terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Pipoca Doce. Rosa. E Caseira!


Logo antes de viajar, recebi uma ligação da minha avó, dizendo que tinha comprado uma panela de fazer pipoca pra mim. Feliz da vida, fui à casa dela buscar meu presente. Mas, ao voltar, tive que arrumar a mala e a casa, pois viajaríamos logo cedo. Voltamos, e, a primeira receita que fiz, foi a dessa pipoca doce. Mas não é uma pipoca qualquer. É daquelas radioativamente rosa-choque, super crocantes e com gostinho daquelas que comprávamos daqueles velhinhos com carrinho de pipoca na frente da escola. Confesso que na hora de fazer não botei muita fé que daria certo. Mas ficaram maravilhosas, com certeza essa semana tem repeteco de pipoca doce! :D

Pipoca Doce

Ingredientes:

1 xícara (chá) de milho para pipoca
2 colheres (sopa) de manteiga
10 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de corante vermelho em pó

Modo de Preparo:

Coloque a manteiga, o açúcar e o corante numa pipoqueira, ou numa panela grande, e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por 4 minutos. Em seguida, acrescente o milho e continue mexendo. Quando começar a estourar, tampe a panela. Desligue o fogo quando o intervalo entre os "estouros" for superior a 4 segundos. Sirva imediatamente.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Salmão Caramelizado com Gergelim


Vi essa receita no blog da Dani, que pegou do Menu Confiança, um programa antigo apresentado pelo Claude Troisgrois. Tão logo passei o olho naquele salmão suculento, separei os ingredientes e fui fazê-lo. E esse teve uma ajudinha especial do Bernardo, que preparou o peixe todinho junto comigo! Delícia!

Salmão Caramelizado com Gergelim

Ingredientes:

1 filé de salmão (700grs)
200 ml de mel (usei 100ml)
30 ml de molho de soja
15 ml de suco de limão
Gergelim (usei o preto e branco)
Óleo de gergelim
pimenta do reino a gosto (na receita original não vai)
1 colher (sobremesa) de manteiga

Modo de Preparo:

Corte o filé em pedaços já para serem servidos. Em um prato, preparar uma marinada com mel, molho de soja, a pimenta e suco de limão (meio limão exprimido na hora). Colocar o filé de salmão pra marinar nessa mistura por uma hora. Em seguida, empanar o salmão no gergelim. Puxar no óleo de gergelim (coloquei uma pouco de manteiga também) até tostar, de preferência em fogo baixo para não queimar o gergelim. Virar e finalizar no forno médio (10-15 minutos).

Para acompanhar, fiz uma receita básica de risoto, finalizei com queijo minas e decorei com amêndoas em lascas, torradinhas na frigideira.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Éclair (Ou Bomba Mesmo!)


Domingo fomos a uma confeitaria que tem o melhor éclair do pedaço. Compramos alguns macarons, alguns doces para as crianças mas na hora de pedir o éclair, foi o fim: não tinha. Voltei pra casa com a ideia na cabeça e a vontade na gordice. Peguei uma receita em um dos livros que estava folheando durante a semana e coloquei a mão na massa. Depois de gelado, o éclair fica mesmo igualzinho ao da confeitaria. Receita fácil e muito gostosa!

Éclair
do Livro n.5 da Coleção 'A Grande Cozinha'

Ingredientes:

300g de água
100g de manteiga
1 pitada de sal
130g de farinha de trigo
3 ovos

Modo de Preparo:

Leve ao fogo a água com a manteiga e o sal e deixe ferver. Acrescente, de uma vez só, a farinha de trigo e mexa até cozinhar (a massa começa a se soltar do fundo da panela). Coloque a massa na batedeira e bata adicionando os ovos, um a um. Coloque a massa no saco de confeitar e modele a gosto, na assadeira forrada com papel manteiga ou untada com óleo ou manteiga. Asse em forno préaquecido a 200oC por aproximadamente 30 minutos.
Para o Creme de Confeiteiro

Ingredientes:

500ml de leite
150g de açúcar
4 gemas
50g de farinha
1 fava de baunilha ou a casca de 1 limão

Modo de Preparo:

Numa panela de fundo grosso, ferva o leite com a fava de baunilha cortada ao meio no sentido do comprimento, ou com a casca de limão. Enquanto isso, numa vasilha, bata as gemas com o açúcar até que fique claro e espumoso, e então acrescente aos poucos a farinha, peneirada. Quando o leite começar a ferver, derrame-o sobre o composto e misture bem com o batedor de arame. Transfira tudo para a mesma panela onde foi fervido o leite e coloque em fogo médio-baixo, mexendo constantemente com o batedor ou uma colher de pau, raspando sempre as bordas. Deixe ferver por alguns minutos, despeje o creme em outra vasilha limpa, cubra com filme plástico, encostando a película diretamente na superfície do creme, para evitar a formação de crosta.

