segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Espaguete Integral com Molho Cremoso de Abacate


Finalmente uma receita para uma segunda sem carne, depois de meses - ou anos - sem postar para a ocasião. Estava no mercado na semana passada e avistei lindos avocados, com um precinho bem camarada, na gôndola das frutas. Agarrei um especialmente molinho, desejando um molho que tinha visto na internet uns dias atrás. De noite, depois de colocar o jantar das crianças, decidi cozinhar uma massa integral e fazer esse molho, já que tinha um tempinho sobrando. Em pouquíssimo tempo já tinha o prato pronto, o tempo que levou pra fazer o molho foi o mesmo tempo que minha massa levou cozinhando - menos de 10 minutos!

Espaguete Integral com Molho Cremoso de Abacate

Ingredientes:

350g de espaguete integral
2 avocados maduros, sem casca e sem o caroço
Suco de 1 limão siciliano
2 dentes de alho
1/4 xíc. (chá) de azeite
1 punhado de manjericão fresco
1/4 colher (chá) de sal
Parmesão a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe a massa al dente em bastante água salgada. Enquanto isso, na tigela do processador ou no liquidificador, coloque os ingredientes do molho, com exceção do parmesão. Bata bem e, assim que a massa estiver pronta, incorpore o molho. Sirva com bastante parmesão e algumas folhas de manjericão.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Devil's Food Cake


Minha mãe viajou e trouxe pra mim uma mistura de chocolate quente, com sabor de laranja e canela. Abri o pote e já saiu aquele aroma delicioso de chocolate com laranja, que eu amo. Antes mesmo de preparar o chocolate quente, porque o calor aqui não dá trégua, resolvi ir atrás de uma receita de bolo no qual eu pudesse usar o ingrediente. Encontrei uma ótima de um bolo fudge de chocolate. Acordei no domingo toda serelepe, fiz a massa, coloquei nas forminhas e forno. Tola como uma principiante, não untei as minhas forminhas que são daquele tefal mara da Wilton, crente que os bolinhos sairiam dali perfeitos e impecáveis. Tirei do forno e, quando fui tentar desenformá-los, a desilusão. Não desgrudaram da forma de jeito nenhum, só saíram quando joguei água com detergente. =( Apesar de deliciosos, não conseguimos comer as migalhas direito. No dia seguinte, segundona, voltei para a cozinha. Agora com essa receita de devil's food cake, que coloquei em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada, e que desenformou maravilhosamente bem! O bolo é úmido e fofo, e ficou uma belezinha com a adição do chocolate com laranja!

Devil's Food Cake
do Step by Step Baking

Ingredientes:

100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
275g de açúcar refinado
2 ovos grandes
200g de farinha de trigo com fermento
75g de cacau em pó - usei esse com laranja e canela
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de café pronto, ou espresso
125ml de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha

Morangos e chantilly para decorar

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oc. Unte 2 formas de 20cm de diâmetro* com manteiga e polvilhe com farinha de trigo e reserve. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar, até que vire um creme claro em fofo. Acrescente os ovos, um de cada vez, misturando bem após cada adição. Em outra tigela, peneire a farinha, o cacau e o fermento. Em uma tigela pequena, misture o café, o leite e a baunilha. Vá alternando a mistura seca e líquida no creme de manteiga, batendo bem para incorporar. Divida a massa nas duas assadeiras e leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que passe no teste do palito. Retire do fogo e deixe esfriar. Sirva com morangos e creme.

