quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Torta Ópera


Eu não posso reclamar do ano passado. Apesar de ter sido um ano muito difícil, foi também um ano interessante em vários aspectos. Posso dizer que me firmei no meu pequeno negócio, participei de um programa de TV muito divertido e fiz um curso que estava querendo há muito tempo. Além disso, conheci muita gente muito querida. Incluindo a minha professora do curso, a Luiza, uma pessoa incrível que está sempre disposta a me ajudar. Daí que, chegando o final do ano, programamos de preparar essa torta fabulosa juntas. E vocês não têm ideia de como é deliciosa! Camadas de biscuit joconde intercaladas com um creme maravilhoso de café e uma ganache de chocolate. É um pouco trabalhosa - e não tão difícil - mas a recompensa é uma torta linda e fatias com camadinhas perfeitas! Um jeito delicioso de começar o ano novo!

Torta Ópera
a receita é a mesma da Stef

Génoise de Chocolate

165g de ovos
90g açúcar refinado 
70g de farinha de trigo
20g de cacau em pó

Biscuit Joconde

165g de açúcar impalpável
165g de farinha de amêndoas
220g de ovos
40g de farinha de trigo
105g de claras de ovos
30g de açúcar refinado
50g de manteiga sem sal derretida e em temperatura ambiente

Ganache de Chocolate

700g de creme de leite fresco
700g de chocolate meio amargo

Creme de Manteiga e Café

165g de ovos
108g de gemas de ovo
330g de açúcar refinado
100g de água
400g de manteiga sem sal com mais ou menos 17 graus
Extrato de café a gosto

Para molhar a massa, prepare uma calda de água, açúcar e café

Miroir de Chocolate

300g de ganache de chocolate
60g de glucose
Gotas de corante vermelho

Modo de Preparo:

Génoise de Chocolate - Comece com a genoise de chocolate. Pré aqueça o forno a 190 graus. Unte com manteiga uma placa de mais ou menos 30x40cm, forre com papel manteiga e unte novamente com manteiga. Misture os ovos com o açúcar e leve ao banho-maria, batendo sempre, até que atinja a temperatura de 45 graus, ou até que os cristais de açúcar se dissolvam. Transfira para a batedeira e bata por mais ou menos uns 10 minutos. Peneire os ingredientes secos. Transfira o batido de ovos e açúcar para uma tigela bem grande e, com movimentos envolventes, incorpore os ingredientes secos em 3 adições. Espalhe a massa sob a placa previamente preparada e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 10 a 12 minutos, ou até que esteja assada. Retire do forno e deixe esfriar. Reserve.
Biscuit Joconde - Deixe o forno ainda a 190 graus. Unte com manteiga 2 placas de mais ou menos 20x30cm, forre com papel manteiga e unte novamente com manteiga. Na tigela da batedeira, misture os ovos inteiros com a farinha de amêndoas e o açúcar impalpável. Bata em velocidade média até que tenha um creme fofo e branco. Transfira para uma tigela maior e reserve.  Ainda na batedeira, bata as claras com o açúcar refinado até que atinja o ponto neve. Não bata demais, caso contrário as claras ficarão muito secas e será difícil incorporar ao restante da massa. Peneire a farinha de trigo. Incorpore, com movimentos envolventes, a farinha de trigo peneirada e as claras batidas ao creme de amêndoas, começando pelas claras e terminando com elas. Retire uma parte do preparo, mais ou menos 1 xícara, e acrescente a manteiga nessa parte que foi separada. Devolva essa mistura, já com a manteiga, ao restante do preparo e incorpore com movimentos envolventes.  Espalhe a massa sob as placas previamente preparada e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 10 a 12 minutos, ou até que esteja assada e dourada por baixo, mas cuidado para não ficar seca demais. Retire do forno e deixe esfriar. Reserve.
Ganache - Leve o creme de leite ao fogo médio, quando começar a ferver, despeje sobre o chocolate cortado em pedaços e, começando a mexer sempre do centro, misture até que forme um creme homogêneo. Separe 300g para o miroir e o cubra com papel filme. O restante da ganache deve ser levado ao refrigerador e a cada 10 minutos, você deve retirar de lá e misturar para que não forme cristais no chocolate.
Creme de Manteiga - Na tigela da batedeira, misture os ovos com as gemas e 1 colher (sopa) de açúcar. Deixe bater por mais ou menos uns 10 minutos e então começe a fazer a calda. Misture a água com o restante do açúcar e leve ao fogo médio, sem mexer, até que o preparo atinja 118 graus. 
Quando a calda estiver pronta, acrescente em fio ao preparo na batedeira (aumente a velocidade nessa hora). Deixe bater até que fique em temperatura ambiente. Agora é a hora de incorporar a manteiga. Ela não deve estar muito gelada e nem em mole demais. A textura ideal é que esteja firme, porém não pode estar muito gelada. Quando o creme esfriar, acrescente a manteiga aos poucos. Agora você vai achar que o preparo estragou, mas não se preocupe, como é uma grande quantidade de gordura, ele vai baixar mesmo. Deixe bater bem e acrescente o extrato de café a gosto. Quando estiver bem homogêneo, desligue a batedeira e leve o preparo ao refrigerador.

