeitos com o hambúrguer de frango delicioso, complementados com um pouquinho de mostarda dijon e uma saladinha de alface, rúcula, tomate e cebola roxa!

Pão de Hambúrguer Integral

160ml de água morna
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de manteiga amolecida
1 colher (chá) de fermento biológico seco
100g de farinha de trigo integral
150g de farinha de trigo (aproximadamente)
Sementes de gergelim (opcional)

Modo de Preparo:


Numa tigela, misture a água, açúcar, sal, manteiga e fermento. Junte a farinha integral e mexa bem com uma colher de pau. Junte a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre.  Quando ficar difícil de mexer com a colher, transfira para uma mesa polvilhada com farinha e sove a massa, acrescentando mais farinha, aos poucos, até que a massa não fique mais grudenta. Dependendo da farinha, poderá precisar de menos do que as 150g da receita ou um pouco mais (eu precisei de menos). Sove um pouco mais até ficar uma massa bem lisa. Coloque numa tigela untada com óleo e vire a massa para untá-la em toda volta. Cubra com um plástico ou tampa e deixe descansar até dobrar de volume, aproximadamente 1 hora. Retire o ar da massa, dando uma leve sovada nela e divida em 4 a 6 porções, dependendo do tamanho que desejar. Lembre-se que a massa vai crescer bastante. Faça bolinhas com a massa e coloque em tabuleiro untado. Pincele (ou borrife) água na superfície do pão e polvilhe sementes de gergelim (opcional). Leve ao forno pré-aquecido a 200°C e asse por 15 a 20 minutos ou até corar.

sábado, 8 de novembro de 2014

Meatloaf


De vez em quando durante a semana eu decido fazer algum almoço especial, mesmo com a empregada em casa me encarrego de preparar alguma coisinha do meu jeito. Esse meatloaf foi feito meio que na obrigação, já que nesse dia a empregada não conseguiu vir por conta da greve dos ônibus. Acordei cedo, tirei a carne moída do congelador e fiquei pensando no que poderia fazer com ela. Já tinha feito chilli na semana passada, almôndegas na outra e não queria fazer bolonhesa porque já tínhamos comido massa no dia anterior. Decidi então repetir uma receita que a turma de casa amou: esse meatloaf. Além de ser super fácil, é uma ideia genial para um almoço corriqueiro, fica pronto em pouco tempo é uma delícia! Já tinha feito ele antes, mas essa foto ficou mil por cento mais bonita!

Meatloaf
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

1 cebola
1 talo de salsão
1 cenoura
2 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho amassado
50g de farinha de rosca
600g de carne moída
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de folhas de tomilho
1 colher (chá) de molho inglês
2 colheres (sopa)  de ketchup
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Pique finamente a cebola, o salsão e a cenoura (podem ser triturados no processador). Em uma frigideira, coloque o azeite e os legumes, deixando cozinhar por 5 minutos. Acrescente o alho, deixe fritar por mais 1 minuto e retire do fogo. Em uma tigela, coloque o restante dos ingredientes, acrescente os legumes refogados e misture bem até que os ingredientes fiquem totalmente incorporados. Tempere com o sal e a pimenta e coloque em uma fôrma de bolo inglês, sem apertar a carne. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 40 minutos, ou até que tenha cozinhado completamente por dentro. Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Bruschetta de Queijo de Cabra com Tomatinho Confit


As minhas sextas-feiras têm sido mais divertidas ultimamente. Bernardo agora tem um tempinho livre para tomarmos café juntos antes dele ir para o trabalho. Hoje, por exemplo, repetimos o café da manhã da semana passada em uma padaria francesa que descobrimos há pouco tempo, mas que já estamos apaixonados. Da outra vez que fomos comi um croissant, um pain au chocolat, e uma tartelete de morango. Decidi pedir um sanduíche, delicioso, com um pão de grãos, queijo e uma salada maravilhosa. Saímos de lá com um pão fresquinho de levain. Mais tarde, chamei a turminha para me acompanhar e ir ao mercado, pois desde que vi a foto dessa bruschetta no Pinterest fiquei com vontade de prepará-la. Fomos ao mercado e, além de todas as porcarias que as crianças quiseram comprar, comprei meus tomatinhos orgânicos e fresquinhos. Cheguei em casa, preparei esse tomatinho confit que eu amo, depois bati no mixer umas fatias de queijo Cablanca com creme de ricota, passei um alho nas fatias do pão artesanal, levei ao forno pra tostar um pouquinho e pronto: passei o creme de queijo de cabra por cima, uns tomatinhos e lá estava o nosso jantar! Lindo e delicioso, aposto que faria bonito com as visitas!