terça-feira, 12 de maio de 2020

Peixinhos da Horta


Uma receitinha típica desse lado do Atlântico, que usa vagem - ou feijão verde, por aqui - envolvida em uma massa e frita. Ficam especialmente maravilhosos polvilhados com um pouco de flor de sal e um limão espremido na hora!

Peixinhos da Horta
Adaptada de uma receita do chef Vítor Sobral

Ingredientes:

250g de vagens
200g de farinha de trigo
150ml de cerveja
Sal e pimenta a gosto
Óleo ou azeite para fritar

Modo de Preparo:

Lave, corte ao meio e retire o fio das vagens. Em uma tigela, misture a farinha e a cerveja e tempere com um pouco de sal e pimenta. A espessura da massa deve ser parecida com uma massa de panquecas, de forma que ela cubra a vagem sem escorrer muito. Se necessário, adicione mais cerveja. Passe as vagens pela massa e frite em óleo quente, até que comecem a dourar. Retire do fogo e deixe escorrer sobre folhas de papel toalha. Sirva com uma pitada de flor de sal e limão.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Tortilhas de Trigo


As melhores tortilhas que já fiz na vida, e que têm aparecido todas as semanas aqui em casa, para comermos como wraps, recheadas com um franguinho grelhado, salada de alface, tomate, cebola, picles e maionese. Vou publicar logo aqui no blog para poder fechar a aba do Google Chrome que está há mais de 3 meses aberta com essa receita!

Tortilhas de Trigo

Ingredientes:

3 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento químico
1/3 xíc. (chá) de azeite ou óleo vegetal
1 xíc. (chá) de água morna

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture os ingredientes secos. Faça um buraco no meio da massa e acrescente os líquidos, misturando com um garfo até incorporar todo o líquido à farinha. Sove a massa por cerca de 5 minutos, ou até obter uma massa lisa e brilhante (esse processo pode ser feito na batedeira, com o batedor de gancho). Corte a massa em 16 pedaços e deixe descansar, coberta, por cerca de 15 minutos. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e abra, com o auxílio de um rolo, a tortilha, até que fique com cerca de 18cm de diâmetro. Aqueça uma frigideira em fogo médio e vá assando as tortilhas por cerca de 2 minutos de cada lado, ou até que comecem a dourar. Retire da frigideira e coloque-as sobre um prato, cobertas com um pano de prato úmido, para evitar que ressequem. Caso comecem a quebrar, pincele-as levemente com água e leve para aquecer no micro-ondas por cerca de 10 segundos.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Tiramisù


Fui ao supermercado com o Bernardo e avistei o que mais parecia uma miragem: 200g de mascarpone por menos de 10 pratas. Me apressei e peguei logo alguns potinhos, pensando no maravilhoso tiramisù que eles virariam. Tinha já o biscoito champagne e o café em casa. Voltei toda serelepe, pronta para preparar a minha sobremesa quando me lembrei: não comprei creme de leite fresco para incorporar no creme. De última hora, procurei uma receita na internet e achei essa, bradando que era o tiramisù "original" italiano. Bom, se é original ou não eu não sei, mas que ficou maravilhoso - e, arrisco dizer, melhor do que o que leva o creme de leite batido -, isso ficou! 


Tiramisù

Ingredientes:

150g de açúcar
4 colheres (chá) de Marsala
6 gemas
500g de queijo mascarpone
300g de biscoito champagne
250ml de café espresso frio
Cacau em pó para polvilhar

Modo de Preparo:

Em uma tigela que possa ir em banho-maria, coloque o açúcar, o Marsala e as gemas. Leve ao banho-maria mexendo sempre, até que atinja a temperatura de 82oC. Retire do fogo e leve para bater na batedeira até que a mistura alcance a temperatura ambiente. Junte, com o auxílio de uma espátula, e com cuidado para não retirar muito ar, o queijo mascarpone. Reserve. Para a montagem, molhe os biscoitos no café. Faça uma camada de biscoitos na travessa, seguida do creme. Repita as camadas e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Polvilhe com cacau pouco antes de servir.