Agora vamos começar a montagem. Abaixo segue um gabarito de como deve estar as camadas:

10 - Cobertura "Miroir"
9 - Creme de Manteiga 1/2
8 - Ganache 1/2
7 - Biscuit Joconde
6 - Ganache
5 - Creme de Manteiga
4 - Genoise
3 - Creme de Manteiga
2 - Ganache
1 - Biscuit Joconde

Forre uma placa grande com papel manteiga. Coloque uma fatia do biscuit joconde e molhe com a calda. Espalhe uma camada de ganache de chocolate que deve estar com uma consistência mais pastosa, nem muito líquida, nem muito rígida. A camada deve ser lisa e uniforme. Leve ao refrigerador até que a ganache fique firme.  Quando a ganache estiver firme, retire do refrigerador e coloque a mesma quantidade de creme de manteiga, deixando outra camada lisa e uniforme. Cubra com a genoise, molhe a genoise com a calda de café e coloque outra camada do creme de manteiga seguindo o mesmo padrão. Leve ao refrigerador até que fique firme. Após esse segundo tempo de refrigerador. Faça outra camada de ganache, seguindo o mesmo padrão de espessura e uniformidade. Cubra com a outra parte do biscuit joconde e regue novamente com a calda. Faça outra camada de ganache, só que dessa vez deve ser mais fina, ok? Leve novamente ao refrigerador até que fique firme. Após o terceiro tempo de refrigeração, faça uma camada fina de creme de manteiga (mais ou menos metade do que você usou nas outras camadas e devolva ao refrigerador para firmar novamente.
Miroir - Com os 300g de ganache que você reservou, leve ao fogo juntamente com os demais ingredientes, misturando sempre até que fique bem homogêneo e brilhante. Retire do fogo e deixe ficar em temperatura ambiente. Mas não deixe endurecer, tem que ficar um molho mas não pode ser quente.

Retire a torta do refrigerador. Coloque-a sobre uma grade e essa grade deve estar sobre outra assadeira e regue com o miroir. Dê umas leve batidinhas para que ele se espalhe melhor e saia o excesso de calda. Leve novamente ao refrigerador até a hora que for servir.

2 comentários:

Stefania Tissot disse...

Que legal Renata! Eu adoro essa torta! A sua ficou super linda, parabéns! A Luiza é realmente um amor, fizemos algumas aulas juntas no IESB e eu sempre achei ela super talentosa! Feliz 2017 para você, Querida! Muita perserverança nos seus novos desafios e muita alegria também! Beijos!

Mary - Strawberrycandy disse...

Que torta maravilhosa,...deve ser uma verdadeira delícia!
Feliz dia dos Reis,..
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...