Para o creme de chocolate: peguei a metade do creme de baunilha, ainda quente, e acrescentei 1/2 xícara de chocolate amargo (70%). 

Montagem:

Com cuidado, corte o éclair ao meio, sem cortar até o final. Preencha com o creme, em um saco de confeiteiro, generosamente. Para a cobertura do éclair de baunilha, usei chocolate branco derretido. Para o de chocolate, chocolate ao leite derretido.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Couscous Marroquino


O couscous é pra mim o tipo de comida que não tem receita. Você sai inventando moda, afinal de contas, ele fica bom de qualquer jeito! Aqui em casa eu fiz assim: 1 xícara de sêmola de trigo, a mesma medida de caldo de legumes. Deixo a sêmola absorver toda a água e tempero com sal e pimenta do reino moída na hora. Aí coloquei 1 cenoura grande, 3/4 xíc. de uva passa, 1/2 xíc. de cebolinha picada e bastante azeite. Servi com um robalo assado. Bernardo e Bruno elegeram o melhor jantar de 2011! E olha que foi feito no dia 30 de dezembro! =P

sábado, 7 de janeiro de 2012

Legumes no Vapor


Esse ano, assim como no ano passado, fizemos a ceia de Natal aqui em casa. É uma delícia receber a família e comemorar essa data tão especial. No entanto, eu acho que exagerei nas responsabilidades. Posso dizer que fiz 3/4 da ceia de Natal, além de organizar a casa toda para receber o evento. E, ainda por cima, a comida estava deliciosa. Entradas, muita variedade, enfim. Comi demais. Lá pelas 4 da manhã, depois de terminar de arrumar a bagunça, lavar a louça e limpar a casa, fui dormir. Mas não passei nada bem. Acordei super indisposta, foi um domingo de Natal de molho em casa. Na segunda-feira, já me sentindo melhor, resolvi estrear o presente que ganhei do meu pai: uma panela de cozimento a vapor. Não preciso dizer que amei a consistência e sabor dos legumes quando cozidos dessa forma, já que dizem que eles conservam melhor as propriedades quando não são imersos na água. Amei! Por isso, sei que é besteira, mas vou compartilhar por aqui!

Legumes no Vapor

Ingredientes:

2 cenouras, cortadas em rodelas de 2 cm de espessura
1/2 buquê de couve-flor, cortado em flores médias
1 abobrinha, cortada em rodelas de 2 cm de espessura
10 unidades de batata bolinha, sem casca
Sal e pimenta a gosto
Salsa desidratada a gosto
Azeite

Modo de Preparo:
Coloque água até a metade da panela a vapor. Tampe e deixe a água ferver. Coloque os legumes e deixe que cozinhem até que fique al dente (aqui levou cerca de 15 minutos). Retire do fogo e coloque em uma travessa. Tempere com o sal, a pimenta, o azeite e a salsa. Tem como não ficar boa depois de uma tigelinha desses legumes?! =D

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Torta de Sorvete com Brownie


Vou começar o ano com uma torta deliciosa, de sorvete com brownie. A ideia peguei lá do blog da minha querida amiga Sandra, sempre cheio de coisinhas deliciosas. Aproveitei a receita do meu brownie, que estava morrendo de vontade de comer, e completei com esse creme, que, depois de congelado, virou um sorvete maravilhoso. Uma sobremesa rápida e, com certeza, daquelas que agradam multidões.

Torta de Sorvete com Brownie
Inspirada nessa torta

Bolo:

1 receita de brownie

Creme:

1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
3 gemas

Modo de Preparo: 
Asse o brownie e deixe esfriar. Enquanto isso, faça o creme: Em uma panela funda, junte todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo e deixe ferver, mexendo bem até que engrosse. Retire do fogo e despeje sobre o brownie. Leve à geladeira por aproximadamente 8 horas, ou até que o creme fique bem firme. Retire a sobremesa do freezer 5 minutos antes de servir. Eu servi com uma calda de chocolate, feita com chocolate meio-amargo, creme de leite e leite. Delícia!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...