domingo, 21 de outubro de 2018

Polvo à Lagareiro


Eu já tinha comido polvo antes. Mas nunca tão delicioso quanto o polvo à lagareiro que a tia Marília preparou para a gente em Portugal. Tudo ali era perfeito: o polvo cozido no ponto certo, o azeite português maravilhoso, o vinho que tomamos para acompanhar e, obviamente, a companhia da tia Marília, que não poupou esforços para nos agradar enquanto estivemos na terrinha. Logo peguei a receita e, assim que cheguei, fui atrás de um polvo - item de luxo aqui em terras brasilienses. O modo de preparo é super fácil, e o resultado é incrível! Todos os dias eu sonho em chegar em casa e ter uma frigideira dessa me esperando com um pedaço de pão para molhar no azeite!

Polvo à Lagareiro

Ingredientes:

800 gr de polvo limpo
4 a 5 dentes de alho
1 folha de louro
Azeite
Coentros
1 cebola com casca
Batatinhas para assar
Sal grosso q.b.

Modo de Preparo:

Cozinhe o polvo na panela de pressão por 15 ou 20 minutos, juntando 1/2 xíc. (chá) de água e uma cebola com casca, para que o polvo não fique duro. Lave muito bem as batatas com casca, salpique-as com sal grosso e leve para assar em forno pré-aquecido a 190oC. Quando o polvo estiver cozido, ponha-o num tabuleiro de barro com os dentes de alho esmagados, 1 folha de louro, coentros picados grosseiramente e azeite até quase cobrir o polvo. Leve ao forno durante 30 minutos. Quando as batatas já estiverem assadas dê um murro em cada uma e disponha-as à volta do polvo, regando-as com o azeite quente.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Ambrosia


Estava morrendo de vontade de comer uma ambrosia. Depois de um teste falido com uma receita que não deu certo, achei essa receita nesse site, que desde o tempo da invenção da internet sempre tem um monte de coisas que servem pra todos os gostos. Organizei os ingredientes, peguei um pau de canela emprestado com a minha sogra, cheguei em casa e fiz. E só sosseguei quando raspei esse pratinho que aparece aí na foto. Sem brincadeira, se você gosta de ambrosia, faça. Sem dúvidas, essa foi a melhor que eu comi até hoje! Delícia e super fácil!

Ambrosia

Ingredientes:

1 l de leite
2 xícaras de açúcar
6 ovos inteiros
1 pau de canela
4 cravos da índia
Suco de 1 limão pequeno

Modo de Preparo:

Coloque, em uma panela média, 1/2 xícara de açúcar, a canela e os cravos da índia. Deixe ferver até dourar o açúcar (cor de caramelo). Acrescente o leite, o suco do limão o restante do açúcar e os ovos (misture os ovos antes para estourar as gemas). Mexa de vez em quando, com cuidado. Deixe ferver até que fique quase seca, mas ainda com um pouco da calda. 

*Fiz a receita com 1 ovo, respeitando a proporção dos outros ingredientes.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Brownies Básicos da Pat


Se tem uma receita que ficou rolando por dias na minha aba do Chrome, foi essa. Todos os dias eu queria preparar esse brownie, só que nunca conseguia. Falta de tempo, de algum ingrediente ou qualquer outra coisa eram desculpas para deixar para o dia seguinte. Mas confesso que foram dias babando na frente da tela do computador enquanto via a textura perfeita e molhadinha desses brownies. No domingo, depois de um dia de descanso na chácara com a turma, voltamos para casa e decidi preparar os brownies. A Pat diz que são básicos, mas para mim foram uma maravilhosa descoberta de um dos melhores - e mais fáceis - brownies que já comi. Entrou invicto em primeiro lugar para o ranking dos melhores da vida! Façam e comprovem!