*Fiz meia receita em uma forma de bolo inglês de 22cm e deu certinho!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Barrinha de Cereal Crocante Caseira


Aqui em casa todo mundo gosta de barrinha de cereal. Especialmente aquelas que são bem docinhas, molinhas e deliciosamente carameladas. Até o Caio come uns pedaços de vez em quando. Estava à procura daquelas crocantes da Nature Valley mas não consegui encontrar aqui no mercado perto da minha casa. Foi quando o Bernardo disse que preferiria mesmo que eu fizesse em casa. Aí eu gamei, claro, fui logo à procura de uma receita que pudesse ficar parecida. Comprei um tanto de aveia, o mel que não tinha em casa e fiz as barrinhas. E não poderiam ter ficado melhores. Bernardo levou para o trabalho e me ligou só pra dizer que as barrinhas estavam uma delícia, inclusive disse que curtiria mil vezes no Face se fosse possível, hehehe. Exageros à parte, elas são mesmo deliciosas. Crocantes e cheias de castanhas, com o saborzinho da canela de fundo, fazem mesmo jus àquelas compradas prontas. Mas claro, sem nada de aditivos!

Barrinha de Cereal Crocante Caseira

Ingredientes:

7 xíc. (chá) de aveia em flocos
1/2 xíc. (chá) de óleo vegetal
1 colher (chá) de sal
1 e 1/2 xíc. (chá) de amêndoas - usei castanha-do-pará e nozes que tinha em casa
1/2 xíc. (chá) de uva passa escura - opcional
3/4 xíc. (chá) de mel
3/4 xíc. (chá) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de essência de baunilha
2 colheres (chá) de canela em pó - opcional

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200oC. Em uma tigela grande, despeje a aveia, o óleo e o sal. Misture bem até que o óleo tenha coberto completamente os flocos de aveia. Coloque a mistura em uma assadeira retangular de cerca de 40x30cm e leve ao forno por cerca de 20 minutos, mexendo a cada 5, até que os flocos de aveia fiquem levemente dourados. Enquanto isso, em uma panela, aqueça o mel, o açúcar, até que o açúcar dissolva completamente. Retire do fogo e junte a baunilha e a canela. Retire a aveia do forno e coloque em uma tigela grande com as nozes, as passas e o xarope de açúcar com mel. Misture bem para incorporar os ingredientes e despeje na mesma fôrma que foi utilizada para dourar a aveia, forrada com papel alumínio. Pressione as barrinhas em uma camada da mesma espessura de todos os lados, para que fiquem homogêneas quando cortadas. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 50 minutos, ou até que esteja dourada. Retire do forno e deixe descansar pode 10 minutos antes de cortar. Corte com uma faca grande as barrinhas, com cuidado para não quebrá-las. Não espere mais de 10 minutos para cortar, ou elas endurecerão e será impossível cortar sem quebrá-las. 

As barrinhas rendem muito e duram até 2 semanas em um recipiente hermeticamente fechado, mas duvido que sobrarão até lá! As sobras do corte ficam ótimas por cima do iogurte, como uma granola!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Quesadillas de Frango


Fiz um churrasquinho no parque pra comemorar com a família o meu aniversário. Aí que sobrou um tanto de espetinho de frango, e o Bernardo, coitado, não aguenta mais comê-los assim, só no grill. Decidi no domingo então preparar um jantar especial pra ele, usando os espetinhos de outro jeito. E encontrei essa receita maravilhosa, especialmente porque usava tudo o que tinha em casa. Ele comeu e adorou, até o Caio faquir ajudou ele a comer no final!

Quesadillas de Frango
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

400g de peito de frango em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pimentão vermelho, cortado em cubos de 2cm
4 cebolinhas picadas
100g de milho verde - usei congelado
1 colher (chá) de páprica defumada
8 tortilhas - usei rap10
125g de queijo ralado amarelo - usei coalho, mas cheddar e muçarela devem ficar ótimos

Modo de Preparo:

