domingo, 26 de julho de 2015

Tarte Tatin


Todo mundo que lê o meu blog sabe que eu sou gamada do British Bake Off da Inglaterra. Amo tudo: a decoração, os utensílios, a vibe inglesa maravilhosa, as apresentadoras, os jurados.. Quando soube que teria a versão brasileira, achei legal, mas pensei que não teria o mesmo formato. O pessoal do facebook divulgou as inscrições, mas eu nem liguei muito. Quando eu vi que a emissora fez o programa exatamente como é o britânico, me arrependi amargamente de não ter pelo menos dado uma chance para a atração. Depois de chorar litros de lágrimas açucaradas, fui assistir ao programa. Um pouco amador, obviamente, mas bem legal. Uma das sobremesas que eles tiveram que apresentar foi a tarte tatin, que inclusive já tem uma receita aqui no blog. Mas eu devo confessar que preferi mil vezes essa de agora. A maçã ficou com uma textura incrível e o caramelo, ah gente, o caramelo é um caso de amor eterno. Isso sem contar a massa, crocante e maravilhosa mesmo depois de levar uma enxurrada de calda. Foi a sobremesa perfeita para o nosso domingo de picnic no parque!

Tarte Tatin
massa do Baking Step by Step e calda da diva Mary Berry

Ingredientes:

Massa

175g de farinha de trigo
2 gemas
1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
Uma pitada de sal
75g de manteiga em cubos, em temperatura ambiente
Água gelada

Calda

4 maçãs grandes, cortadas em 4, depois cortadas ao meio no sentido do comprimento
Suco de 1 limão
175g de açúcar cristal
6 colheres (sopa) de água

Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela, coloque todos os ingredientes, exceto a água. Misture bem com as pontas dos dedos, até que a massa fique com consistência de areia molhada. Vá acrescentando água gelada, cerca de 1 colher (sopa) de cada vez, até que a massa dê o ponto e solte completamente das mãos. Leve a massa à geladeira por cerca de 30 minutos.

Calda e Montagem - Regue as maçãs com o suco de limão e misture bem, para evitar que escureçam. Em uma fôrma de alumínio de cerca de 20cm de diâmetro, leve o açúcar e a água ao fogo médio. Misture até que comece a levantar fervura. Então aumente o fogo e deixe caramelizar, virando a fôrma no fogo, até que fique com um tom âmbar. Cuidado para não queimar nessa etapa. Assim que o caramelo estiver no ponto, retire do fogo e deixe esperar por cerca de 10 minutos. Arrume as maçãs delicadamente por cima do caramelo. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e coloque por cima das maçãs, empurrando as beiradas da massa para dentro da assadeira. Leve ao forno pré-aquecido a 190oC até que a massa fique dourada e crocante, cerca de 30 minutos. Retire do forno e sirva morna com creme batido ou com sorvete de creme.

Um comentário:

Gi disse...

Renata! Você é mais que diva! Há dias desejo uma torta de maçã e leio essa receita e dou de cara com essa foto, é judiação!!!! Irresistível! Estou sem forno, mas acho que essa torta vai inaugurar o forno novo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...