Brownies Básicos da Pat

Ingredientes:

½ xícara (113g) de manteiga sem sal, picada
2/3 xícara (60g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 xícara (200g) de açúcar cristal
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2/3 xícara (93g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
½ xícara (85g) de gotas de chocolate meio-amargo ou chocolate em barra picadinho

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobrar papel em dois lados opostos. Unte o papel com manteiga. Em uma panela média, derreta a manteiga em fogo médio. Retire do fogo e adicione o cacau, mexendo bem para dissolvê-lo. Misture o açúcar e deixe esfriar. Acrescente os ovos, um a um, misturando bem a cada adição. Junte a baunilha. Adicione a farinha, o fermento e o sal e misture até a farinha sumir. Incorpore as gotas de chocolate. Espalhe a massa na forma preparada e leve ao forno por 20 minutos ou até que a superfície do brownie pareça seca e um palito enfiado no centro saia com um pouquinho de massa grudado nele. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Creme de Abóbora com Leite em Pó


Já falei aqui que a minha sogra é uma cozinheira de mão cheia. Vivemos dividindo receitas, e esse creme é adaptado de uma delas. Um dia minha sogra fez um purê de abóboras que ficou maravilhoso e ultra cremoso. Perguntei o que ela havia colocado, e ela me disse que foi leite Ninho e manteiga, e só. Fiquei maravilhada com aquilo e decidi preparar uma sopa creme de abóbora com os ingredientes. Adicionei caldo de legumes para saborizar e pronto: faço logo uma panela cheia e vou tomando no jantar durante a semana. Fica cremosa e maravilhosa, e o leite ainda dá um gostinho meio adocicado à preparação! 

Creme de Abóbora com Leite em Pó

Ingredientes:

1/2 abóbora japonesa, lavada, cortada em cubos (com a casca)
2 litros de caldo de legumes
4 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe a abóbora no caldo de legumes, temperando com sal e pimenta. Assim que a abóbora estiver cozida, retire do fogo e bata no liquidificador, acrescentando o caldo aos poucos para que não fique muito líquida. Continue batendo e adicione o leite em pó e a manteiga. Tempere novamente e sirva.

domingo, 16 de setembro de 2018

Pêssegos Grelhados com Mel


Por aqui já está começando a época dos pêssegos: já aparecem nos mercados e feiras, lindos e cheirosos, prontos para qualquer coisa deliciosa, ou mesmo serem devorados puros, como é o caso da minha casa, já que as crianças caíram de amores pela fruta. Escondido deles, peguei 1 pêssego e preparei grelhado, para ver como ficaria. E fiquei impressionada: a textura fica quase como a do pêssego em calda, porém mantendo o sabor delicioso dele fresco! Servi com um fio de mel e iogurte natural! Perfeito para o lanche da tarde!

Pêssegos Grelhados com Mel

Ingredientes:

1 pêssego maduro
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de mel para servir
1/4 xíc. (chá) de iogurte natural, para servir

Modo de Preparo:

Corte o pêssego ao meio, retirando o caroço. Espalhe o açúcar em um prato e passe a parte da polpa do pêssego sobre ele, pressionando para grudar o açúcar na fruta. Aqueça uma grelha em fogo baixo. Coloque os pêssegos, com a parte da polpa virada para baixo, e tampe. Deixe grelhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, ou até que o pêssego esteja dourado. Retire com cuidado e sirva em temperatura ambiente com o fio de mel e o iogurte.

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Torradinhas com Pasta de Avocado Temperada


Como abacates desde que me entendo por gente. Lá na chácara do meu pai tem inúmeros pés da fruta, e sempre que era época,  minha casa ficava cheinha de abacates. Só que não comíamos o abacate em pratos salgados, como comemos hoje. Tomávamos litros de abacate batido com leite e açúcar, as abacatadas do meu pai, ou comíamos as frutas com limão espremido e açúcar, quando estavam bem maduras. Saí da casa dos meus pais e nunca mais comi, até o dia que encontrei lindos avocados. Aquela texturinha amanteigada, o saborzinho menos intenso do que o abacate da chácara e as receitas da internet transformaram meu café da manhã de abacatada em lindas torradinhas e guacamoles. Essa receita não chega a ser uma receita: peguei algumas fatias de pão de fermentação natural e aqueci na torradeira. Enquanto isso, amassei meio avocado e misturei 1/4 colher (chá) de cebola e alho em pó, sumo de meio limão, sal e pimenta do reino moída. Passei pelas torradinhas e coloquei lindos e azedinhos tomatinhos tipo cereja por cima, e uma pitada de pimenta calabresa. Um fio generoso de azeite e pronto. Café da manhã prontinho para servir, junto com esse suquinho maravilhoso de laranja com cenoura e gengibre! Delicinha!