Aqueça uma frigideira grande e coloque 1 colher de  azeite e o frango. Tempere o frango com sal e pimenta e deixe que frite bem, por cerca de 10 minutos, até que fique dourado. Retire da frigideira e reserve. Lave a frigideira, coloque o restante do azeite e frite o pimentão até que fique macio, cerca de 5 minutos. Acrescente a cebolinha e refogue por mais 2 minutos. Retire os legumes da panela e misture com o frango, o milho e a páprica. Em uma frigideira, coloque uma tortilha, recheie com a mistura de frango, um pouco do queijo, e tampe com outra tortilha. Quando a tortilha estiver crocante, vire a quesadilla e repita a operação. Corte com um cortador de pizza e sirva quente.

domingo, 21 de setembro de 2014

Biscotti de Nozes com Gotas de Chocolate


A verdade é que eu sou uma eterna apaixonada por biscoitos caseiros. E ultimamente por bolos também. Amo fazer uma comidinha de tarde para poder beliscar por dias a fio. Com esse intuito e com o objetivo de usar algumas nozes que tinha sobrando em casa, fiz esses biscotti deliciosos com gotas de chocolate. Caí de amores por eles, que são ainda mais perfeitos com um cafezinho de tardinha!

Biscotti de Nozes com Gotas de Chocolate
do Step by Step Baking

Ingredientes:

100g de nozes picadas
225g de farinha de trigo com fermento, peneirada
100g de açúcar refinado
50g de gotas de chocolate meio-amargo
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
50g de manteiga, derretida e fria

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oC. Forre uma assadeira com papel manteiga, espalhe as nozes e asse-as por cerca de 10 minutos ou até que fiquem levemente douradas. Retire do forno, coloque sobre um pano de prato e esfregue para retirar o excesso de casca. Reserve. Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, as nozes e as gotas de chocolate. Em outro recipiente, bata os ovos, a baunilha e a manteiga. Incorpore a mistura de ovos aos ingredientes secos até que forme uma massa homogênea. Caso a massa fique com muita umidade, junte mais farinha para que ela se solte das mãos. Verta a massa sobre uma superfície enfarinhada e forme dois cilindros do mesmo tamanho, com cerca de 20cm de comprimento e 7cm de largura. Coloque-os sobre uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Retire os cilindros do forno e deixe que esfriem por alguns minutos. Com uma faca de serra afiada, corte os biscotti diagonalmente em fatias de cerca de 3cm. Leve os biscoitos novamente ao forno por mais 15 minutos, virando-os na metade do tempo. Eles estarão prontos quando estiverem levemente dourados nas beiradas e firmes no centro.. Retire-os do forno e deixe-os esfriar sobre uma grade.

sábado, 20 de setembro de 2014

Talharim com Molho Cru de Tomate e Manjericão


Semana passada aconteceu um fato no mínimo bizarro aqui em casa. Estava fazendo o almoço no sábado quando, de repente, explodiu a minha panela de pressão. Por sorte não tinha ninguém na cozinha. Ouvi um estrondo e, quando abri a porta, a panela estava no chão e tinha feijão espirrado por toda a parede e teto. Depois de horas limpando a sujeira, jogamos a panela de pressão no lixo e, desde então, estamos fazendo feijão na panela normal. Além do feijão, a segunda comida que eu mais fazia com a minha panela era esse molho de tomate, meu preferido, que todo mundo adora. Sem panela e com tomates fresquinhos em casa, decidi optar por essa receita super simples, que sujou só o meu processador. Achei que iria ficar diferente por ser feita com os tomates crus, mas ficou uma delícia! Para melhorar, as crianças adoraram, até o Caio, que estava enfastiado por conta de um rotavírus que pegou essa semana, comeu o prato inteiro! Sucesso total!