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Sangria Portuguesa


Uma receita simples para uma bebida incrível! Eu não era muito de beber, até passar algumas semanas em Portugal no último mês. Conheci lá os melhores vinhos e bebidas que já tinha tomado, e fiquei viciada nas sangrias, disponíveis em quase todas as esquinas de Lisboa. Voltei pra casa com sede para testar uma receita, o que foi bem fácil, já que a maioria lá tem sempre esses mesmos ingredientes. O resultado? Uma jarra dessa belezinha para o almoço de domingo! Sangria para português nenhum botar defeito!

Sangria Portuguesa

Ingredientes:

750ml de vinho branco seco
750ml de refrigerante de limão
2 laranjas tipo Bahia, cortadas em meia-lua
200g de morangos, sem folhas, cortados em rodelas
Cubos de gelo para servir

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes e leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Ovos Turcos com Iogurte


Que eu amo ovos vocês já estão carecas de saber. É um ingrediente que sempre aparece aqui no blog: cozido, assado, frito, omelete, enfim, eu gosto dele de todos os possíveis jeitos. E essa receita combina muitas coisas que eu adoro para um café da manhã reforçado: ovos, manteiga, iogurte e um pãozinho de fermentação natural. A gema molinha do ovo com o iogurte temperadinho fazem um combo perfeito para passar na torradinha! Ingredientes simples e um resultado digno de restaurante!

Ovos Turcos com Iogurte

Ingredientes:

1 dente de alho amassado
300g de iogurte grego sem açúcar
50ml de azeite
50g de manteiga sem sal
1 colher (chá) de pimenta calabresa
2 talos de cebolinha picados
Sal e pimenta do reino a gosto
Fatias de pão torradas, para servir

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture o alho com o iogurte grego e a metade do azeite. Reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga, deixando que ela fique dourada, até o ponto noisette, quando ela fica escura e com aroma de castanhas. Junte a pimenta calabresa, o restante do azeite e reserve. Divida o iogurte grego em 4 tigelas coloque dois ovos por cima de cada uma. Por último acrescente a manteiga noisette e tempere com sal e pimenta. Decore com a cebolinha e sirva com fatias de pão torradas.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Abobrinha em Conserva


Uma conserva divina e ótima para quando você não tem quase nenhum ingrediente em casa! Comemos no almoço, como acompanhamento para o frango grelhado, e no jantar, por cima de uma torradinha. Perfeita e super rápida de fazer, ótima como aperitivo para as festas em casa!

Abobrinha em Conserva
daqui

Ingredientes:

1kg de abobrinhas, cortada em fatias finas
4 dentes de alho, fatiados
1 xíc. (chá) de vinagre
Sal e pimenta calabresa a gosto
Orégano a gosto
1 xíc. (chá) de azeite

Modo de Preparo:

Em uma panela, junte as abobrinhas, o alho e o vinagre. Cozinhe até que as abobrinhas fiquem macias. Escorra o vinagre e transfira para um pote grande. Cubra com azeite (coloque mais, se necessário) tempere com sal, pimenta e orégano. Misture bem e deixe na geladeira tampado até que fique completamente gelado. 

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Waffles de Queijo com Batata


Se tem uma coisa que eu amo comer é batata. Pode ser assada, frita, purê, gnocchi, amassada, refogada, enfim, sem sombra de dúvidas é uma das minhas comidas preferidas na vida. Tinha visto no Pinterest alguns anos atrás uma receita de hash browns - aquelas batatas fritas que os americanos comem no café da manhã - feitas na máquina de waffle, sem fritar. Acordei com vontade de comer e fui pesquisar uma receita. Achei essa e amei! Com certeza comeria todos os dias! Acompanhei com pedacinhos de bacon frito, folhas de manjericão e creme azedo! Maravilhoso!