Talharim com Molho Cru de Tomate e Manjericão
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

300g de talharim
500g de tomates maduros
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 dente de alho
Um punhado de folhas de manjericão
Sal e pimenta do reino a gosto
Queijo parmesão para servir

Modo de Preparo:

Cozinhe a massa al dente e reserve. Corte uma cruz na parte de baixo dos tomates e coloque-os em uma tigela. Cubra-os com água fervente e deixe-os de molho por 1 minuto. Retire os tomates da água quente e jogue-os em uma tigela com água e bastante gelo. Retire a pele dos tomates - o choque térmico facilita o processo, a casca deve sair sozinha - e corte-os em cubos. Coloque todos os ingredientes do molho no processador, tempere e bata até que fique bem triturado. Aqueça uma frigideira, coloque o molho e jogue a massa por cima. Misture bem e sirva com queijo parmesão ralado.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Sorvete "Chocomenta"


Há algumas semanas fomos jantar no shopping com as crianças. Aí deixamos liberado o sorvete da sobremesa. Marcelo pediu um de menta com chocolate e eu, azarando a pobre criança, disse que era ruim, lembrando que, muitos anos atrás, tinha comido um sorvete muito mequetrefe e gorduroso desse sabor. Mas ele pediu mesmo assim. Aí eu decidi pegar um pouco pra ver se esse poderia ser melhor. E fui surpreendida pelo sabor delicioso da menta e do chocolate que derretia na boca. Desde então fiquei com esse sorvete na cabeça, matutando como eu poderia fazer a minha própria versão caseira do quitute. Procurei no livro que tenho em casa, mas o sorvete levava 5 gemas. E vocês me conhecem, 5 gemas acho um exagero para um pote de sorvete. Coincidentemente, a Ana Elisa postou no blog esses dias uma receita da sobremesa. E sem ovos! Pronto! Comprei o creme de leite fresco e estou me deliciando nesse exato momento com uma taça glamurosa dessa delícia caseira! Ótimo para aplacara esse calor horrível que anda fazendo por aqui!

Sorvete "Chocomenta"
da Ana

Ingredientes: 

2 xic. leite integral
1/2 xic. açúcar
Cerca de 16 folhas de menta ou hortelã 
1 xic. creme de leite fresco
100g chocolate amargo picado ou em gotas/callets

Modo de Preparo:

Coloque o leite e o açúcar numa panela e leve ao fogo. Quando o açúcar tiver dissolvido e o leite começando a entrar em ebulição, desligue e junte as folhas de menta ou hortelã. Deixe em infusão até que esfrie e leve à geladeira por pelo menos quatro horas, melhor ainda se for durante a noite. Retire as folhas de menta com uma escumadeira ou peneira e descarte. Junte o creme de leite e misture com um fouet, sem bater muito, para que o sorvete não fique com gosto de manteiga.  Despeje na sorveteira e siga as instruções do fabricante. (Alternativamente, coloque numa travessa rasa e congele. Depois de 1 hora, bata vigorosamente e volte para o freezer. Repita o processo mais duas vezes e deixe o sorvete congelar completamente.) Enquanto o sorvete está na sorveteira, derreta o chocolate em banho-maria. Quando o sorvete estiver já praticamente no ponto, despeje num fio fino o chocolate derretido pela abertura da máguina ainda ligada. O chocolate vai se solidificar de novo, em forma de lascas finas. Transfira o sorvete para um pote fechado e congele por pelo menos quatro horas antes de servir. 

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Bolo de Festa - Chocolate com Manteiga de Amendoim


Por dias fiquei pensando qual bolo faria para o meu aniversário, na terça passada. Pensei em vários sabores, um victoria sponge com chantilly e geleia de framboesa; ou um de chocolate com doce de leite; ou chocolate com brigadeiro e morango; ou chocolate com recheio de coco; ou bolo branco com recheio de nozes; ou bolo mesclado com recheio de brigadeiro; ou uma camada de cada; ou mil outros sabores que passaram pela minha cabeça. Mas o que ficou mesmo foi o de manteiga de amendoim. Pronto. Decidi, finalmente! Dou tanta sorte que, no dia que fui comprar os ingredientes, mais de 9 da noite, não achei em lugar nenhum a tal da manteiga. Tive que ir em um empório lá longe pra comprar o material, já que estava com o bolo pronto, só esperando o recheio. E olha, vou contar pra vocês, não podia ter sido mais feliz na minha escolha. Amei o recheio, combinou maravilhosamente com o bolo de chocolate e aposto que ficou com gosto de paçoquita cremosa, imaginando que os ingredientes sejam basicamente os mesmos! Até o Bruno, que não gosta de manteiga de amendoim, adorou o bolo! Pena que era pequenininho, mal deu pro cafezinho do dia seguinte!