Waffles de Queijo com Batata

Ingredientes:

600g de batata, ralada no ralo grosso
3 ovos, levemente batidos
1/4 xíc. (chá) de leite
1 xíc. (chá) de queijo cheddar ralado - usei muçarela
1/4 xíc. (chá) de cebolinha picada
Sal e pimenta a gosto
Creme azedo (sour cream) para servir
Óleo, para untar a máquina de waffle

Modo de Preparo:

Aqueça e unte com óleo sua máquina de waffles. Em uma tigela, misture a batata, os ovos, o leite, o queijo e a cebolinha. Tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque cerca de 1/2 xíc. (chá) da mistura na sua máquina, deixando cozinhar até que fique bem dourado. Repita o processo com o restante da receita. Sirva com o creme azedo e cubos de bacon.

domingo, 24 de junho de 2018

Petit Gâteau de Chocolate Branco com Limão Siciliano


Sobraram algumas casquinhas de ovo de Páscoa da lojinha (até hoje!) e ainda não consegui usá-las para nada, já que chocolate branco não é algo que uso muito nas minhas receitas. Aí pensei que poderia fazer um petit gatêau diferente, utilizando o chocolate e um limãozão siciliano que tinha em casa. Vi dois tipos de receita: uma que separava o recheio do bolinho e essa que eu fiz, que é igual a de um petit gatêau normal, é só misturar todos os ingredientes, colocar na forminha e pronto! O bolinho é macio, e o recheio parece um curd, delicioso e com um sabor azedinho do limão!

Petit Gâteau de Chocolate Branco com Limão Siciliano

Ingredientes:

200g de chocolate branco
110g de farinha de trigo
160g de manteiga
160g de açúcar
3 ovos
4 gemas
Raspas de 2 limões sicilianos
Suco de 1 e 1/2 limão siciliano

Modo de Preparo:

Pre-aqueça o forno a 200oC. Unte 12 forminhas de petit gatêau com manteiga e farinha de trigo. Derreta o chocolate branco com a manteiga e separe. Coloque num recipiente os ovos, as gemas, o açúcar, a farinha e, por último, o chocolate previamente derretido com a manteiga. Bata bem. Adicione o limão siciliano espremido e as raspas. Coloque a mistura nas forminhas e asse por 7 a 8 minutos. Sirva imediatamente.

domingo, 17 de junho de 2018

Frango Empanado na Airfryer


Se tem uma coisa que minha família ama é esse frango. Posso prepará-lo todos os dias da semana e tenho certeza de que eles comeriam felizes! O modo de preparo é super fácil, ele só demora mesmo porque colocar aos poucos 1kg de frango na Airfryer pode ser algo que leve algum tempinho. Mas se você puder, faça. Já fiz com filé mignon, peixe e camarão, e sempre sai super gostoso! A carne por dentro fica macia e suculenta, enquanto o exterior fica crocante e douradinho!

Frango Empanado na Airfryer

Ingredientes:

1kg de filé de peito de frango, cortado em bifes
1 colher (sopa) de cebola em pó
1 colher (sopa) de alho em pó
1 colher (sopa) de óleo
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xíc. (chá) de farinha de trigo
2 ovos grandes, levemente batidos
3 xíc. (chá) de panko
Azeite para fritar

Modo de Preparo:

Em uma tigela, disponha os bifes de frango. Tempere com a cebola, alho, óleo, sal e pimenta. Misture bem com as mãos para que o tempero incorpore bem em todos os bifes. Separe 2 pratos rasos e 1 fundo: coloque a farinha de trigo em um prato raso, o ovo em um prato fundo e o panko no outro prato raso. Passe o frango pela farinha de trigo, bata para retirar o excesso, em seguida passe pelo ovo e por último pelo panko, pressionando para que fique bem aderido ao bife. Repita a operação até que todo o frango esteja empanado. Pré-aqueça a Airfryer por 10 minutos a 200oC. Coloque 2 ou 3 bifes no cesto da Airfryer, de forma que fiquem em uma única camada. Coloque um fio grande de azeite e leve para assar na Airfryer em 200oC, até que os empanados fiquem dourados. Repita a operação com o restante. Sirva imediatamente.

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Quindim


Quando o Bruno era bebê, ele apresentou uma alergia estranhíssima, que o médico suspeitava que fosse a algum alimento que eu estava consumindo. Por alguns meses, deixei de comer glúten, lácteos e soja. Durante esse período duro e faminto, minha avó me salvou diversas vezes com as suas ideias maravilhosas de receitas sem os ingredientes proibidos. Ela fazia uma torta de legumes sensacional, e também os meus queridíssimos quindins de maracujá. Aqueles dois pratos viraram os meus favoritos por alguns meses, uma luz no fim do túnel para a viciada em glúten e leite. A receita que trago hoje não é a do quindim de maracujá da vovó, mas de um quindim igualmente delicioso, que faço de noite para comer no dia seguinte de manhã geladinho! Anotem essa!

Quindim

Ingredientes:

15 gemas
100ml de água filtrada
300g de açúcar
150g de coco ralado
Sumo de 1 limão
30g de manteiga derretida
Manteiga e açúcar para untar as forminhas

Modo de Preparo:

Unte com manteiga 12 forminhas de petit gateau e reserve. Em uma tigela, coloque as gemas e junte a água. Bata com um fouet e reserve. Em outra tigela, junte o açúcar, o coco ralado, o sumo de limão e a manteiga e misture. Peneire a mistura de ovos sobre os secos, mexendo para incorporar. Encha as forminhas de petit gateau até a metade. Coloque para assar em banho-maria por cerca de 15 minutos, ou até que passem no teste do palito. Retire do forno e deixe amornar para desenformar.

terça-feira, 5 de junho de 2018

Salada de Ovo


Com certeza a melhor salada de ovos que você vai comer na vida! Fiz ontem à noite para jantarmos e confesso que estou pensando seriamente em repetir o cardápio hoje também! O ovo, cozido no tempo certo, fica perfeito com a acidez do limão e da mostarda, junto com a cremosidade da maionese! 

Salada de Ovo
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

6 ovos
6 colheres (sopa) de maionese
1 colher (sopa) de suco de limão
1 talo de salsão pequeno, picado em cubinhos
1 colher (sopa) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
Sal e pimenta a gosto
Páprica a gosto
Fatias de pão integral torradas, para servir.

Modo de Preparo:

Cozinhe o ovo por 8 minutos. Retire da panela, coloque em água gelada, descasque e reserve. Em uma tigela, misture o restante dos ingredientes. Pique os ovos cuidadosamente em 6 pedaços e junte ao creme. Tempere a gosto e sirva sobre as torradas.

domingo, 3 de junho de 2018

Sorvete de Café, Doce de Leite e Chocolate


Apesar de muito raro, às vezes me sobra um pouco de creme de leite fresco na geladeira. Por essas ocasiões espetaculares, mantenho sempre a minha sorveteira no freezer destinado aos preparos da loja, já que o daqui de casa vive cheio de pacotes de frango e pão de queijo. Encasquetei que queria fazer um sorvete de café, já que nunca tinha preparado um desse sabor que eu tanto adoro! Acabei encontrando essa receita do muso dos sorvetes na internet e preparei. Eu e o Bernardo - e também o Caio, coitado, que só comeu algumas colheradas - concordamos que foi um dos melhores sorvetes que já comemos. Já saiu da máquina cremosíssimo e cheio de sabor, e vamos dizer que essa combinação de café, doce de leite e chocolate não tem como dar errado de jeito nenhum!