Bolo de Chocolate com Recheio de Manteiga de Amendoim
bolo é esse, recheio daqui


Recheio de Manteiga de Amendoim

Ingredientes:

1 xíc. (chá) de açúcar de confeiteiro
1 xíc. (chá) de manteiga de amendoim cremosa
5 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
3/4 colher (chá) de essência de baunilha
1/4 colher (chá) de sal
1/3 xíc. (chá) de creme de leite fresco

Cobertura de Buttercream

200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
400g de açúcar de confeiteiro peneirado
2 colheres (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo:

Bolo: Assei os meus 3 fôrmas de 15cm de diâmetro. Deixei esfriar para montar.

Recheio: Bata o açúcar de confeiteiro, a manteiga de amendoim, a manteiga, a baunilha e o sal na batedeira até que a mistura fique fofa e sem grânulos de açúcar. Acrescente então o creme de leite fresco e bata para a mistura ficar leve e fofa. 

Buttercream: bata todos os ingredientes na batedeira até que o creme fique claro e fofo, sem grânulos de açúcar. 

Montagem: Recheei os bolos com duas camadas da manteiga de amendoim e passei mais um pouco por fora para deixar o bolo com aparência homogênea. Levei à geladeira para o creme de amendoim endurecer e depois, com um bico pitanga, fiz as rosas no bolo, como nesse vídeo. Aí levei à geladeira até pouco antes de servir.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Bolachinhas Integrais com Sementes


Vi essa receita no meu livro e fiquei logo curiosa. Uma vez fiz umas bolachinhas caseiras. Ficaram até bem gostosas, mas são um tantinho trabalhosas, já que temos que abrir a massa fininha, cortar e assar aquele monte de biscoitinhos sensíveis. Com algum tempo sobrando, fiz essa receita desses biscoitinhos absolutamente crocantes e deliciosos, depois fiquei pensando no porquê não os tinha feito antes. São deliciosos acompanhados de um hommus, um baba ghanoush, uma berinjela.. Ah, as opções são tantas que não tem como não comer essas belezinhas!

Bolachinhas Integrais com Sementes
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

150g de farinha de trigo integral
75g de farinha de trigo branca
50g de manteiga, em temperatura ambiente
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de gergelim
2 colheres (sopa) de semente de linhaça
2 colheres (sopa) de semente de abóbora sem casca
2 colheres (sopa) de semente de girassol
1 colher (sopa) de mel
100ml de água morna
1 clara de ovo, para pincelar
Sementes de abóbora e de girassol, para decorar

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200oC. Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga e reserve. Em uma tigela, misture as farinhas, a manteiga e o sal, até obter uma farofa fina. Adicione as sementes e misture bem. Em uma tigela pequena, dissolva o mel na água quente e despeje na mistura seca. Forme uma massa homogênea e macia. Abra-a sobre uma superfície enfarinhada, com cerca de 1-2mm de espessura. Corte com um cortador de pizza em retângulos pequenos. Pincele os biscoitinhos com a clara de ovo e salpique com as sementes reservadas para a decoração. Aperte levemente as sementes para que elas fiquem coladas nas bolachinhas. Leve ao forno por cerca de 15 minutos, ou até que as bolachinhas estejam douradas e crocantes.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Camusquim Paraense da Vovó


Comida de vovó nunca tem erro. Por sorte, minhas duas avós são profissionais na área, sabem tudo de cozinha, estão por dentro de todos os truques culinários que existem. Minha avó materna é toda antenada nos programas de televisão. Ama a Carla Pernambuco, assiste o Jamie Oliver, é apaixonada pela Nigella e pela Rita Lobo. Mas ela também faz clássicos da minha infância como ninguém, como é o caso dessa massa. Ela veio aqui no domingo porque eu tinha falado que ia fazer esse camusquim pra ela - chamamos ele carinhosamente de camuruxi, não me perguntem o porquê desse apelido - mas na verdade ela comandou o fogão do começo ao fim. No final, saiu um camusquim idêntico ao que eu comia quando era criança. Uma massa maravilhosa e uma receita que é herança de família!

Camusquim Paraense

Ingredientes:

Para o Camarão:

1 kg de camarão cinza médio fresco
1 tomate picadinho
1 cebola picadinha
2 dentes de alho
Azeite
1/2 maço de coentro
1/2 maço de cebolinha

Para o molho branco:

1 litro de leite

3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de margarina
1 cebola ralada
1 vidro (200ml) de leite de coco
1 lata de creme de leite

Para a massa:

500g de espaguete
Margarina
Queijo ralado

Modo de Preparo:

Refogar o camarão junto com os temperos por cerca de 5 minutos e reservar. Fazer um molho branco, derretendo a margarina, acrescentando a cebola, a farinha de trigo e o leite. Depois de pronto, adicionar o leite de coco e o creme de leite com o soro. Misturar o camarão ao molho e reservar. Cozinhar a massa al dente, passar na manteiga enquanto quente e reservar.
Montagem: Colocar em um pirex um pouco do macarrão e ¼ do molho branco misturado ao camarão. Intercalar com o queijo ralado e fazer camadas de macarrão, molho e queijo ralado. Finalizar com o queijo ralado e gratinar em forno médio por 10 minutos. 

* A vovó usou o caldo que o camarão soltou no molho branco, substituindo por um pouco do leite.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Bolo de Maçã Alemão


Ultimamente ando viciada em tomar um cafezinho depois do almoço. E esse café tem que vir acompanhado de alguma gordice, de preferência um pedacinho de bolo bem saboroso. Com isso em mente, aproveitei umas horinhas de folga na semana passada e fiz esse bolo que já estava de olho há alguns dias. O resultado foi um bolo perfumado e delicioso, abrilhantado por essa casquinha estilo 'crumble' em cima, feita de um jeito que eu achei muito curioso. Perfeito para fazer par com o cafezinho da sobremesa!

Bolo de Maçã Alemão
do Step by Step Baking

Ingredientes:

175g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
175g de açúcar mascavo
Raspas de 1 limão
3 ovos batidos
175g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de leite
2 maçãs, sem casca, sem semente e fatiadas

Para o Streusel:

115g de farinha de trigo
85g de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de canela em pó
85g de manteiga gelada, cortada em cubos

Modo de Preparo:

Streusel: Com a ponta dos dedos, misture todos os ingredientes. Forme uma massa homogênea, faça uma bola, enrole-a em plástico filme e deixe na geladeira por cerca de 30 minutos.

Massa: Na tigela da batedeira, coloque o açúcar e a manteiga. Bata bem até que a mistura vire um creme claro e fofo. Adicione as raspas de limão, e os ovos, pouco a pouco, para evitar que a mistura coagule. Peneire a farinha e o fermento sobre a massa e misture bem com uma colher de metal. Por último, acrescente o leite, batendo para incorporar. Unte uma assadeira de 20cm de diâmetro com manteiga e farinha de trigo. Despeje a metade da mistura do bolo, espalhe homogeneamente e cubra com metade das maçãs. Espalhe o restante da mistura do bolo e repita a operação com o restante das maçãs. Retire o streusel da geladeira e rale-o, com um ralo grosso, por cima do bolo. Leve ao forno pré-aquecido a 190oC por cerca de 50 minutos, ou até que o bolo passe no teste do palito.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...