Sorvete de Café, Doce de Leite e Chocolate

Ingredientes:

250ml de leite integral
500ml de creme de leite fresco
150g de açúcar
20g de café solúvel
1/4 colher (chá) de sal
6 gemas

Para adicionar depois:

150g de doce de leite
150g de raspas grossas de chocolate meio amargo

Modo de Preparo:

Em uma panela, junte o leite integral, a metade do creme de leite fresco, metade do açúcar, o café e o sal. Aqueça até levantar fervura. Desligue o fogo e deixe esfriar por 15 minutos. Em uma tigela, bata as gemas com o restante do açúcar. Coloque, em outra tigela, o restante do creme de leite fresco e posicione a tigela sobre um banho-maria invertido, ou seja, sobre uma tigela maior com pedras de gelo e água gelada. Junte a mistura quente do leite com café à mistura de gemas, mexa bem e devolva à panela, cozinhando em fogo baixo até o ponto napê, quando passando o dedo pela mistura ela esteja grossa o suficiente para cobrir a espátula e deixar um rastro homogêneo (82oC). Imediatamente peneire o creme sobre o creme de leite fresco gelado, misturando bem. Transfira para um pote com tampa e deixe na geladeira por pelo menos 3 horas. Coloque a mistura na sorveteira de acordo com as instruções. Quando o sorvete estiver pronto, adicione o chocolate picado e colheradas de doce de leite. Leve ao freezer por pelo menos 4 horas antes de servir.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Bolo de Chocolate Denso


Um bolo denso e incrível, maravilhoso com uma xícara de café no meio da tarde! Receita infalível da Nigella, que servi com uma cobertura de brigadeiro que tinha sobrado aqui na lojinha!

Bolo de Chocolate Denso
do livro Delícias Divinas, da Nigella

Ingredientes:

225g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
375g de açúcar mascavo
2 ovos grandes batidos
1 colher (chá) de essência de baunilha
100g de chocolate amargo (70% de cacau)
200g de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
250ml de água fervente

Modo de Preparo:

Unte uma assadeira quadrada de 20x20cm com manteiga e farinha e forre o fundo com papel manteiga. Pré-aqueça o forno a 190oC. Na tigela da batedeira, bata a manteiga com o açúcar, até obter um creme. Adicione os ovos e a baunilha, misturando bem. Junte o chocolate derretido e frio, tomando cuidado de bater bem, mas não demais. Os ingredientes precisam ser combinados, mas a massa não deve ficar leve e aerada. Então, alterne colheradas de farinha, já com o bicarbonato acrescido, com a água fervente, até obter uma massa lisa e líquida. Despeje-a na forma e asse por 30 minutos. Baixe a temperatura para 170oC e asse por mais 15 minutos. O bolo ainda estará um pouco mole no interior. Coloque o bolo sobre uma grelha de metal e deixe ficar completamente frio antes de desenformar. Não se preocupe se afundar no meio: na verdade isso acontece por ser um bolo denso e úmido.


quinta-feira, 3 de maio de 2018

Ricota Caseira com Leite Pasteurizado


Eu tenho feito bastante ricota aqui em casa. No momento, a minha preferida é essa daqui, temperadinha e deliciosa para passar no pão de manhã. Nas últimas semanas, no entanto, não estou achando meu leite favorito para preparar a minha ricotinha matinal. Tive então que recorrer a um leite pasteurizado que achei na parte gelada do supermercado.  O que eu nunca poderia imaginar era a diferença que isso daria na minha ricota. No geral ela rende cerca de 1 xícara, e fica com a consistência bem arenosa. Fiz com o leite pasteurizado e ela ficou completamente diferente. Além de ter rendido cerca de 1/2 xícara, ela sai da panela com uma consistência de queijo, com bastante liga. Deixei a minha escorrer no paninho, coloquei em uma vasilha e levei para a geladeira. No dia seguinte, um queijinho perfeito, nem parecia a minha ricotinha de sempre. Da próxima vez faço com 3 litros de leite, aí teremos queijo para uma semana inteira!

Ricota Caseira com Leite Pasteurizado

Ingredientes:

1 litro de leite pasteurizado
4 colheres (sopa) de vinagre de maçã
1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque o leite, o vinagre e o sal. Misture e deixe levantar fervura em fogo baixo, até que todo o soro tenha se separado da gordura do leite. Caso isso não aconteça, coloque um pouco mais de vinagre e deixe decantar. Retire a panela do fogo e verta sobre um coador de tecido. Deixe escorrer por cerca de 30 minutos, ou até que o queijo fique com pouco soro. Coloque em um ramequin untado com óleo e leve à geladeira. Retire 10 minutos antes de comer.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...